Cérebro

Cérebro David Eagleman

Resenhas - Cérebro

Aline.Maia 30/03/2024

Impressionante
Um livro que explica de forma simples como o cérebro funciona e como isso afeta nosso dia-a-dia em situações que não fazemos ideia. Indico fortemente para qualquer pessoa que tenha interesse em neurociência.

Diefso 13/03/2024

Faces do cérebro.
Livro fantástico, explora diversos temas a cerca da atuação do cérebro, desmistificando muitas informações incoerentes do senso comum.

Heidi Gisele Borges 20/02/2024

Esse livro é rico, consegue falar de forma simples, não acadêmica, sobre algo tão complexo quanto o cérebro humano.

Li agora, quase dez anos depois de sua primeira publicação, em 2015, e podemos comparar o tamanho da evolução nos estudos desse meio.

O neurocientista David Eagleman fala sobre a possibilidade de no futuro existir uma IA realmente inteligente. Na época, ainda engatinhava com um robô que aprendia sobre uma bola vermelha e algumas coisas do gênero, mas importantíssimo. Hoje a IA toma caminhos gigantes e até mesmo perigosos no campo da ética.

Além de tantas partes interessantes sobre o cérebro e como ele atua, com exemplos de pessoas que tiveram, de alguma forma, problemas no decorrer da vida, o autor fala, também, sobre o futuro de chips cerebrais que possam nos ajudar nas tarefas do dia a dia. E, recentemente, tivemos a notícia do primeiro implante do Neuralink, que pouco sabemos ainda, mas que pode ajudar pessoas com diversas limitações.

Em pouco tempo, a evolução além da imaginada já é real. O que podemos esperar para os próximos anos?

Karol.Vasco 25/01/2024

MARAVILHOSO, uma leitura interessantíssima, cheia de curiosidades legais, eu gostei muito como o autor trás temas complexos, com uma escrita acessível pra todos, muito bom!

plushpoison 30/12/2023

Básico
A neurociência é super interessante e existem conteúdos de n níveis de complexidade. Esse livro é ideal pra quem tá no início dessa jornada de autoconhecimento, elucida bem as funcionalidades do cérebro com referências e experimentos reais.

Recomendo muito!

thaf.lima 14/09/2023

Leitura proveitosa
Amei aprender um pouco mais sobre o cérebro.
A escrita do autor não é entediante, ele soube explicar tudo de forma fácil.
Só não dei 5 estrelas, porq nos últimos capítulos eu sofri pra terminar, devido aos assuntos que não me deixaram mais interessada.
Contudo, foi uma leitura proveitosa.

Aline 27/08/2023

Ótimo para quem quer conhecer um pouco da neurociência
Se você é uma pessoa curiosa e quer entender um pouco sobre como seu cérebro funciona, mas não quer ler Kandel por ser muito complexo, com certeza esse livro é para você.

Eagleman consegue simplificar os conceitos da neurociência e faz um leigo entendê-los e conhecer a si mesmo de forma espetacular.

É um livro maravilhoso e que te ajuda a entender como sua memória funciona, como seu cérebro aprende, o porquê de termos certos tipos de comportamento, entre outros.

Foi um dos melhores presentes de aniversário que já ganhei.

Debs Vegs 23/08/2023

Bom livro
É um ótimo livro para curiosos sobre o funcionamento do cérebro e nossas individualidades mas não espere que o autor se aprofunde em temas fisiológicos, ele apenas comenta sobre alguns processos e hormônios porém nada a fundo, o que acho ótimo pois muitos dos leitores não são pessoas da área científica, deixando a leitura de fácil acesso, infelizmente não era o que eu, bióloga, procurava mas decidi continuar a leitura até o final pois o livro em si é sim bem interessante

Diego.Cavalheri 23/07/2023

Um pouco superficial demais
O livro não é ruim, pelo contrário, é muito interessante, mas achei que falta um pouco de profundidade fisiológica. É notado que nem todos buscam isso com um livro como esse, mas o autor deixa sempre apenas no campo filosófico. É citado trabalhos científicos, são feitas analogias, mas não é descrito,de fato, como os processos acontecem no cérebro. De qualquer forma, é uma leitura rápida e gostosa de ser feita.

Re Vitorino 09/05/2023

O cérebro
Com uma abordagem que convida mais à reflexão sobre o funcionamento da mente em sociedade do que sobre questões biológicas, é uma leitura leve e muito interessante. Traz vários relatos de casos clínicos e momentos históricos, dando contexto para cada explicação que se propõe. Gostei muito.

(lidos só 2021 em diante) 10/02/2023

Bão
Bom retrospecto e excelentes expectativas para o cérebro humano.

Livro bom, bom, bom. Tanto pra quem é graduado em Psicologia quanto pra quem é mega leigo no assunto. A obra é simples, facílimo entendimento.

A melhor parte, sem dúvidas, foi da metade pra frente, em que tudo se tornou mais teórico. Como seremos no futuro? Iremos alcançar a imortalidade? Será possível preservar as memórias em backups?

"As mudanças no cérebro representam o que fizemos e quem somos. Mas o que acontece se o cérebro muda devido a uma doença ou uma lesão? Será que isso também altera quem somos, nossa personalidade, nossos atos?".

Você não precisa botar fé nas ideias que o autor elabora sobre o futuro. Mas não dá pra negar que é de uma criatividade admirável. Crendo ou não, dá pra apreciar.

Para mais resenhas, insta @literatura.retumbante

Para conhecer meus e-books, inclusive o top 5 de Horror da Amazon, @ariel.yoshida

Sofista 20/01/2023

Livro surreal de legal, praticamente provou q estamos numa matrix, o autor aborda bastante com uma visão da neurociência de como nosso cérebro funciona e como somos facilmente enganados pela nossa própria mente. Adorei.
Malu 01/03/2023minha estante
passou quantas horas escrevendo essa resenha?

Sofista 03/03/2023minha estante
Uns 2 dias inteiros

Malu 09/03/2023minha estante
imaginei

Horrível 21/09/2022

Exelente!
De uma linguagem simples, a obra traz de maneira fácil, elucidações sobre as questões neurais e cognitivas de maneira envolvente. Aprendi bastante.
Horrível 21/09/2022minha estante
Vale muito a pena!

Marcella 17/07/2022

leitura dinâmica
Recomendo o livro para as pessoas que são curiosas. É tudo muito bem explicado e interessante do início ao fim.

Kssia 07/03/2022

Livro introdutório no assunto da neurociência.
O autor tem uma maneira fluída de escrever com uma linguagem acessível, todos os questionamentos abordados no livro ele consegue responder de maneira clara e exemplificada.. Adoreii