O Cardume

O Cardume Frank Schätzing

Resenhas - O Cardume

Clio0 23/02/2015

Essa capa foi um desserviço. E o título também não ajuda nada, lembra muito a filmes de terror-ficção científica como A Coisa, O Alien, Os Gremlins, etc... quando na verdade se refere a uma ficção ecológica.

O Cardume retrata um final apocalíptico (bem ao estilo da década de 2000) em que cientistas e governo se reúnem para entender e sanar um desastre que pode levar a extinção da vida humana.

O livro é muito bem escrito como um grupo de personagens que não apenas é bem caracterizado como têm motivações bem definidas - isso mesmo, um desenvolvimento de personagens que raramente é visto em livros de um único volume hoje em dia.

A história em si é muito interessante se você gosta do gênero, cheia de catástrofes ambientais e teoria da conspiração. Mas, ao invés de fazer um suspense meia-boca em que o final é revelado por meio de alguma saída inacreditável, temos uma construção lógica de fatos científicos que vão se somando até formar uma teoria.

Recomendo.

sagonTHX 13/05/2011

EXTRAORDINÁRIO!!!!!
O Cardume é um daqueles livros que nasceu de um momento de inspiração divina, só pode ser isso. O livro é muito, mas muito bom... excelente. Merecia 10 estrelas, sem titubeio. Na minha estante, agora, ocupa o top best ao lado de outras celebridades litarárias que figuram como meu xodó. Não vendo, não troco e não empresto.

Frank Schätzing não me surpreendeu... ele me encantou com essa obra monumental (não só no formato, mas em conteúdo, principalmente). Um misto de ficção científica de primeira linha, com drama sociocultural-ecológico, ação, terror, tragédia ecológica em escala global, suspense, romance, espiritualidade... O livro é um compêndio literário de ciências naturais, tecnologia moderma e um conhecimento profundo da natureza. Só por isso, merece ser lido.

Mas não se assuste pelo tamanho do livro, muito menos pelo preço. Ele vale cada página impressa e cada centavo pago. A história engrena logo no começo, com uma narrativa fluente, cativante, viciante. Os termos técnicos e científicos são assimiláveis, pois são expostos de uma forma simples e bastante explícita pelo autor que não poupa linhas para explicar cada situação em curso. Com isso, Schätzing não deixa pontas sem nó. O livro é bem construído e a narrativa bem alicerçada. Tudo tem fundamento e sentido, nada acotece por acontecer. Os personagens são muitos e variados, e todos participam ativamente da narrativa. A história inicia-se na costa marítima do Peru e desdobra-se para Vancover, no Canadá, e para a bacia petrolífera da Noruega, passando pela Europa, Estados Unidos e Groelândia.

E não é só de blablablá científico que vive O Cardume. Nas 910 páginas do livro você vai ter muita informação atual sobre a natureza, principalmente sobre os oceanos e tudo o que vive nele, mas também vai ter, em igual proporção, romance, suspense, ação, terror... e em doses exatas, no tempo certo e, algumas vezes, em proporções globais.

Não vou esmiuçar o livro além do que já antecipei, pois isso estragaria o prazer de vocês ao lê-lo e, ainda mais, porque há tanta coisa para dizer que seria necessário várias páginas no Skoob para contar tudo. Mas posso garantir, para os que ainda não leram o livro, que O Cardume é uma leitura obrigatória.

O final do livro (pra dizer a verdade, o livro como um todo), é surpreendente. Não poderia esperar menos. Lembrou muito o final do livro Contato, de Carls Sagan, porém numa amplitude que aponta para essência de Deus numa visão tão bela que obrigatoriamente nos faz refletir sobre a forma como olhamos para o mundo ao nosso redor, e a forma como interagimos com o outro. Essa é apenas uma das muitas reflexões que você irá fazer, fatalmente, ao longo da leitura desse livro e, creia-me, todas elas irão conduzí-lo a uma conclusão muito particular, muito íntima. Certamente, uma experiência única.

Se você assistiu alguns desses filmes,

O Segredo do Abismo (The Abyss, 1989, James Cameron);
O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow, 2004, Roland Emmerich;
2012 (filme de 2009, Roland Emmerich);
Contato (Contact, 1997, Robert Zemeckis);
Impacto Profundo (Deeps Impact, 1998, Michael Tolkin);
Armagedom (Armagedom, 1998, Michael Bay);

Então, certamente, você vai gostar do livro. Uma mistura bem balanceada de todos eles e bem mais que isso.

MAIS DO QUE RECOMENDADO, é, simplesmente, IMPERDÍVEL!
Beth 23/09/2014minha estante
Concordo: foi inspiração divina, merece 10 estrelas!

Alvaro 01/01/2021minha estante
Verdade, livro muito bom. Lembra os livros do Michael Crichton.

Almir 26/06/2021minha estante
Você captou a mesma empolgação que eu tive com esse livro.

Michele Alberton 18/11/2023

Que livro sensacional!!!
Um dos melhores livros que já li. O tamanho me assustou no início, alguns comentários sobre explicações extensas também, mas fui mesmo assim, pois ele estava há muitos anos na minha lista de "Quero Ler" aqui no Skoob. E que boa decisão foi a de ler esse calhamaço digital!

A leitura é fluida e suuuper instigante. Me fez sentir "lendo" uma minissérie, o que me levou a pesquisar e descobrir que lançaram mesmo uma série alemã, esse ano mesmo (mas não achei nada sobre ser lançada no Brasil).

A temática de fundo do mar também nunca me causou muito interesse, mas me peguei diversas vezes fazendo pesquisas sobre temas abordados simplesmente porque o livro ativou forte a minha curiosidade!!!

E toda a preocupação sobre as questões ambientais, e dados e informações me deixaram muito tensa... E essa parte não é tão ficcional assim...

Enfim, sensacional! Estava com saudades de ler algo que me empolgasse tanto!

Paccelli 28/01/2009

Surpreso
Quanto tempo faz que vc nao se surpreende com um livro? Não, não falo dos livros pra lá de excelentes que a gente sempre encontra, principalmente quando o instinto se afia... Falo daquela coisa de "pulo na esquina"... Vc nao espera e BUUUUU... THRILLER ECÓLOGICO PRA LA DE BEM ALINHAVADO, ficção científica sem raios lasers ou ETs de longs antenas e/ou afiados dentes. UMA DAS GRANDES SURPRESAS DOS ULIMOS ANOS (pelo menos aqui em casa...heheheh)

ps - a capa remete a filmes de terror tipo Z... e o título também não ajuda.. parece indicar um bacanal de sardinhas... NAO SE ILUDA...
ps 2 - tem horas que eu gostaria de conhecer o cretino que cria essas capas de merda, eminentes desabonadoras de conteúdos. Fosse eu o autor encomendava seus passamentos nos dentes de uma orca, bem ao estilo da trama.
Igor Nascz 10/06/2013minha estante
Em relação a capa hahuhaa a medida q fui lendo o livro tive o mesmo pensamento. N sei se você viu a capa Portugal e na Espanha ficaram otimas. ate o titulo é diferente "O Quinto Dia"

Ricardo 03/07/2013minha estante
Concordo com o Igor, mas o título decepciona mais que a capa. O Quinto Dia ficaria bem melhor.

Sandra 20/10/2013minha estante
Concordo,também me surpreendi muito quando li,sinceramente a história é tão maravilhosa,que nem me importei com a capa ou com o título hahuhaa.

O Tolo de Amarelo 18/01/2024

Uma aula em tantos sentidos
Isso não é sobre piranhas Assassinas. Ninguém escreveria algo assim com mais de 900 páginas.

A primeira coisa que tenho a falar é que muitos comparam o autor desse livro com Michael Crichton, responsável por Jurassic Park. Isso é errado.

Frank (autor de O Cardume) tem muito mais em comum com Tom Clancy. O estilo da narrativa é IDÊNTICO. O quanto o leitor se dobra frente aos inúmeros detalhes científicos e técnicos que se espalham lentamente por dezenas de páginas, para por fim chegar a um momento mais energético que realmente nos sacude...isso é exatamente a mesma pegada do Clancy (confira A Soma de Todos os Medos e entenderá o que digo). Crichton é muito mais dinâmico e direto ao ponto.

Parece que estou sendo negativo quanto ao livro, mas nem tanto. Apesar de muitas vezes ter sentido estar diante de uma leitura de faculdade com tantos dados técnicos, o assunto é muito interessante e o autor mostra total domínio. Obedece as estruturas do Clancy: de 100 a 150 páginas de muito diálogo, teorias e especulações e mais 20 a 30 de cenas empolgantes.

E os ataques são incríveis mesmo! São cenas memoráveis e muito brutais! É de meter medo no leitor! Teve ataques que me fizeram voltar as páginas para ler mais uma vez.

O ponto negativo, que me faz não dar 5 estrelas pra esse livro, está nos seus personagens. São TODOS IGUAIS. Mesmo com o autor se esforçando para dar um background interessante para alguns, não consegui sentir que os personagens eram tão distintos. A impressão que tive é que eram todos cientistas extremamente inteligentes e egocêntricos, apenas isso. Nem mesmo os dois personagens com ligações indígenas puderam fazer muito para mudar minha visão.

No geral, O Cardume foi um ótimo eco terror, que soube brilhar nos momentos críticos e me convenceu desde começo que haveria uma justificativa plausível para tudo o que aconteceu. O final foi um espetáculo e tanto.

Leria de novo? Provavelmente só as cenas dos ataques. O autor me convenceu dos seus pontos, mas não significa que estou preparado para uma aula tão longa outra vez.

Léo Pezzella 06/09/2010

Incrível!
Sem dúvida um livro que não chama muito atenção. Pelo contrário, para aqueles mais preguiçosos as 1.000 e tantas páginas podem assustar até mesmo o mais voraz leitor.

Mas o livro realmente é surpreendente. Uma ficção que pode não estar tão distante assim de nossa realidade. Estamos cansados de ver reações da natureza que nos colocam um ponto de interrogação na cabeça e em O Cardume, o autor nos faz sentir a verdadeira fúria da natureza, desafiando os mais experiêntes biólogos, geólogos e estudiosos do ambiente para prever o próximo passo da mãe natureza.

A história flui muito bem, a trama é bem bolada e cativa a leitura. Em certos momentos, estaremos lendo algo real, e não mais uma ficção.

Não se espante com o tamanho, nem com a infeliz capa... o livro é realmente incrível!!!

Diego 10/07/2015

ÓTIMA FICÇÃO CIENTÍFICA!
(não haverá spoilers, porém contarei algumas coisas que vocês ENCONTRARÃO no livro)

Se quer um resumo, pule pro final.
Então...910 páginas...vi a resenha de outro rapaz falando que o livro podia ter 400 páginas a menos, ou resumido em 400 páginas, de fato... poderia... caso você fosse um biólogo molecular/geólogo. Como a maioria (esmagadora) das pessoas mal sabe o que é zigoto ou placa tectônica, as explicações científicas (ele exagerou, mas acredito que umas 200 ou 250 páginas realmente sejam disso) se tornam EXTREMAMENTE necessárias para a compreensão da história, e do que está por vir, DIABOS, SE TU NÃO ENTENDER DE BIOLOGIA MOLECULAR (o mínimo que o livro te dá) TU NÃO ENTENDE O FINAL DO LIVRO. E não ficar aquele negócio sem pé nem cabeça de: ué, mas por que isso acontece?

Exemplo: Muitas pessoas têm medo de que uma baleia cachalote os confunda com o Pinóquio. Porém se vocês fossem mais informados das coisas da life, saberiam que isso é totalmente impossível, uma cachalote, embora possa te engolir inteiro, jamais te comeria, simplesmente ela não come animais DESSE tamanho, mesmo podendo, seus dentes e seu estômago não estão preparados pra isso. Diferentemente da orca, e mesmo assim, nunca foi registrado um ataque de orca (no sentido de devorar) contra um ser humano. Então, baleias são extremamente seguras. Bem como o triângulo das bermudas não tem nada de sobrenatural, o que, provavelmente, ocorre, é que o gás liberado na água daquela região faz com que o barco fique muito pesado para navegar... consequentemente afunda. Eu não sabia disso...até ler o livro. Fora inúmeras outras coisas de biologia e geologia que eu não fazia ideia.

O livro é cheio de catástrofes e mortes relacionadas com o mar/seres do mar. Basicamente, parece que o mar e tudo que vive nele, enlouqueceu.

Não achei nada forçado o livro, de fato, isso tudo pode acontecer (retirando a parte de criação do autor, tudo foi baseado em pesquisa científica CLARA, não tem nenhum dado inventado - pesquisei um pouco acerca disso-).

O livro foi um best seller na Alemanha, país mega desenvolvido na pesquisa e na sua engenharia...mal saiu a primeira edição aqui no Br...a capa também não ajuda, DIABOS, QUE CAPA É ESSA? SÉRIO, EM TODO LIVRO NÃO APARECE ESSE PEIXE AÍ NÃO (é um peixe encontrado nas profundezas do mar, tido como um dos mais feios, talvez só por fazer referência a algo no livro... mas de fato, ESSE PEIXE, não aparece, falha de quem escolheu a capa, podia ter colocado a capa do livro em alemão https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/1/19/The_swarm_us_cover.jpg/200px-The_swarm_us_cover.jpg ficaria melhor).

Enfim... achei incrível o livro. Realmente diferente, ousado, forte... a tal da Uma Thurman (numseiqueméesseser) comprou os direitos do livro e estão planejando lançar o filme sobre ele em... 2015, ESSE ANO!

Aposto que 50% das cenas fodas serão excluídas e a primeira parte do livro (primeira e terceira são onde têm mais explicação científica) que tem 400 páginas será feita em menos de 15 minutos no filme...mas enfim, isso já é outra seara xD.

Enfim, RESUMINDO. O livro é ótimo, vale MUITO a pena os 85 reais que tá custando - e está no final do estoque, comprei uma das últimas unidades da Submarino faz tempo, desde então, só tem em umas duas lojas UAHSUAHSUHA- (e quando o filme for lançado esse ano, ou ano que vem, vai ir pra 110) e vale mais a pena ainda como conhecimento. FranK Schätzing fez uma obra-prima da ficção científica, o material da Record é uma BOSTA nesse livro, sério, mas mesmo assim, tá valendo. Não sou bom de resenhas, não fiz muitas UHASUAHSUHAS, mas acreditem, é demais :).

Se você odeia livros grandes ou ciência (ciência é mais do que ficar olhando o céu de noite e pensar: "Deve ter alien por aí" isso é coisa de hippie, brother, ciência é OUTRA coisa), passe longe, mas se não... tente, vale a pena.
Lexiequeiroz 13/07/2015minha estante
Sua crítica me animou a começar a lê-lo imediatamente...

PS. Gente, comprei esse livro ontem por R$ 15,00 Oo'
Onde diabos vocês estão comprando por R$ 85,00!?

Helton Oliveira 10/11/2015minha estante
Não se espante. Eu comprei por R$ 10,00 numa feira de livros no shopping da minha cidade e não acreditei quando vi o valor dele aqui rs.

nelson.pontes.9 19/01/2016minha estante
Comprei por 4,00 hoje rsrs

Igor Nascz 20/01/2016minha estante
Comprei no Sebo também, preço bem barato. engraçado que ninguém da nada por esse livro que uma excelente história e rica em conhecimento, desde a biologia marinha e geologia, até a biologia molecurar, enfim.. bom demais.

. 28/09/2014

Li O Cardume em 2012 e até hoje tento convencer o máximo de pessoas a lê-lo. Resolvi enfim fazer uma resenha, mas mesmo que não goste do que eu vou falar acho que todo mundo devia ler, hihi.
Pela resenha e pela capa não teria lido esse livro, mas como muitos outros,li por recomendação da minha mãe.
Sou do tipo de pessoa que não curte muito a história do fim do mundo moderno com tsunami e pow-bum pra todo lado, mas Frank Schätzing arrasou. Os protagonistas são um biólogo norueguês e um cuidador de baleias indígena, que vão constatando, em diferentes partes do mundo, manifestações um tanto incomuns, misteriosas e perigosas vindas do mar. Gostei muito porque é muito real; o andamento da investigação e os acontecimentos são quase palpáveis. Não falo mais pra não spoillar, mas garanto que se você lhe der uma chance, 900 páginas serão engolidas (:
Aqui um trecho de uma das sacadas do autor, esse em especial me tocou profundamente:
"...uma daquelas cópias idealizadas que se tornavam cada vez mais familiares para as pessoas do que a realidade. Quem é que ainda procurava saber alguma coisa sobre a vida medieval, se Hollywood mostrava isso do seu próprio jeito? Quem queria saber como morria um peixe, como sangrava e era cortado, e como eram retiradas suas vísceras, desde que fosse possível comprar seus pedaços sobre o gelo? As crianças americanas desenhavam galinhas com seis pernas, porque as coxas de galinha eram vendidas em pacotes de seis unidades no supermercado. Bebia-se leite da caixa de papelão e sentia-se nojo do conteúdo de uma teta de vaca. A percepção do mundo estava se distorcendo, resultando em arrogância. ... Tratava-se cada vez menos de compreender o planeta do que de moldá-lo em seu favor. Na colorida Disneylândia dos equívocos, a intervenção humana conseguia uma nova e terrível justificativa..."

Matheus Barbosa 16/07/2017

Excelente ficção
Autor desconhecido, mas título maravilhoso.

Não é atoa que o título está figurando entre os mais vendidos da Alemanha. Simplesmente sensacional. A narração da história é muito boa. É o tipo de livro que você começa a ler e esquece da vida.

Lyn 22/03/2018

Não se deixe enganar pelo o que nós, brasileiros, fizemos a esse livro, sim, a editora acabou com a capa e o nome que foi pessimamente traduzido, mas que manteve sua verdadeira e maravilhosa essência.

Tenho certeza que depois desse livro, nunca mais verá o mar da mesma forma… Será um misto de admiração e medo, quem sabe pode até se sentir mais próximo dele… Ou desejar morar longe… Mas nunca mais o mar será o mesmo.

Os seres humanos utilizam os mares da forma que convém a eles, e isso tem gerado grande impacto sobre os oceanos, por muito tempo ele se manteve passivo diante a à ação humana, e em algum momento isso teria que mudar. Eis que em algum ponto o próprio mar parece ter se virado contra os seres humanos, estranhos seres aparecem na plataforma continental norueguesa, baleias, antes pacíficas, atacam navios na costa oeste do Canadá , águas vivas aparecem em massa nos vários litorais ao redor do mundo.

Frank Schätzing explora ao máximo o desconhecido oceano e o que pode habitar nele, propondo ao leitor possibilidades mirabolantes sobre a realidade, mas tudo baseado em ciência.

Bem, o livro apresenta uma história profunda, ação rápida e boa, e um incrível detalhamento e é aí que o livro peca, por usar demais a ciência, por vários momentos é preciso interromper a história para explicar algo (isso se faz necessário em várias partes do livro), tornando a história um pouco mais difícil de entender.

Para os fãs de ficção científica esse livro é uma ótima escolha, mas dificilmente agradará pessoas que não gostam desse gênero, o livro além de tudo é grande, são quase 1000 páginas, porém, se gosta do gênero passaram voando.

site: https://electronicmaze.wordpress.com/2016/10/18/a-critica-o-cardume/
Almir 26/06/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso

Maurinho 06/12/2011

Bom livro, mas não empolgou
Eu li algumas resenhas aqui no skoob, que me motivaram a comprar esse livro, e a encarar as quase 1000 páginas de leitura. Concluída a obra, após o derradeiro ponto final, posso dizer que é uma leitura agradável,...mas teve seus altos e baixos.
Achei o número de páginas excessivo para a história, que teve muitas passagens maçantes e tediosas, com longas (e põe longas nisso) discussões científicas e explicações técnicas. Por outro lado, em alguns momentos a leitura empolgava, especialmente nas passagens de ação,...mas logo voltava aqueles momentos de longas discussões.
Então, eu me senti meio que em uma montanha russa,...tinha horas que as páginas passavam voando, e em outros momentos a leitura se arrastava, e eu tinha que me esforçar para passar a página seguinte.
Achei o final meio corrido demais, um pouco apressado, mas que não compromete o conjunto da obra. O saldo final é um bom livro, mas que está longe de ser fascinante.
Flavio Assunção 19/04/2012minha estante
Ao menos você chegou até o final. Só consegui completar 30%. É muito enchimento de palha, muita conversa, muita coisa desnecessário. Livro chato.

Maurinho 20/04/2012minha estante
Eu tenho por hábito nunca abandonar um livro, nem que eu leia devagar e demore um ano para terminar. Realmente, existem partes assim, mas tem bons momentos de ação também,...o problema maior são as longas digressões científicas e existenciais, que podiam ser mais condensadas.

Igor Nascz 11/07/2013

Incrivel!
O ser Humano é mesmo a espécie dominante do planeta? Somos o resultado de algum desenvolvimento progressista da natureza? Somos a espécie com mais sucesso na árvore filogenetica da evolução? Qual nossa importância na teia da vida? São esses e outros pontos da relação do ser humano e natureza, do valor de nossas vidas que o autor alemão Frank Schatzing, aborda no best seller científico “O Cardume", um livro onde a história não é apenas um entretenimento. Frank Schätzing ( é considerado por muitos um Michael Crichton da Alemanha, mas p/ ser sincero a escrita dele é bem diferente).

A história é uma verdadeira viagem de conhecimento pelos mares e litorais do Peru, Noruega, França, EUA, Canadá, Japão entre outros países. O caos entra em pleno funcionamento quando algo muito estranho começa a afetar a vida marinha e consequentemente a vida humana.

"A natureza não conhecia a média e não seguia as estatísticas. Ela era uma sequencia de estados momentos e situações extremas incalculáveis.".

A leitura de “O Cardume" não decepciona em nenhum momento, é obrigatória, não se assuste com o grande número de páginas são mais de 900, mas ricas em conhecimento nas áreas de biologia marinha, biologia molecular, microbiologia, geologia entre outras... você deseja mais. Não gosto de fazer resenhas sobre livros em que a leitura foi excelente, por isso paro por aqui.

P.S: No meio de todos o caos da história, existe um romance =)

Claudia Cordeiro 25/12/2017

Livro muito detalhado, a parte técnica é excelente. Muita imaginação tem esse autor!.... me pegou de surpresa. COMO ele foi pensar nisso?, pior que pode ter razão, vai que existe algo assim.
Alcione13 25/12/2017minha estante
Está na minha lista 2018!!!

Flavio Assunção 25/05/2012

"O Cardume" foi uma extrema decepção pra mim. Esperava muito desse livro, mas não consegui nem chegar na metade. O autor quebra o ritmo a toda o momento, aliando breves momentos de ação/tensão e longos períodos de descrição. Chega a ser irritante. São páginas e mais páginas de enrolação, empacando o livro em coisas simples. A impressão que dá é que o livro poderia ter umas 400 páginas a menos. Uma pena que seja tão maçante, pois a história é interessante.

fdelrio 20/06/2011

Poderia ser verdade...
o livro realmente parece um encontro entre os filmes ' o dia depois de amanhã' e ' o segredo do abismo', que aliás amo!! as descrições do livro com respeito as destruições são impressionantes, a história é toda muito bem desenvolvida, parece que estamos assistindo uma palestra real sobre o possível fim do mundo, mas justamente nisso o autor peca, é demasiado explicativo, para os leigos como eu fica cansativo, além disso o livro é muito grande, são mais de 900 páginas!!!! No mais é um bom livro que você vai passar um bom tempo lendo, mas se tivesse umas 300 páginas a menos seria melhor!!