Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa

Resenhas - Musashi

1 | 2 | 3 | 4

Gabriel Nativo 02/04/2024

Ótimo! Vai muito além de um simples conto. Se baseia em uma história real, sobre o maior espadachim de todos os tempos. É uma história de redenção, que muito ensina sobre nutrir foco e disciplina.

Moya2 30/11/2023

São tantas perspectivas a serem abordadas?
Os livros traçam uma epopéia pelo conturbado Japão dos séculos 16 e 17, e contém uma infinidade de personagens e localidades, e mesmo assim o autor consegue a proeza de dar profundidade à praticamente todos eles. A vida deles contém bagagens históricas e seus relatos são absurdamente ricos.
Isso por si só, já valeria a leitura, mas a trama com seus personagens centrais trazem elaboradas aventuras por terras desconhecidas, encontros e desencontros além de um conteúdo valioso sobre a cultura, religiosidade, costumes e estilo de vida japonesa.

Luiz 24/05/2023

A harmonia final
O livro é muito detalhado, com descrições belíssimas do Japão e suas províncias do século 17. Por vezes, o ritmo da narrativa cai e torna-se um tanto enfadonho. Porém, tudo faz sentido quando você chega ao fim e percebe o grande desenvolvimento do personagem principal, em sua busca de autoconhecimento.

Adson.Borges 13/03/2023

Uauuuu!!! Que livraço!!
Um dos melhores livros que já li!
Muito bom! O Autor se preocupa com cada detalhe, com cada personagem que aparece na história e não deixa ponto sem nó! Sem falar que ele retrata da história de vida do grande Samurai Miyamoto Musashi quem criou a técnica de luta das duas espadas (Niten Ichi Ryu). Simplesmente sensacional!

Edu021 19/02/2023

Musashi, volume 2
Nossa! Como foi bom andar pelo Japão na companhia desses personagens. Com certeza farei uma releitura desses livros (volumes 1 e 2) futuramente. Recomendo demais.

Orochi Fábio 14/11/2022

?????
Maior épico da literatura japonesa, "Musashi" dá conta de dezenas de personagens, com profundidade e escrita belíssimas, não perdendo de vista as tramas sempre interessantes e os carateres autênticos desenhados pelo autor: acompanhamos em cerca de uma década, o desenvolvimento de Musashi a fim de tornar-se o maior espadachim do Japão feudal, enquanto se desenvolve pessoalmente. Uma das melhores leituras de minha vida e, sem dúvida a mais gratificante deste ano de 2022...

Wagner47 09/08/2022

O estágio mais alto
É nítida a evolução de Musashi nesse volume, como em cada um dos cinco livros. Sai do estado mais impuro (a Terra, procurando unicamente pelo sangue de quem considera inimigo) e chega ao Céu, considerando até fugir para que não haja sangue desnecessário.

O início do Volume 2 é repleto de ação, desde um embate de um único golpe até o LENDÁRIO E MEMORÁVEL E INCRÍVEL E SANGUINÁRIO conflito contra os Yoshioka.

Outro ponto mega positivo é a avalanche de sentimentos disposta por Musashi e Otsu, sendo de uma sinceridade enorme. E devido a isso, não muito tempo depois surge o primeiro tropeço da obra para mim. Há uma situação muito delicada entre os dois, mudando muito um com o outro. E pela onda de sinceridade que veio antes, por mim era algo que poderia ser resolvido pela conversa.

O trio protagonista agora segue cada qual com uma aventura própria e cada uma delas super apreensivas. Há também uma passagem de anos e, com isso, novos personagens (desde repugnantes a super cativantes) e também velhos conflitos e provações continuadas a Matahachi, Kojiro e Akemi (como sofre a pobre coitada).

Confesso que com esse novo cenário fiquei com certo estranhamento, já que o autor teve que dar espaço para gente nova, mas o caminho do destino tem dessas surpresas.

Uma coisa que gostaria de salientar é como o volume como um todo traz uma correlação de pais e filhos a todo momento. Seja pela falta de uma mãe, uma mãe doidona, pais que vêem seus filhos como crianças ou o processo de luto pela perda de um.

Outro leve ponto negativo é a repetição da situação em que Musashi é acolhido para sofrer uma emboscada logo em seguida. Não falo por Takezo aceitar isso, pois ele sempre mantém a guarda alta, mas o autor acaba levemente limitando o desenvolvimento do personagem para sair de outras situações.

Atingindo o caminho da espada, Musashi também precisa disseminar sua palavra. Mas será possível, já que fazem sua caveira a todo momento? Há ainda muito para acontecer e conflitos previamente preparados estão por um triz de eclodirem. Há também caminhos para serem novamente juntados e aguardo muito por isso.

Pedro.Melo 23/05/2022

Uma leitura obrigatória
O volume 2 da sala de Musashi nós faz aprofundar ainda mais na vida e no continuo aperfeiçoamento buscado por ele na esgrima, nas artes e na elevação moral. Leitura fantástica

Like a Sir 15/02/2022

Maravilhoso
- É uma leitura gostosa. É um livro bonito: muitas vezes nos pegamos imaginando o lindo cenário descrito pelo autor (sobretudo da natureza), ou admirando a tamanha sensibilidade da escrita. Também isso acontece quando damos risadas de alguns personagens
- muitas vezes, o ensinamento vem disfarçado no meio das descrições, diálogos e narrativas
- e muitas vezes, justamente o ensinamento que eu precisava para o dia, eu encontrei logo em seguida que comecei a ler
- é um livro que o autor valoriza muito a natureza, narrando ela quase como um personagem também (embora nem todos provavelmente consigam perceber)
- achei que na parte final foi tudo muito apressado, subitamente o autor parou com o desenvolvimento natural e orgânico dos personagens e foi caminhando rapidamente para o encerramento
- sou uma pessoa antes e depois de Musashi, demorei 9 meses para lê-lo. Quantos ensinamentos que terão de ser revisitados. E agora também mudou o conceito de livro grande ou livro pequeno para mim.
- Durante as narrativas é muito fácil imaginar animes, entre eles, principalmente, Samurai X.
Muitas descrições e acontecimentos do livro narram exatamente cenas de animes, o que me faz ter certeza do quanto esse livro influenciou a cultura japonesa como um todo.

Paty 20/12/2021

Foi um dos melhores do ano
Eu já tinha tentado escrever resenha dele antes, mas não tinha dado muito certo, então vou tentar de novo.

Eu realmente acho que foi um dos melhores livros do ano para mim. Por vários motivos, claro. O enredo é muito bom, achei que o autor conseguiu deixar uma história real ficar romantizada mas sem ficar forçada. Claro que teve as partes que eu não gostei, que não me deixaram feliz, ou que eu achei bocó, mas nada disso tira toda a beleza que o livro tem. Assim como o primeiro, esse livro tem uma poeticidade sem igual. Não tenho bem certeza se é o jeito nipônico de ver e entender o mundo, mas tudo fica muito lindo quando ele descreve algum cenário ou alguma sensação, algum sentimento dos personagens. Eu ficava imersa no que era narrado e descrito para mim porque é inegavelmente lindo o que estava escrito.

Mas como eu disse, sempre tem alguma coisa que não agrada, né. E a coisa que mais me desagradou, pra variar, vou a Otsu correndo atrás de uma pessoa que, a meu ver, não se importa tanto assim com ela. Não quero dizer que ele a odeia nem nada, eu entendo que ele gosta dela, mas ele não é nem de longe a pessoa certa pra ela e ela sofre com a coisa que meu professor de inglês chama de "a coisa mais difícil" que é: querer quem não te quer. A prova, pra mim, que ele não tem AQUELE interesse nela, é que ele pensa em casar com ela, ou formar família, quando as coisas começam a desandar, ou ele começa a ficar desapontado com o rumo das coisas... mas aí, é só acontecer alguma coisa que parece que vai dar tudo certo que ele já abre mão dela tudo de novo... e fica nesse ciclo: Otsu está literalmente doente de alguma coisa bem ruim (não sou especialista, nem médica, mas eu diria que ela estava com uma pneumonia das pesadas), está a ponto de morrer, mas tá lá, correndo atrás de homem. Amor próprio que é bom, nada. Isso irrita, porque tá na cara que ela tá correndo atrás dele à toa. Mas é pensamento meu.

Agora, A CHAVE DE OURO, foi a mãe do Matahachi. Sem brincadeira: a mudança de atitude dela foi simplesmente a MELHOR COISA que teve no livro. Tiveram várias coisas essencialmente bacanas, mas Osugi pedindo desculpas e se arrependendo de todo o mal que ela causou à Otsu fez valer a pena cada momento de decepção que eu passei. Foi a best thing ever.

No momento, eu não consigo lembrar de muito mais coisa, infelizmente. O lado bom de escrever logo em seguida que termina o livro, é que os eventos estão frescos na memória, ao contrário de quando já faz um tempo. Eu às vezes prefiro dar um tempo porque eu tenho mais tempo pra refletir sobre o que eu li, como eu entendo eventos de antes do final e tals, mas é isso, tem muita coisa e muito detalhe que se perder (se eu fosse um pouco mais objetiva nos meus históricos de leitura, talvez me ajudasse, mas nãããão).

De qualquer forma, eu recomendo demais essa duologia. Pode assustar um pouco pra quem não tá muito acostumado com livros maiores, com suas 900 pgs, mas acho que leitores de Sara J Maas não tenham tanto problema (uns livrinhos de umas 800 pgs, se não me engano). Digo, não teriam problema com o tamanho, conteúdo eu já não sei. Mas enfim, acho que é uma leitura mais que super válida e que foge um pouco de toda a literatura americanizada com o a qual estamos acostumados, porque é (e praticamente só) o que mais vende.

E eu não podia finalizar sem deixar a minha imensa apreciação do trabalho da tradução que foi feito nesse livro, foi simplesmente *chief kiss*, zero defeitos. Por mais traduções de obras assim.

Rangel Matos 01/08/2021

Musashi ?4,8
Acho incrível o sentimento que se tem ao final de leituras muita extensas, mais de 1700 páginas de leitura que foram muito bem aproveitadas, é como se eu tivesse me despedindo de uma fase da minha vida, mas espero reencontrar esses personagens, espero evoluir e absorver muito mais ensinamentos que me foram mostrados, no mais, boa jornada àqueles que vão se conectar com essa história e com uma parte da vida de Miyamoto Musashi e diversos outros bons personagens.

(A única crítica que faço é ao número de coincidências que esse livro teve, não sei se realmente aconteceram na vida real, ou o autor quis apenas deixar a história um pouco mais movimentada, o que não é ruim, vai de gosto).

Vitor Dilly 25/05/2021

"Quem é capaz de saber...
... o que se passa nas recônditas profundezas desse mar sem fim?"

Lendo Musashi, você saberá!
Recomendo muito.

Ana Cláudia 12/05/2021

Vi alguém dizendo que a leitura de Musashi é uma jornada, e realmente é. Aprendi muito com ele e quero muito reler daqui há uns anos, com certeza existem pontos que não refleti tudo que poderia sobre.
Não é só uma narrativa sobre aventuras de um samurai, mas uma grande busca pelo caminho espiritual da espada, sinceramente incrível!!

'Que devia fazer um diminuto ser humano para fundir-se harmoniosamente na natureza que o continha, para respirar em sincronia com o universo?'
'Nunca se oponha aos caminhos do mundo.'

Sete 08/05/2021

Singular
O autor nos remete a uma época incrivelmente detalhada tanto no nível histórico e cultural. As personagens são bem desenvolvidas assim como suas jornadas. O tamanho da obra pode assustar, mas vale cada página.

1 | 2 | 3 | 4