Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

Uma Esperança Mais Forte Que o Mar Melissa Fleming

Resenhas - Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Laísa 14/10/2020

Um livro baseado em fatos reais. Este relata a história de Doaa uma refugiada Síria. Uma história comovente, revoltante e angustiante em muitos trechos. O livro mostra como a política interfere nas nossas vidas. Do dia para a noite, a vida tranquila de uma criança Síria se tornou um caos. A esperança por uma vida digna e justa é um dos sentimentos mais presentes no livro.
Finalizando o livro, eu só consigo ter raiva dos governos mundiais, incluindo o nosso, que preferem ver seu povo morrendo e/ou desalojado, a tentar encontrar uma solução digna a todos. O poder cega a humanidade e devasta os países.

Aline 15/10/2020

Milagre?
O livro narra a vida de Doaa, uma menina síria. Foi uma boa leitura para compreender a Primavera Árabe e sua influência na guerra que fez com que houvesse mais cidadãos sírios refugiados do que em seu próprio país. A narrativa é fluida e a história emocionando, na mesma medida em que é muito triste. Não tem como ser contra o acolhimento de refugiados depois de entender o que os leva a sair de seus países. No fim do livro restou a curiosidade de entender cientificamente como foi possível a sobrevivência de Doaa após vários dias sem água, sem comida e submersa na água gelada. Algumas pessoas com quem conversei sugeriram uma explicação que ficou na minha cabeça: seria um milagre?

Évelin Noah 09/09/2022

Simplesmente emocionante! Arrepiante a cada página. Uma história triste, real e, infelizmente, muito atual. Um relato de de fazer qualquer coração sangrar.
Recomendo a leitura!

Faluz 27/09/2022

Uma Esperança Mais Forte Que o Mar. - Melissa Fleming
A biografia de Doaa Al Zamel, escrita por Melissa Fleming.
Melissa é diretora de Comunicações do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e nesse cargo ela presencia a luta de refugiados para conseguir um lugar para viver em paz. Seu relato apresenta Doaa, moça síria muito jovem, que junto a sua família vivem na Síria próximas a fronteira com a Jordânia.Com o levante contra o governo e a instituição da guerra civil tornaram inviável viver na sua cidade. Juntando economias tentam a travessia para a Europa, com tudo de ruim que isso representa. História muito triste que nos apresenta uma ânsia pela vida e um lugar no mundo.

Menina Ciria 16/07/2021

Sobre Síria...
Eu simplesmente não conseguia parar de ler. Sempre tive muita curiosidade sobre o país que trago em meu nome. Síria. A Guerra na Síria foi a maior guerra dos nossos dias. 5 milhões de mortos. Doaa e sua família estavam refugiados no Egito tentando fugir de tudo isso. No início foram bem recebidos pelos egípcios, mas depois os boatos sobre os homens assediadores se tornou verdade. Do Egito Doaa e seu noivo pagaram contrabandistas para os levar para a Europa. Nessa Odisséia o navio que levava os refugiados foi cruelmente afundado. Mais de 500 pessoas morreram. Doaa foi sobrevivente disso tudo. Para saber como tudo aconteceu você precisa ler esse maravilhoso livro narrado pela Mellissa Fleming. Em meio a tanta tragédia os questionamentos são válidos. Por que as potências internacionais não incentivam os países vizinhos a acolherem os refugiados da guerra? O Planeta Terra é um só e como comunidade precisamos ser mais tolerantes e acolhedores com as famílias que abandonam as ruínas de seu país procurando um lugar para simplesmente viver. A principal pergunta é: " Por que tão pouco é feito para acabar com as guerras, a perseguição e a pobreza que levam tanta gente a fugir para as praias da Europa?"

Ronan Furtado 15/03/2021

História necessária para humanidade.
Fantástico! Uma história comovente que expõe a crise humanitária dos refugiados das zonas de guerra no oriente médio. Livro expõe muito bem as emoções e a dinâmica familiar de Doaa Al zemel, até a tomada de decisão que irá impactar sua vida para sempre. Uma tragédia contada do ponto de vista de quem viveu tanta dor faz você entender a gravidade de uma guerra longa e o quanto ela impacta uma nação inteira que sempre está em busca da paz e da qualidade de vida para seus filhos.

@bea.lendo 11/09/2021

Doaa estava em um barco com mais de quinhentas pessoas rumo à Europa, saindo da pressão submetida aos refugiados sírios no Egito, quando seu pior pesadelo se tornou real. O barco naufragou e Doaa viu centenas de pessoas morrerem afogadas, incluindo seu noivo Bassem. Apesar do medo, da dor e da solidão que a envolvia em alto mar, Doaa conseguiu ser forte o suficiente para segurar durante quatro dias duas crianças, Masa e Malak, até o momento em que um navio as encontrou no mar.

A história de Doaa é a realidade da travessia feita por milhares de refugiados que arriscam suas vidas em busca de um futuro humanamente possível em terras distantes enquanto deixam para trás seus países, famílias, culturas, sonhos.

Este livro conta com uma série de entrevistas, que somadas resultam em mais de setenta horas de conversas feitas por Melissa Fleming e colaboradores com Doaa, seus familiares, refugiados, médicos etc. Um trabalho impecável que precisa ser lido.

Aline 23/08/2020

Melissa Fleming conta a historia de Doaa Al Zamel, uma refugiada Síria que deixa seu país, juntamente com sua família, em busca de uma vida melhor, no Egito, longe dos perigos da guerra, das destruições, dos tiroteios e da fome. Mas quando se pensa que o pesadelo chegou ao fim é quando ele começa. Um tempo depois de se instalarem no Egito, ela decide atravessar o Mediterrâneo, rumo à Europa, para escapar das humilhações e perseguições.

Não há palavras suficientes para descrever esse livro. Ele é triste, emocionante e intenso. É triste por ver como há pessoas horríveis nesse mundo e como os refugiados sofrem com tanta rejeição e maldade; emocionante com a história da Doaa Al Zamel, uma verdadeira heroina, determinada pela esperança; e intenso com um livro tão bem escrito q me fez mergulhar na história.

E mergulhei de cabeça, o que me fez ficar literalmente em prantos em muitas partes do livro, chorei de tristeza mesmo.
É realmente um dos melhores livros que já li!

site: http://versoaleatorio.blogspot.com/2020/05/tres-biografias-de-mulheres-incriveis.html

Mariana1095 10/04/2020

Refugiada
O livro conta a história real de uma garota siria de 19 anos que prescisa fugir com sua família de seu pais devido os horrores da guerra, se tornando uma refugiada no Egito mais que com tempo e o aumento da população de refugiados e a vida precária que tinha neste país, decide se arriscar em uma travessia clandestina pelo mar mediterrâneo com a esperança de conseguir vida melhor na Europa.
Livro muito emocionante que relata muito bem os horrores vividos por estes refugiados de guerra e nos mostra como somos pessoas tão indiferentes com os sofrimento dos outros. Este livro me ensinou muito sobre termos mais empatia com as outra pessoas. Vale muito apena MARAVILHOSO

Marcela 11/07/2020

Doaa
Um dos melhores livros que já li.
Doaa é uma jovem simples que nasceu na Síria, muito ligada à suas raízes, sofreu muito para deixar sua cidade "Daraa" e a vida que havia construído. Mas não teve escolha... A indescritível violência na Síria e as injustiças de um governo tirano não deram outra alternativa para a família de Doaa.
O episódio surpreendente para mim foi o naufrágio. Imaginava que o barco havia afundado por ser velho, inapropriado e super lotado para aquele tipo de travessia (o que era), mas o principal motivo do naufrágio foi outro.
Penso que Doaa salvou a menina e as meninas a salvaram também!
História incrível... Triste, mas cheia de esperança!
Muitas questões para reflexão!

Fatima.Caitano 11/04/2020

Há vencedores em uma Guerra?
Retrata o drama dos refugiados de um país em guerra, em busca de abrigos, novos lares, expondo o sofrimento dos mesmos, ao perceberem que possivelmente nunca voltaram a sua terra natal. E à crueldade dos que se valem desses momentos de caos para lucrarem.

@LendocomAB por Ana Bove 22/06/2020

Uma das histórias de superação mais bonitas
Nota: 9/10

Uma oportunidade linda de conhecer a história dos refugiados da Síria.
Nessa minha jornada tentando conhecer mais sobre os conflitos do Oriente Médio me indicaram esse livro que conta a história da Doaa Al Zamel, uma dos mais de 5 milhões de sírios que estão exilados em outros países por conta de uma guerra que já desalojou outras 6 milhões de sírios e matou pelo menos mais 250 mil.

Por mais ou menos 65% do livro você vai entender pelos olhos de uma adolescente / jovem adulta como foi crescer na Síria, como o conflito começou, como as pessoas foram obrigadas a fugir do próprio país e procurar asilo primeiramente em países vizinhos. Uma oportunidade única de conhecer uma realidade tão diferente da que vivemos e estamos acostumados. Doaa segue narrando de uma forma muito detalhada sua chegada no Egito, como à primeira vista todos eram muito solidários aos refugiados e como a situação foi mudando aos poucos até se tornar insustentável o suficiente para fazer com que ela tomasse a decisão de arriscar a sua vida na travessia clandestina para a Europa.

Desse momento em diante se prepare para ter seu coração na boca ao escutar uma das histórias de superação mais bonitas que você provavelmente já escutou, mas também uma das mais tristes. É um livro que nos faz entender melhor o motivo para tantas arriscarem suas vidas em uma viagem tão perigosa, que te faz questionar o motivo de tantos países da Europa não quererem mais receber refugiados mas ao mesmo tempo não darem suporte para países do próprio Oriente Médio ajudarem essas pessoas, entre outras questões.

Quem ficou curioso mas não for o tipo de livro que gosta de ler, vale a pena pesquisar o TED talk que a autora do livro fez inicial e que acabou comovendo tanta gente que se tornou livro.

site: https://instagram.com/lendocomab

csartoretto 08/06/2020

Leitura imperdível para entender um pouco o que acontece na Síria e toda a tragédia humanitária que essa guerra desencadeou. É um livro sensível, que trata da história de Doaa, uma sobrevivente, da guerra, do naufrágio e da sordidez humana, mas que é a história da maioria dos refugiados, que arriscam a vida fugindo da guerra, na esperança de uma nova vida e muitas vezes encontram a morte no mar ou o ódio em terras estrangeiras.

Vivian 21/05/2020

Muito impactante. Uma leitura que me tirou da zona de conforto e que me fazia parar para refletir a cada página lida. Um livro que tem faz respirar de novo no momento em que você acaba.
Em vários momentos tentei me colocar no lugar da protagonista, imaginado o quão forte ela foi. E como não dá para imaginar o que ela sentiu na sua travessia para Europa.
Uma leitura em que chorei e que é difícil de digerir.
Todos deveriam conhecer essa história. Não porque ela é única, mad porque todos os dias pessoas passam por situações parecidas e que não está nem próximo do nosso alcance.

1 | 2 | 3 | 4 | 5