Batman: O Cavaleiro das Trevas

Batman: O Cavaleiro das Trevas Frank Miller

Resenhas - Batman - O Cavaleiro das Trevas

Jesnner 02/04/2022

Quero que você lembre do homem que destruiu você
Batman: o cavaleiro das trevas é para quem gosta de histórias cruas. Sangrando mesmo.
Os ingredientes para essa carnificina são os mais sórdidos: vilões consagrados, como Duas Caras e o Curinga; Gotham City bombardeada por gangues; a ameaça de uma guerra nuclear; a mídia e a opinião pública divididas; um herói (?) quase sessentão voltando da aposentaria.
O Batman, mais velho e limitado, convive com seus próprios dilemas e questões morais, ao mesmo tempo que tenta deixar um legado em uma cidade completamente tomada pelo caos.
O enredo é envolvente, as histórias são frias, bizarras, mas totalmente factíveis. Mesmo sendo lançada no final dos anos 80, a HQ soa atual, discutindo temáticas muito relevantes atualmente: o limite do direito civil, a insegurança das grandes cidades, a mídia dissimulada em busca de holofotes. Tá tudo aí!
Para não dizer que tudo são rosas, vale destacar o layout de algumas páginas, que acaba sendo confuso no início. Nada que vá prejudicar a leitura, contudo, no meu gosto pessoal, algumas falas e balões acabam meio apertados no meio de tanto quadrinho.
As ilustrações e cores, por outro lado, são um show. Incrível como captam perfeitamente o caos efervescente dos acontecimentos.
Cavaleiro das trevas é uma HQ recheada de tramas, histórias e de opiniões divergentes sobre o homem-morcego. Repleta de pontos de vista e de contradições que transformam o Bruce Wayne em um dos heróis (?) mais fascinantes do mundo dos quadrinhos.

Bill 18/06/2010

Esse é um encadenado contendo O Cavaleiro das Trevas 1 e O Cavaleiro das Trevas 2.

O Cavaleiro das Trevas 1 é considerado uma das melhores HQs da história, esta é a obra-prima de Frank Miller, sem dúvida. A ação, violência e correria presentes determinaram a "cara" das HQs americanas nos anos seguintes. Nesta história ele foi responsável pela história e também pelos desenhos. O cara é fera.

O Cavaleiro das Trevas 2 é, talvez, o maior fracasso de Frank Miller. Difícil saber o que deu na cabeça do "homi". Até seus desenhos, em um estilo diferente, deixaram a desejar. Tem muita "patriotada", ou seja, propaganda americana em exagero. Desta vez ao invés de influenciar, ele foi influenciado. Uma pena.

lorran_dossantos 10/07/2022

HQ lendária.
Sempre fui fã do Batman, desde criança, mas não havia lido nada até pouco tempo atrás por mera preguiça, já que tinha muita obra pra conhecer. Até que comecei a pesquisar as HQs essenciais e uma delas era essa, mas dizia pra deixar pra ler após outras leituras. Porém, quando vi certos quadros e soube que era um Batman amargurado e já idoso, fui atrás da animação e me vi PRECISANDO ler isso. Na época, tava um pouco cara essa HQ e eu desisti, até que ganhei da minha namorada e foi um dos melhores presentes que ganhei. Comecei e a cada página eu me via mais vidrado, mais impressionado com a narrativa e os quadros. Eu simplesmente não conseguia parar de ler, porque era uma das melhores coisas que eu já havia lido, de um nível de sofisticação altíssimo. Os quadros onde o Batman lembrava do assassinato dos pais e os quadros onde a mídia "passava" as informações me impressionaram demais. Enfim, é uma HQ perfeita e, sem sombra de dúvidas, a minha Top1.

Hudson 09/05/2012

A primeiro ponto, me lembrou Nietzsche, " o homem é algo que deve ser superado" Wayne tenta fazer isso, e até consegue é feliz em sua missão mesmo velhoconsegue se superar e colocar as coisas no eixo até certo ponto.

Tal como em Watchmen, o interessante é o foco político da história ainda ambientada no périodo da guerra fria o medo de um ataque nuclear a qualquer momento,a ameaça a liberdade entre outras coisas, aqui os quadrinhos são utilizados como arma de propaganda política, ou mesmo critica política ponto interessante, que mais uma vez afirma categoricamente que quadrinhos nunca foram infantis.

Também é bem legal ressaltar, que o foco da história é um anseio coletivo Wayne é a manisfestação do homem que se move em busca do seus ideais fazendo o que o estado não faz, se superando mesmo já com 55 anos, lutando pela ordem trazendo de volta o conceito dos vigilantes, que mesmo "tentando" impor a ordem ainda sim, são vistos como "marginais" ou mesmo psicopatas em até determinado ponto, o questinamento da legalidade júridica sobre a justiça com as próprias mãos, também presente em watchmen se faz mais claro aqui.

Até pelo o fato de o cenário ser mais urbano a cidade, tudo isso contrastado com a realidade americana de liberdade igualdade e fraternidade, Wayne deixa de ser apenas um cidadão para se tornar um ator social frente a uma realidade que beira algumas vezes o apocalipse, entretando é dificil mensurar o alcance que a história pode alcançar, Batman o cavaleiro das trevas foi revolucionário como quadrinho em muitos aspectos porém acho que o mais fortuíto foi mostrar um homem "normal" que tenta modificar a sua realidde e o seu meio.

Sem dúvidas é uma leitura proveitosa que pode ser observada de vários aspectos, social, filosófico,político,humano,histórico, moral (o questionamento do heroísmo e seus frutos) e artistíco que ainda sim se faz necessário ressaltar além de tudo é muito bem desenhada, e que demonstra muito do anseio de seu tempo, nas entrelinhas o que o povo pensava latentemente, no fim dos anos 80 um clássico mais do que recomendado, sem dúvida alguma.

André Gonçalves 20/07/2012

Sem comentários
Adjetivar uma obra prima é um ato pretensioso e herege.

Rafael 24/10/2012

O mundo de Miller
Imagine um mundo um pouco mais real, onde a maldade e os sentimentos a flor da pele são manifestadas nos vilões e super-heróis! É bem isso q Miller fez =) ... magnífico!

calebefernands 16/07/2021

Simplesmente a melhor versão do Batman
Esse encadernado é dividido entre O Cavaleiro das Trevas I (lançado nos anos 80) e a sua continuação O Cavaleiro das Trevas II (que foi lançada por volta dos anos 2000). E antes da gente conversar sobre o conteúdo em si, a gente precisa dividir o joio do trigo.

O Cavaleiro das Trevas I é surreal - Frank Miller mandou bem demais, o cara simplesmente criou uma versão mais velha do Batman, mais frio e amargurado. A trama é excelente, tudo é de altíssima qualidade, e olha que eu nem gosto tanto da DC. Fora a inesquecível batalha entre o Batman e o Superman, é genial.

Por sua vez, O Cavaleiro das Trevas II, foi a pior HQ que eu já li na vida. Frank Miller poderia aproveitar tudo o que ele tinha criado e reutilizar de uma forma agradável, a continuação de uma das maiores obras-primas da DC foi totalmente desperdiçada com uma trama péssima. Se vocês tiverem a oportunidade, não leiam O Cavaleiro das Trevas II, é péssimo.

O que me desagrada em ambas HQs é o traço do Frank Miller. Na primeira parte é até que bom (não algo lindo, uma arte ok), mas na segunda parte chega ao ponto de incomodar.

Portanto, O Cavaleiro das Trevas possuí minha versão de Batman favorita, mas infelizmente Frank Miller (queria fazer uma grana) e criou uma continuação péssima. Essa é a razão das 4 estrelas, e não 5.
calebefernands 16/07/2021minha estante
perdoem se eu esqueci de colocar alguma coisa, tô escrevendo isso caindo de sono

Tatah 10/04/2015

Do luxo ao lixo.
De Bátima sentindo a vida fluir por sua máscara novamente para terremoto de Superman+Mulher Maravilha.
Que situ esse Cavaleiro das Trevas 1 e Cavaleiro das Trevas 2....

Vinicius 18/08/2022

Batman veio muito foda
Melhor história do Batman! Frank Miller merece o meu respeito, mas a parte II deixou a desejar. Gostei muito da HQ!

Adam.Christiam 06/05/2021

O Cavaleiro Ressurgiu
Esse não é só um marco nas histórias do Batman, mas nas histórias em quadrinhos em si! Abalou todo o mercado e ditou o tom para o cruzado encapuzado (Batman) ao decorrer dos anos até o que nos conhecemos hoje.
Frank Miller no seu Ápice, faz um Batman já idoso voltando a ativa, ele não usa brinquedinhos tecnológicos, o Batman do Frank usa as próprias mãos.

"Hoje, nós somos a Lei, Hoje, eu sou a Lei." (Batman)
Letícia 06/05/2021minha estante

Edu 03/01/2022

O auge do herói que Gotham merece.
O cavaleiro das trevas I é o auge das historias de super herói, nunca li nada igual e acho difícil ler, top1 quadrinho de super herói fácil.
O cavaleiro das trevas II não é ruim como falam, só peca muito na arte e na sexualização exagerada, no geral tem uma boa história, OBS: não vá lê com nenhuma opinião formada.

arthur rosa 10/10/2021

Frustante
Definitivamente, hq de herói não é a minha praia, arrastei a leitura o tempo todo, não sei como consegui terminar. Entretanto foi interessante ver cenas clássicas das adaptações no formato original, e também ajudou a esclarecer algumas dúvidas que carreguei ao assistir os filmes da fase mais recente da DC.

Coruja 02/02/2017

O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller começa com um Bruce Wayne envelhecido e aposentado de suas excursões noturnas como vigilante. Dez anos se passaram desde que ele pendurou a máscara, e Gotham passa por uma onda de violência liderada por uma gangue chamada “Mutantes”. A corrupção e inércia do governo fazem com que a situação chegue a um ápice caótico e Bruce, incapaz de continuar em silêncio, retorna ao uniforme de Batman para limpar as ruas da cidade.

Enquanto Batman aterroriza os criminosos de Gotham, e com sua volta, traz de reboque o despertar do Coringa - que preso no Asilo Arkham, estava catatônico há anos -, o ressurgimento do Duas Caras e uma nova Robin, descobrimos que dos antigos heróis, apenas Superman continua na ativa, como um agente secreto do governo americano e arma especial contra os soviéticos, com referências claras à Guerra Fria e a ameaça de um inverno nuclear que pesa sobre uma sociedade cada vez mais paranóica e histérica.

Os heróis vivem aqui numa área cinzenta, com Superman e Batman em dois espectros opostos na sua interpretação de justiça. Enquanto Clark serve a um governo e se prende às suas ordens e leis, agindo como cão de guarda secreto do presidente (que mesmo com a troca de nome pode ser reconhecido como Ronald Reagan), Bruce não hesita em justificar e até glorificar a violência necessária à imposição de sua ideia de moralidade. O Batman é uma sombra maior que o próprio Bruce por sua reputação e legado, algo pior que um criminoso, pois capaz de lhes inspirar terror e medo.

A reimaginação de Miller para Bruce Wayne influenciou tudo o que veio depois. Até então, Batman era associado especialmente ao seriado cômico dos anos 60, no qual o homem morcego era interpretado por Adam West. Após O Cavaleiro das Trevas, houve um retorno à origem mais sombria do vigilante, carregando ainda as tintas em sua natureza obsessiva e amargurada, e tornando sua posição de herói extremamente ambígua. Afinal, arvorando-se juiz e executor, os atos do Batman podem ser construídos como tão criminosos quanto os dos vilões que persegue.

Publicadas em 1986, a obra de Frank Miller, junto com Maus de Art Spiegelman e Watchmen de Alan Moore, foram consideradas o clímax de um ano extremamente prolífico para a indústria dos quadrinhos. No esteio da revolução iniciada por artistas como Stan Lee e Jack Kirby - que na década de 50 trouxeram para o gênero dos super-heróis uma caracterização mais realista, com personalidades complexas, que evoluíam ao longo das histórias - e do início das lojas especializadas em quadrinhos, na década de 70, essas histórias passaram a tratar de questões sociais e políticas contemporâneas, chamando a atenção da crítica, que até então encarava quadrinhos como ‘coisa de criança’.

Spiegelman, com sua obra autobiográfica, retratou o holocausto e seu alcance e horror mesmo décadas após o final da guerra. Moore e Miller, por sua vez, exploraram o ambiente da Guerra Fria, sendo ambos marcados pelo espectro da bomba atômica. Corrupção, manipulação midiática, paranóia, sexo, heróis ambíguos, direitos humanos, anarquia e desobediência civil - é possível encontrar ganchos para ricos debates em todas essas histórias.

Para aqueles que acompanham a trajetória do Batman ou que se interessam pela história dos quadrinhos, O Cavaleiro das Trevas é leitura obrigatória. Bom observar ainda que à minissérie em quatro edições publicada em 86, seguiram-se duas continuações, uma em 2001, outra iniciada em 2015, que embora não tenham tido o mesmo impacto daquela primeira parte, também somaram à mitologia do Batman e continuam a inspirar os artistas que trabalham com o personagem hoje.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2017/02/desafio-corujesco-2017-um-livro-que.html
Marcus.Vinicius 07/10/2017minha estante
Um clássico dos quadrinhos! De fato, leitura obrigatória!