A Revolução que Mudou o Mundo

A Revolução que Mudou o Mundo Daniel Aarao Reis

Resenhas - A Revolução Que Mudou O Mundo

Gfelixft 09/05/2021

A Revolução que mudou o mundo
"sua simples existência contribuiu indiretamente para a melhoria das condições sociais tanto dos trabalhadores como das demais camadas populares.

O caminho rumo ao socialismo democrático passa pela persuasão das gentes, pela auto-organização, pela autonomia e pela liberdade, principalmente a dos outros"
Camila 09/05/2021minha estante
Massa tuas leituras!

tici 18/05/2021

recomendo muito, é uma leitura cansativa, vai jogando esse processo todo meio que sem pausa, mas me deu uma visão totalmente nova sobre a revolução russa, ela fala até ela ser aplicado, não de todo o regime, não inclui por exemplo a fase do stalinismo, anyways, muito bom pra quem quer começar a saber mais sobre a revolução =) além de ter capítulos só falando da importância da mulher na revolução, como por exemplo a russia ter sido um dos países com mais direitos para mulheres na época do que toda a europa.além de falar de todo o exército vermelho também!

Leonardo 25/05/2021

Esclarecedor
O livro esclarece o contexto e os desdobramentos da Revolução Russa de 1917, evidenciando que ela se originou de movimentos populares de diversos matizes, mas que foi apropriada pelos bolcheviques. E estes, sob a justificativa de preservar a revolução popular, distanciaram-se do socialismo democrático, ideal que ensejou a queda do regime anterior, o regime tsarista (czarista).

Apenas acho que o autor poderia ter se aprofundado em uma importante consequência da revolução, citada na obra: várias nações fizeram concessões às classes populares, somente pelo medo de que ocorresse em seu território revolta semelhante.

Carlos 31/08/2022

A Revolução que mudou o mundo
Daniel Aarão Reis apresenta uma análise cirúrgica das revoluções russas ocorridas entre 1905 e 1921. Entretanto, diferentemente de outras análises, apresenta também a participação de dois grupos sociais de extrema importância para a revolução: os camponeses e as mulheres, mostrando como as aspirações feministas contribuíram para o sucesso dos processos revolucionários.

No final do livro há uma síntese do período entre 1917 e 1921, assim como uma análise da influência da Revolução Russa em outras experiências socialistas do século XX, as quais também acabaram tornando-se ditaduras políticas, distanciando-se, portanto, do ideal socialista do século XIX: um socialismo democrático. Termina com uma pergunta pertinente para essa geração e gerações futuras: o que é preciso para remontar ao ideal socialista revolucionário - e democrático - do século XIX e de fevereiro de 1917, livrando-nos do jugo neoliberal que nos esmaga mais a cada dia?

José Tiago 29/06/2018

A Revolução Russa
O Título sugere a importância dos acontecimentos históricos ocorridos no início do século XX e sua influência na pós-modernidade.
Daniel Aarão Reis descreve didaticamente os acontecimentos na passagem da Rússia tsarista à Rússia "independente e livre". Neste contexto, o autor transita em acontecimentos marcantes para a queda da autarquia, como o papel decisivo das mulheres - oprimidas e escanteadas - e dos camponeses em manifestações massivas. Também nos traz as ações políticas adotadas pelos partidos em ascensão após a queda imperial e participações de figuras épicas para a revolução, como Lenin, Trótski, Stalin, Kamenev.
Em uma edição maravilhosa da Companhia das Letras, "A Revolução que mudou o Mundo" conquista o leitor pela simplicidade e ótima articulação dos fatos históricos na narrativa.
Edilson 29/06/2018minha estante
Olha o camarada aí!

José Tiago 29/06/2018minha estante
Meio tímido, mas estamos aí. Kkk

José Tiago 29/06/2018minha estante
undefined

Vitor Hugo 23/12/2023

"PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!"

A Revolução de Outubro definitivamente mudou o mundo. Todavia, fatos - e revoluções - anteriores e posteriores a outubro de 1917, igualmente ocorridos na Rússia, também tiveram extraordinária importância. E é isso que a obra se propõe a abordar. Além de, em uma segunda parte, destacar personagens, no mais das vezes, esquecidos, quais sejam, os camponeses e as mulheres, que também tiveram papel destacado nos acontecimentos.

Como dito, buscando um panorama geral, o autor aborda os fatos ocorridos desde 1905, fatídico ano do Domingo Sangrento. Os anos que antecederam a 1917. A primeira grande revolução, de fevereiro de 1917, que acarretou no fim da autocracia dos Romanov. Segue a análise dos turbulentos meses que antecederam outubro, mês no qual os bolcheviques tomaram o poder, e, finalmente, os anos duros de guerras civis, entre revolucionários e contrarrevolucionários, entre os próprios grupos socialistas e, finalmente, envolvendo as nacionalidades não russas, as quais buscaram caminho próprio, muitas delas efetivamente conseguindo, como, por exemplo, a Polônia.

Observa-se, no cerne dos acontecimentos, em outubro de 1917, que a vitória dos bolcheviques, encabeçados por Lênin, decorreu de se identificarem com o que a grande massa de operários, camponeses e soldados queria naquele momento histórico: pão, terra e paz. E assim se fez.

Contudo, destaca o autor, houve uma ruptura do socialismo e da democracia, instaurando-se desde o início uma ditadura política que caracterizaria o Estado Soviético até o fim, em especial após a ascensão de Stálin. Mas isso já é uma outra - e longa - história.

Ronan 30/03/2019

Revoluções no plural
A abordagem sobre o tema é muito esclarecedora no sentido de que o autor frisa que a Revolução Russa foi, na verdade. uma série de Revoluções, a de 1905, as duas de 1917 a Revolução em que o partido comunista assume o controle do processo e a de Kronstadt. Ao longo de todas elas, nota-se o paulatino fechamento do regime sob o controle dos bolcheviques, o socialismo vai, aos poucos, adotando as características de um socialismo real, de um regime totalitário sob a égide do comunismo. O que mais chama a atenção é que o autor está atento a isso. Sua narrativa desvela os possíveis "vir a ser" que as revoluções ensejaram. Para encerrar, os capítulos finais dão conta da fundamental importância dos camponeses e das mulheres para as Revoluções.

Mainnã 15/04/2020

Livro maravilhoso para conhecer mais a fundo os principais aspectos da Revolução Russa. Ele aborda temas não mt tratados como as Guerrilhas Negras e Verdes, papel dos camponeses e das mulheres e a Revolução de Kronstadt

Léo 03/05/2023

As Revoluções Russas
O prof. Daniel Aarão faz uma boa análise do processo revolucionário que criou a União Soviética.

Considero um excelente livro para iniciar os estudos, no entanto, ele carece de um aprofundamento mais denso. Não por culpa do autor, acredito que o objetivo dele era justamente faze esse ensaio de maneira mais objetiva.

Ainda que careça de profundidade, possui uma compilação de informações generosas sobre as fases da revolução, sendo a primeira parte uma ensaio amplo (um pouco até demais) sobre as Revoluções de um modo geral, e a segunda parte uma análise mais detalhada.

No final, o autor ainda adiciona um capítulo para tratar da Revolução de Krondstadt, uma revolução dentro da Revolução de Outubro, silenciada pelos bolcheviques, mas demandas justificadas. Por fim, o autor ainda faz uma análise bem tímida sobre o importante papel das mulheres. Ele inicia o capítulo dizendo o quanto o tema foi negligenciado, mas ele mesmo fez uma análise bastante rasa. Ainda que citando nomes relevante, senti falta de mais material historiográfico sobre o papel das Bábas nas Revoluções.

Recomendo a quem quiser iniciar os estudos sobre o tema. Eu mesmo utilizarei com meus estudantes.

Oliver 10/07/2023

Detalhado e explicativo!
Gostaria de agradecer ao autor pela criação desse ensaio explicativo, me ajudou muito nos estudos.

Vou me aprofundar muito mais no tópico das mulheres, pelo qual me interessei bastante.

Tenho somente a agradecer e estudar!