Missionários da Luz

Missionários da Luz Chico Xavier
André Luiz

Resenhas - Missionários da Luz

Lora_Bee 18/04/2024

Livro excelente para quem é espírita
Essa série de livros é simplesmente fantástica. Recomendo muito tanto para quem já é espírita, quando para aqueles que querem começar a conhecer essa doutrina. Esse volume traz ensinamentos importantes sobre família, deveres paternos e a importância de cuidarmos dos nossos hábitos.

Daniele.Fernandes 12/03/2024

A sensação ao ler..
Simplesmente um livro de muitos ensinamentos, é engraçado como ao acompanhar a trajetória espiritual do André podemos nos sentir como se estivessem nós mesmos com o privilégio de vivenciar aquilo também.

Sabemos bem que cada um tem o seu próprio caminho, porém o adiantamento sentido ao acompanhar estes livros sem pelos olhos curiosos do André é incontestável.

kat 20/02/2024

Incríveis aprendizados
Ler esse livro foi um abrir de olhos pra mim. Tanta coisa que eu não fazia ideia, ou que nem ao menos tinha pensado, André Luiz trouxe a tona e me elucidou. Sempre tive muitas dúvidas em relação aos meus sonhos, e nessas páginas me deparei com coisas que eu nem imaginava serem possíveis em relação ao mundo dos sonhos. Saio dessa leitura com a certeza de saber melhor como me equilibrar, como pedir e orar com vontade e da maneira certa. Sou muito grata por tudo que pude compreender nesses maravilhosos capítulos.

Resenha da Pri 19/02/2024

Achei o livro bem técnico, acompanhando a trajetória de André Luiz.

Alguns pontos do livro me deixaram bastante reflexiva e impressionada.

Foi uma leitura demorada, porém valiosa.

Joaquim 15/02/2024

Missionários da sabedoria
A leitura de Missionários da Luz de André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier, é um verdadeiro compêndio de ensinamentos da vida espiritual, dos trabalhos que são desenvolvidos em tal esfera.
O autor nos mostra como se opera os seres de luz no sentido de ajudar e amparar aqueles que demandam por apoio em suas atribulações no plano terreno.
Maravilhoso livro que dá continuidade à série de livros daquele autor, sendo o terceiro de um total de 13, e cuja leitura eu recomendo, após ter sido igualmente recomendado pela amiga Vitória, aqui do Skoob.

Gustavo616 14/02/2024

Uma aula
Este livro é simplesmente uma aula sobre os diversos fenômenos que intercambiam-se entre os planos material e espiritual.
Leitura obrigatória para quem quer conhecer a obra de André Luiz.

Amanda3913 24/01/2024

Edificante
Acho que foi o livro que mais demorei a ler. Comecei há anos atrás e por diversos motivos não o terminava. Teimosa que sou não desisti, ainda bem! O livro é denso, com um português que não me é comum. Todavia, traz um conhecimento singular, que ao meu ver, faz-se necessário estar num equilíbrio mínimo para absorver o conteúdo.

Vinicius39 31/12/2023

Denso
Achei esse livro bem difícil de ler! O vocabulário bem antigo é com palavras bem diferentes das que eu estava acostumado, precisei ler bem devagar e por vezes um capítulo por semana! Ele é um livro muito complexo mas ao mesmo tempo super interessante! Com certeza vou ler novamente pois da primeira vez não consegui captar tudo o que ele tem a oferecer! De fato é um clássico do espiritismo!

Nancy 23/12/2023

Guia sobre mediunidade
Para quem tiver o interesse de saber um pouco sobre como ocorre o trabalho mediúnico - das mais diversas maneiras - ou sobre influência dos espíritos, "Missionários da Luz" pode ser uma ótima porta de entrada sobre o assunto.

Carla.Parreira 28/10/2023

Missionários da luz
Eis alguns trechos que mais gostei: ?...Segregando delicadas energias psíquicas a glândula pineal conserva ascendência em todo o sistema endocrínico. Ligada à mente, através de princípios eletromagnéticos do campo vital, comanda as forças subconscientes sob a determinação direta da vontade... A perversão do nosso plano mental consciente, em qualquer sentido da evolução, determina a perversão de nosso psiquismo inconsciente, encarregado da execução dos desejos e ordenações mais intimas, na esfera das operações automáticas... Ninguém enganará a natureza. Centros vitais desequilibrados obrigarão a alma a permanência nas situações de desequilíbrio... O homem que pratica verdadeiramente o bem, vive no seio de vibrações construtivas e santificantes da gratidão, da felicidade, da alegria... Ninguém deve agir contra a lei. O uso respeitável dos patrimônios da vida, a união enobrecedora, a aproximação digna, constituem o programa de elevação. É, portanto, indispensável distinguir entre harmonia e desequilíbrio, evitando o estacionamento em desfiladeiros fatais... A mente encarnada engalanou-se com os valores intelectuais e fez o culto da razão pura, esquecendo-se de que a razão humana precisa de luz divina. O homem comum percebe muito pouco e sente muito menos... A mediunidade, porém, não é exclusiva dos chamados médiuns. Todas as criaturas a possuem, porquanto significa percepção espiritual, que deve ser incentivada em nós mesmos. Não bastará, entretanto, perceber. É imprescindível santificar essa faculdade, convertendo-a no ministério ativo do bem... Mediunidade elevada ou percepção edificante não constituem atividades mecânicas da personalidade e sim conquistas do espirito, para cuja consecução não se pode prescindir das iniciações dolorosas, dos trabalhos necessários, com a autoeducação sistemática e perseverante... Vampirismo é toda entidade ociosa que se vale, indebitamente, das possibilidades alheias e, em se tratando de vampiros que visitam os encarnados, é necessário reconhecer que eles atendem aos sinistros propósitos a qualquer hora, desde que encontrem guarida no estojo da carne dos homens... Quase sempre o corpo doente assinala a mente enfermiça... O corpo humano é um país celular, onde cada célula é um cidadão, constituindo a doença um atrito de cidadãos, provocado pela invasão de elementos externos... As ações produzem efeitos, os sentimentos geram criações, os pensamentos dão origem a formas e consequências de infinitas expressões. E, em virtude de cada espírito representar um universo por si, cada um de nós é responsável pela emissão das forças que lançamos em circulação nas correntes da vida. A cólera, a desesperança, o ódio e o vício oferecem campo a perigosos germens psíquicos na esfera da alma. E, qual acontece no terreno das enfermidades do corpo, o contágio aqui é fato consumado, desde que a imprevidência ou a necessidade de luta estabeleçam ambiente propício, entre companheiros do mesmo nível... Sem amor para com os nossos inferiores, não podemos aguardar a proteção dos superiores; sem o respeito para com os outros, não devemos esperar o respeito alheio. Se temos sido vampiros insaciáveis dos seres frágeis que nos cercam, entre as formas terrenas, abusando de nosso poder racional ante a fraqueza da inteligência deles, não é demais que, por força da animalidade que conserva desveladamente, venha a cair a maioria das criaturas em situações enfermiças pelo vampirismo das entidades que lhes são afins, na esfera invisível... Antes de enfrentar os inimigos, filhos da ignorância, deveríamos armar o coração com a luz do amor e da sabedoria. Se você descobrisse perseguidores invisíveis, em torno de suas atividades, como beneficiá-los cristãmente, sem a necessária preparação espiritual? A reação educativa contra o mal é sempre um dever nosso, mas antes de cogitar dum desenvolvimento psíquico, que seria talvez prematuro, deveremos procurar a elevação de nossas ideias e sentimentos. Não poderíamos contar com uma boa mediunidade sem a consolidação dos nossos bons propósitos; e para sermos úteis, nos reinos do espírito, cabe-nos aprender, em primeiro lugar, a viver espiritualmente, embora estejamos ainda na carne... Toda prece elevada é manancial de magnetismo criador e vivificante, e toda criatura que cultiva a oração, com o devido equilíbrio do sentimento, transforma-se, gradativamente, em foco irradiante de energias da divindade... Conserve seu sentimento, que é sagrado; não se arrisque, porém, a sentimentalismo doentio. Esteja tranquilo quanto à assistência, que não lhes faltara no momento oportuno; não se esqueça, porém, de que, se eles mesmos algemaram o coração em semelhantes cárceres, é natural que adquiram alguma experiência proveitosa à custa do próprio desapontamento... Solicitais a luz, quase sempre perseverando nas sombras; reclamais felicidade, semeando sofrimentos; pedis amor, incentivando a separação; buscais a fé, duvidando até de vós mesmos. A possibilidade de comerciar emoções com as esferas invisíveis que vos rodeiam não representa, de modo algum, a realização espiritual imprescindível à edificação divina de cada um de nós, porque o problema da gloria mediúnica não consiste em ser instrumento de determinadas inteligências, mas em ser instrumento fiel da divindade... Ansiedades existem que não se curam à força de raciocínios do mundo. É indispensável conhecer o refúgio da oração, confiando-as ao supremo Pai. Ampare-se à fé sincera, confie na providência... Diante do local em que se processava a matança dos bovinos, percebi um quadro estarrecedor. Grande número de desencarnados, em lastimáveis condições, atiravam-se aos borbotões de sangue vivo, como se procurassem beber o líquido em sede devoradora... Podem os homens enganar uns aos outros, mas nenhum de nós poderá iludir a justiça divina... Há suicidas que permanecem agarrados aos despojos cadavéricos por tempo indeterminado, assistindo a decomposição orgânica e sentindo o ataque dos vermes vorazes... Somente são dignos da verdade plena os que se encontrem plenamente libertados das paixões. Ester é profundamente bondosa, mas ainda não alcançou o próprio domínio. Não possui as emoções, antes é possuída por elas. Em vista disso, de modo algum lhe poderíamos dar o conhecimento completo do assunto. Está preparada para a consolação, não para a verdade... Muito raramente não se encontram as afecções diretamente relacionadas com o psiquismo. Todos os órgãos são subordinados a ascendência moral. As preocupações excessivas com os sintomas patológicos aumentam as enfermidades; as grandes emoções podem curar o corpo ou aniquilá-lo... É sempre possível transformar o mal em bem, quando há firme disposição da criatura no serviço de fidelidade ao Senhor. Considera, meu amigo, as grandes verdades da vida eterna! Ainda que este irmão te procurasse na condição dum adversário, ainda que ele te buscasse como inimigo feroz, deverias abrir-lhe o espírito fraternal! Toda reconciliação é difícil quando somos ignorantes na prática do amor, mas sem a reconciliação humana jamais seria possível nossa integração gloriosa com a divindade!... Não se prenda a receios pueris. É verdade que você deve e precisa pagar, mas, em sã consciência, qual de nós não é devedor? Com tristeza e abatimento nunca resgataremos nossos débitos. É indispensável criar esperanças novas... A criatura terrena herda tendências, e não qualidades... O homem do futuro compreenderá que as suas células não representam apenas segmentos de carne, mas companheiras de evolução, credoras de seu reconhecimento e auxílio efetivo. Sem esse entendimento de harmonia no império orgânico, é inútil procurar a paz... Pormenores anatômicos imperfeitos, circunstâncias adversas, ambientes hostis, constituem, na maioria das vezes, os melhores lugares de aprendizado e redenção para aqueles que renascem... Existe um programa de tarefas edificantes a serem cumpridas por aquele que reencarna, onde os dirigentes da alma fixam a cota aproximada de valores eternos que o reencarnante é suscetível de adquirir na existência transitória. E o espírito que torna à esfera de carne pode melhorar essa cota de valores, ultrapassando a previsão superior, pelo esforço próprio intensivo, ou distanciar-se dela, enterrando-se ainda mais nos débitos para com o próximo, menosprezando as santas oportunidades que lhe foram conferidas... A célula masculina que atinge o óvulo em primeiro lugar, para fecundá-lo, não é a mais apta em sentido de superioridade, mas em sentido de sintonia magnética, em todos os casos de fecundação para o mundo das formas... As células possuem também o seu individualismo magnético algo independente, no campo das manifestações vitais... O processo de incorporação comum era mais ou menos idêntico ao da enxertia da árvore frutífera. A planta estranha revela suas características e oferece seus frutos particulares, mas a árvore enxertada não perde sua personalidade e prossegue operando em sua vitalidade própria... Nossos amigos da Crosta, comumente, criticam em demasia e sentem muito pouco; estimam a compreensão alheia; todavia, raramente se dispõem a compreender os outros... Alguém pode abrir-nos a porta de um castelo, por excesso de carinho, mas porque tenhamos obtido semelhante facilidade, não quer isto dizer isenção de culpa, caso venhamos a menosprezar a dádiva, destruindo os tesouros colocados sob nossos olhos... A ignorância é antiga e a simples mudança de indumentária que a morte física impõe não modifica o íntimo das almas. Não temos céus automáticos, temos realidades... Se a mente da criatura encarnada ainda não atingiu a disciplina das emoções, se alimenta paixões que a desarmonizam com a realidade, pode, a qualquer momento, intoxicar-se com as emissões mentais daqueles com quem convive e que se encontrem no mesmo estado de desequilíbrio... Afligir a mente é alterar as funções do corpo. Por isso, qualquer inquietação íntima chama-se desarmonia e as perturbações orgânicas chamam-se enfermidades...?

Rafaella173 28/08/2023

Maravilhoso
Mais um pra conta de livros maravilhosos do André Luiz.
Quantos ensinamentos maravilhosos. Todo um acervo riquíssimo que ele nos deixou através do querido Chico. Obrigada Jesus.

Gabriela 27/08/2023

Um livro muito interessante e com lições de vida incríveis, clássicas das histórias de André Luiz. Demorei muito para terminar de ler, pois acho que não estou ainda, à altura desses ensinamentos. De qualquer forma, é válido refletir sobre o trabalho sempre realizado pela equipe espiritual em nosso favor, de forma a nos auxiliar na evolução. Acredito que, futuramente, quero ler de novo essa série, buscando compreender melhor os ensinamentos. A jornada de André Luiz no mundo espiritual é de uma grandeza enorme, nos ensinando muito a respeito do porvir. Mas, por ora, irei optar por livros mais simples, espíritas também, mas nos quais eu possa prosseguir com uma leitura mais fluida. Recomendo o livro, principalmente a quem não é iniciante na doutrina.