O Diabo dos Números

O Diabo dos Números Hans Magnus Enzensberger

Resenhas - O diabo dos números

Rogelho Jr 17/05/2021

Viciante
O tipo de livro que você pensa que vai ler 5 minutos por dia e quando vê já terminou, leve e interessante, fala de matemática de uma forma diferente, recomendo pra crianças e adultos.

Sthaelle 16/08/2010

É um livro muito bom!
Na época em que eu li, eu ainda me "entendia" com matemática ei dei muita risada com as táticas que o autor descreveu.
O certo seria ler um capítulo por noite e eu até consegui fazer isso no primeiro dia. Mas depois a minha curiosidade foi tanta, que eu li ele todo na segunda noite. rs

Thirodrigues recomenda 27/05/2022

Melhor livro para evolução matemática
Um menino começa a ter sonhos com o "diabo dos números " que faz diversas provocações e descobertas numéricas e não numéricas.

emii 30/03/2021

O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger
As ilustrações excepcionalmente bonitas aprofundam a magia desta fantasia matemática... Robert é atormentado por pesadelos até que uma misteriosa criatura chamada Teplotaxl aparece para ele uma noite. Robert, que odeia tudo o que tem a ver com números, pensa que é apenas mais um pesadelo, mas, surpreendentemente, fica fascinado pelas complexidades da matemática ensinada pelo exigente, mas sempre entusiasmado, Diabo. Em uma série de 12 sonhos, Robert (e o leitor) são apresentados a teorias cada vez mais complexas, de diferentes tipos de infinito a números triangulares. Robert e o Diabo encontram famosos matemáticos do passado e toques surreais e problemas colocados diretamente ao leitor contribuem para o tom lúdico. O uso generoso e estratégico da cor, no entanto, fornece o maior impulso: até mesmo as equações matemáticas parecem festivas aqui. As ilustrações de página inteira também ajudam a esclarecer os princípios matemáticos. Muitos leitores podem muito bem se assustar com a cadeia de conceitos matemáticos, particularmente porque o raciocínio por trás de vários dos ?truques? demonstrados pelo Diabo é abordado apenas superficialmente, mas para certos tipos de leitores este será um dos favoritos.

Rafaela 23/03/2021

Quem tem medo de matemática???
Um história destinada ao publico infanto juvenil que veio para mostrar que aprender matemática pode e deve ser divertido. O diabo dos números explica a matemática de uma maneira bem irreverente.

Mi 25/04/2020

Quando li esse livro, eu estava no ensino fundamental. Aprendi muitos macetes para resolver cálculos rápido. Na época eu adorei esse livro, eu era a louca da matemática.

kauan 22/06/2010

O Diabo dos Números
É um bom livro, acho que não curti tanto ele porque fui obrigado a le-lo para a faculdade.
E parece que não importa o livro, quando é obrigação ele se torna muito chato.

Mas ainda assim aprendi bastante coisas com ele, tem uma escrita fácil e não é só para o publico infantil.

Quem gosta de matemática vai gostar deste livro.

vsc bibliotecária 26/05/2010

Único defeito: DEVERIA TER MAIS PÁGINAS!!!
Nossa, quando estava me empolgando, o livro chegou ao fim :/

Depressão total...

Aumentou minha curiosidade.

Tbm queria um diabo dos números me visitando em sonhos para me envolver a gostar ainda mais da Matemática. O jeito foi me matricular no Kumon...

Maria 08/09/2020

Divertido e levinho
Mostra assuntos da matemática de maneira simples e envolvente. Quero na minha estante pra sempre!

Gracielle.Meliza 22/10/2021

Resenha
O diabinho atazanando o cara é muito engarcado e também a parte que ensina um pouco de matemática básica.

Darah 14/11/2021

muito bom para quem não gosta de matemática
Eu odeio matemática e li um livro sobre matemática. Ele tem uma leitura leve, nada que necessite de vários neurônios para compreender, e é ótimo para quem não gosta de matemática, já que o livro " ensina" de forma suave e não como um monstro, como geralmente vemos matemática.

Cris Compagnoni 02/12/2011

Já estava demorando para que eu postasse algo relacionado a Matemática novamente, mas esta ciência que muitos julgam ser chata e incompreensível pode ser muito divertida se vista pelo ângulo certo, e é justamente isso que O DIABO DOS NÚMEROS tenta mostrar ao leitor.

Não é um livro didático, muito menos um daqueles livros pra professores que ensinam “como ensinar Matemática”; é algo louco, surreal, cheio de curiosidades, raciocínios lógicos, brincadeiras e o que é mais importante: uma leitura muito, mas muito divertida mesmo, me rendeu boas gargalhadas.

O livro conta a história de Robert, um menino comum que usa um pijama azul e, como a grande maioria, detesta Matemática, ele não via sentido algum naquela montanha de números e cálculos que não servem pra nada, para ele os números eram absurdos e inúteis. Até que surgiu Teplotaxl, e sabem que eu o entendo perfeitamente, por que um matemático não sabe ouvir que “a Matemática não serve pra nada” e ficar quieto, acho que isso é a pior coisa para se dizer a um matemático.

Teplotaxl é um diabo, o Diabo dos Números, e ele começou a aparecer nos sonhos do Robert, e é claro que o menino não gostou nada disso, mas como ainda não estamos nos tempos dos “Os Jetsons” em que o garotinho escolhia com o que queria sonhar (lembram do desenho animado?), e quando estava dormindo, Robert não conseguia simplesmente acordar porque não gostava do sonho, então mesmo contrariado ele resolve entrar na onda do diabo.

É aí que a história começa a ficar legal, Teplotaxl pinta e borda com a Matemática, em um total de doze sonhos ele faz malabarismos tão interessantes que os números simplesmente deixam de ser malditos e passam a ser os companheiros de aventuras daquele menino que não podia nem ouvir falar em Matemática.

O livro é cheio de ilustrações, completamente colorido e faz que com essa enigmática ciência se torne muito divertida. O assunto mais abordado é a Teoria dos Números, gostei das brincadeiras com o Triangulo de Pascal, números quadrados, números triangulares (os quais desconhecia mesmo tendo cursado faculdade de Matemática), números pitagóricos e cálculos geniais. Robert passa a achar os números diabolicamente divertidos.

Tenho certeza de que quem já gosta de Matemática irá adorar esse livro, mas esse é um livro pensado para aqueles que, como Robert, odeiam Matemática, não que depois de ler o livro todos vão passar a gostar dela, mas pelo menos vão aprender a olhar para ela pelo ângulo certo, verão que pode ser divertido estudar Matemática.

Agora, a idéia de assombrar um menino com o seu pior pesadelo para fazê-lo superar o seu medo pode nem ser tão original assim, mas um Diabo dos Números achei sensacional, ainda mais em sonhos, algo do qual não conseguimos nos livrar e muito menos escolher, temos que aceitar e aprender a lidar com eles; não existe fuga possível.

É justamente isso que me encanta nas histórias, a criatividade do autor, quando termino de ler algo assim sempre vem o pensamento: “eu nunca teria imaginado uma coisa dessas”, se não pensar assim é porque a história não foi tão boa, ou seja, é algo que até eu poderia ter criado, o que não é o caso de O DIABO DOS NÚMEROS!

Thiago 07/06/2012

Um Diabo que todos vão amar!
Este é um livro que traz exatamente aquele espirito que os professores de matemática deveriam passar aos seus alunos: mostrar o quanto a matemática pode se mágica e interessante.

Em "O Diabo dos Números", Hans Magnus Enzensberger nos traz a história de um garoto que sofria com pesadelos constantes e odiava "tudo que tenha haver com matemática" (página 11). Robert é seu nome e, depois de tantos pesadelos um dia, em seus sonhos, ele recebe a visita de um diabo dos números, Teplotaxl, que cheios de truques matemáticos, a cada encontro faz crescer uma verdadeira amizade e uma admiração em Robert pela "rainha das ciências".

O livro possui uma linguagem simples e é rico em ilustrações. Diria que há uma semelhança com o pequeno príncipe. Não se preocupe leitor, mesmo se tratando de matemática o livro não possui a sua linguagem técnica e nem fórmulas mirabolantes.

Recomendável para qualquer pessoa. Especialmente à professores de matemática, onde os mesmos podem utilizar as curiosidades matemáticas relacionando-as com os assuntos ensinados e enriquecendo suas aulas. Seria uma possível forma de fazer as pessoas ou os alunos verem como a matemática pode ser bela e até mesmo divertida.

shinju__ 31/08/2021

Perfeito!!!
Gente que livro maravilhoso, eu não sou mais criança mas me senti uma lendo esse.

Ensina matemática de um jeito tão divertido que a gente se pega gargalhando no meio da leitura, simplesmente maravilhoso e ainda vem com exercícios pra fazer ???
Amei muitoooo