Na minha pele

Na minha pele Lázaro Ramos

Resenhas -

Débora Castro Alves 01/08/2020

Importante e necessário "se colocar no lugar do outro". Usamos as muletas de "sempre foi assim", "ninguém nunca reclamou das minhas brincadeiras"... realmente orevisamos reavaliar nossas atitudes diárias, nossas reações e agor para mudarmos esse cenário tão cruel e desumano que é a segregação racial e seus desdobramentos. ?

Rafaela.Ribeiro 24/11/2022

Muito bom. Ele tornou um tema pesado em uma conversa agradável. Acompanhamos a história de vida dele e suas reflexões sobre o racismo. Necessário. Eu gostei da sinceridade.

Andy Santana 21/12/2019

Um panorama do racismo e como superá lo
Lázaro Ramos, homem, ator, escritor, humorista, negro, qualquer um destes e outros tantos adjetivos podem ser utilizados para descrever o ser humano incrível que utilizou de suas histórias, entrevistas e palavras para contar, não uma biografia mas sua batalha para diminuir e quiçá acabar com o rascismo em nosso país.

O livro “Na Minha Pele” é dividido em duas partes: a primeira mais linear e histórica, descreve sua trajetória de forma divertida, com casos familiares e profissionais. Já a segunda etapa, aborda questões sobre o racismo e as formas de combate-los, através de relatos de seus entrevistados no programa “Espelhos”. Lázaro faz paralelos para ilustrar sua forma de pensar e suas convicções.

Por não se tratar de uma biografia propriamente dita, a leitura se torna cansativa e morna em algumas passagens, se arrastando em alguns capítulos. Porém a forma de contestar papéis, esterótipos e trabalhos, o ator aponta como nossos pensamentos retrógrados (digo num geral, mas não tentando generalizar) nos prendem num passado que tenta colocar o negro em posição de submissão e inferioridade, avesso ao avanço que o mundo caminha.

Olhar e fazer uma auto análise é tão importante quanto existir e resistir, a sociedade só vai mudar quando nossos pensamentos evoluírem e o Lázaro aponta caminhos e atitudes que podem encurtar esta caminhada dolorosa e muitas vezes marcante.

Elizabeth 09/01/2024

Exercite o olhar...
De forma magistral Lázaro nos mostra sua trajetória, que não foi fácil. Mas também que outras pessoas negras são desprezadas, uma ferida aberta neste país negro que não quer se curar.