O direito à cidade

O direito à cidade Henri Lefebvre

Resenhas - O direito à cidade

Sofia 23/12/2023

O Direito à Cidade, de Lefebvre
Lefebvre tem uma forma de raciocinar e escrever diferente de quase tudo. Apesar de tornar a leitura um pouco mais difícil, pelo lado filosófico das reflexões, dá a complexidade que a temática precisa. A questão urbana e a cidade são temáticas muito estudadas em diversos campos científicos. Lefebvre conseguiu apreender e discutir sobre usando de maneira muito explícita o materialismo histórico e dialético, e, associado a isso, a práxis ? que estrutura toda a discussão do que o autor vai colocar como o direito à cidade. O livro é muito rico e vale muito a pena. Li apenas mais um livro de Lefebvre e acho que o Direito à Cidade é uma ótima opção para começar o contato com as produções do francês.

Bianca 20/01/2021

Lefebvre é uma leitura essencial para quem se interessa por questões referentes a urbanização e industrialização, e especificamente sobre direito à cidade (obviamente, é claro). Além de ser uma escrita bem dinâmica e explicativa, na qual o autor tenta deixar bem claro o que está querendo dizer, é interessante como Lefebvre faz comparações ao longo da obra sobre o "passado e presente", como determinado ponto funciona/funcionava em diversas épocas da história. Lembrando que o "presente" de Lefebvre já virou passado, mas ainda é, de fato, atual nos nossos tempos.

mluisad 07/04/2024

Eba mobilidade urbana
A procura de conhecimentos em torno da mobilidade urbana encontrei esse livro que vai me ajudar horrores! amei ele

Mel Bee 03/12/2018

Indico
Um dos melhores livros que já li relacionado à urbanização.

Emanuel.Fusinato 02/03/2019

Impactante
O livro Direito a Cidade escrito no século passado, sob a base e as tecnologias da mesma época é desesperadoramente atual! O livro além de traçar importantes definições, especialmente quanto ao valor de uso e valor de troca, a importância das ciências e seu papel falho em sintetizar a cidade, causa uma profunda reflexão pessoal, sobre a sistematização da nossa cotidianidade e o nosso foco para com a vida interna ao sistema produtivo. Esteja preparado, o livro possui alguns capítulos empolgantes, porém alguns podem ser traduzidos em poderosas crises existenciais.

Karol 01/08/2021

A Luta pelo direito à cidade
O direito à cidade é um livro muito importante para urbanistas e para estudantes.

Fala sobre a relação dicotômica entre o campo e a cidade, sobre o processo de industrialização, sobre a sociedade urbana e como ela, em sua maioria proletária, tem o dever de lutar pelo direito à cidade.

Diamantino 06/05/2012

Clássico
Fundamental para quem estuda sociologia urbana. Um clássico!