Mistérios

Mistérios Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Mistérios

bookmin 03/02/2024

Os contos na ordem dos que eu mais gostei
1. as formigas
17. o noivo
18. o dedo

quielsg 11/05/2023

A Dama da literatura brasileira
É um privilégio poder ter contato com a escrita da Lygia na língua original dela.

Essa foi a minha primeira vez com as história da Lygia Fagundes Telles. Já estou apaixonado. Não imaginava que teria tanta coisa em comum com ela, a forma como não só escreve mas também usa as palavras ao seu favor me fascina e faz dar gosto de ler. Fui logo ver a antiga entrevista dela pro Roda Viva, me fez virar mais fã dessa mulher!

O último conto me deixou extremamente triste, com certeza vai ser uma coletânea que eu vou em algum dia aleatório reler uma história só para me lembrar das sensações que tive pela primeira vez.

Ana Karine 16/01/2023

antes e depois dos mistérios de lygia
uma curiosidade sobre mim é que existem autoras que eu tenho plena certeza que vão mudar minha vida. existe uma karine antes delas e outra depois delas. sinto isso com clarice lispector, elena ferrante, maya angelou e outras. sentia o mesmo com lygia. por isso que quando vi "mistérios" no sebo, soube que era o momento de lê-la.

não sei muito bem o que esperava, mas esperava muito. e lygia me pegou de surpresa, desprevenida. esse livro que é uma seleção de contos conseguiu me fazer rir, pensar, chorar. me fez ficar horrorizada, enojada, encantada. a forma como lygia escreve o absurdo, o aterrorizante e o fantástico é cativante e impossível de parar de ler. com certeza, me marcou muito. não vejo a hora de ler outros da autora.

segue as notas de todos os contos do livro:

1. Emanuel - 2/5 (não conseguiu me prender, começo fraco)
2. A Caçada - 4/5 (fiquei instigada, o final me pegou de surpresa)
3. As formigas - 4/5 (completamente horrorizada, não consegui parar de ler)
? 4. O dedo - 5/5 (devaneios de uma ariana, consegui me conectar a partir desse)
5. O jardim selvagem - 5/5 (problemas familiares, construção impecável)
? 6. Lua crescente em Amsterdã - 5/5 (impecável, sem mais ?)
7. O encontro - 5/5 (esse me deixou boquiaberta olhando pro teto)
8. Seminário dos ratos - 3/5 (achei hilário, mas não tão bom quanto os outros)
? 9. Tigrela - 5/5 (entrega TUDO)
? 10. Natal na barca - 5/5 (dolorido e lindo)
11. Negra jogada amarela - 3/5 (não entendi o conceito)
12. A estrela branca - 5/5 (traição e reviravoltas, perfeito)
13. O muro - 3/5 (fofo, mas nada demais)
? 14. Um coração ardente - 4,5/5 (falaria desse por HORAS, o mais inteligente e ABSURDO, me deixou doida)
15. Noturno amarelo - 4,5/5 (achei triste demais)
16. O noivo - 3/5 (me revoltou)
17. A mão no ombro - 2/5 (melancólico e descritivo demais)
18. Venha ver o pôr-do-sol (o mais aterrorizante e psicótico do livro, fiquei com medo)
19. A presença - 5/5 (impecável ?)

quote preferido: "Anos e anos tentando desenredar o fio impossível, medo da solidão? Medo de me encontrar quando tão ardentemente me buscava?"

beatriz 03/10/2022

Não tem erro.
Mais uma vez a escrita da Lygia me encantou; não me agradou muito, porém, a experiência de ler os contos por "coletânea de temas", então seguirei lendo pelas publicações da própria autora. De qualquer maneira, nada que afetou muito a experiência de leitura. 5/5 como sempre.

Meu top 10:
8. Noturno amarelo
9. Seminário dos ratos
10. A estrela branca

Eduardo Rockwell 08/06/2022

A MAIOR ESCRITORA BRASILEIRA...
A primeira vez que ouvi falar sobre Lygia Fagundes Telles foi esse ano, após seu falecimento...
E por um acaso, esse livro veio parar em minhas mãos logo em seguida.

Meu namorado estava arrumando uns documentos e ele estava lá no meio servindo de guarda-papel.
Peguei-o, tirei tudo de dentro e dei uma olhada.

Misterios... Dizia o título.
Lygia Fagundes Telles... Lembrei da nota fúnebre do jornal.

Sempre achei que esses autores brasileiros mais velhinhos escrevessem sobre coisas chatas, de linguagem difícil e que se tornavam um clássico por não sei o quê.

Dias antes já tinha tentado ler "O Alienista" do Machado De Assis, que tinha uma sinopse bem curiosa inclusive, mas me perdi em coisas sem importância (sem importância pra mim), na linguagem coloquial e na grande chatisse que era. Desisti.

Mas a Lygia... não sei, algo me levou ao seu livro de maneira instantânea, assim que o peguei fui tomado por uma grande curiosidade, quis ler algo dela porque sim! E naquele instante!

Acompanho uns sites literários e lembro de ter lido sobre sua importância na literatura, aliás, após sua morte, só vi elogios...

E NOSSA!
QUE ESCRITORA!
QUE MENTE!
QUE GRAÇA!
QUE LEVEZA!
QUE ESCRITA!

Termino esse livro APAIXONADO por Lygia Fagundes Telles, e com mais dois livros dela na estante, que lerei muito em breve, "As Meninas" e "Os Contos", que reúne em um só todos os livros de contos da autora.

Se você tem curiosidade ou então só está procurando algo legal pra ler, recomendo que pegue este livro agora mesmo! Os contos são curtos, de 3 á 4 folhas, porém não se engane, Lygia sabe usar as palavras ao seu favor, e sempre se destacou como contista, o estilo literário no qual ela lançou mais livros.

Sua escrita, pra mim, foi a coisa mais real e linda que já li, poucos autores escrevem com tanto carinho e cuidado quanto ela, que consegue usar as palavras de forma tão profunda e ao mesmo tempo tão simples...
Diria que Laini Taylor e Erin Morgenstern são as únicas que trazem algo parecido, uma escrita poetica.

Mergulhe na mente dessa maestra das palavras e em sua sutileza, que é capaz de desnudar a alma humana de forma poética, tenebrosa e verdadeira.

Abaixo deixo uma pequena resenha de cada conto desse livro, sem spoilers, claro:

EMMANUEL - 2,5/5

Não sei... talvez uma péssima abertura. Tem um começo até curioso, mas ao decorrer das 5 páginas a verdade é revelada pela própria Alice e tudo começa a ser apenas devaneios despretensioso, até ficar chato. No final do conto as coisas até ficam curiosas, e o final pode até agradar e surpreender algumas pessoas, mas na minha interpretação o Afonso estava mentindo. Não tem como saber, mas é o que acho, afinal, não era mentira? Então pronto.

A CAÇADA - 5/5

Uau. Que conto MARAVILHOSO! Entregou uma vibe meio Ficção Científica provinda do Philip K. Dick, algo mais psicológico, meio doido e sem sentido. Um conto totalmente inesperado por mim, nunca pensei que fosse ler algo do tipo vindo lá do Brasil de 1965. Adorei, muito bem escrito, envolvente e surpreendente.

AS FORMIGAS - 5/5

Instigante, interessante, rápido e arrepiante! Um conto de suspense/meio terror que me fez arrepiar no finalzinho, sério, não é nada demais, mas a forma como a Lygia contou tudo me deixou vidrado. Acho que o que me conectou com a história é que já morei em uma pensão caótica, então pude meio que sentir como seria tudo isso acontecendo comigo kkkkkkk.

O DEDO - 3/5

Olha... Não foi bem uma história, mas um devaneio de uma mulher que achou um dedo na beira da praia com um anel chique, daí ela começa toda uma prosa sobre isso e sobre outras coisas. No final eu até gostei, são apenas 3 páginas meio... sei lá! O que me agradou foi a escrita, parece crescer a cada conto na minha cabeça, mas não é algo que talvez você que está lendo vá se agradar (do conto, no caso).

O JARDIM SELVAGEM - 5/5

RAIVA. Que raiva! Enfim, um conto maravilhoso e principalmente INSTIGANTE, ele vai soltando aos poucos os acontecimentos até chegar no plot final, que inclusive me deu um susto tremendo! Um ótimo mistério, uma escrita incrível e uma leitura rápida e de qualidade.

LUA CRESCENTE EM AMSTERDÃ - 4/5

Fantasia, acho que é esse o gênero do conto, que também é bem abstrato, terminei-o sem entender absolutamente NADA! Me liguei apenas na liguagem romântica e poética da escrita, um pouco floreada e delicada. Um bom conto fantasioso sobre dois jovens (ou não) que em certo momento pensei serem mendingos (ou não) ou apenas um casal que perdeu tudo em Amsterdã e foram morar na rua (ou não). Basicamente, vou guardá-lo como um poema ksksksks.

O ENCONTRO - 5/5

Um dos melhores! Esse conto é mistério puro, desde o início, e só se revela o que é nos últimos quatro parágrafos, que são ação pura e choque! Eu também estou cada vez mais encantado com a escrita da Lygia, muito poética, muito sensível... E também carregada de significados.

SEMINÁRIO DOS RATOS - 5/5

Essa mulher é incrível... Sinceramente! Antes de terminar essa história, acabei adquirindo o livro que reúne TODOS os contos dela, lançado pela Companhia Das Letras, e também me dediquei a ler sobre sua trajetória de vida, vi entrevistas e documentários sobre ela, e várias resenhas de seus livros no YouTube, porque fiquei completamente apaixonado pelo seu jeito de abordar histórias, é do jeito que me faz querer ler, que me toca. Isso só aconteceu comigo quando li meu primeiro livro do Philip K. Dick, que também era de contos kkkkkkk são meus 2 escritores favoritos, com certeza.

Sobre o conto, adorei, foi tão gostoso, calmo e prazeroso acompanhar o desenrolar de tudo, não sei o que dizer, eu apenas AMEI. É uma "ficção não científica" sobre um enxame de ratos, um pequeno conto (na verdade o maior até agora), mas que me prendeu de forma prazerosa, uma leitura maravilhosa.

TIGRELA - 5/5

Intrigante... No começo eu não soube me habituar a situação, depois de uma página tudo ficou claro, mas o final... Tive que recorrer á uma analise do conto na internet e então entendi do que se tratava, GENIAL. Lygia meu amor, aonde você estiver, descanse em paz.
Essa mulher tem uma mente do caramba!

Nesse conto vamos ficar por dentro do encontro de duas amigas, onde uma começa a relatar uma história conturbada com seu animal de estimação... UMA TIGRESA.

NATAL NA BARCA - 5/5

Simples, porém MUITO bom. Na reta final eu levei um susto ENOOORME, mas depois findou como findou ksksks É um conto de 3 páginas que me fez refletir, não sei exatamente sobre o quê, mas ah, é maravilhoso. Não sei se é porque estou apaixonado pela autora, mas sua simplicidade me agradou.

NEGRA JOGADA AMARELA - 2/5

Esse conto é dividido em 3 momentos, o primeiro apresenta um contexto da vida de Vera com sua amiga Kalina, que é descrita de forma muito confusa, num primeiro momento achei ter captado um racismo ou xenofobia, mas reli três vezes e cheguei a conclusão que não faço idéia! O segundo é um ato romântico, retratando um encontro amoroso de Vera, e o terceiro uma ligação confusa de Kalina e Vera no futuro...

Eu fiquei confuso com o final, não entendi muita coisa ao todo. No geral, é o pior conto da coletânea. A única parte que gostei foi do encontro amoroso.

A ESTRELA BRANCA - 5/5

Muito bom e bem misterioso hahahaha me tirou o gosto ruim que ficou da Lygia após o conto anterior.
A escrita é uma obra-prima!
E o título faz um sentido tão maluco e doloroso ao conto kkkkkkk

O MURO - 3,5/5

Um retrato sobre a velhice, a morte, as lembranças e uma certa indelicadeza para com os mais velhos. Eu gostei bastante, principalmente quando ele está relatando suas memórias, porém demorei um pouco mais pra pegar gosto, e quando peguei, acabou kkkkkkk

UM CORAÇÃO ARDENTE - 5/5

Poesia trágica... Não, não se trata de uma poesia, ainda é um conto, inclusive até agora o maior, porém a forma como foi escrito, as reflexões, os prazeres, os desgostos, as sutilezas da escrita foram fenomenais! Um final terrível, mas que se opõe a realidade de muita gente... Acho que esse é o meu preferido. MESMO EU ABOMINANDO O ATO FINAL, CLARO!

NOTURNO AMARELO 4,5/5

O final salvou tudo, já que eu não estava entendendo NADA! kkkkk pra falar a verdade ainda não sei se entendi, pelo menos não o que realmente aconteceu. O que houve? Era real? Mesmo a "alucinação", era real? Algo que aconteceu no passado? NÃO SEI.

O NOIVO - 5/5

Que raivaaaa! Não vou falar muito pra não estragar o mistério, mas... QUE RAIVA! kkkkkkk Um conto misterioso até demais, inclusive, sobre um cara que acorda no dia de seu casamento e não sabe nem quem é a noiva e nem que iria se casar, enfim...

A MÃO NO OMBRO - 1/5

Não entrei na vibe. Simplesmente o começo foi TÃO CONFUSO que eu tive que reler para continuar, e mesmo assim não entendi. Pra que você não passe o mesmo, já adianto que o conto começa com o personagem sonhando, é um sonho, por isso tantos floreios e coisas sem nexo algum. Mas no decorrer da história, quando ele acorda, a coisa fica mais chatinha ainda, quase dormi lendo, um saco. A escrita aqui não ajudou muito kkkkkkk

VENHA VER O PÔR-DO-SOL - 5/5

Uma boa história. Um final bem perturbador! Pelo menos pra mim, que li de madrugada, foi bem assustadora a situação, me arrepiei kkkkkk um dos melhores.

A PRESENÇA - 5/5

Finalizando com chave de ouro... Esse conto é uma INCRÍVEL REFLEXÃO sobre a velhice e a juventude, com aquela pitada de suspense próprio da Lygia, algo bem sutil mas tenebroso... Um dos meus favoritos, refleti sobre coisas que não pensaria normalmente, ou até lendo outro autor...

Meu 5 favoritos foram:

- A Presença
- As Formigas
- Um Coração Ardente
- O Jardim Selvagem
- O Encontro

Apesar de ter gostado de vários outros, muito mesmo, esses foram os que mais me impactaram, e pretendo sempre reler...

Os 4 contos (no total só foram 4 mesmo kkkk) que não gostei de forma alguma ou que pouco me tocaram foram:

- Negra Jogada Amarela (O que foi isso?)
- A Mão No Ombro (Confuso demais)
- Emmanuel (Chatinho)
- O Muro (Não me tocou, mas é bom em partes)

FAVORITADO COM SUCESSO.

Nilton 23/12/2020

Coletânea de contos
Como escreve bem, Dona Lygia! É uma benção pro nosso Português tão maltratado.
É cinema sua percepção múltipla - visual, auditiva, cinestésica, transcendental, da vida.
Amo Clarice não como amo Lygia.

Sofia136 31/08/2020

Tem uns contos legais, tem uns meio chatinhos, mas no geral é uma leitura bem interessante. Gostei. Os melhores com certeza foram Emanuel e O noivo.

luan_dal 08/02/2020

tigrela e emanuel, vocês querem o mundo eu lhes dou
O livro tem 19 contos com temas que vão desde o horror psicológico ao sobrenatural, passando por coisas bizarras, grotescas e outras que eu não entendi.

Os destaques ficam pros contos "Emanuel" e "Tigrela", que são contos muito bons, principalmente o Tigrela (sério, é muito bizarro).
Já alguns não achei nada de mais, nem vi por quê foram colocados aqui, mas né...

NOTAS:
um coração ardente 2
noturno amarelo 4
o noivo 2
a mão no ombro 3
venha ver o pôr do sol (não reli, mas dei 4 estrelas)
a presença 4

Emi 23/07/2019

O livro me surpreendeu, são contos envolventes meio que de suspense.
Indico!

Braguinha 19/12/2018

Bom pra dormir.
Mais um blog que foi impresso. Besteira pura.
Eduardo Rockwell 28/05/2022minha estante
Jamais! Esse livro é incrível!

Everton 05/08/2014

Livro fantástico! O estilo de Lygia Fagundes Telles é formidável! Todos os contos reunidos nesta coletânea são de alta categoria - densos e fascinantes. Poucas narrativas de terror já me causaram o assombro que senti ao ler "Mistérios". Eu tinha 13 anos quando o encontrei na biblioteca da escola e, após levá-lo para casa, não pude parar de lê-lo. As belíssimas narrativas - também pungentes e inquietantes - me deslumbraram! É uma obra que recomendo sem hesitar a qualquer leitor apaixonado pelo lado sombrio e enigmático da nossa existência. Você sem dúvida vai se apaixonar por este livro e ficará assombrado com o talento e o vigoroso estilo desta grande autora brasileira.

Edu 01/02/2011

"Insaciável"
Este livro, já o li várias vezes. Quanto mais leio, mais dá vontade de ler. Acho-o tão empolgante e surpreendente, que me prendo a ele; tanto que tenho a impressão de não sou eu quem o lê, mas ele que está me lendo!
Eduardo Rockwell 08/06/2022minha estante
Exato!

Lima Júnior 11/11/2010

É um livro realmente bom, apesar de ter alguns contos que acabam levando à incompreensão, outros merecem grande destaque. Em geral, a obra tem uma excepcional narração e uma boa alteração no espaço-tempo, que é definido pela autora. Personagens bem elaborados e temáticas muito fora do comum, o que dá uma certa beleza ao conteúdo.

Dou destaque aos seguintes contos: "O jardim selvagem", ótimo conto de mistério; "Lua crescente em Amsterdã", que me expressou um sentimento legal sobre o amor; "Um coração ardente", onde eu particularmente amei esse conto; e "Venha ver o pôr-do-sol", excelente conto de mistério!

fsamanta (@sam_leitora) 23/10/2009

Sempre que alguém me pede uma recomendação de livro, é neste que eu penso. Os contos desse volume são simplesmente irresistíveis. E arrepiantes. O inesperado cerca cada vírgula.