Um Quarto Vazio

Um Quarto Vazio Roberto de Carvalho

Resenhas - Um Quarto Vazio

A Holdford 12/12/2018

Bem desenvolvido
A trama é bem interessante e tem várias histórias entrelaçadas de pessoas que vão sendo reveladas nos momentos oportunos.

Felipe e Alexandre eram muito amigos, enquanto o primeiro tem uma vida relativamente confortável, o segundo é filho de uma mulher guerreira, que o criou sozinha, da melhor forma possível, após fugir de um casamento abusivo. Com muito esforço da mãe, Alexandre estuda na mesma faculdade de Felipe e a amizade deles é das mais verdadeiras, tanto que é por conta dessa amizade que muita coisa vai acontecer.

Enquanto Denise e Reginaldo, pais de Felipe, estão focados no trabalho e deixam a vida familiar. É praticamente pelo ponto de vista do marido que todo o livro decorre, já que o espírito narrador é seu acompanhante, embora ele acabe abrindo espaço para narrar as situações pertinentes aos demais personagens.

Após uma festa na empresa em que Reginaldo descobre que será promovido, um sonho antigo e que trará muitas facilidades financeiras ao casal, ele acaba descobrindo que seu filho foi assassinado no morro, seu carro depenado e a polícia suspeita que ele fosse usuário de drogas e que a morte foi um "acerto de dívidas". Toda essa situação acaba abalando Denise e Reginaldo profundamente. Enquanto ela adoece, ele praticamente começa a trabalhar no automático e a promoção é dada a outra pessoa, porém, ele não mais se importa, já que a dor de perder o filho supera qualquer outro sentimento.

Eu achei um livro muito bacana, a história é bem fluídica e as situações que se desenrolam não me pareceram tão previsíveis, como as vezes costumam ser os livros espíritas. Reginaldo é sim confrontado com o que acredita, mas achei sua reação mais natural a de um cético do que em muitos livros onde a pessoa simplesmente começa a acreditar em tudo com duas ou três palavras.

Só queria fazer um adendo que em determinado capítulo (o 22) o nome de Reginaldo aparece como "Reinaldo" e o nome do personagem Lourenço (um amigo de trabalho de Reginaldo) como Florêncio (capítulo 21), uma única vez em cada um desses capítulos e nunca mais volta a acontecer. Creio que talvez tenham alterado os nomes dos personagens mas deixaram esses dois passar batido.

site: https://tudooqueeuleio.blogspot.com/2018/12/livro-um-quarto-vazio-por-roberto-de.html

Guilherme Ramos 26/11/2017

Um dos livros mais lindos que já li

Finalizei a incrível viagem de "Um quarto vazio". Pude através dessa leitura edificante me colocar no lugar dos personagens e me imaginar em uma realidade desconhecida para mim. O tema principal do livro é a "perda" de entes queridos na família, como é difícil sobretudo para os pais em aceitar e encarar os fatos. Como o desencarne na maioria das vezes vem de uma forma surpreendente, nos abalando as estruturas emocionais e sem deixar respostas e como esse deixar sem respostas nos trás tantas angústias sufocantes e até mesmo revoltantes. No entanto, o livro nos trás a consciência que nada na vida é sem importância ou simplesmente por acaso e que na doutrina espírita muitas vezes encontramos as respostas de tantos acontecimentos em nossas vidas, até mesmo os desencarnes de pessoas próximas e seus motivos. Os autores, espiritual e físico contribuem nessa obra com aprendizado ímpares, cada início de capítulo inicia-se com um trecho do evangelho segundo o espiritismo, trazendo orientação espiritual ao leitor e clareza ao desenvolver do enredo, achei fascinante.

Outros temas abordados no livro são as consequências de mentiras contadas, as consequências de não ter diálogo com as pessoas, sobretudo as próximas, as consequências do mundo das drogas e também um tema bem interessante que é a atração por sintonia ou compatibilidade, como a espiritualidade muitas vezes promovem encontros de irmãos encarnados com histórias parecidas de vida para que essas pessoas possam se apoiar umas nas outras e automaticamente auxiliá-las no progresso evolutivo, por exemplo, mães e pais que perderam seus filhos de forma trágica, ou simplesmente perderam. Essas pessoas passam a ter empatia uma com as outras, as que estão mais esclarecidas, conformadas e etc, acaba auxiliando aquelas que ainda estão apegadas ou sofrimento intenso e sentimento de culpa exacerbado. O destino muitas vezes se encarrega de unir essas pessoas para progresso contínuo das mesmas.

Mas, ao meu ver a cartada mor está no final, não posso expor aqui porque é anti-ético, mas, amigos, pra mim o final do livro resume todo o livro de uma forma deslumbrante, os autores trouxeram um ensinamento pelo menos para mim que achei fundamental, achei perfeito e agregou demais em mim, fechou com chave de ouro. Recomendo muito esse livro, é leve (embora me fez chorar), os capítulos são curtos e o enredo é objetivo, não tem meias voltas ou histórias hiper mirabolantes no meio do tema, o livro é curto, mas, perfeito, bem claro e objetivo como citei.

O que mais me marcou foi o diálogo de Felipe e Reginaldo na cama, pai e filho conversando como bons e velhos amigos, a parte mais linda dessa história repleta de amor, quem tiver esse livro em casa, não perca tempo para ler e quem não tem... Precisa ter rs...

MãeLiteratura 05/10/2017

Livro inspirador!
Hoje trago para vocês este livro bonito, que me chamou muito a atenção, Um quarto Vazio, escrito por Roberto de Carvalho, inspirado pelo espírito Francisco, da Boa Nova Editora.
Quando eu soube deste lançamento, fiz questão de recebê-lo. Sou espírita há mais de 25 anos e obras edificantes como esta sempre complementam meus estudos.
O tema é difícil, a perda, a morte prematura de um filho único, aos 20 anos, no auge da sua mocidade.
Nesta trama, muito bem escrita por Roberto de Carvalho, sob a inspiração do espírito Francisco, acompanhamos o desencarne de Felipe, um jovem com um futuro brilhante pela frente. Seus pais, Denise e Reginaldo, são profissionais muito bem sucedidos, que não encontram muito tempo para a família e buscam na riqueza material a felicidade e o sucesso.
Assim começamos esta leitura. Vejam bem, não tenho nada contra buscar através do trabalho honesto frutos materiais, pelo contrário, mas nesta família era somente este o foco. Felipe relembra ao pai que em toda sua vida, ele contou apenas uma estória ao filho, a do gato de botas (que depois terá importância no desenrolar da história).
Temas como amizade, família, a importância da verdade, fazem parte deste lindo e importante enredo.
Numa linguagem acessível, simples e muito fluida, Ricardo nos apresenta uma lição de amor e esperança.Causa e efeito são abordados na trama, para explicar situações traumáticas, de forma coerente e didática. Muito bom!
Pesquisei que Roberto tem outras obras editadas pela mesma editora, vou procurá-las para ler também, pois gostei muito da sua escrita.
Adorei a capa, diagramação maravilhosa da Boa nova! Letras em tamanho super confortáveis, papel amarelo, lindas ilustrações e pequenos detalhes que mostram o capricho e cuidado com a edição, parabéns!
O tema é difícil, mas a trama é leve e fluida.
Estou de repouso, com o pé quebrado, em casa e li o livro em um dia. Adorei e recomendo muito esta leitura. Estes livros são formas interessantes para estudar sobre a espiritualidade maior.

site: http://www.maeliteratura.com/2017/10/livro-um-quarto-vazio-roberto-de.html