Para Amar Clarice

Para Amar Clarice Emília Amaral

Resenhas - Para Amar, Clarice

Idayane.Ferreira 16/04/2024

Para amar ainda mais a escrita da Clarice
É a primeira vez que leio algo mais acadêmico sobre a escrita da Clarice, focada somente na produção e na obra dela e menos em aspectos pessoais e biográficas. Como estou lendo a obra completa do box especial da escritora, os pontos trazidos pela Emília Amaral foram muito esclarecedores, principalmente porque já havia lido boa parte dos livros ou textos dos quais ela discorre, cita ou recomenda. Então, é como se eu tivesse olhando com uma lupa para questões que percebi na escrita mas não tinha uma base teórica para entender. Avaliei com 5 estrelinhas também por conta da linguagem. O texto da Emília é simples, direto e gostoso de ler, o que tornou a leitura fluída, mesmo se tratando de um livro mais acadêmico.

Alycia.Moreira 25/01/2024

Uma leitura perfeita para quem busca entender as obras da Clarice. Como uma pessoa que já tentou ler alguns de seus textos, a análise de Emília Amaral aprofundou nas questões comuns trazidas pela autora, mostrando o cuidado que a Clarice Linspector teve na construção de cada obra.

Certamente, esse livro conseguiu provocar mais minha curiosidade para ler Clarice. Recomendo muito tanto para quem precisa estudar a autora (para provas e vestibulares por exemplo) e para quem tem curiosidade.

Lauriza Maurício 08/04/2023

Para amaer e conhecer Clarisse? Em toda sua essência? Jamais. Porém um pouco da sua densa obra. É um livro pra ler, reler e consultar.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/02/2022

No volume Para Amar Clarice, de Emilia Amaral, a autora nos convida para desvendar os mistérios, temas, perspectivas e anseios da escrita de Lispector em algumas de suas obras mais importantes.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595810006

Ana Magiero 30/12/2021

Lido: 16/60 📚 Como o próprio nome diz este livro é para amar ainda mais Clarice, pois a autora nos traz fragmentos de análises sobre as obras de Clarice mostrando um lado em suas obras o que nunca tínhamos percebido. Um livro teórico sobre uma das maiores autoras brasileiras. Brilhante!

Igor 05/12/2021

Excelente para estudantes de Letras!
Como a própria autora explica, este livro é para quem quer (ou precisa) conhecer a vasta obra de Clarice Lispector com um pouco mais de profundidade. Através de capítulos curtos e muito bem escritos, Emília Amaral explica e interpreta detalhes de diversos textos claricianos. A impressão que dá é que se trata de um trabalho acadêmico publicado na forma de livro. Amei aprender que Clarice é uma escritora cujas produções são altamente filosóficas e, por isso mesmo, talvez um pouco difíceis de compreender. Porém, mesmo com cenas grotescas como a da mulher que come uma barata, a escrita de Clarice é igualmente apaixonante. Eu, cá entre nós, amo " A mulher que matou os peixes".

Luana.Lopes 22/08/2021

O livro é muito bom pra quem quer conhecer um pouco a mais sobre Clarice e suas obras. Ajuda a entender com mais clareza cada história.

Nara 21/01/2021

E amei...
A obra é uma extensa análise literária sobre a escrita da Clarice e sobre a própria autora. É rica em informações e pensei que é livro o qual eu deveria ter em casa, pois seria sempre útil (ainda mais na faculdade de Letras).
O objetivo foi alcançado, na simplicidade em apresentar a obra, fazer ligações com outras obras e com as própria vida da Clarice nos faz sentir íntimos e entendedores. E realmente, amei Clarice. Se tratando desse, o livro que escolhi para ter o primeiro contato com a autora, acho que não poderia ter sido melhor. E a partir dele já tenho uma seleção de favoritos os quais quero ler na íntegra e me aprofundar mais ainda na escrita clariciana.

babi__lonia 18/11/2020

Que livro sensacional, facilou muito a minha compreensão sobre as obras da Clarice, além de conter reflexões e comentários extremamente tocantes! Favoritado ?

Fernanda Santos 18/05/2020

Interessante
Estudo acadêmico para entender algumas obras de Clarice. Para quem não deseja saber detalhes de seus livros mais conhecidos, não recomendo a pronta leitura. Ainda sim, abre ao leitor várias formas de interpretação dos seus primeiros escritos. Como é visto, a escrita de Lispector é interna e cheia de possibilidades, não é simplória. É espetacular como existiu uma escritora assim no Brasil. Leia Clarice!!

Isabela | @readingwithbells 19/08/2018

"A experiência de ler Clarice é sempre radical, como tende a acontecer com a experiência artística, na medida em que esta transfigura a vida, recriando-a com imaginação, sensibilidade e forte carga significativa."
Emília Amaral, professora de literatura, nos apresenta logo no começo do livro como foi a vida de Clarice Lispector, desde o seu nascimento até sua morte.
A autora analisa as obras de Clarice, nos mostrando traços e detalhes característicos da literatura clariciana.
Temos a apresentação, o desenvolvimento, o processo criativo, leituras complementares e trecho dos livros: A Hora Da Estrela (1977), Perto Do Coração Selvagem (1943), Laços De Família (1960), A Paixão Segundo G. H (1964), Uma Aprendizagem ou O Livro Dos Prazeres (1969) e Água Viva (1973).
Após aprender mais sobre as obras de Clarice Lispector, temos o oitavo capítulo chamado "Para Amar Mais Clarice" onde Emília também fala sobre as variadas obras de Clarice, como O Lustre, A Cidade Sitiada, A Maçã No Escuro e por fim, suas obras infantis.
No final do livro temos as notas onde podemos encontrar o texto original de onde Emília tirou suas referências.
O livro é perfeito para quem admira e quer aprender mais sobre a vida e obras de Clarice Lispector.

Larissa Benevides (Clã) 27/10/2017

Resenha: Para amar Clarice
"Clarice dedicou sua vida a narrar o inenarrável, a dizer o que ultrapassa as palavras, a procurar a realidade por meio de um constante e atormentado uso da linguagem que constitui o meio privilegiado através do qual se alude à coisa, ao selvagem coração da vida, à opacidade e aos mistérios do mundo intocado de forma direta pelos seres culturais e tão distantes da natureza que nos tornamos."
Clarice Lispector é um ícone da literatura e com certeza você já viu alguma frase de algum de seus livros pela internet.
Por conta da profundidade de suas histórias, quotes foram disseminados e poucas pessoas não reconhecem o nome da autora.

Este livro publicado pela Faro Editorial veio com intuito de auxiliar a leitura desta tão renomada autora. Emília Amaral apresenta algumas explicações e conexões das obras de Clarice para aqueles que gostam da escrita da autora ou aqueles que precisam ler por conta de algum estudo de literatura.

"Sou brasileira naturalizada, quando, por uma questão de meses, poderia ser brasileira nata. Fiz da língua portuguesa a minha vida interior, o meu pensamento mais íntimo, usei-a para palavras de amor. Comecei a escrever pequenos contos logo que me alfabetizaram, e escrevi-os em português."

Primeiramente vamos conhecer um pouco da vida de Clarice e como foi o desenvolvimento dela como autora.
Depois Emilia vai utilizar os capítulos para explicar um pouco sobre as principais obras de Lispector, fazendo ligações com outros contos e dando sugestões de ordem de leitura das obras. Basicamente cada capítulo tem como foco uma obra.

Muito interessante ver essa análise de como o autor desenvolve uma história aproximando o leitor da personagem ou fazendo com que se identifique com o enredo. A mensagens que estão no passar de cada página bem como os sentimentos contrário que temos lendo algumas das histórias. Como é possível sentir pena e raiva ao mesmo tempo de um personagem?

"Bloqueadas em termos de iniciativa e de decisões pela autoridade masculina, cabe às mulheres o mundo restrito, porém trabalhoso, do lar. Elas se entregam aos afazeres do cotidiano - o marido, os filhos, a casa - num esforço de organização que se torna obsessivo na exata proporção em que desse desempenho depende o seu equilíbrio interior. Ou melhor: a faina doméstica transforma-se no único horizonte preenchedor de sua carência de horizontes, da redução de sua humanidade, circunscrita a um único espaço, pequeno e portanto repetitivo, monótono, alienador."

Após realizar a leitura da análise conseguimos perceber as semelhanças que existem nos escritos e também as singularidades de cada história. Com a ordem cronológica das obras elencadas e também a ordem sugerida por Amaral, separei a lista de obras que pretendo ler começando pelos que percebi ser mais fácil de fluir a leitura comparando meu gosto literário com as sinopses e análises fornecidas.

Um livro com a escrita é simples e de fácil entendimento. Existem várias passagens das histórias que estão sendo analisadas, deixando a leitura mais agradável e completa.

A diagramação está excelente e cada início e término de capítulo vem com uma ilustração que dá todo o charme que o livro merece.

Uma ótima dica para aqueles que amam ler Clarice, aqueles que desejam começar a leitura e gostaria de uma sugestão de por onde começar e também para aqueles que estão se formando em Letras ou querem se aprofundar no estudo da literatura.

"Por meio da literatura, conhecemos outras vidas, outras histórias, outras linguagens que se incorporam a nós, e por isso ampliam nossas mentes. Ajudam-nos a ver mais e melhor quem somos, o que queremos, como enxergamos e valorizamos os outros, e também o contrário: o que consideramos menos importante, o que repetimos às vezes por hábito, o que gostaríamos de fazer e não conseguimos."

site: http://www.cladoslivros.com.br/2017/10/resenha-para-amar-clarice-de-emilia.html

Larissa Benevides 27/10/2017

Resenha: Para Amar Clarice

"Ana Paula" 05/10/2017

Quando solicitei este livro para a editora, o fiz porque queria conhecer mais sobre as obras de Clarice e claro, entendê-las. Já li muita coisa nessa minha vida, e confesso que algumas ficaram para trás e foram parar no esquecimento. Mesmo com a pouca familiaridade que tenho com os escritos de Clarice, não queria que isso acontecesse com algumas de suas obras que já li e com outras que pretendo ler. Por isso, ao finalizar este livro, afirmo que é uma obra complexa sim, mas de grande ajuda para entender e desbravar Clarisse Lispector.

Como a sinopse diz, Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, passando para uma linguagem atual e de fácil entendimento para leitores não críticos. Contudo, não foi uma leitura fácil para mim, mesmo já conhecendo e tendo lido algo da escritora, me perdi diversas vezes em que Emilia fala sobre personagens e enredos que não cheguei a ler. Entretanto, é uma leitura gostosa, sucinta e feita com tanto amor, que você sente o carinho e respeito transbordando pelas páginas.

"Clarice Lispector capta, traduz e desvenda o "vertiginoso relance"de que tais momentos se compõem, mostrando que se constroem a partir de sentimentos contraditórios, mas jamais excludentes: náusea, nojo, repulsa, fascínio, luminosidade, paixão."

A edição da Faro Editorial está linda demais! Diagramação simples, com detalhes noa capítulos e nas citações. Também possui imagens e desenho de uma caneta tinteiro em destaque nos capítulos. Letras em tamanho confortável para leitura e bom espaçamento fazem a leitura fluir sem problemas maiores para o leitor.
A capa é um show a parte. Segue o parâmetro da coleção "Para Amar" que a Faro Editorial está lançando aos poucos, o que é perfeito e deixa a coleção ainda mais linda na estante.

Do mais, só posso indicar. Para quem é fã das obras literárias de Clarice, este livro é um prato cheio que deixará o leitor com mais água na boca! ;)

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2017/10/resenha-para-amar-clarice-emilia-amaral.html#.WdYncVtSzDc

@gataleitora 22/09/2017

bons estudos
Quando eu vi que a Faro iria lançar um livro para apresentar os elementos literários das obras de Clarice Lispector fiquei louca para ler pois gostei muito de A Hora da Estrela.
Mas eu tenho um problema sério com obras mais eruditas e cheias de mensagens nas entrelinhas como são as obras desta escritora. Por isso imaginei ter encontrado a oportunidade perfeita para entender melhor a mensagem daquela obra.

A escritora Emília Amaral em Para Amar Clarice se debruça sobre as obras de Clarice e esmiuça detalhes importantes e traços marcantes de sua escrita.

“...o foco deste trabalho é mais a escrita que a figura de Clarice, e seu objetivo é apresentá-la aos leitores de modo a construir um itinerário de leitura que corresponda a uma “iniciação “ orientada por elementos de seu estilo, um caminho sugerido do que observar mais : em seus temas, motivos, imagnes, recursos estilísticos, obsessões.”

E é isso mesmo que a professora de literatura faz, inicialmente apresenta um breve perfil da escritora encaixando sua obra em sua vida e depois a cada capítulo se debruça sobre cada uma de suas obras mostrando os simbolismos dos personagens, os significados de cada detalhe usando trechos e tecendo seus comentários.

Cada capítulo tem um titulo próprio que se relaciona com o livro apresentado no referido capítulo além de uma imagem em preto e branco que dá um ar delicado a obra . Exemplo do capítulo 7 :
“ A ESCRITA CALEIDOSCÓPICA OU DE COMO (NÃO) SE TOCAR A COISA COM A PALAVRA .”
Água Viva (1973)
E um desenho de um rosto de perfil formado por vários pássaros voando.

Muito lindo diga-se de passagem, foi meu capítulo preferido.

No final, Emilia Amaral faz um apanhado geral de como se pode amar Clarice convidando o leitora a mergulhar mais um pouco em suas obras.

Agora vou reler A Hora da Estrela para perceber melhor sua mensagem.

Gostei bastante ,me ajudou em algumas situações a ver e sentir melhor o estilo de Clarice Lispector mas por conta da escrita um pouco rebuscada e elaborada das frases e ideias da professora não acredito ser uma obra de simples entendimento,passando em vários momentos uma imagem mais acadêmica para estudo e entendimento de quem já conhece Clarice Lispector do que uma obra para atrair novos leitores.

4 /5 estrelas

Beijos,Myl