Puddin

Puddin' Julie Murphy

Resenhas - Puddin'

@vaisetratarleitora 19/12/2022

Melhor que o anterior
Esse livro se passa após os acontecimentos do livro Dumplin', e é contado pelo ponto de vista da Millie e da Callie, que conhecemos no livro anterior. Os acontecimentos dele são importantes pra entender coisas nesse livro, então é bom ler aquele primeiro e depois esse. A história provavelmente continua em Pumpkin', o terceiro livro da série, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

Nesse livro temos a volta de todos os personagens do livro anterior e acompanhamos de certa forma o desenrolar das suas vidas, mas o foco são a Millie e a Callie.

A Millie é muito fofa, a mãe dela é horrível e o pai dela é legal, embora um pouco omisso. Não gosto muito da vibe de positividade e good vibes da Millie, mas esse livro nos ajuda a entender melhor ela, suas escolhas e sua forma de agir. Ela é muito corajosa.

Um ponto interessante da história é que todo mundo sempre acha o outro corajoso ou um exemplo a ser seguido, mas mostra que a própria pessoa muitas vezes está bem longe de se sentir um modelo ou até de saber o que está fazendo. O que na minha opinião, mostra que na realidade, devemos nos inspirar menos nos outros e seguir mais o que nós queremos fazer, pois a pessoa do outro lado, está tão perdida quanto a gente.

A Callie é uma personagem bem controversa. Odiei ela no outro livro e passei metade desse odiando ela, mas ver ela crescer e se transformar foi muito legal e terminei torcendo muito por ela, pra que ela encontrasse um rumo pra vida dela e o seu final feliz.

O Mitch que eu achava um fofo mas um frouxo por continuar com os amigos babacas, finalmente tomou uma atitude de homem e era só o que eu precisava pra poder amar ele. Espero muito que o final feliz dele dê certo.

Diferente do livro anterior, acho que esse trouxe melhor a questão da gordofobia sem tratar pessoas gordas como doentes nas entrelinhas. Mostrou muito bem a pressão estética e a gordofobia social e o quanto pessoas gordas são preteridas em coisas que são boas, simplesmente por não terem a "aparência certa". A desconstrução da Callie mostrou muito bem esse processo de entender como isso funciona, os pensamentos preconceituosos das pessoas e o quanto isso é nocivo.

Achei esse livro bem melhor do que o anterior e super recomendo. Estou ansiosa pra ler a continuação, pois odeio final aberto. Eu queria saber mais sobre o curso da Millie, sobre o rumo da Callie, como foi o encontro dos pais da Millie com o Malik, muitas coisas foram omitidas e eram coisas que eu queria saber.

Um adendo especial pra Amanda, uma amiga super querida, uma garota muito fofa e a conversa dela com a Millie foi de cortar o coração.

Eu me emocionei muito menos nesse livro do que com o anterior, e acho que isso também me influenciou a gostar mais desse, porque eu odeio ficar chorando sem parar enquanto leio.

Esse livro também não tem cenas hot, o que eu amei.

Recomendo demais a leitura.

Mili 09/12/2022

????????
?For the longest time, I thought the power of positive thinking would get me by. And it helps, that?s for dang sure. But it?s takes more than thinking and hoping and wishing and praying. You need a whole lot of doing.?

ClAudia 11/08/2021

Quando comecei o livro e vi que a Millie tava narrando eu fiquei muito feliz!
Eu adorei ela no primeiro livro, sempre tentando enxergar o lado bom das coisas, não se deixando abalar (muito) com o que os outros pensam e dizem sobre ela. Mas, claro, essa era a visão da Willowdean. Quando entramos na cabeça da Millie a gente vê que ela tem os momentos de insegurança, que ela se deixa levar muito pelo que a mãe fala, uma mãe com sua própria bagagem de gordofobia e preconceitos. Mas fiquei tão feliz de acompanhar a evolução dela, o jeito que Millie luta por si mesma, pelos seus sonhos, apesar de tantos obstáculos.

Ela contou com a ajuda da outra narradora da história, Callie. Sim, a amiga gordofóbica e antipática da Ellen, do primeiro livro.
Confesso que me desanimou ter que ler o pov dela, porque não gostei da personagem. E fiquei até metade do livro não gostando, mesmo tendo uns insigts da vida dela e das coisas que sofreu e sofre por ser latinx. Mas no fim eu gostei bastante de como ela aprendeu que seu comportamento feria as pessoas, aprendeu a ser uma boa amiga... Ainda não sou a maior fã, mas ela lutou pela millie e isso conta a favor kkkk

Não é um livro que me marcou tanto quanto o primeiro, mas gostei de ver mais das meninas que eu adoro tanto.

50livros 11/08/2020

Livro bom para se divertir muito
Apesar de Dumplin' não ter sido um livro favorito meu, algo na trama e na escrita da autora me fizeram ficar meio desesperada pela continuação. Apesar da editora Valentina, que publicou o primeiro volume, ter os direitos de publicação da sequência, isso ainda não aconteceu. Então, acabei me rendendo a escutar o audiobook em inglês mesmo. Não me arrependo nem um pouco, porque esse é simplesmente maravilhoso. Não sei se o audiobook em si ajudou na experiência, pois é super bem narrado, mas curti a leitura do início ao fim. As personagens estão incríveis e realmente tem química entre elas. A escrita da autora melhorou consideravelmente e o desenvolvimento da trama é completo, não deixa nada em aberto ou mal explicado, o que adorei. Foi uma experiência maravilhosa e já não vejo a hora de investir na edição brasileira quando for lançada.

site: https://www.50livros.com/post/resenha-de-puddin-s%C3%A9rie-dumplin-vol-01-de-julie-murphy

Rosana - @tudoquemotiva 22/04/2019

Mais do que um livro sobre amizade
O livro vai continuar mais ou menos de onde parou Dumplin', não é bem uma continuação, mas vai citar situações do livro anterior, então recomendo que leiam o primeiro, antes de se aventurar por esse. Aqui nesse livro vamos seguir o ponto de vista de dois personagens, a Millie e a Callie.

A Millie, assim como a Callie, foram participantes do concurso de beleza que acontece no primero livro. Porém, Millie sempre mateve uma atitude positiva sobre cada situação da sua vida, já Callie é aquela realista que acredita que o mundo não é tudo flores.

Millie é a personagem gorda que tenta ver o mundo com outros olhos, ela sabe que as pessoas irão julgá-la por ser do jeito que é, mas ela não deixa isso influenciar sua vida e decisões. Muito pelo contrário, ela usa isso como muleta para ter uma vida mais leve e mais livre para ser quem ela é. Isso não quer dizer que ela não seja determinada e que vai fazer de tudo para ir atrás dos seus sonhos.

"I think so many of us waste too much time dreaming of the things we believe we can't have. But I'm done dreaming. I'm ready to make my dreams my reality."

Já Callie, é a garota popular da escola. Ela faz parte do grupo de dança, tem o namorado perfeito, amigas perfeitas, mas de alguma forma, bem lá no fundo, ela sabe que a vida não é apenas isso. Ela sempre se preocupa com o que os outros vão achar dela e ela faz a sua vida girar em tordo na opinião alheia.

Eventualmente, o caminho das duas vão se cruzar e, o que parece ser mais improvável uma amizade um pouco turbulenta, acaba se tornando o que as duas personagens mais precisavam naquele momento. Com o otimismo da Millie e o choque de realidade da Callie, as duas baterão de frente em muitos momentos, mas o fim será satisfatório para ambas as partes.

Eu fico cada vez mais impressionada com a habilidade da autora de escrever um livro com uma história linda, de impacto, mas também por colocar várias questões sociais no meio. Aqui vamos tratar, claramento de bullying, gordofobia, xenofobia (mesmo que em um grau leve), aceitação, sexualidade, entre outros. Parece demais, mas a autora consegue ser pontual nas escolhas e consegue acertar em cheio.

Nesse momento eu posso dizer que já li todos os livros da autora, e devo dizer que Puddin' está em primeiro lugar empatado com Ramona Blue, que apresenta mais ou menos a mesma carga emocional que esse aqui.

"If you can't love the whole of a person, do you really love them at all? "

Em muitos momentos é possível você estar rindo e se divertindo em uma página, e na seguinte estar se emocionando com alguma situação. A autora também dá uma aula de sexualidade quando apresenta a personagem da Amanda explicando com ela se sente em relação às outras pessoas.

Devo ressaltar também, a evolução da autora ao acrescentar os moçoilos no enredo. Tanto os personagens do Mitch (lembram dele em Dumplin'?) e Malik são sensacionais e dão super apoio para as garotas na trama. E devo dizer também que Bo não é nada se comparado à esses dois.

Outra coisa que me deixou incomodada foi a mãe da Millie, sei que é difícil tentar entender outra realidade quando você só tem uma para usar de exemplo - que é caso aqui. A mãe da Millie é a personagem que era gorda e perdeu peso, encontrou o amor da sua vida e se baseia nesse peso e nessa mudança de vida para ser feliz. É nessa situação que ela baseia sua vida e que tenta forçar em Millie, mas o que ela não percebe é que a Millie é feliz do jeito que é, e não é perdendo peso que vai mudar quem ela é.

Enfim, eu já falei demais aqui, mas isso não muda o fato de eu ter curtido demais essa leitura. E mais ainda por ter feito em conjunto, o que é sempre uma experiência positiva. Mal posso esperar os próximos lançamentos da autora, mesmo que seja nesse mesmo universo de Dumplin' ou até novas histórias. Recomendo demaaais esse livro e essa autora!

site: http://www.tudoquemotiva.com/2019/04/livro-puddin-dumplin-2-julie-murphy.html