Histórias da Gente Brasileira

Histórias da Gente Brasileira Mary del Priore

Resenhas - Histórias da Gente Brasileira

Thaís 10/09/2023

Mary Del Priore ja tinha me ganhado desde o primeiro volume dessa série mas devo fizer que a curadoria deste foi muito bem feita, trechos de cartas e fotos q são relíquias, estou ansiosa para o quarto volume!

Maria.Eduarda 08/07/2023

Sobre a gente
Dentre os três livros que li dessa sequência, esse foi o que mais me prendeu. Mas é pura birra minha, acho o Brasil república muito mais interessante do que o império. Sobre a escrita, não tenho o que comentar, Mary segue sendo excepcional no que faz.

Cris 15/01/2022

Brasil, História e Cultura
Terceiro volume da série de livros que conta a história do povo brasileiro em épocas diferentes da História, este livro nos traz memórias do início e primeiros anos do período chamado "Brasil República", que compreende os anos de 1889 a 1950, passando por 16 presidentes.

Diferente dos volumes anteriores, neste livro a autora reúne relatos de pessoas que viveram neste período, entre eles, alguns escritores famosos como: Érico Veríssimo e Graciliano Ramos.

O livro traz um panorama geral do período, falando sobre a organização política e econômica do país, mas também nos mostrando como eram os costumes, moda, beleza, alimentação e comportamento das pessoas.

É neste período que surgem os primeiros automóveis, a ascensão do rádio, vemos mudanças nas formas de se vestir e hábitos de higiene e a influência de países como Estados Unidos e França. Vemos também como o Brasil viveu o período da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

O livro é muito interessante, a narrativa traz diversos relatos e eu fiquei realmente imersa na história do nosso povo. Como nos livros anteriores, é uma narrativa divertida, detalhada e é uma ótima leitura para se conhecer um pouco mais da história do nosso país. Agora estou ansiosa para poder ler o último livro da série, com histórias mais contemporâneas.

Livro indicado para amantes de história, cultura e curiosidades brasileiras.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Ivan 10/11/2021

Conhecendo o Brasil de 1889 a 1950
A história do Brasil é frequentemente contada por meio de grandes fatos, pessoas importantes, vitórias e fracassos que marcaram a nação. Por outro lado, esta série de livros da Mary del Priore conta a história do ponto de vista cotidiano de pessoas comuns que participaram formação da cultura brasileira. É um jeito novo de abordar a história, agora sob o ângulo dos anônimos, dos indivíduos comuns. Afastados os “heróis”, restam as pessoas normais, as que trabalham, produzem, sofrem, riem e choram.

Mary del Priore dá continuidade à saborosa série “Histórias da Gente Brasileira”, em que, pela simplicidade da vida cotidiana, busca a resposta para como nos tornamos quem somos hoje. Neste terceiro volume, a historiadora aborda a primeira etapa da República através das memórias daqueles que viveram todas estas mudanças políticas, econômicas, sociais e comportamentais pelas quais o Brasil passou durante o intenso período compreendido entre os anos de 1889 e 1950. De Deodoro da Fonseca a Eurico Gaspar Dutra, passando pela Era Vargas, o país teve 16 presidentes, mas o que guia a narrativa são as vozes, carregadas dos mais diversos sotaques, de quem viveu o dia a dia das ruas e o transformou em palavra escrita. Entre eles estão memorialistas/escritores que deixaram marcas definitivas na cultura nacional, como José Lins do Rego, Zélia Gattai e Erico Verissimo, cujas descrições nos convidam a percorrer o passado e aproximam a literatura da história – e toda história que esses autores contam é também a nossa.

Temos um período de transição do Brasil rural para um país mais urbano. A chegada da modernidade com o cinema falado, o carro e as facilidades dos eletrodomésticos , com os novos hábitos de higiene e os novos comportamentos da juventude. Por outro lado, a sociedade mantém-se conservadora, religiosa e preconceituosa. Outra mudança foi que a morte passou a ocorrer mais nos hospitais do que em casa e a criação de cemitérios municipais.

Enfim, um excelente livro de memórias, que apresenta a vida privada do nosso povo neste período. Mary del Priore nos mostra com maestria e de forma agradável os modos de vida das gentes de várias partes do nosso Brasil. De linguagem acessível e agradável, um dos melhores livros de História do Brasil que li. Recomendo especialmente a quem gosta de história do Brasil.

Vitoria 06/08/2021

Mais um volume interessante da saga
As mudanças ao longo da Primeira República, que no Estado Novo se acentuam ainda mais, são contadas pela autora por meio dos detalhes cotidianos. Os primeiros capítulos trazem uma visão um pouco mais abrangente, que caracteriza o contexto histórico e político. Nas segunda e terceira partes, é onde o deleite acontece, e conhecemos detalhes da alimentação, vestuário, rituais, amores, festas e costumes da época. Ao contrário dos dois primeiros volumes, nos quais a história é contada pela própria autora, no terceiro volume Mary toma por empréstimo as falas de quem vivenciou os acontecimentos. São relatos detalhados, que mostra a história "de dentro", pela perspectiva de quem a experimentava no dia-a-dia.

Sergio330 04/07/2021

Leia mais sobre nossa história
Finalizei o livro essa semana , e digo que valeu a pena . Tem assuntos maçantes pra mim , mas na grande maioria , tudo me interessou ; a era Vargas , seu populismo , suas mudanças trabalhistas apesar de ser um ditador . As revoltas , a vida pós leis de escravidão ; a chegada de imigrantes estrangeiros , os barões do café , tudo isso me atrai e emociona. Ela finaliza o livro dando uma prévia do que será o quarto falando de JK , outro período que me interessa bastante . Aliás será uma leitura de uma época mais palpável pra mim ( 1950-2000) que em 2000 tinha 30 anos .
Leia , busque saber da nossa história , saiba mais .

Daniel432 02/04/2021

Radiografia de Usos e Costumes - Brasil República Velha
Nesse terceiro volume temos um período de transição do Brasil rural para um Brasil mais urbano, mais moderno com a chegada do cinema falado, do carro e das facilidades dos eletrodomésticos que começam a chegar dos EUA, com os novos hábitos de higiene e de novos comportamentos da juventude copiando, principalmente, a França. Por outro lado, a sociedade, apesar dos esforços dos jovens, mantém-se conservadora, religiosa e preconceituosa.

No campo religioso a mudança mais significativa que percebi foi que a morte passou a ocorrer mais rotineiramente nos hospitais (até então o moribundo aguardava a morte em casa) e a criação de cemitérios municipais, afastando a morte da igreja católica, até então dominante no país.

Há até passagens engraçadas quando a autora mostra como as pessoas reagiam à frenética velocidade dos perigosos veículos que eram conduzidos a mais de 20 km/h (!!!) e com o cinema falado além da resistência às escovas de dentes.

Agora é ver, no último livro, o Brasil do pós-guerra e da ditadura militar.

Osório 24/03/2021

Apesar da demora, esse livro é muito perfeito. Del Priore tem uma pegada muito massa, abordando desde o que estudamos em sala de aula, como a política, economia e a sociedade do período compreendido de 1889 a 1950. Mas ela adentra muito bem a micro história, onde vai tratar da sociedade, mais especificamente dos seus costumes, da sua cultura, do seu pensamento de acordo com a época. As partes mais interessantes para mim, com certeza, é quando ela aborda as epidemias e endemias da época, destacando a gripe espanhola, a sífilis, a malária. Esse livro é tão abrangente que aborda o carnaval, o uso do biquíni nas praias, as festas de santo, o higienismo. Sem falar nas imagens, é um livro muito visual, com folhetins, revistas, imagens de arquivos e tudo mais. Eu recomendo muuuuito.

Lilian 06/12/2020

Povo
O livro traz alguns fatos interessantes sobre os acontecimentos no Brasil República. Mostra como a sociedade vivia na época, seus preconceitos...

Victor 21/07/2020

Um livro de relatos
Não é um livro de história tradicional, senão um livro de relatos, mas que relatos! Não se trata simplesmente de uma colcha de retalhos disformes, mas cozida com maestria pela autora, de forma que o leitor pode se deleitar com as curiosas vidas (às vezes nada plausíveis, mas não menos verídicas) da gente brasileira nos primeiros anos da República. Recomendo a quem gosta de história e a quem gosta de causos, aqui haverá dos dois. Sai um leitor satisfeito e mais conhecedor de sua gente, de suas manias, de sua cultura.

Edu 17/05/2019

Nossa Gente
Excelente livro de memórias, que costura a vida privada do nosso povo de 1889 até 1950. Mary del Priore pega emprestado a memória de ilustres brasileiros que viveram o recorte de tempo proposto e nos mostra com maestria e de forma deliciosa os modos de vida das gentes de várias partes do nosso Brasil. O livro começa fazendo um empolgante resumo político e econômico do período, citando os vários movimentos sociais como Canudos, Vacina, Chibata, Contestado, Cangaço, Tenentismo. Mas é o lado cultural que que serve de conduto para a narrativa, colorindo os tipos, as invenções, as novas expressões, os novos esportes, a moda, as diversões, a vida sexual (ponto alto do livro), o infantil, o feminino, o masculino. De linguagem acessível e agradável, um dos melhores livros de História do Brasil que li.

Volnei 05/02/2018

Histórias da Gente Brasileira
"O capitulo I engloba o período que vai da proclamação da republica até o inicio da republica café com leite . No segundo capitulo temos a política de Rodrigues Alves e seus planos de Bota abaixo com a intenção de europeizar a cidade do Rio de Janeiro, seguido pela revolta da vacina . A seguir o Brasil enfrenta a crise do café onde são queimadas milhares de sacas com a intenção de forçar a subida dos preços. São abordadas também algumas revoltas como a revolta da chibata e a revolta do contestado. Enquanto o Brasil vivia suas guerras internas nas duas primeiras decas do século XX, não tomava conhecimento dos conflitos que aconteciam na Europa e que serviram como estopim para a primeira guerra. "O terceiro capitulo aborda a pequena participação do Brasil na primeira guerra mundial e suas consequências não só para o país como também para seus jovens , já que é a partir desta época que se adota o alistamento obrigatório. O capitulo 4 tratará sobre alguns conflitos esquecidos . O capitulo 5 vai tratar sobre os autos e baixos da produção de borracha na região Amazônica O capitulo 6 tratará da revolução de 1932 e suas consequências. Em 1933 é criado o voto secreto e a justiça eleitoral para acabar com as fraudes". "A constituição vigente era baseada na constituição autoritária da Polônia e por esse motivo foi apelidada de Constituição polaca . Este novo regime Vargas denominou de Estado Novo, inspirado na ditadura de Salazar , o ditador português. Surgiram nesta época alguns movimentos também baseados em movimentos europeus como o fascismo que aqui foi representado pelo grupo denominado Ação Integralista Brasileiro , fundado em 1932, apelidados de os galinhas verdes . Alguns movimentos muito parecidos com o nazismo também chegaram a aparecer mas desapareceram logo após a entrada do Brasil na guerra . As perseguições politicas eram uma constante nesta época . O Brasil entra na guerra após ter um de seus navios afundados por navios alemães. Nesta mesma época nasce a FAB , força aérea brasileira . Enquanto os soldados lutavam na Europa a população vivia uma guerra interna contra os descendentes europeus e asiáticos que moram no Brasil como imigrantes Depois de deposto Getúlio Volta ao poder, agora eleito pelo voto mas sofre duras pressões depois que um de seus delegados tenta matar um jornalista e acaba matando um policial que fazia a segurança do jornalista. A pressão é tanta que Vargas se suicida .A década de 50 foi a época de muitas reformas em algumas grandes cidades como São Paulo Rio e Belo Horizonte . O brasileiro não tinha muito a ideia do banho de mar a não ser por ordem médica mas depois da visita de um príncipe que ao visitar o Rio de Janeiro banhava-se todos os dias, isso se popularizou mas como não havia roupas adequadas para isso muitos tomavam banho completamente nus . Com a queda do café o jeito foi desenvolver novos campos de trabalho e assim surgiram as fabricas e outros tipos de lavouras. "Aos poucos o brasileiro vai conhecendo inventos mais modernos como os primeiros automóveis que funcionam com motor a explosão . Surgem as primeiras linhas de bondes nas cidades que a princípio funcionam com tração animal e depois passam a funcionar com eletricidade. As locomotivas são outra modernidade que chega ao Brasil neste começo de século. São Paulo teve o registro do primeiro engarrafamento de carros no dia a inauguração do Teatro Municipal . Na avenida Paulista vão surgindo os primeiros palacetes dos industriais . A ideia do rádio no Brasil partiu do médico e sociólogo, doutor Edgard Roquette-Pinto e este começou a operar em 30 de abril de 1923 . Algumas figuras marcaram época na era do radio tais como Repórter Esso e a criação do programa A voz do Brasil, Muitas vozes ficaram famosas na era do rádio que durou até meados de 1950 quando surge a televisão. Todos os anos chegaram aos mais fundos rincões do país em épocas diferentes devido a dificuldade de se levar as informações a todos de uma vez. Mesmo depois do surgimento do fogão a gás , muitas famílias ainda insistiam em manter dentro de casa o fogão a lenha tanto no campo quanto na cidade. Muitos pratos da culinária nacional surgiram da necedade de mais alimentos passados pelas pessoas na década de 1940 . Diferente do que muitos acreditam o negro não ficou totalmente desamparado após a abolição pois houve muitos acordos entre negros e senhores de engenho ou cafeicultores, fazendo com que estes permanecessem na terra e se dessem muito melhor que aqueles que optaram por partir . O banho diário foi algo que o brasileiro adquiriu com muito custo devido a precariedade de algumas casas e a falta dos chamados banhos públicos . Aos poucos isso foi se resolvendo até chegarmos aos níveis atuais. "Nas grandes cidades foram surgindo novos entretenimentos para a população, independente de classe social. Surgiram nesta época os teatros, os cinemas entre outras diversões como os circos que viajavam tanto pelas grande como pelas pequenas cidades . Este foi também uma nova forma de alguns ganharem a vida tais como as casas de jogos, circos, salões de baile e até mesmo os bordeis e assim nascia a indústria de entretenimento. Foi nesta época que foram surgindo grandes nomes nas telas do cinema e do teatro. As pessoas foram se soltando e aos poucos foram surgindo os primeiros blocos de carnaval de rua que mais tarde deram origem as escolas de samba . Contudo as festas religiosas não ficaram esquecidas . Os feriados santos foram mantidos e alguns locais tornaram-se locais de peregrinação como foi o caso do rio Paraíba onde segundo alguns pescadores estes teriam encontrado uma imagem sacra no rio, dando origem ao Santuário de Aparecida . Foram surgindo também as agremiações esportivas que aos poucos se organizaram e passaram a disputar alguns campeonatos. "O século XX foi um ano com muitas mudanças especialmente para as mulheres em questões como beleza, estéticas e bem estar. Surgiram produtos como o batom em 1925 e o desodorante em 1950. O espartilho foi substituído pelo sutiã, dando assim mais liberdade para que a mulher pudesse se sentir mais livre. A Europa é que ditava a moda, tanto para o homem quanto para a mulher. Muitas roupas usadas no Brasil não levavam em conta o clima tropical do país , muito diferente do clima mais ameno do que continente europeu . Com relação a alguns costumes, ainda se mantinham alguns bem antigos como o habito de se dar a luz em casa , em geral acompanhado de um médico particular ou mesmo uma parteira, onde era difícil a presença de um médico. A ideia de que o adolescente era o adulto em miniatura ainda estava longe de ser vencido, mas já se fazia presente em alguns lares a separação destes em alguns programas sociais. De acordo com a idade o adolescente tinha autorização para participar ou não de certas atividades. Em famílias mais humildes os meninos já eram colocados para trabalhar aos 14 anos para poder ajudar no sustento da casa, especialmente quando havia a falta paterna. A venda de jornais em geral era feitas por adolescentes desde o final do século XIX. Outra característica desta época que estamos estudando é a educação. Durante o Estado Novo a educação não escapou de se tornar mais um item no controle da sociedade. Eça servia como uma forma de melhorar a vida da população . A escrita era um verdadeiro desafio para a criança que tinha que aprender a escrever com a caneta conhecida como bico de pena. A descoberta do sexo e da sexualidade era outro tabu muito difícil de se tratar nos primeiros anos do século XX. Não havia nenhuma possibilidade de se fazer sexo antes do casamento a não ser que se frequentasse os bordeis para onde em geral o pai levava seu filho para que este deixasse de ser donzelo. Do namoro ao casamento o tempo era muito curto e deveria ter a permissão dos pais da noiva e o namoro ocorria dento do lar . Realizando-se o casamento este era para sempre, fosse o casal feliz ou não. Aqueles que optavam por ter um relacionamento com uma pessoa do mesmo sexo tinham que ter uma relação velada pois até os anos de 1960 este tipo de relacionamento não era socialmente aceito. Desde sempre o Brasil bracejou contra epidemias violentas que atacavam a população , sobretudo as camadas mais pobre . Por não haver um controle mais rigoroso nos portos do Brasil muitas doenças vinham trazidas por marinheiros doentes de outros continentes como foi o caso da gripe espanhola, trazidas por marinheiros vindos do Senegal e desembarcando em Salvador sem que houvesse qualquer controle sanitário". A ultima parte desta obra mostra um pouco das mudanças ocorridas na década de 50, ultimo período tratado nesta obra

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br
Cris Costa 11/09/2018minha estante
Sensacional esta resenha! Me fez ficar com muita vontade de ler este livro, já está na minha lista de desejos!! Obrigada!!!