Para Amar Graciliano

Para Amar Graciliano Ivan Marques

Resenhas - Para Amar, Graciliano

mxrilo 18/02/2024

Graciliano, um chá de realidade
"A exemplo da obra cheia de "negativas" de Machado de Assis, o realismo crítico de Graciliano não compactua com ilusões de qualquer natureza, sobretudo as políticas. Não endossa o otimismo de uma construção imaginária da nação que não leva em conta o atraso histórico e as contradições constitutivas da realidade social. Mas a ironia é sempre bem-vinda, pois provoca reflexão. A grande literatura não é feita de belas palavras ou de boas intenções. A força da arte de Graciliano Ramos advém da negatividade e da míngua - das "coisas de não", como exprimiu João Cabral de Melo Neto. É daí que ela extrai o seu poder de atuar como despertador a contrapelo, "sol sobre o olho"."

Charleees 27/03/2023

PARA AMAR GRACILIANO - Ivan Marques (Professor de Literatura Brasileira - USP)
" A grande literatura não é feita de belas palavras ou de boas intenções. A força da arte de Graciliano Ramos advém da negatividade e da míngua - das 'coisas de não', como exprimiu João Cabral de Melo Neto."

Conhecer a fundo as obras de um escritor antes de lê-las pode ser uma forma de não dar com os burros na água.
Esse livro tão bem escrito pelo professor Ivan Marques mostra que o estilo de Graciliano é seco e cortante segundo alguns críticos e isso se dar porque o autor sempre manteve uma visão crítica e pessimista do Brasil.

"Precisamos viver no inferno, mergulhar nos subterrâneos sociais, para avaliar ações que não poderíamos entender aqui em cima."
- Graciliano em Memórias do Cárcere

No seu entender para que a palavra possa simplesmente 'dizer' é preciso recusar os excessos da linguagem acadêmica, pernóstica, 'acanalhada' que não corresponde à fala comum. E Graciliano fez isso muito bem, quando finalizou São Bernado, ele escreveu a esposa dizendo que o tinha escrito em português e agora estava traduzindo para o brasileiro, brasileiro matuto. Era um trabalho de substituição de palavras acanalhadas para expressões ditas pelo povo.

Angústia seu livro de 1936 foi vanguardista no que diz respeito a técnica do monólogo interior (ainda recente na Europa) e cuja atribuição é dada a Clarice Lispector também grandiosa nesse respeito.

Graciliano escreveu somente quatro romances e espero em breve lê-los todos, por ora tenho em mente começar por São Bernardo de 1934.

E você, já leu algum livro de Graciliano? Me conta nos comentários.

Para amar Graciliano
Livro 12 de 2021
Editora: Faro Editorial

*Série Para amar que também conta com o exemplar Para amar Clarice, escrito pela professora de literatura Emília Amaral.

Thalya 21/10/2020

Aspectos inovadores e modernistas nas obras de Graciliano Ramos
Repleto de ensaios que demonstram as particularidades e inovações em todas as obras do autor alagoano recluso e que se afirmava como um quase Fabiano, personagem de sua obra potente "Vidas Secas": Graciliano Ramos.
Ivan Marques tece comentários e análises profundas e embasadas sobre as todas as obras de Ramos. Assim, se torna uma ótima introdução para quem leu e não entendeu a relevância das obras do escritor, ou ainda, quem deseja lê-lo - caso deteste spoilers, recomendo ler as análises só depois das leituras das obras.

Dividido em 12 capítulos: "1.O estilo é o homem", "2.Biografia e carreira literária", "3.Visão geral da obra: ficção e confissão", "4.Metalinguagem: o livro dentro do livro", "5.Dois capítulos perdidos': o narrador não confiável", "6.Vidas secas: 'romance desmontável'?", "7.Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto", "8.Monólogo interior em São Bernardo e Angústia", "9.Fracasso e decadência: o lugar do intelectual", "10.Violência e ressentimento", "11.A representação da mulher" e "12. Realismo Crítico", o estudioso constrói um livro simples, com linguagem acessível e de fácil compreensão para a leitora ou leitor que deseja explorar e compreender melhor a profundidade de conflitos sociais, econômicos, políticos, psicológicos e existenciais presentes nas obras de Graciliano.

"Essa visão amarga o acompanhou desde cedo. Já em uma crônica de 1915, o jovem Graciliano escreveu: 'Em escala descendente, a começar no Catete, onde pontifica o chefe assu, e a terminar no último lugarejo do sertão, em um caudilho, mirim, isto é um país a regurgitar de mandões de todos os matizes e feitios'." (página 27)

site: thalyalee.blogspot.com

Isabela | @readingwithbells 01/04/2020

"A obra de Graciliano Ramos existe há oitenta anos e não para de atrair novos leitores. Enquanto tantos escritores de renome vão sendo infelizmente esquecidos, Graciliano é cada dia mais lido e admirado. Não é só um monumento de pedra das letras nacionais, mas uma força viva, incômoda, áspera como um sol estridente, que toca de maneira profunda os leitores."
Graciliano Ramos, nascido em 27 de outubro de 1892, é o autor dos romances: Caetés, São Bernardo, Angústia e Vidas Secas (todos publicados na década de 1930), fazendo com que se tornasse um nome clássico na literatura brasileira.
Nesse livro, Ivan Marques, professor de Literatura Brasileira da USP vai nos guiar pela vida de Graciliano. Vamos aprender mais sobre sua carreira literária, estilo, metalinguagem, biografia, entre tantos outros tópicos que o autor nos apresenta para nos aprofundarmos ainda mais nas obras desse grande autor.
Dividido em 12 capítulos, podemos tirar muito proveito da leitura, que nos mostra como Graciliano era único.
"A leitura dos romances se tornará, assim, uma experiência mais intensa e profunda, para você amar, ainda mais, Graciliano Ramos."
Você também encontra o livro "Para Amar Clarice" de Emília Amaral. Outro livro essencial para os amantes da literatura. (Já tenho resenha dele aqui no Instagram e no Skoob).

Biblioteca Álvaro Guerra 29/06/2018

" A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso. Palavra foi feita para dizer."
Graciliano Ramos

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595810013