Singular

Singular Thati Machado

Resenhas - Singular

Tales43 02/09/2023

Me identifiquei!!!
Sou Homem Trans Hétero e Ativo... E me identifiquei demais com o personagem Noah, melhor livro que já li sobre Homem Trans, adorei mesmo.

eajsixart 17/11/2022

que horror
não tenho palavras pra nojeira que foi isso aqui, representatividade toda errada e mal escrita, personagens com personalidade totalmente fora da casinha e uma história ruim pra caramba
apesar de tudo a capa é linda, parabéns capista desse livro!

nath.ly 29/10/2022

nota 5 pra esse livro, ele já começa com um trechinho de ?singular? de anavitoria, daí já dá pra ter um gostinho do quão bom ele é!

Bia Oliver 04/10/2022

Tempo não é documento
Quase um mês depois... Finalmente terminei.
Eu realmente desacostumei a ler livros maiores que a minha mão (???????)
Mas vamos ao que interessa: EU AMEI!!!

O Noah, definitivamente, é o último romântico do mundo. Ele cuidou melhor da Raffa em 5 dias do que as pessoas que a conheciam desde pequena. O relacionamento deles é pura magia. Nunca tive tanta vontade de viver um romance "brega" como o deles.

Sei muito bem que o Noah teve muito mais sorte do que a esmagadora maioria dos homens trans, por isso ler sobre ele foi tão tranquilizador. Não podemos ser ingênuos pensando que todos conseguem viver uma vida plena como a dele, mas isso se torna aquela gota de esperança que nem todos teriam um destino fadado.

E a forma como ele fala sobre a Raffa... Era como se aquelas palavras fossem ditas para mim. Mais um vez a personagem gorda teve um final feliz e uma história linda com uma pessoa que sempre quer evidenciar o quanto ela é maravilhosa, não só pela personalidade, mas por seu corpo também.

EU ME SENTI UMA BAITA GOSTOSA!
(E sim, eu posso dizer isso por ter o mesmo tipo de corpo da Nina e da Raffa)

"Que seja doce e singular, enquanto durar" ?Noah

(PS. O que eu mudaria seria a forma de escrita. Muitas vezes as quebras de tempo se tornavam confusas; os capítulos são pequenos, mas por conta do formato do livro se tornam mais longos do que o esperado; e alguns erros ortográficos que passaram despercebidos pela revisão.)

duck 06/04/2022

representatividade gorda e lgbtqia+ :)
gostei bastante da história, mas o tipo de escrita mais formal num livro contemporâneo definitivamente não funcionou pra mim... tirando isso foi uma ótima leitura

Mah 07/09/2021

Bom, porém com algumas sutis falhas.
A história do livro em si é boa. Algo que me deixou um pouco agoniada foi a escrita enrolada, muitos detalhes sem importância são mencionados, o que deixa a leitura um pouco como cansativa.
Achei também que a descrição de alguns personagens não fizeram muito sentido em ligação com a história.
Ao ler a sinopse, pensei que o livro traria alguns ensinamentos mais profundos sobre a transexualidade, o que não ocorreu da forma que esperava, mas creio que foi uma impressão errada minha.

Emilly 26/08/2021

Boa intenção não tão boa execução
Não gostei da escrita da autora, ou dos personagens em geral. A intenção foi muito boa, a sinopse me prometeu muito e talvez por isso eu me decepcionei tanto. Um martírio continuar lendo.

Eu entendi que ela queria fazer um arco de redenção do progenitor de Noah e Nico no final mas não precisava, ficou muito forçado como a maior parte do livro.

Os personagens não foram nada retilíneos, sabe? O que ela descreveu como a personalidade dos personagens nunca fariam certas coisas que ela colocou eles pra fazer, péssimo desenvolvimento de absolutamente todos eles.

Mas dito isso dêem visibilidade pra mais livros com representatividade, se vocês lêem livros ruins héteros e cisnormativos vocês também podem ler livros ruins que não são assim.

Arthur 30/06/2021

Eu amei ler um livro em que o protagonista era uma pessoa trans e o enredo não era focado na transição dele e sim em sua vida amorosa e familiar

Léslie 29/04/2021

Importância da representatividade trazida de forma leve. Gostei da sensação de estar lendo um livro "qualquer" de romance, mas com personagens diversos, trazendo temas importantes, não apenas como a transexualidade, mas a gordofobia, as relações familiares (mãe e filha, pai e filhos, irmãos), amizades tóxicas, amor próprio.

Gostei de como o enredo engloba os diversos personagens com suas devidas importâncias, traz uma sensação de coletividade. Não se tratando apenas do amor do casal protagonista, mas colocando em evidência também as questões de amizades que eles enfrentam, os dilemas para ajudar os amigos com suas famílias, com outras amizades, os momentos compartilhados juntos também. Tudo bem sintonizado.

O amor de Noah e Rafa foi bem gostoso de presenciar. Por mais clichê que venha a parecer, mas é bom lidar com histórias assim, mostrar que pessoas maduras e empaticas podem construir uma história bonita. Admiro a forma como eles se amaram e nutriram esse amor ao longo dos anos de forma verdadeira. Um ajudando o outro naturalmente, passando por dificuldades sem joguinhos bobos, apenas se apoiando. Muito bonito.

Livro muito bom. Vale a pena a leitura.

Nathy @peculiareslivros 05/04/2021

Um livro incrível
Eu admito que iniciei a leitura já feliz sabendo que teria um protagonista trans, e também por sempre ver elogios a obra, e admito que não me arrependi nem um pouco, pelo contrário, me apaixonei pelo livro!

Além de o protagonista ser trans, ele é um cavalheiro, e estava sempre tentando agradar a todos sem esquecer de si mesmo.

Rafa, a protagonista feminina, sofreu muito ao longo de sua vida, tanto por ter endometriose (que é uma doença péssima é que te acompanha por toda a vida) quanto pelos comentários da mãe e das amigas modelos, que sempre a colocavam para baixo após ela ter engordado. Existem pessoas gordas, pessoas, aceitem isso, não julguem, por favor!

No geral, as personagens secundárias também foram importantes e tornaram o livro bem mais divertido.

O empoderamento de diversas personagens foi incrível.

Certamente é um livro que recomendo àqueles que querem entender um pouco mais sobre homens trans e a quem gosta de romances LGBQTIAP+

lays.azevedo.94 22/12/2020

Esse foi mais um livro que comecei a ler despretensiosamente e me apaixonei!

Singular é um livro que retrata o preconceito e as dificuldades em torno disso de forma tão suave e verdadeira que não tem como não sentir empatia óleo Noah e pela Rafa, além de todos os outros personagens.

Me surpreendi em como a Thati conseguiu escrever de forma tão gostosa mas ao mesmo tempo tão profunda ...

Me apaixonei pelo relacionamento dos personagens, pelo carinho e cumplicidade que uma família pode ter e como amigos podem ser exatamente a família que precisamos.

Simplesmente maravilhoso o livro!

Blue 13/12/2020

Decepcionada com alguns esteriótipos
Uma tristeza ter que dizer que não gostei... A autora tem um trabalho incrível em outros livros e contos, além de outros trabalhos que eu admiro muito, mas esse livro não rolou pra mim. Em muitos momentos senti uma coisa muito forçada em cima da questão do Noah ser trans, ele meio que reproduz uns esteriótipos não muito legais, principalmente nas cenas de sexo, em que eu particularmente achei que ela colocou ali um sexo "cis-héteronormativo", sendo que não é assim pra todas as pessoas transmasculinas (e eu senti que ela passou essa ideia), como se necessariamente todos os homens trans só fizessem sexo usando o packer, e que só um sexo com penetração caracteriza "sexo de verdade", quando em um momento certa personagem se considera ainda virgem por não ter tido esse sexo super heteronormativo (mas tendo rolado todo o resto além), mesmo com toda a questão (não só) no meio LGBT de que sexo não é só penetração. Tô falando disso porque o livro tem muitas cenas de sexo (até um pouco demais, eu achei), e foi uma questão que pegou muito pra mim, me incomodou bastante (já que eu falo do lugar de pessoa LGBT e que se relaciona com um homem trans).
Pra mim, reforçou algumas coisas que, pra pessoas cis e não LGBTs, distorce um pouco a imagem de pessoas trans principalmente nesse quesito com o corpo, porque a forma como o Noah fala muitas vezes dá a ideia que o que acontece com ele é igual pra todos os meninos trans e isso quase me fez parar o livro no meio. Tipo, que todos os meninos trans fazem hormonização, querem a mastectomia e necessariamente usam packer pra transar. Fiquei bastante triste na real, infelizmente, e foi uma leitura que me decepcionou de muitas formas. Mas ainda indico outros livros da Thati, ela tem ótimas histórias que com certeza merecem ser lidas.
Também achei um pouco ruim a questão dos problemas de autoestima e distorção de imagem de uma das personagens. Isso não foi trabalhado de uma forma tão boa e também foi "resolvido" quando a personagem encontrou alguém que gostasse dela como ela é (o que não é um problema), mas pra quem passa por isso na vida real, sabe que não é bem isso que resolve. Por um breve momento, pareceu que a Nina (de Poder Extra G) ajudaria nisso, mas ficou bem raso.
Em resumo, acho que nenhuma das questões teve realmente um desfecho.