Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

Uma Esperança Mais Forte Que o Mar Melissa Fleming

Resenhas - Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Giovana.Lagranha 16/02/2024

Maravilhoso, difícil e muito necessário
Esse é o tipo de livro que te "tira da bolha". Doaa é uma jovem Síria apaixonada pelo seu país.

Em 2011, durante o início da Guerra, após conflitos entre a população e o governo, Doaa participa de manifestações pois acredita que é responsável pelo futuro da sua nação.

Após participar de protestos e ser obrigada a ficar em casa por conta do perigo que alastrava seu bairro, Doaa e sua família embarcam para o Egito e permanecem lá até sofrerem preconceito por sua nacionalidade.

Cansada após tanto sofrimento, Doaa e seu noivo resolvem buscar uma nova vida de oportunidades na Europa e, confiando em contrabandistas, embarcam no mar, esperançosos.

A viagem é caótica. Doaa conhece a maldade humana e evidencia a fragilidade e banalização da vida.

Como uma heroína, mesmo nos momentos desesperadores, Doaa auxilia seus companheiros de embarcação e, com apenas 19 anos, torna-se um exemplo de força pela sobrevivência.

Este livro é uma lição e uma aprendizagem. Me espanta a maldade humana e a maneira como as pessoas são esquecidas em meio à guerra.

Recomendo demais, mas já adianto: não é uma leitura fácil. O capítulo que descreve a viagem é angustiante. Parei em vários momentos pois a descrição da cena é pesada e, o pior, baseada em fatos reais.

JAQUEAMOLIVROS0 03/02/2024

Que história triste, pude conhecer mais sobre a realidade das pessoas que arriscam sua vida nas embarcações para ir para a Europa, que livro emocionante.

Diane 04/12/2023

Uma jovem inspiradora!
A jovem Doaa Al Zamel tem apenas 19 anos e vive uma experiência em meio aos conflitos na Síria. Para tentar sobreviver em paz, ela tenta buscar nova vida na Suécia, mas acaba passando por um naufrágio que a leva a passar momentos de tensão, à deriva no mar gelado, sem terra a vista e rodeada de cadáveres. Além de lutar pela sua sobrevivência, Doaa segura duas crianças pequenas junto ao corpo, confiadas pelos parentes refugiados que se afogavam, e durante dias reza, canta e tenta não perder a esperança.

"Ela sentia que ainda não havia chegado a hora de sua vida terminar. Sentia que Deus tinha o destino dela nas mãos e que a melhor maneira de servir a Ele era fazer o que acreditava ser correto e seguir o rumo que recebia de suas orações. Doaa não queria que o medo a dominasse nem a sua família e estava decidida a continuar a vida assim."

A história de Doaa Al Zamel é inspiradora! Uma jovem que poderia estar vivendo uma vida comum, mas que teve que conviver com o regime opressor na Síria. Sua família até tenta encontrar paz e refúgio no Egito, mas nada é como nosso lar, e todos eles mantem viva a esperança de poder retornar ao país natal. E durante todo esse caos, Doaa acaba se apaixonando, por um jovem que a pede em casamento a convence a fugir para começarem a vida do casal na Europa. E quando eles passam quatro dias de tensão no mar e ela acaba sofrendo algumas perdas, é quando ela tira forças do seu interior para lutar pela sua vida, e é inspirador ler sobre uma menina tão jovem que precisa amadurecer muito cedo e ainda passar por tantas situações caóticas provocadas por uma crise humanitária. Durante a narrativa compreendemos através de Doaa, toda perseguição sofrida pelos sírios por um regime opressor dentro do próprio país. É uma história triste, mas que mostra a força da fé, e que Doaa é uma verdadeira heroína por ter passado por tanto e conseguir se manter de pé, mas ainda com o desejo de poder um dia encontrar paz e retornar para seu lar.

Daniela 17/01/2023

Forte e necessário
Comecei a leitura despretensiosamente devido o ebook estar disponível no kindle unlimited. É uma história triste e sofrida desde o início. Como não sabia nada sobre o livro, em determinado momento da leitura tive a necessidade de buscar saber se era uma biografia ou ficção de tantas coisas fortes e tristes que acontecem com a Doaa. É uma tristeza imaginar o que tantos seres humanos ainda vivem nos dias de hoje. Extremamente necessário que se fale sobre essas realidades. Super indico a leitura apesar de ser forte e muito triste.

Liliane 10/12/2022

Essa é a biografia resumida de Dooa. O livro conta fatos da vida de Dooa na infância e adolescência, especialmente quando tornou-se difícil viver na Síria e ela é sua família, os Al Zamel, precisaram fugir para o Egito.
Pouco tempo depois, a família, assim como outros refugiados, passou a sofrer retaliações, discriminações e exclusões por parte dos egípcios, de forma que Dooa (aos 19 anos) e seu noivo decidem partir, de forma clandestina, para a Europa.
Por meio da narrativa é possível ao leitor compreender o sofrimento, as dificuldades e os perigos que os sírios sofreram tanto no próprio país, quanto nas tentativas de fugir da guerra, seja por terra ou mar.
Apesar de conter muitos relatos de horror e sofrimento, o livro é um adendo de fé, esperança, coragem e solidariedade.

Margô 09/12/2022

O Paraíso além mar...
De cara, eu diria que ler uma obra que se trata de uma situação dramática, real, e recorrente no mundo contemporâneo é em primeira estância o primeiro passo para solidarizar-se com os que sofrem, e ques revés da vida, não estão no nosso círculo de problemas.

Me refiro ao refugiados. Os que perdem pátria, casa, família, vizinhos...perdem a vida que lhes foi dada, para correr atrás da vida que lhe será imposta.

Li com o coração apertado. E dentro de mim uma luz ascendia a todo momento...era algo como: - É possível viver alheia aos dramas do mundo contemporâneo?-.
Não. Não devemos. O que a jovem Síria passa é algo terrível, aterrorizante. Conhecer o percurso da sua família para fugir da Síria, e o que vivem enquanto refugiados é algo surreal, principalmente quando comparo com essa minha vidinha calma , coração leve... e saber que todos os dias vou acordar com a casa em bom estado, e a vida acomodada. Só agradeço!

Vale lembrar, que, o que ocorre atualmente na Síria, é bem pior do que está relatado na obra. Antes do Estado Islâmico mostrar as suas garras!
Aqui foi só o começo, quando o Estado Islâmico começa a agir com sua capital em Raqqa, a Síria torna-se o inferno dos infernos!!!

Agradecida por ter conhecido uma história que precisa ser compartilhada, e por me ajudar a valorizar cada minuto da vida que tenho.
Longa vida para Doaa!!!
Margô 13/12/2022minha estante
Interessante, assim que concluí a leitura " Uma esperança mais forte que o mar" tive a grata surpresa de assistir a um filme que o roteiro é exatamente a fuga de sírios para a Europa. O filme é as Nadadoras. Muito lindo, um roteiro que convence, bom elenco e uma história que ocorreu bem recente.... É na Netflix! Confira!

Isa 22/10/2022

Um livro que todo mundo devia ler.
Um livro muito bom se você quiser entender pelo menos um pouco e ter consciência do que um refugiado sofre diariamente. Muito bem inscrito.

Faluz 27/09/2022

Uma Esperança Mais Forte Que o Mar. - Melissa Fleming
A biografia de Doaa Al Zamel, escrita por Melissa Fleming.
Melissa é diretora de Comunicações do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e nesse cargo ela presencia a luta de refugiados para conseguir um lugar para viver em paz. Seu relato apresenta Doaa, moça síria muito jovem, que junto a sua família vivem na Síria próximas a fronteira com a Jordânia.Com o levante contra o governo e a instituição da guerra civil tornaram inviável viver na sua cidade. Juntando economias tentam a travessia para a Europa, com tudo de ruim que isso representa. História muito triste que nos apresenta uma ânsia pela vida e um lugar no mundo.

Évelin Noah 09/09/2022

Simplesmente emocionante! Arrepiante a cada página. Uma história triste, real e, infelizmente, muito atual. Um relato de de fazer qualquer coração sangrar.
Recomendo a leitura!

belle 02/08/2022

leitura essencial
"a simples verdade é que os refugiados não arriscariam a própria vida numa viagem tão perigosa se pudessem prosperar onde estavam. migrantes que fogem da pobreza opressiva não estariam naqueles barcos se pudessem se alimentar e a seus filhos em sua cidade natal ou em países anfitriões vizinhos. ninguém recorreria a gastar as economias de uma vida inteira para contratar os notórios contrabandistas se pudesse solicitar legalmente asilo em um país seguro. até que abordem esses problemas, as pessoas continuarão a atravessar o mar, colocando sua vida em perigo, em busca de asilo. ninguém que fuja de conflitos ou de perseguição deveria morrer tentando chegar à segurança."

Ludemila.Soares 24/01/2022

A Jornada de Doaa além do mediterrâneo
?" Nenhum homem deseja terminar sua vida tirando o colete salva-vidas. Nenhuma família jamais sonha em ser desalojada. (...) Essas viagens levam refugiados do desespero para a morte. Está noite vocês me deram algum tipo de paz."

? Doaa desde que nasceu na Síria sua vida foi marcada por mudanças. Porém, após um vendedor de rua ter seu carrinho confiscado pelo governo e logo após atear fogo em sim mesmo na Tunísia, jovens identificando-se com o desespero de Mohamed, atearam fogo em carros sob frustração e despero. E pela primeira vez na região árabe um protesto popular conseguiria derrubar um ditador. Então os protestos começaram a se espalhar até que chegaram a Síria, e enquanto isso os números de mortos começaram a subir.

? Doaa junto com seus amigos e irmãs começaram a participar dos protestos na Síria, mas depois que a sua segurança estava começando a correr perigo, seu pai a proibiu. Com a vida cada vez mais difícil com a chegada na guerra na Síria, seus país viram como a única opção deixar o país e com isso se refugiaram no Egito.

? Depois de um período com uma nova vida no Egito quando Doaa estava se estabilizando com sua família, a segurança dos refugiados começaram a decair. E com isso acontecendo, Dooa mais uma vez teve que fugir, e dessa vez, enfrentar o mar mediterrâneo para tentar encontrar uma vida melhor no Continente europeu.

? Um livro sobre dor, desespero e desparo, mais sobretudo, esperança. A jornada de Doaa e sua família é uma mistura de emoções que com toda certeza após a leitura te fará refletir sobre muitas coisas. É uma tristeza saber que ainda neste exato momento a diversas pessoas perdendo suas vidas atravessando o oceano em busca de uma vida melhor.

Christiane 20/01/2022

Esta é a história de Doaa Al Zamel, uma jovem síria que tem sua vida alterada em função de guerras. Tudo começa na Síria onde sua família vive em paz apesar das dificuldades até que estoura a primavera árabe e começa a guerra na Síria que até hoje continua, diante das ameaças às suas vidas e o risco de estupro das meninas, seu pai decide ir embora e eles se refugiam no Egito que os recebe bem. A vida não é fácil, mas é melhor do que na Síria, até que começam as agitações no Egito para depor o presidente o que ocorre e então os sírios passam a ser desprezados e atacados. Doaa conhece Bassen e ficam noivos e então diante da total falta de perspectivas de uma vida melhor decidem ir para a Europa e embarcam no horror que são estas travessias pelo Mediterrâneo promovidas por contrabandistas.
Doaa tinha medo da água e não sabia nadar, e após o naufrágio provocado por um outro barco eu não tenho palavras que consigam exprimir o horror, o pavor que ela passou.
De qualquer maneira é um livro que recomendo, principalmente àqueles que não conseguem entender porque há tantos refugiados, por que eles se arriscam nas travessias, levam crianças, idosos. Um livro que os que são contra refugiados devem ler, Talvez lendo no calor de suas casas, confortáveis, com um xícara de café ou chá a sua frente possam pensar no horror que esta jovem enfrentou. Além do lado dos refugiados há uma explicação de como agem os países, de como é difícil pedir asilo ou refúgio em outro país, Doaa mesmo sendo considerada uma heroína, ainda assim precisou lutar para poder ficar na Suécia e levar sua família. Vale a leitura!!

Cau :) 24/11/2021

Por mais que a gente saiba dos horrores da interminável guerra na Síria e a dificuldade dos que buscam chegar, clandestinamente, em algum lugar mais seguro, ler este livro causa uma dor enorme. Os relatos do que Doaa enfrentou cortam o coração. Impossível não se emocionar e chorar com essa história de luta e coragem!

Tatinha.Car 11/11/2021

Que todo refugiado tenha seus direitos humanos garantidos
?Nenhum homem deseja terminar sua vida tirando o colete salva-vidas. Nenhuma família jamais sonha em ser desalojada. (...) Essas viagens levam refugiados do desespero para a morte. Esta noite vocês me deram alguma paz.?

Doaa morava em Daraa com sua família, sua vida era igual a minha e a sua.
Até que uma seca de 3 anos abalou a vida financeira das famílias, vieram mudanças políticas.
Um jovem vendedor de rua colocou fogo em si como protesto pela falta de oportunidades econômicas que o país vivia. Dando início a Primavera Árabe.
Os protestos foram crescendo, Doaa percebeu a importância e começou a participar. Com o governo perdendo o controle da população que protestava a turbulência e violência se instalou.
Doaa e família começaram a sofrer com a violência aos poucos, mas após um episódio ficou insustentável continuar na Síria.

Como todo refugiado Doaa e sua família enfrentam muitas dificuldades e se sentem deslocados no Egito. O preconceito é a pior violência que eles sofrem.
Até que a única saída para Doaa e Bassem, seu noivo, é ir para Europa.
E é aí que o livro fica tenso, angustiante, difícil de ler, as lágrimas surgem. Nada e nem ninguém deveria passar o que Doaa e Bassem passaram.
Doaa se mostrou forte, buscou forças de onde não tinha.

Esse livro deveria ser leitura obrigatória, devemos aprender que a guerra tira vidas e vidas. Que um refugiado deve ser tratado com um ser humano e seus direitos humanos garantidos.

Gatilhos: Mortes e suicídio.

1 | 2 | 3 | 4 | 5