Só Escute

Resenhas - Só Escute

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Evelyn182 16/05/2021

Leitura rápida e necessária
Esse é o segundo livro que eu leio da autora e acho a escrita viciante, acabei esse livro em menos de 2 dias. Extremamente fácil e de leitura rápida, o livro conta a história de Annabel que depois de um acontecimento, tem que enfrentar todas as consequências, apesar dela não ter culpa de nada, trás a importância de sempre ser sinceros uns com os outros, e de nunca ficar arrependido por falar a verdade. Tem um leve romance que desenrola bem fácil na história e trata o gatilho de maneira que não deixa a gente desconfortável, e sim triste. Como me prendeu do início ao fim e trás uma mensagem linda sobre superação, eu amei, 5 estrelas!

EvelynMDS 03/07/2018

Só escute
Com certeza um dos melhores livros da autora, Só escute narra questões como distúrbios alimentares e violência sexual de forma leve, apesar da seriedade do tema.

Nanny 20/01/2023

Annabel...
Esse foi o livro q me introduziu pro mundo da leitura, então nem acho que preciso comentar o quão bom ele é

Isabella170 23/01/2023

Só escute se tiver coragem
O livro de Sarah Dessen traz uma premissa simples e até comum sobre os desafios da adolescência de Annabel ( a garota perfeita quem tem tudo ), mas surpreendente que com o passar da folhas vamos adentrando em assuntos delicados, desafiadores e reflexivos sobre a vida, principalmente em se expressar sua voz! A autora, traz a que toda visão de perfeição tem várias imperfeições e que o simples atos como ouvir, falar e reconhecer fragilidades são poderosos ferramentas para crescer e ter leveza na vida. Vamos nos apegado à cada personagem apresentado e podemos ver como eles são pessoas ?reais?.

É preciso ter o coragem para escutar a voz de Annabel e a nossa também ?

Aprender que nossa visão é limitada de mais para enxergarmos o coração das pessoas e por isso devemos ?só escutar? para aceitar o que realmente são !

Xulica 12/05/2022

Virou minha autora favorita
"Eu estava começando a perceber que o desconhecido nem sempre era o que mais deveríamos temer. As pessoas que nos conhecem melhor podem ser mais perigosas, porque suas palavras e seus pensamentos podem não apenas ser assustadores, mas verdadeiros."

gaBrieLaSanToS 16/10/2017

Surpreendente
Sabe um livro que você não da nada pra ele mais lê pq não quer ler mais um clichê q ta na modinha eu li e ameiii de um jeito que não da pra explicar. Ele e um livro super fácil de ler então não tem dificuldade pra ler. Me surpreendeu de uma jeito muito bom. Indico ele pra quem ta procurado um livro que nem tudo e bonito e sim tem seu lado feio.

Bruna 22/05/2021

O livro é simples porém traz a tona assuntos complexos e profundos como depressão, transtorno alimentar e abuso sexual nos passando a mensagem de que não devemos guardar tudo para nos mesmo com medo de como as pessoas iram reagir, pois chega um ponto em que não suportamos mais e explodimos .

dany 07/06/2021

muito bom
Nada como ler um livro da sarah dessen

Bela 22/11/2020

Só Escute - Sarah Dessen
Só Escute acompanha a história de Annabel, uma adolescente cuja vida na escola mudou de forma drástica durante o verão quando um evento desconhecido para os leitores faz com que ela se afaste daquela que era sua melhor amiga até então: Sophie. Sendo constantemente ofendida por aquela que era sua principal parceira na escola e sentindo-se mal por algo que aconteceu envolvendo ambas, Annabel torna-se uma pessoa solitária e insegura, e mantem seus colegas e sua família afastados daqueles que seriam seus sentimentos verdadeiros.

É com dor e culpa que Annabel descreve seus dias de férias e suas idas para as aulas. Mentindo para os pais e as irmãs, ela segue em um espiral de problemas internos que só a fazem piorar enquanto os capítulos avançam.

“Sophie me odiava. Clarke me odiava. Todo mundo me odiava. Ou nem todo mundo.”

E então, algo muda quando Annabel percebe que outra pessoa na escola é tão solitária e fechada quanto ela. Owen, um dos alunos de sua escola conhecido por causar brigas e ser agressivo com os outros. Ele divide com Annabel o isolamento no horário do intervalo e, aos poucos, os dois passam a falar e a escutar um ao outro. Será que a conexão estranha que Annabel estabelece com Owen fará ela explicar pela primeira vez o que exatamente aconteceu no verão? Quais segredos estão assustando e roubando de Annabel a sua fala? Por que Owen também se mantém tão fechado quanto ela? E, quais dores eles são capazes de revelar quando finalmente possuem alguém para escutar o que eles têm a dizer?

Minha Opinião
Antes desse livro, minha experiência anterior com a narrativa da Sarah Dessen tinha sido “Os Bons Segredos”, também publicado pela editora Seguinte aqui no Brasil. Por essa razão, já esperava que o livro fosse possuir uma trama rápida e sem tantos sobressaltos de enredo que conduzissem de forma leve o leitor até uma história que tivesse um conteúdo muito sério por trás. O que eu não esperava era encontrar uma história que, por mais leve que fosse, ainda tivesse tantos momentos de apertar o coração quando se está lendo.

Annabel é dolorosamente realista em sua personalidade e sentimentos. Seu isolamento dói quando lemos porque é descrito de forma simples, mas crua: ela está sozinha porque sabe que ninguém na escola desejaria que ela sentasse na mesa com eles. Não é como se a atacassem nos corredores toda hora. Eles só deixam claro que ela não é bem-vinda. É impressionante o quanto a autora foi eficiente em passar esse sentimento de rejeição de forma tão intensa mesmo que com poucas descrições, sem precisar de metáforas complicadas ou cenas gráficas.

Acredito que esse tenha sido o principal mérito da Sarah Dessen em criar suas narrativas, seus livros sempre são simples. Não há intrigas complexas, nem bolas de neve no enredo que tragam um plot dramático demais ou difícil demais de acompanhar. Tudo é fácil de entender, só não é fácil de sentir. Não é por ter uma descrição simples que a autora faz doer menos os problemas que ela levanta.

“De olhos fechados, eu só via a escuridão e me lembrava daquele momento, do meu maior segredo; de olhos abertos, só via o mundo que não conhecia, claro, inescapável e, de alguma forma, ainda ali.”

Em Só Escute, além do mistério acerca do trauma que machucou tanto Annabel e que a fez perder sua própria capacidade de falar de si, temos também outras problemáticas envolvendo temas como distúrbios alimentares, amizades tóxicas e bullying. A família de Annabel também traz um tópico raras vezes retratado em livros: a incapacidade dos pais de perceber a dor dos filhos. Isso ocorre porque, apesar de os pais dela estarem presentes na trama, de verem o quanto ela e as irmãs dela talvez não estejam tão bem assim, eles ainda não conseguem olhar para nenhuma delas do jeito que deveriam, são incapazes de perceber o problema que se esconde por trás da mesa do jantar. E não é como se fizessem isso por pura maldade, a autora deixa bem claro esse ponto, e inclusive traz outra discussão em meio a isso levando ao ponto de fazer os leitores reconhecerem que, as vezes, os pais são tão inseguros e ineficientes quanto seus próprios filhos, afinal, eles são humanos.

A questão dos distúrbios alimentares é tratada principalmente no âmbito das duas irmãs mais velhas de Annabel. As duas, junto da protagonista, são modelos desde crianças e possuem a mãe como principal entusiasta. Já meio desiludida com essa situação desde o verão, Annabel só se mantém nos desfiles para não machucar ainda mais sua mãe que viu as duas filhas mais velhas saindo do mundo da moda. Uma por não querer mais estar no ambiente competitivo das passarelas e a outra por ter desenvolvido graves distúrbios alimentares decorrentes da pressão que esse universo proporciona. Acompanhar o olhar de Annabel na recuperação da irmã mais velha e no quão doloroso é esse processo é um dos aspectos mais instigantes da narrativa.

“Eu não minto”, Owen dissera, com a mesma certeza de alguém que diz que não come carne ou não sabe dirigir. Eu nem sabia se conseguia imaginar uma coisa daquelas, mas mesmo assim invejava a franqueza fácil dele, a capacidade de se abrir para o mundo em vez de se fechar cada vez mais.”

Já quando observa-se o Owen, o garoto com quem Annabel aprende a reestabelecer suas conexões com as pessoas, podemos observar diretamente o quanto a problemática do bullying pode afetar uma pessoa. Owen é considerado agressivo na escola por não ter abaixado a cabeça quando um dos meninos populares o atacou verbalmente no estacionamento. Uma briga foi o bastante para que todos da escola tivessem medo dele. A própria Annabel tinha receio de conhece-lo, e é por meio da hesitação dela e da sua surpresa quando conhece um garoto que não condiz com o que os estereótipos que o leitor compreende o quão ruim pode ser alguém silenciar sua voz, afinal, ao silenciar a voz de alguém, você também anula quem essa pessoa é.

Owen é aficionado por música e é por meio dela que ele expressa o que sente. Em meio a conversas sobre bandas indie e cantoras pop, Annabel e Owen descobrem que basta alguém escutar você para que as relações a sua volta sejam outras. É escutando Owen e sua música que Annabel reencontra a voz que ela tinha perdido quando Sophie a acusou de algo que ela não tinha feito sem sequer perceber que havia um mal muito maior ao redor delas. E é por meio de músicas e pequenas vitórias comunicativas que Sarah Dessen leva os leitores para o principal problema da trama: o silencio das vítimas de abuso sexual.

De forma geral, Só escute é um livro aparentemente leve e simples, mas com tramas e lições que pesam por serem necessárias. É leitura essencial para adolescentes e mesmo adultos que desejem entender o universo dos jovens para além dos estigmas da TV e do senso comum. Se você gosta de tramas diretas, mas que proporcionam discussões sérias sobre abuso, traumas e bullying, Só Escute é uma ótima escolha.

site: https://resenhandosonhos.com/so-escute-sarah-dessen/

Mey 15/01/2018

Annabel é uma modelo que interpreta da garota que tem tudo em um comercial, mas na vida real não é bem assim. Ela tem vários problemas e esconde um segredo envolvendo a briga que teve com sua melhor amiga no verão. Devido a essa briga ela está sozinha na escola e acaba se aproximando de Owen Armstrong, uma garoto que tem fama de brigão, mas que está tentando controlar a sua raiva.

A escrita da Sarah Dessen é deliciosa e parecia que eu estava assistindo a um filme, ela consegue criar um universo redondinho e uma história muito real. As personagens não são tão diferentes das pessoas do mundo real, o que faz que você se sinta muito mais envolvido na história.

Esse livro não é só sobre o relacionamento da Annabel e do Owen, é muito mais, é sobre relacionamento em geral com as pessoas. A autora conseguiu mostrar vários tipos de relação, entre irmãs, mãe e filha, irmão e irmã, amigas e é tudo tão bonito que me arrancou lágrimas (dentro do ônibus, primeiro mico de 2018).

E tem romance sim neste livro e ele é muito fofo e gradativo, não espere juras de amor eterno ou grandes demonstrações físicas. Annabel e Owen primeiro são amigos e com o tempo vão se interessando um pelo outro.

E neste livro vamos ter várias discussões sobre música e o fato de que existem as pessoas que gostam de música e as que são iluminadas. Eu adorei, afinal, sou uma pessoa muito musical, então peguei algumas dicas (algumas nem tanto) e super me identifiquei com o Owen.

"Só escute" é daqueles young adults maravilhosos, que vai falar de assuntos importantes de forma delicada. Daquelas histórias que te faz refletir, se emocionar, rir e terminar com um quentinho no coração. Primeira leitura de 2018 já começou com 5 estrelas.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2018/01/resenha-so-escute.html

Alana N. 04/01/2018

"O passado afetava o presente e o futuro, de maneiras que conseguimos ver e de milhões de outras que não conseguimos. O tempo não é uma coisa que podemos dividir facilmente; não há meio, início ou fim."
“Só escute” é um livro bem escrito, com muitos temas importantes e que me agradou muito mais agora na releitura.
Acredito que por conta de todo o frenesi que acaba sendo a primeira leitura, muito dessa história acabou passando batido para mim, o que fez com que minha percepção do todo fosse bem diferente. Mas agora, revisitando esses personagens mais velha e com mais calma, consigo ver muito mais qualidades no trabalho dessa autora.
Na primeira vez que tive contato com essa belezinha, achei que os personagens eram característicos demais e que alguns elementos eram tão suavizados a ponto de parecerem sem importância. Mas agora nessa releitura, consegui ver muito mais nuances nas características dos personagens e o quanto o jeito da nossa protagonista influencia no total da narrativa.
Imagino que quando o li pela primeira vez eu tenha focado demais no “segredo”, que deixei de olhar todo o resto, que, hoje em dia, me pareceu muito mais importante. A maneira como Annabel se comporta, a família dela, a maneira como ela interage e como tudo a influencia e desconcerta, fazem com que essa trama seja boa. Na época acredito que foquei em um único elemento e me esqueci de que apenas uma viga não sustenta uma casa.
Enfim... No geral posso dizer que gostei bastante do total, acho importante a discussão de alguns temas aqui levantados e a mensagem que é passada é muito bonita e necessária. Obviamente que existem alguns problemas, mas no frigir dos ovos essa releitura foi muito proveitosa. Fica aí a indicação.

cris.leal 05/12/2017

Sobre família, amizade e autoconhecimento...
"Só Escute", de Sarah Dessen, conta a história de Annabel, a caçula de três irmãs.Todas muito bonitas, modelos nas horas vagas e que, aparentemente, têm uma vida perfeita. No entanto, não é bem assim! Annabel, por exemplo, deseja abandonar as passarelas mas, para não desgostar a mãe, continua a modelar. Ela tem um temperamento gentil e faz de tudo para evitar confrontos, por isso prefere sofrer em silêncio, a provocar qualquer desconforto aos outros.

Neste contexto de viver a vida sem afrontar ou incomodar, acontece algo em uma festa no final do ano letivo, que provoca um grande trauma em Annabel, mas que ela, claro, esconde de todos. E, para piorar ainda mais as coisas, a maldosa Sophie, antes sua melhor amiga, lhe faz uma acusação completamente falsa. Enquanto não conhecemos a verdadeira natureza de todos esses tristes eventos (o que só acontece quase no final do livro), Annabel vai narrando o seu cotidiano intercalando-o com flashbacks, o que ajuda a conhecer o seu núcleo familiar e consequentemente os motivos que a levam a sofrer calada.

Quando começa o novo ano letivo, Annabel está isolada sem amigos, até conhecer Owen Armstrong. Um colega de escola excluído também e obcecado por música, que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Sua maneira de lidar com as emoções é sempre dizer a verdade e preencher todos os silêncios com música. Owen é uma inspiração para Annabel e eles ficam cada vez mais próximos. Owen ensina a Annabel o valor de escutar não só todos os tipos de música, mas, especialmente, a si mesma. Afinal, quando ouvimos o coração e fazemos o que realmente queremos, conseguimos desenvolver a autoestima e experimentar a felicidade .

Definitivamente esse livro tem muito a ensinar sobre a importância de enfrentar os problemas de frente e de ser honesto consigo mesmo e com os outros. Sobre a conveniência de ser amigo, principalmente de nós mesmos. Sobre a necessidade de não ter medo nem silenciar diante da maldade alheia. E, ainda, transmite a melhor das mensagens sobre empatia e respeito: "Não pense ou julgue. Só escute".

site: http://www.newsdacris.com.br/2017/12/resenha-so-escute-de-sarah-dessen.html

Bianca 09/09/2022

Leitura que te prende, personagens muito reais, Sarah Dessen é uma baita autora!
O livro trata de temas sensíveis.

Let 04/11/2017

Um livro real.
O que dizer desse livro que me deixou com um nó na garganta mesmo depois de finaliza-lo? Este não é um livro cliche sobre adolescência sobre como as coisas são lindas e perfeitas. É um livro sobre como a vida é, e talvez por isso não seja tão fácil de lê-lo.
O livro aborda questões atuais e uma delas é o drama da irmã de Annabel a Whitney que sofre de anorexia. A forma que o tema é tratado não é cheio de floreios. É a vida real como ela é com todos vivendo um dia de cada vez. A união relação das três irmãs também é tratada de forma natural e bem bonito ver a relação de ambas.
Este é o segundo livro que leio da autora e confesso que gostei mais. Li primeiro "uma canção de ninar" e gostei mas " só escute" virou o meu preferido. Mas para quem amou uma canção de ninar tem uma pequena participação de Remy e Dexter para matar as saudades.
Por fim não deixem de ler, a escrita da autora é maravilhosa e é impossível não se emocionar.

Lids 01/11/2017

Um daqueles livros que é difícil de superar
Adorei a forma como esse livro aborda todos os temas que surgem dentro do núcleo familiar da personagem principal. Todas as meninas da família atuaram como modelos em comerciais e desfiles de moda e essa experiência afetou cada uma de um jeito, muitas vezes atribuindo funções para cada uma na família.

O livro começa focado nas irmãs de Annabel, tentando construir com uma profundidade de detalhes o que ela está vivendo na vida familiar, os conflitos com as irmãs, tendo uma irmã que está com transtorno alimentar (anorexia) e a outra, irmã mais velha, que está superando ter assistido enquanto a do meio ficava cada vez mais doente.

Depois que esse plano de fundo está estabelecido, é que somos realmente introduzidas ao presente e aos conflitos que Annabel está vivendo, tendo sido excluída por suas amigas, após uma mal entendido numa festa, ela começa a passar o intervalos sozinhas até que conhece Owen, um jovem problemático apaixonado por música, com quem começa uma amizade.

A narrativa do livro começa devagar, mas foi devido a toda essa contextualização da vida familiar da personagem, depois o livro pega um ritmo muito bom até o final do livro, que tem revelações bombásticas *-*-*-*

Os personagens são maravilhosos, Owen tem uma história linda e ele é grande parte do humor do livro, pois ele já foi preso por se envolver em uma briga e fez várias terapias para ajudá-lo a lidar com a raiva de uma forma melhor. É maravilhoso como ele diz quando ele diz que sentir raiva é algo normal, e que o que deve mudar é o que fazemos com ela. Ele tem uma filosofia de vida muito bonita depois do que ele passou *-*-*-*

Annabel é uma personagem muito complexa e muito importante! Quando você termina de ler o livro, você percebe o porquê foi importante dar todo um contexto de vida para a personagem, poderia parecer muito fácil julgá-la de outra forma e do modo como tudo foi contado tornou cada informação necessária e perfeita *-*-*-*

Um momento marcante foi um curta metragem que a irmã mais velha da Annabel faz relatando um pouco a relação dela com a irmã do meio; e a crônica que a irmã do meio, Whitney, lê para elas quando está se recuperando da anorexia foi outro momento que me fez chorar muito. A relação das irmãs nesse livro é explorada de maneira tão linda e verdadeira *-*-*-*

Enfim, até mesmos os personagens coadjuvantes como a Clarke e o amigo do Owen são maravilhosos e fazem parte do clima e dão um humor para o livro, em algumas partes.

Uma das melhores lições desse livro é de que às vezes a melhor forma de ajudar uma pessoa é apenas ouvir, sem julgamentos e preconceitos ou qualquer outro tipo de interrupção. Isso pode fazer muita diferença na vida de alguém, principalmente se ela sentir que não pode falar com mais ninguém. Ao todo, é um livro tocante, que aborda temas, como a anorexia e dinâmicas familiares, de maneira maravilhosa, verdadeira e respeitosa.

Recomendo para leitores de Um Caso Perdido (Colleen Hoover), Cartas de Amor Aos Mortos (Ava Dellaria) e Cracked Up To Be (Courtney Summers).

site: https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/2016/07/25/resenha-just-listen-sarah-dessen/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6