Contra Tempo

Contra Tempo Henri B. Neto

Resenhas - Contra Tempo

1 | 2 | 3 | 4

Bia 15/05/2022

O livro é bem rápido e levinho.
Por mais que o enredo conte com elementos fictícios e ser um plot bem comum (lapsos temporais em que os dias se repetem), essa história foi interessante e divertida.
Não foi lá grande coisa mas é uma leitura boa pra passar o tempo!

Lucas 29/02/2020

Lapso-temporal
"Contra Tempo" é uma novela curta, deliciosa de ler, com uma escrita fluída e personagens cativantes e diversos. A amizade, a auto-aceitação e o bullying são retratados muito bem pelo autor, que incorpora um elemento de ficção científica em uma narrativa LGBTQ+ divertida, bem escrita e acima de tudo representativa!

Marcinhow 05/04/2021

Divertido
Nico está em um período de descobertas, e o ato de conseguir aceitar o que descobriu de si mesmo é o que move toda a narrativa.
É uma novela divertida, despretensiosa. Acredito que a melhor definição seria "clichê da sessão da tarde", perfeito para os dias preguiçosos, em que um entretenimento rápido, leve e divertido é tudo o que queremos.
Mesmo que de forma leve, a novela ainda trás assuntos como LGBTQIA+fobia, gordofobia e racismo...
Mas não posso deixar de comentar que tive dificuldade com alguns diálogos, mesmo sendo voltada para públicos mais jovens, alguns diálogos pareceram-me um pouco infantil para jovens adultos universitários.
Algo que admiro, é que o Henri sempre dá um jeitinho de nos presentear com alguma referência, mesmo que bem pequena, de suas outras novelas e contos, nem que seja ao menos um sobrenome em comum.

Dani do Book Galaxy 22/02/2020

Daqueles de deixar o coração quentinho!
Já notei que o que mais gosto nas histórias que o Henri conta é que ele consegue me deixar à vontade em todas elas. Ler um conto como "Contra Tempo" me dá a mesma sensação familiar e reconfortante que tenho ao abrir um livro da Meg Cabot para reler.

Essa familiaridade não vem apenas das diversas referências da cultura pop que Henri usa - aliás, referências que se encaixam tão perfeitamente com minhas próprias experiências que sinto que eu e Henri seríamos grandes amigos, ouvindo Britney Spears e nos apaixonando pelo Michael Moscovitz juntos. Na verdade, a familiaridade que senti ao ler "Contra Tempo" veio muito ligada aos sentimentos bons que a história me despertou.

Fora o show de representatividade que Henri traz em uma história tão curtinha (comprovando que SIM, é possível colocarmos representatividade em nossas histórias, independente do tamanho e do tema), ele consegue trabalhar as personagens de forma que me senti próxima a elas, como se pertencesse àquela turma de amigos.

Posso não ter vivido especificamente as mesmas dificuldades que Nico, nosso protagonista, mas suas inseguranças e sentimentos me atingiram em cheio. Afinal, falamos sobre amor e amizade, aceitação e coragem para assumir quem somos.
São coisas vividas por todo ser humano, independente de sua cor, credo e orientação sexual.

Fora esses elementos de identificação que me conquistaram, mais uma estrelinha dourada para o Henri por ter conduzido de forma tão gostosa uma história com uma linha do tempo bastante complexa - afinal, nosso protagonista é obrigado a reviver o mesmo dia todos os dias. O esperado era que a narrativa fosse cansativa e repetitiva, mas Henri consegue conduzi-la de forma que mal podemos esperar pelo próximo capítulo - mesmo sabendo, como Nico, exatamente o que vai acontecer a seguir...

Carolina 22/03/2021

Contra Tempo
Eu senti muitas coisas lendo esse livro. Definitivamente me ajudou a enxergar melhor situações da minha vida.

Eu amo histórias sobre o tempo, e com essa não foi diferente.

O casal principal é fofo, mais acima disso, encorajador. Os personagens ensinam coisas aqui que eu não esquecerei.

Raiane 25/07/2021

A proposta é bem clichê, E EU AMO. Leio tudo que posso do Henri B. Neto e adoro como os contas/novelas conseguem criar uma conexão com o leitor mesmo em um formato mais curto. Esse é o meu favorito. E, só pra registrar, acho incrível que escritores brasileiros LGBT+ façam histórias divertidas e leves. A gente também merece ter finais felizes e sem grandes sofrimentos até chegar lá.

Thais. 26/07/2021

Leve e engraçado. Perfeito pra passar o tempo e se livrar de uma ressaca literária. Gostei demais!!!!!

Luizinha 18/09/2021

Simples & Bom
Esse livro conta a vida conturbada do Nicolas (Nico pros íntimos), com todo um processo de aceitação da sua bissexualidade. Aí, como se não bastasse, o universo decide brincar com a vida dele e com o ciclo temporal da sua vida.
O livro é gostosinho de ler, um livro bom pra se ler de uma vez só.
Acho que só não faz meu tipo por ser mais curtinho, mas mesmo assim quis tentar e dar uma chance. Não que não seja bom, ele é, mas acho que prefiro histórias com mais espaço pra um desenvolvimento maior dos tópicos abordados.
Mas, se você não se incomoda tanto com isso, recomendo demais!! Os personagens principais são uns amores, e a história é bem legal.

Laura.Oliveira 04/04/2021

Interessante e rápido de ler
Contra Tempo é uma novela com cerca de 130 páginas, então é necessário ter em mente que nem um dos tópicos abordados será aprofundado na narrativa. No entanto, isso não chega a ser um problema. A novela tem por foco um "caso" de lapso temporal que acompanha o nosso mocinho, o Nico, que se descobriu bissexual e com um penhasco (porque quedinha é eufemismo) por um dos seus colegas de república, o Eduardo. Nisso, o Nico precisa reunir coragem para se declarar para o crush, mas toda vez que dá meia-noite, o tempo reseta e ele volta a viver o mesmo dia.
Particularmente, eu AMO histórias que envolvam essa temático de "Tempo", seja de lapso temporal ou viagem, o que já fez a história do Nico ganhar alguns pontinhos comigo. Mas o que me fez gostar do livro mesmo foram os personagens. Adorei o Nico, o Victor, o Edu e até os personagens que apareceram pouco, como a Aline e o Jonas. Todos eles foram cativantes, destacando-se, óbvio, o protagonista. Ler os pensamentos do Nicolas ante ao mesmo dia se repetindo várias vezes foi muito divertido e fiquei extremamente orgulhosa no final de tudo, quando ele entendeu o que precisaria fazer para que a véspera de seu aniversário parasse de se repetir.
No geral, os únicos pontos que me incomodaram um pouco foram que alguns diálogos soaram meio irreais para mim e algumas temáticas mais sérias não foram tão aprofundadas, como o fato do Nico ter sofrido racismo e bullying. Apesar de ele enfrentar o seu bully, gostaria de ter tido mais a respeito desse lado mais pesado da narrativa, mas entendo a escolha do autor em querer manter a sobreposição do lado leve das coisas.

ElvisHenri 19/08/2017

Gostei MUITO
O livro é muito legal. Gostei de como o Henri conduziu a história. Acho que a maior dificuldade de uma história como essa é prender o leitor já que os capitulos são todos sobre o mesmo dia, com praticamente os mesmos acontecimentos, mas isso não foi assim, cada dia o Henri acrescentava detalhes novos na história. O meu maior medo ao começar essa história era o final pois recentemente li um livro nesse mesmo estilo e não gostei, principalmente do final. Em momento algum achei a história repetitiva ou cansativa. Gostei da escrita do autor. Gostei dos temas abordados, principalmente homofobia e racismo e um pouco de gordofobia. Foi bom conhecer o Nico e as inseguranças envolvendo sua sexualidade, gostei de como o autor tratou isso. O envolvimento dos personagens secundários e a amizade do Nico e do Vitor é muito legal. O único ponto negativo é que é uma história muito curta.

TCN 07/12/2020

Não poderia gostar mais
Tudo que eu queria era uma comédia romântica para ler e esse livro me caiu perfeitamente.
Mesmo com as repetidas narrações do mesmo dia, o livro não fica chato. Muito pelo contrário.
Eu amei!
Quero ler mais do autor.

Carol 23/08/2021

Um clássico novo
Uma história nova sobre um assunto bem conhecido em filmes da sessão da tarde, de um jeito leve e bom de passar o tempo.

lasthours 12/08/2020

Colapso temporal
Amei como relacionou viver a vida em looping por estar preso aos seus medos.

Clara.M.O 23/06/2020

Esse livro seria perfeito pra qualquer pessoa que não eu, o que é uma pena de verdade porque ele é cheiooo de representatividade e o principal é bi, o que me deixou muito soft, sério.
Todos os problemas que eu tive com o livro são pessoais e eu super recomendo ele pra todo mundo que quiser ler e não tenha os mesmos problemas que eu.
Começando: não consigo gostar desse tipo de escrita mais "informal", simplesmente não me cativa, mesmo a escrita do autor sendo leve e rápida. Tem vários momentos onde o principal tem extensos monólogos (às vezes pensando, às vezes falando) sobre algum preconceito e/ou similares. Apesar de saber que isso é algo importante para a história, para o crescimento do personagem e até mesmo para quem tá lendo (teve uns que eu gostei mesmo de ler) eu ainda acho meio irrealista e me deixa um pouco envergonhada (por motivos inexplicáveis), isso me incomodou ao longo do leitura, pq é algo recorrente e que eu não curto muito de ler.
Outra coisa que eu não gostei foi o plot, eu odeeeiiiooo essa história de ficar preso no mesmo período temporal, não tem motivos pra isso, eu apenas não gosto. Nesse livro em particular o que eu mais desgostei foi a inconstância, uma hora os personagens repetem as mesmas palavras, sem nenhum erro, na outra, eles tem atitudes e ações completamente diferentes do que fizeram antes, e isso me irrita muito. Além de achar maçante uma leitura repetitiva. Mas nesse último eu vou ter que parabenizar o autor: ele tornou esse assunto o menos repetitivo possível, e acertou em cheio em fazer um livro mais curto, porque isso impediu de ficar muito pesada e chata a leitura
Fiquei bastante irritada comigo mesma por não ter prestado atenção o suficiente na sinopse para identificar que esse é um livro cujo tema não me agrada. Mesmo com tudo isso, não senti que foi uma leitura perdida, ler livro com boa representatividade nunca é tempo perdido e é sempre gratificante (pra mim mesma), até mesmo aqueles que eu não gosto em nada.

Thalesito 02/08/2021

Um romance que leva a gente a relembrar aquelas sensações e aflições do primeiro amor. Leve e descontraído. Adorei.

1 | 2 | 3 | 4