Só Escute

Resenhas - Só Escute

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bela 22/11/2020

Só Escute - Sarah Dessen
Só Escute acompanha a história de Annabel, uma adolescente cuja vida na escola mudou de forma drástica durante o verão quando um evento desconhecido para os leitores faz com que ela se afaste daquela que era sua melhor amiga até então: Sophie. Sendo constantemente ofendida por aquela que era sua principal parceira na escola e sentindo-se mal por algo que aconteceu envolvendo ambas, Annabel torna-se uma pessoa solitária e insegura, e mantem seus colegas e sua família afastados daqueles que seriam seus sentimentos verdadeiros.

É com dor e culpa que Annabel descreve seus dias de férias e suas idas para as aulas. Mentindo para os pais e as irmãs, ela segue em um espiral de problemas internos que só a fazem piorar enquanto os capítulos avançam.

“Sophie me odiava. Clarke me odiava. Todo mundo me odiava. Ou nem todo mundo.”

E então, algo muda quando Annabel percebe que outra pessoa na escola é tão solitária e fechada quanto ela. Owen, um dos alunos de sua escola conhecido por causar brigas e ser agressivo com os outros. Ele divide com Annabel o isolamento no horário do intervalo e, aos poucos, os dois passam a falar e a escutar um ao outro. Será que a conexão estranha que Annabel estabelece com Owen fará ela explicar pela primeira vez o que exatamente aconteceu no verão? Quais segredos estão assustando e roubando de Annabel a sua fala? Por que Owen também se mantém tão fechado quanto ela? E, quais dores eles são capazes de revelar quando finalmente possuem alguém para escutar o que eles têm a dizer?

Minha Opinião
Antes desse livro, minha experiência anterior com a narrativa da Sarah Dessen tinha sido “Os Bons Segredos”, também publicado pela editora Seguinte aqui no Brasil. Por essa razão, já esperava que o livro fosse possuir uma trama rápida e sem tantos sobressaltos de enredo que conduzissem de forma leve o leitor até uma história que tivesse um conteúdo muito sério por trás. O que eu não esperava era encontrar uma história que, por mais leve que fosse, ainda tivesse tantos momentos de apertar o coração quando se está lendo.

Annabel é dolorosamente realista em sua personalidade e sentimentos. Seu isolamento dói quando lemos porque é descrito de forma simples, mas crua: ela está sozinha porque sabe que ninguém na escola desejaria que ela sentasse na mesa com eles. Não é como se a atacassem nos corredores toda hora. Eles só deixam claro que ela não é bem-vinda. É impressionante o quanto a autora foi eficiente em passar esse sentimento de rejeição de forma tão intensa mesmo que com poucas descrições, sem precisar de metáforas complicadas ou cenas gráficas.

Acredito que esse tenha sido o principal mérito da Sarah Dessen em criar suas narrativas, seus livros sempre são simples. Não há intrigas complexas, nem bolas de neve no enredo que tragam um plot dramático demais ou difícil demais de acompanhar. Tudo é fácil de entender, só não é fácil de sentir. Não é por ter uma descrição simples que a autora faz doer menos os problemas que ela levanta.

“De olhos fechados, eu só via a escuridão e me lembrava daquele momento, do meu maior segredo; de olhos abertos, só via o mundo que não conhecia, claro, inescapável e, de alguma forma, ainda ali.”

Em Só Escute, além do mistério acerca do trauma que machucou tanto Annabel e que a fez perder sua própria capacidade de falar de si, temos também outras problemáticas envolvendo temas como distúrbios alimentares, amizades tóxicas e bullying. A família de Annabel também traz um tópico raras vezes retratado em livros: a incapacidade dos pais de perceber a dor dos filhos. Isso ocorre porque, apesar de os pais dela estarem presentes na trama, de verem o quanto ela e as irmãs dela talvez não estejam tão bem assim, eles ainda não conseguem olhar para nenhuma delas do jeito que deveriam, são incapazes de perceber o problema que se esconde por trás da mesa do jantar. E não é como se fizessem isso por pura maldade, a autora deixa bem claro esse ponto, e inclusive traz outra discussão em meio a isso levando ao ponto de fazer os leitores reconhecerem que, as vezes, os pais são tão inseguros e ineficientes quanto seus próprios filhos, afinal, eles são humanos.

A questão dos distúrbios alimentares é tratada principalmente no âmbito das duas irmãs mais velhas de Annabel. As duas, junto da protagonista, são modelos desde crianças e possuem a mãe como principal entusiasta. Já meio desiludida com essa situação desde o verão, Annabel só se mantém nos desfiles para não machucar ainda mais sua mãe que viu as duas filhas mais velhas saindo do mundo da moda. Uma por não querer mais estar no ambiente competitivo das passarelas e a outra por ter desenvolvido graves distúrbios alimentares decorrentes da pressão que esse universo proporciona. Acompanhar o olhar de Annabel na recuperação da irmã mais velha e no quão doloroso é esse processo é um dos aspectos mais instigantes da narrativa.

“Eu não minto”, Owen dissera, com a mesma certeza de alguém que diz que não come carne ou não sabe dirigir. Eu nem sabia se conseguia imaginar uma coisa daquelas, mas mesmo assim invejava a franqueza fácil dele, a capacidade de se abrir para o mundo em vez de se fechar cada vez mais.”

Já quando observa-se o Owen, o garoto com quem Annabel aprende a reestabelecer suas conexões com as pessoas, podemos observar diretamente o quanto a problemática do bullying pode afetar uma pessoa. Owen é considerado agressivo na escola por não ter abaixado a cabeça quando um dos meninos populares o atacou verbalmente no estacionamento. Uma briga foi o bastante para que todos da escola tivessem medo dele. A própria Annabel tinha receio de conhece-lo, e é por meio da hesitação dela e da sua surpresa quando conhece um garoto que não condiz com o que os estereótipos que o leitor compreende o quão ruim pode ser alguém silenciar sua voz, afinal, ao silenciar a voz de alguém, você também anula quem essa pessoa é.

Owen é aficionado por música e é por meio dela que ele expressa o que sente. Em meio a conversas sobre bandas indie e cantoras pop, Annabel e Owen descobrem que basta alguém escutar você para que as relações a sua volta sejam outras. É escutando Owen e sua música que Annabel reencontra a voz que ela tinha perdido quando Sophie a acusou de algo que ela não tinha feito sem sequer perceber que havia um mal muito maior ao redor delas. E é por meio de músicas e pequenas vitórias comunicativas que Sarah Dessen leva os leitores para o principal problema da trama: o silencio das vítimas de abuso sexual.

De forma geral, Só escute é um livro aparentemente leve e simples, mas com tramas e lições que pesam por serem necessárias. É leitura essencial para adolescentes e mesmo adultos que desejem entender o universo dos jovens para além dos estigmas da TV e do senso comum. Se você gosta de tramas diretas, mas que proporcionam discussões sérias sobre abuso, traumas e bullying, Só Escute é uma ótima escolha.

site: https://resenhandosonhos.com/so-escute-sarah-dessen/

Ana 14/09/2020

Esse livro é bem mais que um romance.
"Sentada ali, olhando para minha irmã, me perguntei o que era mais difícil. O ato de contar ou para quem se conta. Ou, se depois que finalmente conseguimos falar, a história é mesmo o mais importante."

Esse é meu primeiro livro de Sarah Dessen. Para ser sincera, abandonei um há muito tempo e, olha só, demorei anos até enfrentar novamente a autora. Me arrependo de não tê-lo feito antes, honestamente. Sua escrita é uma delícia: leve, fácil, sem enrolações, diálogos na medida certa e personagens muito bem construídos.

Dessen fala sobre família. Sobre dilemas internos e muito (muito mesmo) pessoais. Sobre a dinâmica que acreditamos ter e que, na verdade, nunca enfrentamos. Aliás, o livro é sobre isso: nunca sabemos exatamente o que estamos vendo e como imagens e suposições são, enfim, apenas imagens e suposições. Não é um livro de romance, mas de autoconhecimento e afirmação.

Annabel é uma protagonista bem interessante. A narração faz muito jus a sua personalidade. Demora mais da metade do livro para que, afinal, possamos entender quem ela realmente é e isso é mais do que compreensível considerando que, adentro de casa e de seu contexto, ela age da mesma forma; acaba por sempre colocar as irmãs (e até mesmo a mãe) em primeiro lugar. Os problemas dos outros são sempre bem maiores e mais importantes que os próprios. Até conhecer Owen.

Owen desperta uma curiosidade e interesse que são meras consequências e acasos perto do seu real papel na vida de Annabel. Esse livro é sobre se enfrentar, se entender e, finalmente, partir para o confronto com nosso maior inimigo: nós mesmos. É lindo ver a trajetória de uma personagem tão normal. Sua história não é fácil, mas a empatia pela personagem é grande e realmente muito fluída e gradual. Há uma temática pesada e bem necessária, mas, ainda assim, o livro não acaba por tornar-se pesado ou forçado. Muito pelo contrário.

A obra de Dessen só não é cinco estrelas, pois os problemas de Annabel são previsíveis e não tão surpreendentes como aparentam. Nem por isso, decepcionantes. É um livro incrível. Recomendo mesmo. Vale a leitura e as lágrimas que virão :) Menção honrosa ao capítulo 16 e 18 que são, simplesmente, perfeitos. Gosto como em pouco mais de 300 páginas há tantas pautas pesadas e importantes. Gosto mais ainda de como isso foi tratado e desenvolvido. O arco final de todos os personagens é muito condizente com os primeiros capítulos e com o que o livro promete. Emocionante, com certeza, e muito sensível.

"É uma sensação engraçada ser lançada no ar de repente. Quando a gente percebe, acaba, e começamos a cair."

Duda 07/09/2020

Surpreendente
Meu segundo livro da autora, e devo dizer que me surpreendeu muito positivamente. Ao início, imaginei que o livro seria mais um romance gostosinho, e acabou abordando temas IMPORTANTÍSSIMOS. A história do livro é muito boa, mas o que me ganhou foi o enredo. A maneira que os acontecimentos foram ocorrendo, narrados de forma super fluida pela protagonista Annabel, deixam o leitor sempre com uma curiosidade e um gostinho de quero mais. Um ponto da história que gostei muito, foi a forma que Annabel luta para ser cada vez mais verdadeira, consigo e com os outros, trazendo reflexões interessantes que faz o leitor pensar em suas próprias ações. A relação de Annabel e Owen (e porque não, também de Annabel com a Música)constroem ao longo da narrativa, também é um ponto o forte deste livro. Recomento fortemente a leitura, mas é bom deixar um alerta de gatilho para algumas cenas fortes do livro.

Ani 19/08/2020

Resenha completa no blog
Sarah Dessen é uma autora que já possui 9 milhões de exemplares vendidos no mundo todo e seu último livro lançado no Brasil é o Só Escute, pela Editora Seguinte. A obra traz a história de Annabel, uma típica adolescente americana que tem tudo o que poderia sonhar. Ela e suas irmãs desde sempre foram modelos e, cada uma com sua personalidade, conseguiam conquistar tudo e todos a sua volta.
E depois de um verão intenso ela acabou perdendo tudo. Ela não tinha mais os amigos de antes, não tinha mais os convites para as festas badaladas, era hostilizada no colégio e até mesmo sua família passava por problemas pesados.

(...)

Eu leio poucos YA por falta de oportunidade mesmo, mas gosto bastante do gênero, depois de ler Só Escute, eu entendi o motivo pelo qual Sarah é considerada uma das melhores escritoras do gênero. Como disse, eu comecei folhear a obra e quando vi, já estava com quase metade do livro lido. A obra é narrada por Annabel e não tem como você não querer entender a personagem e saber o que aconteceu com ela na tal noite na briga.
Annabel procura viver no barulho, pois isso abafa todos os problemas que ela enfrenta em sua casa e tudo começa a partir do momento em que ela é julgada mesmo sem ter sido ouvida. Como ninguém se dispôs a ouvi-lá e sua família parece ter problemas maiores para se preocupar, ela resolve que é mais fácil viver em um mundo fictício onde ficar remoendo aquela noite não dará em nada.
(...)

O que eu mais gostei dessa obra é que nós não sabemos o que aconteceu, não temos nem ideia o que possa ter causado tantos traumas silenciosos em nossa protagonista, nós só vamos descobrir aos poucos, com flashbacks que a autora solta durante a narrativa. Como é meu primeiro contato não sei se é comum na escrita da autora, mas gostei da forma como foi feito, pois me fez conectar muito com os personagens.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com.br/2018/07/so-escute-sarah-dessen.html

Gleyd 18/06/2020

Intenso
Um ponto com que me identifiquei bastante nesse livro foi o modo como a Annabel lidava com os problemas: reprimindo tudo e fingindo que tá tudo bem. Ela passou por tantas coisas e só guardou tudo pra si mesma, era muito sofrimento pra esconder e chegou um momento que eu só queria abraçar ela e protegê-la do mundo. Gostei muito do arco da Whitney, o problema dela era delicado e foi bem desenvolvido pela autora. O Owen foi um combo amigo/psicólogo essencial para o desenvolvimento do jeito como a Annabel se relacionava com as pessoas.
Agora sobre os piores personagens do livro: a Sophie é o pior tipo de mulher para se ter como amiga, aliás, o pior tipo de mulher para se ter na face da Terra. O Will é um covarde, cretino, sonso e mau caráter, se eu pudesse eu daria uma surra nele. Enfim, só queria deixar meu ódio por eles escrito aqui.
Senti falta da descrição mais detalhada de alguns acontecimentos importantes no final, só aparece depois a Annabel contando como foi, queria ter lido enquanto estava acontecendo. Senti falta também do ponto de vista de outras pessoas, ia gostar se tivesse mais narradores além da Annabel, mas isso é só uma preferência minha e o costume de ler livros com várias perspectivas.

Helena_ 11/06/2020

Só escute
Um livro emocionante que fala sobre temas muito importantes
O Owen tem uma atitude tão legal com as pessoas em sempre dizer a verdade, somente a verdade, nada mais do que a verdade e para mim precisa de muita coragem e força de vontade. Ainda tem a relação dele com a música e isso foi único
Eu gostei muito das irmãs da Annabel, cada uma tinha sua personalidade, cada uma tinha sua história e foi incrível
O mais interessante é que esse livro não foca no romance entre o Owen e a Annabel, mas sim nas amizades e a evolução de Annabel ( já pararam pra pensar que esse nome é bonito ? )
Confesso que soltei umas duas lágrimas durante a leitura, me emocionei bastante e até agora estou sem palavras para descrever
As vezes nós só precisamos de um tempo para escutar , somente escutar

Yasmin | @pernambookanas 10/06/2020

Annabel, até um tempo atrás, era a típica garota americana, tinha amigos, ia para festas, era popular. Até que tudo mudou. Ela agora está sem ninguém. Porém, quando ela conhece Owen Armstrong tudo vai mudar novamente. Ele vai apresentar ela uma nova vida, com o lema que sempre precisará falar a verdade e nunca guardar ressentimentos. Será que Annabel vai conseguir encarar a verdade?

Decidi reler esse livro maravilhoso. Foi uma das melhores coisas que fiz na quarentena. Mas, dessa vez, eu li pela tradução da editora seguinte. Só tenho uma coisa a dizer, continuo amando esse livro, mesmo cinco anos depois. A Sarah Dessen não decepciona mesmo.

Eu amo a Annabel, ela é daqueles personagens cheios de traumas, que a gente a princípio não conhece, mas já sente uma empatia pela dor dela. É um trauma muito difícil e infelizmente recorrente. Gostei da autora ter posto em um livro young adult, porque falar desse tema é necessário.

Já a família da Annabel é bem complicada. Começando pelos pais que não respeitam muito as decisões das filhas e não prestam atenção nelas, principalmente, nas mudanças de comportamentos delas. Gosto como a Sarah Dessen expõe isso, porque muitas vezes os familiares não percebem os detalhes da gravidade da situação.

Já o Owen é um fofo. Sou muito rendida por ele. Ele trata tão bem Annabel, respeita todos os limites dela e faz ela enxergar outra forma de viver, dizendo somente a verdade. Amo demais esse personagem.

Uma personagem que não curti muito foi a Sophie. Desde o início, ela se apresentou como uma interesseira. Eu sei que ela não sabia direito sobre a história da Annabel, mas ela poderia tentar escutar sobre o que aconteceu.

Outro personagem que não curti muito foi Will Cash, o namorado da Sophie. Ele é um completo homem lixo. A cada cena dele, eu morria de raiva. Só queria entra no livro e falar um monte de verdades a ele.

Só escute é um livro delicado que trata de temas sensíveis com toda leveza que young adult precisa. Eu amo esse livro e amei mais ainda essa releitura. Super recomendo!

@juke.book 07/06/2020

Aviso de gatilho para abuso sexual
Foi uma leitura super gostosa de fazer. Queria só que tivessem mais momentos românticos entre os personagens. Mas foi bem interessante assistir a personagem desenvolver e crescer.

mariana.roque.73700 15/05/2020

Comecei a ler este livro por já ter contato com a escrita da autora, mas particularmente esse foi o que menos gostei.
No início você fica um pouco perdido, no decorrer sabe que existe uma história que aconteceu entre a protagonista e sua amiga e isso se estendo até bem mais da metade do livro, e em nenhum momento faz com isso deixe o leitor curioso para saber o que aconteceu, pelo contrário deixa menos interessante.
Ao saber o que realmente aconteceu, por mais que seja um assunto bem difícil e complicado, ele não recebe a importância que deveria receber.
O final foi legal, mas nada demais. Sem dúvidas o melhor personagem e o que me fez não abandonar o livro foi Owen, ele é muito fora da caixinha e a forma que ele ver o mundo é lida com as coisas é muito interessante.

Bel 07/04/2020

Para encarar a verdade você precisa estar disposto a ouvi-la
Reler esse livro foi uma experiência incrível.
Não pense nem julgue. Só escute.

Taize @viagemliteral 22/12/2019

?"Todo mundo tem um momento na vida em que o mundo fica em silêncio e a única coisa que fala é o nosso próprio coração. É preciso ouvir esse som. Do contrário nunca vai ser possível entender o que ele está dizendo."

Annabel é a típica garota que tem tudo. Uma família estruturada, amigos, popularidade e uma carreira de modelo que a fazia parecer ainda mais perfeitinha. Mas de repente ela perde tudo: sua mãe fica acometida por uma depressão após a morte de sua avó, sua irmã passa por um grande distúrbio alimentar, suas amigas desaparecem por causa de um segredo que ela guarda a sete chaves.
Anna já não tinha mais uma vida e uma família feliz.

A volta para o colégio não fora como ela apresentou no comercial anterior das férias de verão. Pelo contrário, sozinha, Anna não tinha com quem conversar ou passar o horário de almoço - tudo que lhe restava eram os dedos apontando seus "erros" -, mas isso só durou até se aproximar do misterioso Owen, o garoto calado que estava em fase de transformação, mantendo-se longe de brigas e mentiras, apenas curtindo sua nova paixão: a música! ?
Não posso dizer que esse é um livro sensacional. Não! Mas é um livro em que aprendemos muito, e que aborda assuntos que são fundamentais de verdade: amigos, família, omissões, confiança!
A questão das amizades, em quem realmente confiar, em ter a percepção de quem de fato vai estar com você em todos os momentos, foi para mim, o ápice do livro, pois sabemos como quando jovens somos frequentemente vendados e enganados pelo novo e pela adrenalina que o acompanha, e acabamos deixando o nosso aconchego por algo desconhecido.
Anna sofreu calada por alguns anos, para não trazer ainda mais problemas para a família, mas ela jamais imaginou que seriam os conselhos de Owen e a voz do seu coração que ela conseguiria encontrar novamente o caminho para a paz de espírito e a restauração de sua família, dignidade e amor.

?"De olhos fechados, eu só via a escuridão e me lembrava daquele momento, do meu maior segredo; de olhos abertos, só via o mundo que não conhecia, claro, inescapável e, de alguma forma, ainda ali.
REFORMULE E REDIRECIONE"

Isah Conti 20/02/2019

Só Escute - Sarah Dessen
Só Escute - Sarah Dessen | Editora Seguinte.

"As pessoas que nos conhecem melhor podem ser mais perigosas, porque suas palavras e seus pensamentos podem não apenas ser assustadores, mas verdadeiros."

Annabel tem o típico de adolescência perfeita, é uma das garotas mais populares do colégio e trabalha como modelo com suas duas outras irmãs. Mas em uma festa, tudo acaba dando errado. Ela acaba sendo flagrada em um quarto com o namorado de sua melhor amiga e os boatos começam a surgir, fazendo com que todos se afastassem dela.

Durante esse período difícil que está passando ela acaba criando amizade com o garoto mais solitário da escola. Owen se envolveu em uma briga e desde então é visto como um garoto ?problema?. Mas vendo o sofrimento de Annabel se propôs a ajuda-la sem julgamentos. Muitos segredos vão vir à tona e a vida que todos invejam e acreditam ser perfeita vai se mostrando mais complicada do que parece.

"Todo mundo tem um momento na vida em que o mundo fica em silêncio e a única coisa que fala é o nosso próprio coração. É preciso ouvir esse som. Do contrário, nunca vai ser possível entender o que ele está dizendo."

- É o meu primeiro contato com a autora e posso dizer o quanto sua escrita é envolvente. Aqui vamos ver muitos assuntos polêmicos, tais como o distúrbio alimentar, vivido pela irmã da protagonista, o valor da amizade, recomeços e depressão. Por mais que tem romance na história não é o foco principal e sim o fato de enfrentarmos nossos medos e deixar algumas mentiras de lado, pois a verdade por mais dolorosa que seja ainda é a melhor escolha.
Nanda 10/03/2020minha estante
"Ela acaba sendo flagrada em um quarto com o namorado de sua melhor amiga e os boatos começam a surgir, fazendo com que todos se afastassem dela." ........

Cris.Matthiesen 21/01/2019

Just do it.
Eu adoro a autora. Adoro a maneira como ela abordado assuntos sérios sem deixar o livro pesado demais. Ela escreve sobre o fim da adolescência e como tudo pode mudar rapidamente. Temos três irmãs. A mais velha é a que tem língua solta. A do meio é a equilibrada e a caçula e protagonista é a menina doce. A autora nos conta em idas e vindas feitas em flashback, muito bem feitos por sinal que a mais nova está numa fase de vida muito ruim. E, seu maior problema é seu medo de contar a verdade, confrontar essa verdade. A mais velha é a do meio se mudam para NY e as duas começam a se desentender ainda mais. O livro aborda de maneira delicada o transtorno alimentar que muitas pessoas tēm e a dificuldade de aceitar o tratamento. Owen é o contra ponto da caçula e através dele ela descobre a diferença entre mentir e ser gentil. Todos os personagens secundários são ótimos e ressalto a incrível e jovem irmã de Owen. Não é um livro bobo. Fala sobre como a vida real pode ser tão difícil é que a felicidade pode acontecer mediante um pequeno grande gesto. Pq daí nascem os que realmente vão sobreviver nessa selva louca chamada vida. Muito bom e recomendado bastante.

site: https://crismatthiesen.com/

valreiss 09/01/2019

Recomendo a leitura
A capa não me atraiu, nem mesmo o titulo, mas como havia comprado por ser da Sarah Dessen, resolvi ler. Gente, amei! Livro surpreendente, personagens marcantes, história densa... não consegui parar de ler. Amei Owen, me identifiquei muito com a Annabela e recomendo!

Ingrid.Oliveira 04/01/2019

Me surpreendeu negativamente
Eu fiquei interessada em ler esse livro por conta da avaliação dele aqui no Skoob, mas definitivamente não me convenceu. Achei a protagonista chata, sem graça e muito pacífica. Eu suspeitava desde o início o que tinha acontecido entre ela e a suposta melhor amiga, pq sinceramente, com amigas que nem a dela, quem precisa de inimigos?
O romance de Annabel o Owen é muito sem emoção, sei lá, a escrita da autora não demonstra os sentimentos da Annabel como deveria, o romance parecia sem química, não repassava emoção.
Os temas abordados são sim de suma importância, mas não consegui sentir empatia pelos personagens, os achei frios demais.
A forma como Annabel descreveu os horrores que a Sophie fazia com as pessoas e ela simplesmente aceitava? Hã? Que tipo de ser humano aceita essas imbecilidades calado e sem rebater por medo de perder a amizade? Eu sinceramente manteria distância de km de almas sebosas que nem a Sophie.
Esse livro é desnecessário e eu fiquei com ódio de mim mesma quando terminei de ler, por ter perdido meu tempo com algo tão entediante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6