The Burning Maze

The Burning Maze Rick Riordan

Resenhas - The Burning Maze

Marina.Beatriz 20/02/2024

A mão de Rick Riordan pesou, espero que a consciência tbm
Cara, vai ser muito difícil escrever meus pensamentos sobre essa história. Mas vamos lá...

Desde o início, eu não estava botando muita fé. Achei o início bem devagar e por boa parte da história eu senti uma sensação muito ruim como se a todo momento estivessem pregando a palavra de "o fim está próximo"

Até pela participação do Grover (um querido, sempre no meu coração) e de outros personagens importantes pra história, a questão ambiental neste livro foi muito presente e é, na minha opinião, um dos pontos centrais da história. Por toda a situação que se passa na Califórnia, você tem que ser uma pessoa muito fria pra não sentir um desconforto em ler sobre os desastres que há anos têm se desenrolado apenas naquele lugar...

Enfim... a partir do final dos 50% e início dos 60% o livro realmente começou a engatar pra mim. Mesmo que tenha sido com custos altíssimos (quem leu sabe ao que me refiro).

Se você é muito apegadX aos personagens desse universo, aviso que esse não vai ser um livro fácil de se digerir e sinto que a história foi escrita com a intenção clara de nos deixar com um gosto amargo na boca (um gosto por vingança, talvez?)

Por outro lado, principalmente pelo final do livro, (e aqui eu acredito que vou contra a opinião de ias, minha amiga que leu junto comigo) eu percebo que o acúmulo de situações trágicas que ocorreram ao longo da história servem realmente de impulso para que Apolo chegue onde deve chegar. Longe de achar que eram necessárias, mas acredito que não foram e não serão em vão... Ao menos, é o que espero.

No geral, continuo seguindo satisfeita com o desenvolvimento do personagem de Apolo e fico feliz com as mudanças significativas que ele tem apresentado. É sempre bom ver ele aprendendo cada vez mais a "ser gente" e a sentir como a gente.

Por muito tempo, ao longo do livro, pensei em dar uma nota na média de 3 estrelas, mas não sei se seria uma nota justa. No final, eu me convenci a dar 4 estrelas.

Por mais que tenha detestado passar por todo o sofrimento das perdas e da dor, eu acho que esse foi um bom livro que conseguiu compensar bastante da metade pro final e também acho que tenha agregado muito pro plot geral da história de Apolo.

clara 28/07/2021

eu demorei mais de um mês pra ler esse livro, mas isso ta virando tempo normal pra mim então isso n significa que eu não gostei do livro
muito pelo contrario, eu amei ! com certeza meu fav em relacao aos outros dois q eu já li dessa serie, acho que pq nesse livro tinha personagens que eu já conhecia e amava aka piper mclean e jason grace :)
esse livro me fez gostar mais ainda da meg to criando um carinho enorme por ela, e to AMANDO o desenvolvimento do apollo/lester
enfim é isso n sei mais o que falar

Nath 03/06/2023

A melhor até agora
O vilão foi o melhor até agora. As cenas com ele foram todas muito boas e assustadoras.
Adorei rever alguns personagens.
Gostei muito que eles sempre voltavam para um lugar específico depois de terem ido resolver o que precisavam.
A história da Meg foi muito boa.
Mas a melhor parte do livro foi a pior parte, foi a parte que me deixou mais triste e que me fez perceber como esse livro é bom por mexer tanto com as emoções do leitor. O melhor até agora.

francezju 15/08/2023

Esse é o terceiro livro da saga, e eu gostei mais dele do que do segundo. Os acontecimentos desse são mais interessantes e a história é mais divertida.
Como em vários dos livros do Rick Riordan, você até esquece que tá lendo de tão imerso que você fica na história.

Jean_silva159 21/04/2023

Sinceramente
Tio rick perdeu a mão nessa série não é possível, tudo que o coitado do ***** sofreu, aí aparece em poucos capítulos e morre lutando contra um cavalo. Pra que???? Não vejo a hora de terminar essa série chata

Bice22 27/10/2023

Tio rick pq me faz sofrer??
Meu deus como eu amei esse livro, o meu favorito até agora com certeza.
Desde o início esta sendo muito gostoso ler essas história pelo ponto de vista do Apollo e nessa leitura isso só melhora, é evidente na forma que ele enxerga e narra as coisas o quanto ele evoluiu daquele deus prepotente e arrogante que só ligava pra si mesmo. Tio Rick faz como sempre um trabalho maravilhoso no desenvolvimento de personagem, Apollo continua tendo sua essencia carismática e narcisista, mas agora com muito mais empatia.
A tradição de sofrer no terceiro livro continua firme e forte aqui, não posso falar muito para não dar spoilers, mas prepare os lencinhos. Além disso foi muito bom reencontrar alguns personagens que eu amo tanto como o grover.
Pra finalizar, preciso mencionar o quanto eu estou gostando da evolução do plot principal, acho que as coisas estão acontecendo em um ritmo ótimo e é muito bom ir descobrindo as coisas aos pouquinhos junto com os personagens.
Amei muito 5/5

Nati 21/12/2018

"Power makes good people uneasy rather than joyful or boastful. That's why good people so rarely rise to power."
Tem algum tempo que não fico tão arrasada após ler um livro do Rick. Desde O Último Olimpiano que ele não escreve um livro tão sombrio, mas este aqui, talvez pela personalidade do próprio protagonista, traz também momentos de leveza e diversão, o que só torna as cenas dark e tristes ainda mais poderosas e arrasadoras e isso aumenta muito o impacto emocional do livro. Apollo é um protagonista excelente - ele, apesar de toda a sua imensa (acho que o protagonista com maior desenvolvimento pessoal das séries do Riordan até agora) evolução ao longo da série, mantém ainda aquele jeito meio 'diva' que rendem momentos muito engraçados. Adoro o fato de esta série ser da perspectiva de um dos Deuses e como isso os humaniza. Apollo, como Lester, é um protagonista imensamente humano, e relacionável a cada livro que passa.

Meg, a pequena filha de Deméter (outro ponto muito positivo dessa série, trazer ao destaque semideuses de deuses 'menos importantes' e que não foram tão abordados nas outras séries), passa por um desenvolvimento muito legal aqui, com um plot que tem a ver com a volta às suas origens, explicando muito do background da personagem, que tem muita importância na história como um todo. Riordan acerta também ao trazer personagens antigos, porém mais maduros, e que tem um papel diferente nesta narrativa. Piper, que não era nem de longe uma personagem favorita em Heróis do Olimpo, está incrível aqui e gostei muito da aparição dela e da importância que ela teve nesse livro. É muito legal ver aonde nossos heróis de outras sagas acabaram nos tempos de paz e o que eles vem fazendo, qual foi o seu futuro e o que eles tem para oferecer nessa nova jornada. Aplausos ao Tio Rick por assumir alguns riscos nessa série, muito necessários, e que geralmente autores de middle-grade não gostam muito de correr pelo tipo de público.

A escrita do Rick continua extremamente fluída, e amo a forma como ele usa os mitos nas histórias, dando a eles uma nova roupagem, mas sem perder a essência, e aqui ele trabalha com muitos mitos gregos/romanos e até fatos históricos da Roma Antiga que não são muito conhecidos do público geral, porém extremamente ricos e bem explicados, de forma que dá pra entender tudo muito bem ao longo do livro. O autor vem numa crescente muito boa desde Percy Jackson & os Olimpianos, e a cada livro dele fico ainda mais apaixonada por essas histórias. Esse livro é uma montanha-russa de emoções, e eu não conseguia parar de ler. Estou ansiosíssima para os próximos volumes, até por que este aqui terminou de 'preparar o terreno' e transicionar para o arco final - fomos apresentados a todos os vilões, sabemos o objetivo final e as principais 'batalhas' estão se encaminhando para seu ápice, as apostas estão lá no alto. Ou seja, daqui pra frente, é tiro, porrada e bomba o tempo inteiro e mal posso esperar!

sea 17/01/2023

I would be Apollo. I would remember
Esse definitivamente foi o melhor dentre os três lidos da série. Demorei mais para ler simplesmente porque estou voltando às minhas atividades normais - além da leitura de um livro em outra língua ser cansativa para os aprendizes.
O livro é o mais intenso dentre os três, os vínculos criados nessa história e o desenvolvimento dos personagens é incrível. Além disso temos um reencontro extremamente nostálgico que deixa tudo mais emocionante.
A história tem diversos plots do início ao fim e não possui um segundo de paz, mas acho que essa é, afinal, a graça desse livro.

MCzinhah 21/03/2023

O Rick voltou!!! Nossa, relacionamento dos personagens evoluiu demais, confesso q ate dei uma choradinha kkk e embora a fantasia em si ainda seja bem bobinha, evoluiu bastante comparado aos dois primeiros

Benicio 31/08/2023

Continuamos a acompanhar a jornada de Apolo em enfrentar o triunvirato e libertar os oráculos. Entre alguns momentos bons, não foi o melhor livro de fato

marcosyas 26/12/2023

Tio Rick puxou meu tapete todinho
Eu sabia o que viria nesse livro, mas apenas não estava preparada! Tirando esse acontecimento traumático, foi bom ver a evolução do Apollo versão humana mais uma vez!
O universo Percy Jackson tem meu coração todinho e sempre acho a leitura muito prazerosa (exceto quando o digníssimo autor acha que precisa trazer um evento tão traumático pra história).