Notas de Amor

Notas de Amor Cristina Valori

Resenhas - Notas de Amor

isa! 17/10/2023

“I’m not a poet. I’m just a woman.”
Antes de escrever sobre os principais pontos desse livro, preciso comentar sobre a mágica interação entre leitores e autores que a literatura nacional nos proporciona. Comprei esse livro na bienal e tive o grande prazer de conhecer a autora - e até mesmo receber um lindo autógrafo! Cris Valori me contou sobre o quanto gostava da história do seu livro e que a leitura era daquelas de se emocionar. E, puxa, ela estava tãããão certa! Seu livro foi como uma sensação diferente, nunca havia experimentado. Nunca tinha lido um livro que abordasse essa questão da Síndrome de Down e em como o preconceito está enraizado na nossa realidade. Às vezes, apesar de raras, nem pela má intenção, como a situação de Luísa. Mas, ainda sim, temos em vista que o preconceito sobre o assunto gera reações como as de Leonel - algo que é absurdamente triste. Portanto, o livro nos mostra a resistência e o amor incondicional de Felícita pelo seu filho, algo que é de mais belo na história. E a luta pela conquista de uma parte de seu coração, pelo lado de Max. Assim, indico todo mundo a conhecer esse mundinho de Cris Valori, porque sua história é muito original e precisa ser mais reconhecida.

Confesso que não sou a maior fã de livros escritos em terceira pessoa, porque não consigo me conectar verdadeiramente com o personagem principal - mesmo que saiba que a proposta da terceira pessoa seja se conectar com todos os personagens. Mas, apesar de ser narrado em terceira pessoa, Notas de Amor consegue trazer todos os pensamentos e sentimentos dos personagens de uma forma clara- ainda que eu tenha sentido um pouco de falta da pessoalidade. Além disso, a narrativa desse livro não é como a de um romance qualquer, ela é detalhada e muitas vezes poética -- e gosto disso! Mas, ainda sim, senti falta de interação entre os personagens. No livro, existe uma quantidade breve de diálogos, eles são rápidos e muito sérios. E, sabe, talvez tenha sido a proposta da autora - e, poxa, tudo bem! O livro é bom, de qualquer jeito. Estou apenas dizendo minha opinião sobre alguns detalhes irrelevantes para a história.

Felícita é uma personagem muito interessante, daquelas que temos a sede de conhecer além do enredo principal. Desde sempre, a personagem é encantada pela magia da cantoria e com sua bela voz, Felícita deseja mostrar suas músicas ao mundo. Porém, por um deslize jovem, ela tornou-se mãe com apenas 19 anos. E, não é de se espantar quando digo que seu mundo virou de ponta cabeça, não é? No livro, a personagem diz como nunca teve uma boa relação com os pais e, naquela noite, que cantou para um público de verdade, tudo que esperava era que eles aparecessem para prestigiá-la. Mas, isso não aconteceu. E tudo isso é imensamente triste, porque assim como Daisy Jones, Felícita também ansiava por ser vista, ainda que tivesse pais que não a enxergava como deveria. Então, após sua apresentação de sucesso, Felícita se rendeu aos prazeres curiosos de uma noite sem fim, assim conhecendo Max. Um homem que, futuramente, se revelaria muito mais do que apenas uma noitada qualquer. Ao longo do livro, a relação deles se intensifica e a intimidade e abertura para comunicação evolui gradativamente. E, puxa! Isso é tão legal de acompanhar. Perceber que Felicita está se permitindo amar novamente é uma das coisas mais emocionantes do livro.

Ademais, a história também foca no filho de Felícita e na sua condição, Síndrome de Down. Durante as cenas, ela sempre se revelava um tanto quanto preocupada com a possibilidade de qualquer coisa acontecer ao seu pequeno filho. De fora, as pessoas questionavam sobre sua preocupação excessiva e afirmavam que estaria sufocando sua criança. E, é nesse ponto que deixamos nossa crítica de lado e tentamos entender a situação. Não adianta. Eu não sou mãe, sou apenas filha. Eu não entenderia sua preocupação. Desde que vi o filme da Barbie, penso muito sobre a seguinte questão: relacionamento mãe e filho. E, caramba! Eu não consigo tirar da minha cabeça que as nossas mães ficam paradas para que nós consigamos ver o quão longe chegamos. E, sim! Felícita é uma mãe que faz de tudo pelo filho, ela guarda suas lágrimas e se mantém em pé todos os dias para proporcionar algo de melhor para ele. Ela estava parada há anos, abandonou os seus sonhos e seus desejos. Ela se esqueceu de quem era. E tudo isso é tããããõ triste! Entendo que as mães fazem isso por amor - e que, provavelmente, nunca seriam capazes de voltar atrás. -, mas é gigantemente triste pensar que sua mãe também sonhava como você. Que nossa mãe também já teve a nossa idade e que fazia lista de coisas que gostaria de fazer e que, pensando por agora, nunca fez. Porque nós nascemos. E, tudo bem! Não gostaria que isso soasse dramático dessa forma. Mas, ver Felícita abrindo mão de todas as oportunidades é um tópico bastante profundo.

Além da questão da maternidade, esse livro aborda o preconceito estrutural e interno da nossa população em relação à Síndrome de Down. Claro que terei que comentar sobre os comentários e atitudes escrotas de Leonel, mas, para mim, a história de Luísa é muito mais interessante. Sabe, é óbvio que sabemos o quão errado é menosprezar uma pessoa independente de sua situação, porque moramos em um mundo cruel. Antes mesmo de aprender a andar, já escutamos notícias ruins no jornal. Ainda existem pessoas preconceituosas como Leonel que demonstram sua infelicidade através de comentários maldosos - e, enquanto estivermos vivos, continuará existindo pessoas desse jeito. Mas, existem pessoas como Luísa também. Quer dizer, acredito que todo mundo tem um pouco da Luísa dentro de si, já que crescemos rodeados de acontecimentos malucos e nos questionamos sobre as verdades a todo momento. Luísa engravidou de um bebê Down e, no primeiro momento, sentiu-se muito culpada e, ao mesmo tempo, assustada, porque não saberia como cuidar de um filho como esse. Luísa imaginava que seria uma condição devido a sua idade avançada e, por um tempo, questionou-se sobre todas as possibilidades. E, é por isso que digo que o preconceito está gravado em todos nós. Mas, a partir do momento que começamos a nos distanciar das palavras externas, enxergar aquilo por completo e amar o que vê, percebemos que, não, não somos pessoas ruins. Assim como Luísa, devemos aprender que, poxa, não existem diferenças. Somos do mesmo sangue.

Por fim, quero indicar esse livro a todo mundo, porque além da história ser linda, precisamos também apoiar a literatura nacional. Esse é o nosso legado, pessoal. E, Cris! Que história original e emocionante. E, antes de ir, Felícita pode ser uma poeta, uma compositora, uma cantora. Mas, antes disso, ela é uma mulher. Das fortes, hein.
Ju Costa 17/10/2023minha estante
que resenha linda! ? é meu livro nacional favorito ??

isa! 17/10/2023minha estante
obrigada, ju!! esse livro é lindo mesmooo?

Cris Valori 18/10/2023minha estante
Estou tão apaixonada por essa resenha! ?? Muito obrigada! Eu amei ??

isa! 18/10/2023minha estante
eu que fico feliz por isso, cris?

arilopes 01/11/2023minha estante
"eu não consigo tirar da minha cabeça que as nossas mães ficam paradas para que nós consigamos ver o quão longe chegamos" e "ela se esqueceu de quem era", tem um filme que aborda essa questão, o quanto que as mulheres se perdem no processo de serem mães. há uma frase no filme que diz o seguinte, "quem é você quando não é mãe?". perguntei isso à minha mãe ? ela tem 48 anos ? e ela não soube responder, perguntei a uma amiga ? ela tem 24 anos ? que tem uma filha de 2 anos e ela não soube responder e perguntei a uma colega de trabalho ? ela tem 47 anos ? e os filhos são crianças ainda e ela me disse, emocionada, que perdeu quem ela era. eu fiquei triste em ambas situações. talvez ser mãe seja isso, ter que abrir mão. como você disse, sou apenas um filho ? e, ironicamente, um homem.

isa! 02/11/2023minha estante
ai, ari, fico tão chateada quando penso nessas coisas, ainda que não deveria soar tão triste assim. um dia, farei essa pergunta à minha mãe, mesmo que tenha medo de desabar na frente dela. haha. me diz o nome do filmeeee, adorei os questionamentos!

arilopes 02/11/2023minha estante
"mãe e muito mais!", o nome do filme ?

sophi.hangai 30/06/2023

Autora: Cristina Valori
Gênero: Romance
Classificação indicativa: +12
Nota: ????

? Sinopse:
· Aos 19 anos, Felícita estreou como cantora. A Corriqueira rejeição de sua família e a mistura do álcool naquela noite a aproximou de Maximiano, que, hipnotizado, deixou-se envolver pelas emoções. Ela, pela decepção, ele, pelos acordes do timbre perfeito, ambos encontraram nos braços um do outro o acalento que precisavam. Contudo, as consequências dessa noite marcariam esses dois jovens para sempre. Para Felícita, significaria uma nova trajetória, e para Max, uma longa busca por um par de olhos azuis.

? Minhas considerações:

· Romance:
? Esse livro foi o primeiro que eu li que tem segundas chances e eu amei, não é corrido e ocorre no momento certo sabe? A forma como o Max conseguiu quebrar as barreiras de Felícita sem que ela se sentisse pressionada a se abrir e sem medo do que poderia acontecer depois, foi incrível.

· Personagens:
? Cada personagem são cativantes até um que é muito irritante, é basicamente o escroto da história, se você ler o livro vai ter raiva dele.
? A Paulinha, a melhor amiga da Felícita, nos mostra o quanto é importante ter uma amizade verdadeira na nossa vida.

· Síndrome de Down:
? O pequeno Henrique, que é o filho da protagonista, possui Síndrome de Down, mas ele é tão inteligente e esperto que parece que ele não possui essa condição. Ele é um amorzinho e você vai querer colocar ele em um potinho igual eu. A autora abordou o assunto de uma forma muito delicada e respeitosa.

· Escrita:
? A Cristina tem uma escrita impecável, leve e fácil de entender, ela fez eu me apegar aos personagens e na história de uma forma incrível!!!
? Leitura rápida (274 páginas) para as férias, final de semana ou para ler na semana mesmo.

? Recomendo esse livro para quem gosta de:
? Um bom romance.
? História com valores únicos.
? Personagens muito bem construídos.

? É isso! Me conta se você vai querer ler ou se já leu "Notas de Amor".

Alycia18 10/10/2022

Amei muito,ganhei de um amigo meu, nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e amei porque foi uma experiência maravilhosa...que livro bom mdsssssss??

Ester ;) 25/07/2022

Infelizmente não amei
No começo a história estava até interessante mas depois começou a ficar repetitiva. Mas gostei da representatividade e de alguns assuntos bem delicados que foram retratados no livro.
A história em si não é ruim, mas achei a escrita bem cansativa.

Helô 24/04/2022

Emocionante e Original ??
Nessa leitura iremos conhecer Felícita, uma jovem mulher que é apaixonada pela música, mas no seu aniversário de 19 anos recebe um presente inusitado do destino; um filho! Se entregando a uma noite de paixão avassaladora ao lado de Max, ela logo se descobre grávida e sozinha, pois sequer conhece o nome do homem que a fez se sentir viva por uma noite.
Nessa trajetória tbm conhecemos Henrique, filho de Felícita, um garoto inteligente e muito especial, com Síndrome de Down, nunca li um livro com essa temática e por isso achei tão original, além de muito emocionante!
Indico essa leitura, vcs irão se apaixonar assim como eu por Felícita, Max e Henrique! ??

Clara.Pamponet 14/03/2022

Maravilhoso e intenso
Notas de Amor é um romance da Cris Valori publicado pela editora Qualis.

O livro conta a história de Felícita e Max, ela uma jovem que desde criança sonha em ser cantora, mas com a vida adulta acabou transformando seu sonho em um hobby.

Felícita fez a sua estreia nos palcos no dia da sua festa de 19 anos. Sendo mais uma vez decepcionada pelos seus pais que não apareceram. Ao juntar a decepção com álcool, além da forte atração que sentiu pelo cara que estava no bar.

Oito anos depois, Felícita é abordada no mesmo bar de sua estreia por um empresário do ramo da música, mesmo se sentindo tentada a aceitar a proposta, ela agora tinha um filho para cuidar e para Felícita Henrique sempre vinha em primeiro lugar.

Notas de Amor me tirou o fôlego em diversos momentos, eu surtei do início ao fim do livro! A escrita da Cris nos prende a leitura de uma forma que não sei explicar de tão incrível que é!

Cat 01/02/2022

As vezes a escuridão, pode te mostrar a luz.
A primeira vez que vi algo sobre o livro foi no IG Atras das Páginas , depois li algumas resenhas, e o mais engraçado é que para alguns leitores, este não é o melhor livro da Cristina Valori.

Se este não é o melhor livro. Fico imaginando qual seria o melhor? Afinal, este livro é incrível. Te prende do início ao fim. Não perde o ritmo, todos os personagens são cativantes, até mesmo os escrotos, ou melhor, o escroto.

O livro trás o tema Síndrome de Down, que é abordado sem ficar forçado, dá pra sentir que a autora teve cuidado ao falar do tema.

Sobre o fato da Felícita ser super protetora e até exagerar nas coisas. Não achei tão fora da realidade assim, esse comportamento condiz com o passado da protagonista, que não foi nada fácil.

Outro ponto positivo, é que a autora criou um relacionamento entre uma garota pobre e um cara rico, e o cara em questão não é babaca. Não é um CEO escroto. Max é um empresário bem sucedido, mas que não deixa o dinheiro subir à cabeça.

Notas de Amor é daquelas histórias que aquece o coração.

Priscílla 19/10/2021

Gostei
Apesar de não concordar varias vezes com o pensamento da Felicia, da para entender ela, depois de tudo o que ela passou sozinha.

Leitura gostosa, com ponto de vista de todos os personagens.
Aborda temas como deficiência, abuso.

Marih Ferreira 15/05/2020

Notas de Amor |Cristina Valori | Editora Qualis | 274 | 4,5/5 ⭐
Felícia com seus dezenove anos estreia como cantora, mas nunca contou com o apoio e atenção de seus pais, o amor de sua avó de consideração foi o que ajudou ela a seguir em frente. Uma noite descontando a raiva de seus pais na bebida, Felícia conhece Maximiano, um homem que despertou sentimentos e sensações que ela desconhecia. Diferentemente dela, Max tem o amor de sua família e uma irmã mais velha que sempre o ajuda e adora irritar. Pensando que era um lance de uma noite, ela imagina que não encontrará com o Max, sem contar que não lembra da sua aparência por culpa da bebida. Porém, a vida provará que Felícia estava errada e essa história não terminou naquela noite, o amor que os dois tem pela música os juntará novamente. Sem contar que uma conexão daquela noite

Opinião:
Concluir uma leitura e ver que o livro superou suas expectativas não tem preço!
A história de Felícia me envolveu de um jeito, que eu só consegui largar quando eu terminei o livro. A autora @crisvalori abordou um assunto que eu nunca tinha visto em uma leitura, Síndrome de Down. No qual, infelizmente ainda sofre um enorme preconceito e alguns personagens mostraram todo seu amor e um outro todo seu desprezo por essa Síndrome. Nunca tive tanto ranço de um personagem, com o que eu tive com o Leonel, que só entra na vida de Felícia para atrapalhar, além de ser um preconceituoso. Affff
Porém, uma hora ou outra babacas são descobertos e pagam pelas suas atitudes, não é mesmo?
Amor, descobertas e sonhos, vocês só leem em Notas de Amor, aliás o título desse livro não poderia condizer melhor com essa história. Se eu pudesse faria um textão do que eu achei desse livro, mas quero manter essa resenha sem spoilers e instigando vocês a lerem. Ficaram curiosos? Se sim, minha missão foi concluída com sucesso.

"...o destino era o verdadeiro projetista da vida. Independentemente das dificuldades que surgiriam pelo caminho."

CATATAU 25/03/2020

SIMPLESMENTE CANTAR E SER FELIZ
Venha conhecer essa história maravilhosa de Felicita e Max.
A amiga de Paulinha e prima do Hedgar... (do livro “Até o fim”)
Tudo que Felicita queria era atenção, amor e carinho dos pais...
Cresceu sem nenhum desses itens...
Fugindo de tudo e todos ela mora longe dos pais cuidando com muito sacrifício do seu filho Henrique...
Trabalhava numa corretora de seguros de seu primo Leonel, um egocêntrico que não gostava de ninguém além de si mesmo, e no sábado aos sábados à noite cantava num barzinho para ajudar nas despesas de casa, pois adorava cantar.
Maximiliano, Max como gosta de ser chamado abriu mão do seu sonho de baterista para cuidar e trabalhar na gravadora que herdou do seu pai.
Seu sonho é encontrar uma certa cantora que abalou seu coração num certo bar...
Será que Max irá realizar seu sonho de ser feliz encontrando a cantora?
Será que Felícita conseguirá realizar seu sonho de seguir carreira de cantora e ser feliz juntamente com seu filho Henrique?
Só lendo essa história maravilhosa para conhecer um pouco desses dois...
Parabéns Cristina por mais uma história divina e maravilhosa.

Maria.Fatima 18/03/2020

Notas de amor
Uma nota, um timbre, aquela canção carregada de emoção. Foram a junção desses elementos que uniram dois corações, que no futuro talvez um pouco tardio revelasse algumas surpresas, tornando-os bem mais que uma canção, a soma de 1+1 já não eram 2, e amor já não fazia jus para denominar tamanho sentimento.
📚🎵
Felicita preocupada com o bem estar de seu filho Henrique ergueu Barreiras que pudesse protege-lo de todo o mal, pois ela sabia que ele seria alvo de muito preconceito pelo fato dele ter síndrome de down, mas ela não poderia ter noção de que Maximiano escalaria essas barreiras e conquistaria e amaria seu filho de uma forma inexplicável (ele ater mesmo arrancou alguns dos meus suspiros kkk homi lindo da peste) 🎶📚
Aqui temos a mocinha que muito lutou e sofreu para conquistar sua felicidade, procurando em cada nota foças para seguir em frente, tem Maximiano o cara nerd que vive com a camisa de star wars e um par de óculos deixandoo perfeitamente lindo, mas conquistando a todos com seu caráter e simplicidade, e para deixar a história carregada de muita fofura temos Henrique, uma criança linda que irá te conquistar em um piscar de olhos, e claro não poderia faltar aquele personagem que te faz querer entra no livro e meter umas porradas, estou falando do vilão, isso mesmo, temos aqui o Leonel aquele cara que causara muita bagunça na vida de felicita, e te deixando um pouco estressado no decorrer da história kkk 🎶📚📚🎶 Então já aviso, se preparem ❤porque notas de amor vai te conquista apenas em seus primeiros acordes, te levando a conhecer talvez a mais bela canção de amor.

Fran || @Pireiameilivros 12/09/2019

Notas de Amor
Notas de amor vai trazer a história de Felícita filha única de pais que não souberam que o mais importante na vida de uma criança é o afeto,com isso nossa personagem se vê a todo custo querendo chamar atenção.Passou sua infância na companhia da babá que considera como avó, com Salete a menina descobriu sua paixão pela música e foi o que lhe impulsionou a viver.
Max por outro lado teve o carinho e a atenção de pais amorosos e uma irmã mais velha.Max também é apaixonado por música e toca bateria,seu pai possui uma gravadora.
O caminho desses dois personagens vão se cruzar na noite em que Felicita faz sua estreia como cantora ,como já esperava seus pais não vieram lhe prestigiar,mas um belo rapaz no final do show chamou sua atenção, e embalados pela bebida se permitiram uma noite de paixão. .
;Mas aquela noite marcou seus destinos para Felicita um novo começo e para Max uma longa busca pela garota de marcantes olhos azuis e sabor de bala de hortelã. .
;"Quando se existe amor,as barreiras não são intransponíveis."
O ig tem uma parceria com @crisvalori e esse livro foi uma grata surpresa que recebi dela e me agradou muito pois comecei a leitura e não consegui largar haha.;Ele tem o romance fofo mas também aborda uma carga dramática forte já pelo fato da protagonista ter sofrido tanto pela falta de amor.
;Um livro com personagens cativantes, já digo que Henrique é o personagem que você quer guardar no potinho (menino incrível e que sensibilidade),Já alguns nem tanto rsrs.Tambem gostei muito dos personagens secundários tiveram um papel importante na construção da história,só senti falta de algumas linhas a mais para a Luísa. .
Esse livro aborda dramas familiares,o amor altruísta e incondicional, amores obsessivos, amizade, cumplicidade, preconceito.
&Notas de amor é um livro encantador com uma narrativa envolvente e uma história inesquecível,eu amei a leitura e super recomendo pra quem gosta do gênero. .

site: https://www.instagram.com/pireiameilivros/

Dany.Sousa 11/10/2018

Apaixonante!
O que falar sobre um livro que vc começa a ler achando que vai ser "fofinho" afinal a autora é um doce de pessoa e quando chega na metade descobre que tem um coração forte pra caramba porque no decorrer da leitura teve, no minimo, uns 150 princípios de infarto de tanta ansiedade????

Notas de Amor foi uma surpresa do inicio ao fim. É uma linda história de amor e superação com uma carga dramática super forte e uma trilha sonora que dispensa comentários de tão maravilhosa que é!!!

Felicita, Max e o lindo Henrique estão sem duvidas na minha lista de personagens mais fofos de todos os tempos..e os personagens secundários também tem grande importancia no decorrer da história....tudo bem que quis matar alguns com minhas proprias mãos mas no final tudo se acertou e não precisei sujar meus lindos dedinhos....rsrsrsr.

A abordagem dos dramas familiares, agressão psicológica, da busca do amor, do amor de uma forma incondicional, de amores obsessivos são os pontos marcantes dessa linda história de amor.

Mais uma vez Cris arrasou em sua escrita, super recomendo!!!!

Três Leitoras 16/07/2018

Resenha: Notas de Amor
Pensem em como estou feliz de falar dessa história aqui para vocês!!! E sabem qual o real motivo? Eu imaginava que fosse curtir a história, mas não imaginei que irei me apaixonar por ela, nem que me faria largar os estudos durante a semana de provas para concluir a história! 💜

Essa história surgiu após a Cris escrever o conto Bala de Hortelã e se você puder, leia ele antes de realizar a leitura do livro, te garanto, a experiência da leitura vai ser completamente diferente.

Felícita não tem a família que merece, afinal a sua presença é sempre rejeitada por eles e não seria diferente na sua estréia como cantora, quando eles não apareceram e mais uma vez a deixaram com aquela sensação de vazio.

Por isso, após algumas doses de tequila, não foi nada difícil se render aos encantos de Maximiano. Os dois se viram envoltos em muitas emoções e assim entregaram-se um ao outro. Uma noite que mudou completamente a vida dos dois.

Felícita precisou mudar planos, decisões e encarar as novas situações da vida... Maximiano se viu perdido naqueles olhos azuis e os procurou por muito tempo...

E como, quem procura, acha... O reencontro deles irá acontecer e junto com isso tantas outras mudanças em suas vidas... Não acho que vale a pena contar como acontece esse reencontro ou o desenrolar dos fatos depois que ele acontece, mas posso garantir, a partir deste ponto teremos fortes emoções.

Cristina Valori tem uma escrita envolvente, cheia de verdade e sentimentos, consegui me ligar aos personagens de forma profunda e sentia todos os sentimentos, sejam os bons, sejam os ruins... Os personagens secundários são fundamentais para o desenrolar da história. Foram muitos sorrisos, alguns momentos de apreensão e um final que fez com que meus olhos ficassem cheios de lágrimas.

Terminei a leitura com uma fé tão grande no amor, confiança, compreensão e empatia... Pudemos entender como os medos e inseguranças se desenvolvem, mas também como eles podem ser superados... A evolução e a superação são regadas de coragem, mesmo não tendo a certeza de que as coisas vão dar certo... E assim é a vida né? Cheia de encontros e desencontros, medos e superações... Algumas coisas dão certo, outras não... O que não podemos deixar de fazer é acreditar em nós.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/06/resenha-notas-de-amor.html
Cris Valori 21/07/2018minha estante