Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

Resenhas - Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcela 11/07/2020

Doaa
Um dos melhores livros que já li.
Doaa é uma jovem simples que nasceu na Síria, muito ligada à suas raízes, sofreu muito para deixar sua cidade "Daraa" e a vida que havia construído. Mas não teve escolha... A indescritível violência na Síria e as injustiças de um governo tirano não deram outra alternativa para a família de Doaa.
O episódio surpreendente para mim foi o naufrágio. Imaginava que o barco havia afundado por ser velho, inapropriado e super lotado para aquele tipo de travessia (o que era), mas o principal motivo do naufrágio foi outro.
Penso que Doaa salvou a menina e as meninas a salvaram também!
História incrível... Triste, mas cheia de esperança!
Muitas questões para reflexão!

csartoretto 08/06/2020

Leitura imperdível para entender um pouco o que acontece na Síria e toda a tragédia humanitária que essa guerra desencadeou. É um livro sensível, que trata da história de Doaa, uma sobrevivente, da guerra, do naufrágio e da sordidez humana, mas que é a história da maioria dos refugiados, que arriscam a vida fugindo da guerra, na esperança de uma nova vida e muitas vezes encontram a morte no mar ou o ódio em terras estrangeiras.

Aline 23/08/2020

Melissa Fleming conta a historia de Doaa Al Zamel, uma refugiada Síria que deixa seu país, juntamente com sua família, em busca de uma vida melhor, no Egito, longe dos perigos da guerra, das destruições, dos tiroteios e da fome. Mas quando se pensa que o pesadelo chegou ao fim é quando ele começa. Um tempo depois de se instalarem no Egito, ela decide atravessar o Mediterrâneo, rumo à Europa, para escapar das humilhações e perseguições.

Não há palavras suficientes para descrever esse livro. Ele é triste, emocionante e intenso. É triste por ver como há pessoas horríveis nesse mundo e como os refugiados sofrem com tanta rejeição e maldade; emocionante com a história da Doaa Al Zamel, uma verdadeira heroina, determinada pela esperança; e intenso com um livro tão bem escrito q me fez mergulhar na história.

E mergulhei de cabeça, o que me fez ficar literalmente em prantos em muitas partes do livro, chorei de tristeza mesmo.
É realmente um dos melhores livros que já li!

site: http://versoaleatorio.blogspot.com/2020/05/tres-biografias-de-mulheres-incriveis.html

Duda Nascimento 26/08/2021

Tão forte que nem parece real
O livro é rico em detalhes e abrange uma grande parte da vida da protagonista que, vítima dos conflitos na Síria, passa por situações tão estarrecedoras.
É muito bem escrito e nos sensibiliza demais com a questão dos refugiados colocando rosto e vida por trás do que apenas acompanhamos pela Tv.

Tatinha.Car 11/11/2021

Que todo refugiado tenha seus direitos humanos garantidos
?Nenhum homem deseja terminar sua vida tirando o colete salva-vidas. Nenhuma família jamais sonha em ser desalojada. (...) Essas viagens levam refugiados do desespero para a morte. Esta noite vocês me deram alguma paz.?

Doaa morava em Daraa com sua família, sua vida era igual a minha e a sua.
Até que uma seca de 3 anos abalou a vida financeira das famílias, vieram mudanças políticas.
Um jovem vendedor de rua colocou fogo em si como protesto pela falta de oportunidades econômicas que o país vivia. Dando início a Primavera Árabe.
Os protestos foram crescendo, Doaa percebeu a importância e começou a participar. Com o governo perdendo o controle da população que protestava a turbulência e violência se instalou.
Doaa e família começaram a sofrer com a violência aos poucos, mas após um episódio ficou insustentável continuar na Síria.

Como todo refugiado Doaa e sua família enfrentam muitas dificuldades e se sentem deslocados no Egito. O preconceito é a pior violência que eles sofrem.
Até que a única saída para Doaa e Bassem, seu noivo, é ir para Europa.
E é aí que o livro fica tenso, angustiante, difícil de ler, as lágrimas surgem. Nada e nem ninguém deveria passar o que Doaa e Bassem passaram.
Doaa se mostrou forte, buscou forças de onde não tinha.

Esse livro deveria ser leitura obrigatória, devemos aprender que a guerra tira vidas e vidas. Que um refugiado deve ser tratado com um ser humano e seus direitos humanos garantidos.

Gatilhos: Mortes e suicídio.

SSandes 28/02/2020

Leitura necessária!
Foi uma das coisa mais dolorosa e tristes que eu já li. Não é apenas uma história e sim, relatos reais do que aconteceu com milhares de sírios e milhares de outros refugiados.
Uma leitura pesada, mais necessária, só lendo a respeito para entender o que essas pessoas passaram e pq tomaram a decisão de confiar suas vidas nas mãos de contrabandistas e se aventurar pelo Mar Mediterrâneo, rumo a vida melhor e digna na Europa.

leituralismo 05/07/2021

Crise de refugiados, o mundo precisa falar sobre isso
• Com a eclosão da guerra na Síria, Doaa, uma jovem de 19 anos e seus familiares se deparam com um cenário em que a única possibilidade de se manterem vivos é fugir para outro país, sendo assim, eles conseguem refúgio no Egito. Após um tempo, Doaa percebe que o seu país de refúgio já não é mais tão receptivo e com o noivo, decide atravessar o mar até a Europa.

• Ressaltando que essa é uma história real que nos mostra a situação em que muitas pessoas vivem, a crise do refúgio. Doaa ao tentar fugir para a Europa, após um acidente com o barco em que estava, ficou à deriva por quatro dias em alto mar, sem alimento ou água potável, além de ajudar duas crianças que estavam sozinhas, pois os pais faleceram.
ㅤ ㅤㅤㅤ ㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ
• Apesar de já ter um interessante pelos conflitos do Oriente Médio, eu ainda não tinha me aprofundado tanto sobre a questão da Síria, contudo, esse livro detalha bastante sobre os protestos, a primavera árabe e a guerra.
ㅤ ㅤㅤㅤ ㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ
• Doaa é apenas uma das milhares de adolescentes que se encontram numa situação parecida como essas agora mesmo. Dá para imaginar?! Acredito que não podemos mais continuarmos fingindo que nada acontece enquanto milhares de pessoas fogem dos seus países devido a conflitos armados, questões econômicas, religiosas, etc. A crise dos refugiados é real e a cada dia cresce.
ㅤ ㅤㅤㅤ ㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ
• Doaa hoje vive com toda a família em um país da Europa, infelizmente, o seu noivo morreu. Apesar de estar fisicamente bem, os traumas causados por tudo que ela viveu ainda pesam em sua memória.

resenha postada no ig @leituralismo ㅤㅤㅤ ㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ

site: @leituralismo

Julia Oneda 04/07/2021

Essa é uma história real de uma família síria refugiada. Dooa é uma das integrantes da família, que narra a história de como começou a guerra em seu país, até o momento que obrigou a família buscar refúgio no Egito. Inicialmente o Egito foi um país super acolhedor onde conseguiram se estabelecer por um tempo, mas logo depois o país passou por uma crise econômica e política, tornando-se mais um lugar perigoso para a família de Dooa (a população acusava os refugiados pela crise). Dentre muitas adversidades, Doaa e seu noivo resolvem pegar um barco rumo à Europa (clandestino), na esperança de conseguir uma vida melhor. Durante o trajeto, um barco de piratas ocasiona propositalmente o naufrágio do barco onde está Doaa. A menina, de então apenas 19 anos, presencia diversas mortes e luta durante dias por sua vida.
É impossível ler essa história e não sentir a angústia, tristeza e o desespero de Dooa. Além de nos ajudar a entender como foi o início da guerra da Síria, o livro nos faz refletir sobre o trabalho importantíssimo de diversos países no acolhimento da população refugiada e os programas de auxílio à essas famílias.
Amparar e oferecer segurança e condições dignas para sobrevivência dessas pessoas é o que nos faz mais humanos.

Evandro.Calado 01/03/2020

Que história impressionante, realmente superou as minhas expectativas... Confesso que caiu umas lágrimas em algumas partes da leitura.

Patricia.Cartaxo 19/04/2020

Livros como esse me fazem sentir gratidão por cada respiração!
O livro retrata uma história de forma que vc sabe que é o retrato de muitas outras esquecidas por aí.
Detalhes que ñ vemos e ñ fazemos questão de enxergar nos noticiários da TV.
Lembro-me bem dos noticiários durante a crise de refugiados, mas nunca tive uma visão tão próxima quanto hoje!

Elisabete Bastos @betebooks 26/03/2021

A busca da paz
Doa e sua família saíram da Síria devastada e fora para o Egito. No Egisto com mudanças políticas e por questões econômicas, o povo começou a ter uma uma reação negativa em relação aos refugiados sírios. Doa e Bassem querem uma mudança em suas vidas para casar e ter melhores meios de vida. Por isto, dão suas economias a atravessadores para navios sem condições de fazer o transporte de centenas de refugiados. A primeira tentativa não conseguiram. Na segunda tentativa, em 6/09/2014, embarcaram rumo à Itália. Varias trocas de navios. E eles foram atacados e arrebentaram o navio que estavam. Muitos morreram, crianças, pais, famílias etc. Doa conseguiu sobreviver e chegou a Grécia e depois para a Suécia. Enfim, a vida de refugiados, que tentam embarcar para melhores perspectivas de vida na Europa e enfrentam os perigos de atravessadores, que só querem o lucro, pouco se importando com a vida humana.

Jhully.Rodrigues 15/01/2021

Essencial
É assustador como existem tantas pessoas nessas condições. Porém, Doaa é de uma coragem, e uma determinação sem igual. Amei a leitura!

null 01/11/2020

O livro é muito bom! Tem uma riqueza de detalhes incrível. A história de Doaa e sua família é muito triste, mas nos ajuda a entender pelo menos um pouco a trágica realidade do povo sírio.

Caroline.Casaes 09/05/2020

Superação, amor e esperança.
É muito difícil ler os relatos e não pensar em como no geral não valorizamos as coisas ao nosso redor, como a nossa família, nossos estudos, amigos e liberdade.
O livro nos faz refletir bastante sobre a importância do amor na família e como isso é essencial pra manter qualquer chama de esperança viva. Eu ia falar que Doaa foi muito corajosa, mas não só ela, toda a sua família. Sabe o "um por todos e todos por um?", é isso!

Em meio a tanto sofrimento, o capítulo 5 aqueceu o meu coração. Só de imaginar o que ela passou fica até difícil escrever alguma coisa...

Indico a leitura, ela provoca empatia e amor, mas não espere uma história feliz. Você vai ver esperança e superação, mas verá muita dor também.

Inspirações Literárias 21/05/2020

Uma história incrível de sobrevivência
Senti a respiração parar com as descrições das vivências experienciadas, principalmente, as ocorridas no mar.

Essa é aquela história que nos faz perceber que existe razão e beleza em nossas existência, apesar de singular, é incrível e esplêndida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5