Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

Resenhas - Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Janaina Vieira - Escritora 25/04/2020

Uma travessia infernal
A história de Doaa, refugiada síria, é emocionante, trágica e real. Tudo começou na chamada Primavera Árabe, em 2011, ou seja, há apenas nove anos. Histórias como a dela e de sua família continuam a acontecer todos os dias. Muitas estão acontecendo neste momento, enquanto escrevo esta resenha. Isso é o mais doloroso, porque os refugiados hoje são milhões, espalhados pelo mundo todo. Por que eles são obrigados a fugir? Simplesmente porque, como qualquer outra pessoa, querem viver em segurança, querem dar a seus filhos a possibilidade de terem um futuro digno. Querem, acima de tudo, viver em paz, exatamente como qualquer um de nós. Então, por que a maioria dos países têm fechado a porta para eles? Porque, dizem, suas economias não suportariam tal pressão. Eu, porém, não acredito nisso. Acho que os refugiados são repelidos por preconceito, por xenofobia, por sentimento de exclusão a tudo que é, digamos, diferente. Os refugiados que são muçulmanos ainda enfrentam mais desconfiança porque há quem pense que todos eles, no fundo, são terroristas. Isso não é verdade. Eles são pessoas, seres humanos como todos nós. Até quando o mundo vai continuar a se comportar dessa forma, se todos habitamos um mesmo planeta? Ou seja, todos nós temos o direito de viver enquanto estamos na Terra. Logo, fronteiras não deveriam existir. No mínimo, não deveriam existir fronteiras para questões humanitárias.

Recomendo muito esse livro, não somente para quem gosta de ler sobre o assunto, mas para o público em geral. É preciso que haja mais empatia, mais bondade e mais compaixão no mundo.
Fabrício 26/04/2020minha estante
Oi. Ainda não havia dado uma segunda olhada nesse livro. Sua resenha me convenceu em inseri-lo na minha lista pra esse mês.

Janaina Vieira - Escritora 27/04/2020minha estante
Olá! Espero que goste porque é um excelente livro, embora narre uma história dramática e real. Depois me conte o

Janaina Vieira - Escritora 27/04/2020minha estante
...o que achou! rsrs

Fabrício 27/04/2020minha estante
Pode deixar.

Leituras e Reflexões 15/07/2020

Antes eu pensava que escolhia minhas próprias leituras; depois me dei conta que muitos livros é que me escolhiam. Mas a grande verdade é que Deus me põe frente a frente com certos livros... e é como se Ele me dissesse: "Você precisa ler este!"
E esse foi, exatamente, o caso deste livro que conta a história de Doaa Al Zamel. Uma garota síria que, junto com a sua família, busca refúgio no Egito, com o intuito de fugir da guerra que varria seu país. Pouco tempo depois, para escapar das perseguições e humilhações enfrentadas pelos refugiados, decide arriscar a própria vida na travessia do Mediterrâneo com destino à Europa, sonhando "desesperadamente" em conseguir ter uma vida mais digna e, dessa forma, facilitar a ida de seus familiares para lá também.
Com certeza, foi o livro que mais me fez chorar de tristeza em 2020. Percebo o quanto nós ainda nos importamos pouco com a dor do mundo. Poderíamos orar mais pelos que sofrem. Compadecermo-nos mais. Ajudar mais. Solidarizar com o sofrimento físico de seres humanos, que não têm culpa de nada, e são impotentes frente à guerra.
A história é contada de um modo tão envolvente que, sinceramente, parece beirar a fantasia. Mas quem dera que fosse ficção! Ou um conto de terror.
Não é uma história somente de uma sobrevivente, mas a história de inúmeros refugiados lutando pelo seu próprio futuro e de suas famílias, que se repetiu por anos, sem que o mundo sequer se desse conta da gravidade.

SUPER RECOMENDO!
@aprendilendo_ 15/07/2020minha estante
Muito interessante. É realmente importante sempre termos nossos olhos abertos para as dores do mundo, vou atrás desse livro.

Leituras e Reflexões 15/07/2020minha estante
Isso mesmo, irmão Pedro! Um fator importante na nossa oração intercessória é a compaixão, o se importar, colocar-se no lugar do outro, a empatia, o amor...

Consegui baixar de graça no app KINDLE da AMAZON. Foi rápido que disponibilizaram!

@aprendilendo_ 15/07/2020minha estante
Ok! Tenho o kindle também, muito obrigado pela dica, vou já pegar ele hoje.

Pudima 26/02/2021

Comovente e impactante.
Livros narrando histórias reais são dos que mais me chamam a atenção. A história de Doaa foi algo muito forte e comovente.
É assustador o quanto de sofrimento existe nesse mundo. As condições de vida que algumas pessoas são obrigadas a ter e as situações nas quais elas se submetem para tentar sobreviver ou melhorar de vida beiram ao absurdo quando eu penso no quão diferente da minha realidade isso é.
Fico triste com a história de Doaa e de muitas maneiras me sinto impotente. Espero que as coisas melhorem e sigo buscando um jeito de mudar o mundo. Mas como?
Paz, amor e bem.
Ramon M. Santos 02/03/2021minha estante
Se comparado a séculos passados, o mundo está melhorando. Mas quanto mais lemos, mais vemos que tem muito ainda a ser feito

Pudima 03/03/2021minha estante
Verdade, Ramon! Que tenhamos coragem para agir tentando melhorar ainda mais.

Margô 09/12/2022

O Paraíso além mar...
De cara, eu diria que ler uma obra que se trata de uma situação dramática, real, e recorrente no mundo contemporâneo é em primeira estância o primeiro passo para solidarizar-se com os que sofrem, e ques revés da vida, não estão no nosso círculo de problemas.

Me refiro ao refugiados. Os que perdem pátria, casa, família, vizinhos...perdem a vida que lhes foi dada, para correr atrás da vida que lhe será imposta.

Li com o coração apertado. E dentro de mim uma luz ascendia a todo momento...era algo como: - É possível viver alheia aos dramas do mundo contemporâneo?-.
Não. Não devemos. O que a jovem Síria passa é algo terrível, aterrorizante. Conhecer o percurso da sua família para fugir da Síria, e o que vivem enquanto refugiados é algo surreal, principalmente quando comparo com essa minha vidinha calma , coração leve... e saber que todos os dias vou acordar com a casa em bom estado, e a vida acomodada. Só agradeço!

Vale lembrar, que, o que ocorre atualmente na Síria, é bem pior do que está relatado na obra. Antes do Estado Islâmico mostrar as suas garras!
Aqui foi só o começo, quando o Estado Islâmico começa a agir com sua capital em Raqqa, a Síria torna-se o inferno dos infernos!!!

Agradecida por ter conhecido uma história que precisa ser compartilhada, e por me ajudar a valorizar cada minuto da vida que tenho.
Longa vida para Doaa!!!
Margô 13/12/2022minha estante
Interessante, assim que concluí a leitura " Uma esperança mais forte que o mar" tive a grata surpresa de assistir a um filme que o roteiro é exatamente a fuga de sírios para a Europa. O filme é as Nadadoras. Muito lindo, um roteiro que convence, bom elenco e uma história que ocorreu bem recente.... É na Netflix! Confira!

Mari 07/04/2020

Não sei...
É muito chocante. É culturalmente muito diferente. É muito pesado.
Eu não tenho muito o que dizer sobre essa leitura, porque não consigo encontrar palavras.
É a primeira leitura que fico sem saber o que compartilhar com vocês...

O luto é uma coisa muito complicada. A guerra te faz criar emoções e apego a coisas que em outra realidade você não sentiria e nem se apegaria. Ver as certezas e sonhos destroçados é pesado.
Peço perdão por essa resenha quase inútil. A vida tem desses dias...
Mariana1095 10/04/2020minha estante
???

Giovana.Lagranha 16/02/2024

Maravilhoso, difícil e muito necessário
Esse é o tipo de livro que te "tira da bolha". Doaa é uma jovem Síria apaixonada pelo seu país.

Em 2011, durante o início da Guerra, após conflitos entre a população e o governo, Doaa participa de manifestações pois acredita que é responsável pelo futuro da sua nação.

Após participar de protestos e ser obrigada a ficar em casa por conta do perigo que alastrava seu bairro, Doaa e sua família embarcam para o Egito e permanecem lá até sofrerem preconceito por sua nacionalidade.

Cansada após tanto sofrimento, Doaa e seu noivo resolvem buscar uma nova vida de oportunidades na Europa e, confiando em contrabandistas, embarcam no mar, esperançosos.

A viagem é caótica. Doaa conhece a maldade humana e evidencia a fragilidade e banalização da vida.

Como uma heroína, mesmo nos momentos desesperadores, Doaa auxilia seus companheiros de embarcação e, com apenas 19 anos, torna-se um exemplo de força pela sobrevivência.

Este livro é uma lição e uma aprendizagem. Me espanta a maldade humana e a maneira como as pessoas são esquecidas em meio à guerra.

Recomendo demais, mas já adianto: não é uma leitura fácil. O capítulo que descreve a viagem é angustiante. Parei em vários momentos pois a descrição da cena é pesada e, o pior, baseada em fatos reais.

Edna 05/10/2018

Mediterrâneo
"A esperança de Doa é de que nenhum de seus companheiros de barco tenha morrido em vão. Ela fica escandalizada pelo fato de o fundo do mar ter sido o único lugar em que encontraram abrigo quinhentos refugiados."
"É apenas um pequeno vislumbre das dificuldades e da dor que suportam refugiados do mundo todo. Represento apenas uma entre milhões de vozes que se arriscam diariamente para ter uma vida de dignidade." Dooa
"A história da jovem síria em busca de paz e segurança é um livro para os nossos tempos. Em cada página misturam-se perda e esperança, e o preço humano da pior crise humanitária de nossa época fica dolorosamente claro. Uma leitura emocionante, por vezes sofrida, mas sobretudo um tributo à esperança, à resistência e à generosidade que residem no fundo do coração humano." Khaled Hosseini
Minhas impressões:

Um relato minucioso de Dooa Al Zamel e toda sua familia desde sua infância em Daraa na Síria, no início da Guerra entre facções.
Em 2010 a Al Jazeera transmitia uma noticia que iria desencadear toda uma sequência de protestos; qdo.o jovem na Tunísia ateou fogo em si próprio depois que a polícia confiscou seu carrinho de hortaliças.
No Egito, Líbia e no Iêmen, todos os países do Oriente Médio revoltosos clamavam por liberdade, até a renúncia de Mubaraki.
Na Síria alguns jovens estudantes de 12 anos, foram presos torturados e marcados para toda vida por terem pichado no muro da escola "Você é próximo Dr." referindo à Bashar al-assad.
Dooa se une aos protestos, e inicia uma luta, até a fuga com a família p/o Egito, muita dor e detalhes do que é ser um refugiado, sem se quer ter voz, e ainda assim lutar pela vida, pela dignidade e mais dolorosamente vamos acompanhar a travessia de Dooa e Hassen pelo mediterrâneo e vai chorar muito com eles.
Vai se sentir um nada diante do sentimento de não pertencer a lugar algum e mesmo assim lutará junto pela esperança de dias com Paz Liberdade.
Leiam 5/5

cris.leal 01/05/2019

Uma leitura necessária...
"Uma Esperança Mais Forte que o Mar” conta a jornada de Doaa Al Zamel, uma jovem refugiada síria que, em 2012, fugiu com a família para o Egito, devido à guerra civil deflagrada em Daraa, a sua terra Natal. Infelizmente, dois anos depois, a mudança do governo egípcio provocou uma nova onda de perseguição aos refugiados. Doaa, então com 19 anos, e seu noivo Bassem, decidiram sair do Egito e tentar a perigosa travessia marítima para a Europa em busca de uma vida melhor na Suécia.

Eles pagaram caro a contrabandistas por dois lugares em um pesqueiro mal conservado que levava uns 500 refugiados pelo Mar Mediterrâneo. Perto da Grécia o barco foi abalroado por uma embarcação egípcia e naufragou. À sua frente Doaa viu centenas de pessoas afogarem-se, inclusive seu noivo. Apenas ela e mais 10 passageiros sobreviveram. Eles ficaram à deriva no mar durante 4 dias e 4 noites sem água potável e comida. Doaa não sabia nadar, mas sobreviveu flutuando em uma pequena boia inflável e, durante todo o tempo, segurou sobre o peito dois bebês que foram entregues a ela pelos parentes que se afogavam.

Doaa Al Zamel aceitou contar sua experiência traumática à Melissa Fleming, diretora de Comunicações do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, que transformou o relato angustiante em um livro maravilhoso. Utilizando uma linguagem clara, a autora aborda os motivos políticos e sociais que levaram a Síria a uma guerra civil. Um conflito que já dura oito anos, matou milhares de pessoas e expulsou metade dos sírios de suas casas. A Síria é o país com o maior número de refugiados do mundo. Conhecer a história de Doaa nos coloca de frente com o pior desastre humanitário de nosso tempo. É impossível não se comover. É impossível não se importar.

site: https://www.newsdacris.com.br/2019/05/resenha-uma-esperanca-mais-forte-que-o.html

SSandes 28/02/2020

Leitura necessária!
Foi uma das coisa mais dolorosa e tristes que eu já li. Não é apenas uma história e sim, relatos reais do que aconteceu com milhares de sírios e milhares de outros refugiados.
Uma leitura pesada, mais necessária, só lendo a respeito para entender o que essas pessoas passaram e pq tomaram a decisão de confiar suas vidas nas mãos de contrabandistas e se aventurar pelo Mar Mediterrâneo, rumo a vida melhor e digna na Europa.

Evandro.Calado 01/03/2020

Que história impressionante, realmente superou as minhas expectativas... Confesso que caiu umas lágrimas em algumas partes da leitura.

Fernando 02/04/2020

Uma aula sobre a vida
Conhecer a trajetória de um refugiado - do início da perda do convívio social, da perda de sua liberdade, da guerra civil, da perda de seus lares, da perda de seus familiares, de sua vida ficar nas mãos de contrabandistas, do preconceito dos outros povos, do sofrimento na travessia - é uma aula para que possamos agradecer o dom da vida diariamente

Fatima.Caitano 11/04/2020

Há vencedores em uma Guerra?
Retrata o drama dos refugiados de um país em guerra, em busca de abrigos, novos lares, expondo o sofrimento dos mesmos, ao perceberem que possivelmente nunca voltaram a sua terra natal. E à crueldade dos que se valem desses momentos de caos para lucrarem.

Edy 12/04/2020

Milagres existem??
Ao fim do livro eu só pensava: A MEU DEUS!!! Parece uma história de ficção dramática, mas q infelizmente foi bem real na vida de Doaa.
O livro trás de forma simples alguns episódios de como a guerra na Síria foi se desenvolvendo, se desenrolando e quais fatores contribuíram para esse quadro de confrontos entre governo e população.
E as nuances de como é a vida de famílias refugiadas..

Patricia.Cartaxo 19/04/2020

Livros como esse me fazem sentir gratidão por cada respiração!
O livro retrata uma história de forma que vc sabe que é o retrato de muitas outras esquecidas por aí.
Detalhes que ñ vemos e ñ fazemos questão de enxergar nos noticiários da TV.
Lembro-me bem dos noticiários durante a crise de refugiados, mas nunca tive uma visão tão próxima quanto hoje!

1 | 2 | 3 | 4 | 5