Promessa de Fogo

Promessa de Fogo Thiago d'Evecque

Resenhas - Promessa de Fogo

Xande 12/06/2020

Impresssionante
Livro maravilhoso! Amei a leitura, a riqueza de detalhe das batalhas. Sentimos a agonia da personagem com todo o processo! Super orgulhoso de ser um talento brasileiro!

Carol Vidal 22/01/2020

Essa história não funcionou pra mim.

Até praticamente a metade do livro, pouco havia acontecido e o excesso de descrições deixaram o ritmo arrastado demais. Mesmo quando os acontecimentos-chave foram apresentados, não tiveram o impacto esperado. Também não consegui me conectar ou torcer pelas personagens, mesmo entendendo a motivação de cada uma.

Além disso, há a perpetuação de alguns estereótipos que não me agradaram e não fizeram diferença alguma pra história, como piadas com o corpo gordo e a sexualização do homem negro.

Aninha de Tróia 31/12/2018

Gostei do livro. A história é bem diferente e promete muito para o próximo livro. O que eu achei mais legal foi a quantidade de mulheres, e elas ainda são bem diferentes umas das outras. Algumas vezes fiquei incomodada com a repetição de pensamentos e sentimentos da protagonista (ficou um pouco chato, mas não chegou a atrapalhar a leitura). Por falar em chatice, como eu odeio a Alícia hahaha; só quero ver ela morrer dolorosamente no próximo livro. No mais, recomendo e com certeza lerei o segundo volume.

Rannyson 29/09/2018

fuga de clichês.
Antes de mais nada, o que me pegou desde o começo foi a forma com que o Thiago desenvolve toda a trama, apresentando tudo com uma fluidez absurda, o que tornou a leitura extremamente agradável. Eu não fazia ideia do que esperar nas próximas páginas e fui surpreendido em diversos momentos com o rumo que ia sendo tomado, passando longe de qualquer clichê. Dessa forma, a personagem principal também acaba sendo muito única quanto a tomada de decisões; o ódio que ela carrega e a sede por vingança vão se tornando cada vez mais fortes e os pensamentos e ações dela transparecem esse sentimento a cada palavra. Os personagens mais secundários são incríveis - vulgo Matilda e Charlotte - e me fizeram ficar bastante apegado, entendo as suas motivações com facilidade.

A única coisa que me desagradou um pouco foi que alguns pontos foram rápidos demais, como se as personagens aceitassem tudo de bom grado, sem se questionarem sobre aquilo. Talvez o segundo livro consiga superar isso, já que a história está num ponto mais avançado.

De forma geral, foi uma experiência incrível acompanhar Alicia em meio a tantas descobertas, mesmo elas sendo majoritariamente negativas. A escrita é maravilhosa, assim como o ambiente desenvolvido por Thiago. É uma sensação muito boa poder imergir em uma fantasia incrível como essa e saber que é uma obra nacional.

A saga "Abismo" ainda tem muitos pontos a serem desenvolvidos e eu sigo positivamente ansioso para ver o que Thiago d'Evecque tem a oferecer.

Matheus.Berlandi 28/05/2018

Cumpre o que promete
É uma historia muito bem desenhada, gostei bastante dos personagens e da premissa inicial. Senti a falta de um detalhamento maior de alguns elementos do mundo. Principalmente dos saurios. Mas curti bastante a ideia do culto dos demônios e seus diferentes pontos de vista. Vale bastante a leitura. Recomendo!

Camila(Aetria) 07/02/2018

Promessa de Fogo
“Tentou passar um ar de indiferença, mas Alicia conseguia perceber a preocupação genuína por trás do escudo da palhaçada. Matilda esteve com ela e seu pai desde sempre e qualquer separação seria difícil.
– Nem tão cedo – respondeu, salivando com aquele caju tão perfeito. – Eu não partiria seu coração assim. Promete que não vai chorar quando eu for?
– Só se você prometer não voltar.”

Eu gostei bastante do mundo criado, tem um mix de várias referências sutis durante o livro todo, sem ficar forçado nem nada (e sem te obrigar também a pegar todas as referências haha). É um mundo com sáurios, que dá aquela misturada no que a gente entende por evolução científica e marcos de cada sociedade.

Fica bem interessante e tem gente pistola como a gente sempre gosta (embora em alguns momentos a situação preze mais pelo humor do que por algo que sinto que a personagem faria haha). As personagens centrais são 3, Alicia, Matilda e Charlotte.

“Para ela, o objeto era como a vida de Bento, como o amor dele, como sua personalidade. Bento era ferro. Simples, honesto e difícil de quebrar.”

Eu particularmente adorei a construção de Charlotte, ela me passa aquela segurança de personagem bem feito, que caminha de forma coerente o tempo todo, sua relação com Matilda também me agradou bastante. Só Alicia que me incomodou por parecer exagerada demais em vários momentos (se bem que convenhamos que ela está em uma situação no mínimo desestabilizadora, então essa questão dos excessos pode encaixar bem, mesmo assim me incomodou, e dava vontade de ir pras outras personagens nesses momentos).

“- Edgar é um… bem, ele é muitas coisas. Vende armas, empresta dinheiro, fornece satisfação para quem procura…
Charlotte afundou o rosto nas mãos.
– Contrabandista, agiota e gigolô – disse, inconsolável.”

Uma das questões que achei mais interessante foram as religiões que permeiam a sociedade, as questões e opiniões são tão duais (quase maniqueísta de tão bemXmal sobre a mesma religião), que fiquei curiosa pra saber como o autor vai resolver isso nos próximos livros, porque cria paradoxos que te deixam “mas essa religião não é horrível? O que que tá acontecendo???”.

Aliás, o Abismo é algo que gostei muito, desde a descrição, as possibilidades de caminhos, o jeito como as personagens terão de lidar com as situações… enfim, quero ver mais.

É um livro bem gostoso de ler, a leitura é bem fluida, e já dá pra sentir a personalidade de escrita logo de cara. Sem contar esses meus incômodos em relação à algumas levadas, gostei bastante e estou no aguardo pela continuação!

“- Belo tiro.
Lunas observara boquiaberto a flecha de Matilda grudar na nuca do homem montado no gastornis de guerra em fuga.
– Isso depende – retrucou Matilda, soltando o ar – de onde eu mirei.
– Onde mirou?
– Exatamente onde acertei. Foi um belo tiro.”

site: http://www.castelodecartas.com.br/2018/02/06/promessa-de-fogo-abismo-1-ogs-162/

Miguel 28/11/2017

Um trabalho excelente!
Em meados do mês de setembro, o autor — independente — Thiago d’Evecque nos procurou, após ter gostado do nosso carinho com os livros. Pois não havia melhor lugar para ele aterrissar, senão em nossa base, porque amamos autores nacionais, ainda mais com essa garra e coragem de enfrentar uma carreira independente.

Ainda bem que fui eu quem leu o e-mail do Thiago, porque saí correndo na dianteira dos demais membros e assumi a ideia dele. Digo “ainda bem”, porque foi um privilégio conhecer esse trabalho e é sobre isso que eu venho falar com vocês, hoje.

Eu não conhecia as obras de d’Evecque até ele me apresentar e — embora tenha um livro físico lançado — eu pude conhecer a escrita dele através do primeiro volume de “Abismo”, com o título de “Promessa de Fogo”. Por enquanto, o livro só está disponível em formato digital, mas falaremos disso depois, agora vamos à resenha!

“Promessa de Fogo” é um livro de fantasia sombria e já começou a me ganhar por aí. Quando li a sinopse, foi tiro certeiro, sem volta.
Aqui no primeiro volume de “Abismo”, nós vamos conhecer a história de Alicia, uma garota da fazenda, de vida simples, que ama seus amigos e sonha em passar o restante de sua vida com o garoto que ama. Porém essa vida é destruída por mercenários que atacam seu vilarejo, deixando um rastro de destruição e dor para trás. Antes que me apedrejem, isso não é um spoiler, hahaha. A história mesmo começa após o evento traumático.

Thiago já chega sem brincadeiras e ganha o leitor nas primeiras páginas, com um ótimo suspense que recheia as primeiras cenas. Gosto assim!
É impossível não ser conquistado pelo excelente ritmo do início da narrativa, que se destaca bastante de tantas outras obras de fantasia, que tendem a começar arrastando a história com uma longa explicação de fatos, cenários e universo.

A descrição das cenas pelo narrador onisciente foram um outro ponto chave, que eu acredito que ajudou muito na qualidade da história, porque aqui d’Evecque consegue explorar os diversos ângulos dos pontos de vistas dos personagens, o que complementa e enriquece as batalhas e a narrativa.

Uma fantasia com elementos essenciais que são esperados de toda fantasia, no entanto se por um lado algumas coisas se tornam previsíveis, o autor surpreende trazendo peças totalmente distintas do que estamos acostumados a ver. Eu nunca esperava encontrar dinossauros e lá estão eles! O melhor disso tudo? Dinossauros, um ambiente medieval, somados a elementos sobrenaturais, juntos e misturados, formando um universo extremamente crível com tudo encaixado em seus devidos lugares. Tudo que a gente gosta em um só livro. É de olhar e dizer “cara isso é demais!”.

Demônios que são cultuados, mas que não escodem sua raiz maligna, magias proibidas que me transportaram para cenas de Full Metal Alchemist. Sáurios que me fizeram recordar dos jogos de Final Fantasy — eu juro que os Gastornis são algo muito parecido com Chocobos! Ah, e me digam, como não comparar Vilmos a alguns personagens de Arena 13? É muita referência boa, costurada com muita maestria, criando uma mitologia única e própria.

Outro ponto positivo foi a escolha dos personagens. E eu confesso que fiquei com muito medo de tudo desandar, quando percebi que Thiago estava criando uma narrativa protagonizada por mulheres fortes. Mas eu preciso exaltar que foi uma decisão muito feliz. “Promessa de Fogo” traz mulheres fortíssimas, em personalidade, poder e força. Desde vilãs a mocinhas, garotas e senhoras. Todas muito bem construídas.

Uma Alicia geniosa, que eu não pude evitar de comparar com Laura — a X-23. Uma Matilda totalmente fora dos padrões esperados, que mostra o que é importante e que traz o humor certo, no momento exato. Uma Charlotte que é muito mais durona do que muitos homens de muitas fantasias por aí. Uma Olga que é misteriosa e que sempre deixa a entender que pode fazer muito mais do que transparece.

"Toda decisão significa um abandono. Cada escolha deixa outra opção para trás. Sempre haverá arrependimentos, sempre haverá “o que poderia ter sido”. Um mundo de possibilidades sempre seria destruído ao agarrar-se a uma escolha. O que importava era resolver com qual delas seria mais fácil viver."

Uma história que vai falar sobre paixão, sobre destruição, sobre amizade, sobre o mundo sobrenatural, sobre criaturas malignas e interessantes, sobre sonhos e sobre dor. Tudo isso motivado por ódio e sede de vingança, com muito sangue espalhado e muita inocência destruída.

Uma narrativa com uma fluidez excelente que não deixa as páginas se arrastarem, tampouco se perderem em aprofundamentos desnecessários. Thiago mostra o que precisa ser mostrado no momento exato e essencial. Nada de informações inúteis permeando os capítulos, embora eu acredite que poderia ter menos repetições sobre certas descrições, mas nada que comprometa a qualidade da obra.

site: http://www.euastronauta.com.br/2017/11/resenha-promessa-de-fogo-abismo-1.html

Airechu0 24/10/2017

Da vingança a qualquer custo aos abismos pessoais
Ataques noturnos por grupos de mercenários assombram o cotidiano outrora pacato dos moradores duma propriedade rural em Timóteo, um pequeno povoado dos reinos do Norte. Mas felizmente eles têm como se defender, Alicia e Bento são hábeis espadachins e Matilda não erra um disparo com suas flechas e unindo esforços eles expulsam com facilidade esta primeira leva de invasores.

Este ataque além de deixar os moradores preocupados e em perpétuo estado de alerta também levantam dúvidas sobre o que estaria por trás deles. Em busca de respostas e de reforços Alicia parte de lá montada em Bela, seu gastornis, uma espécie de sáurio dócil, pouco depois de ter a mão pedida em casamento por Bento rumo a propriedade de sua tia Charlotte, a comandante da Guarda Real. Enquanto está fora a propriedade é novamente atacada e dessa vez com mais força e sem chances para seus familiares e amigos revidarem, as baixas são enormes e seu pai Alfredo foi levado pelos mercenários.

Ao se deparar com o cenário de completa destruição, Alicia jura vingança, sente seu peito queimar com a injustiça, é tomada de ódio e de algo mais, uma irresistível sede de sangue também se apossa de nossa protagonista. Ela parte em busca de vingança contra sua principal suspeita, Olga, uma mulher influente e poderosa, mas cujos reais objetivos são um mistério para todos!

Esse é o mote principal de Promessa de Fogo, o primeiro romance da série Abismo de Thiago d'Evecque, escritor e jornalista carioca e autor também de Limbo, um excelente romance de estreia que não canso de recomendar pela qualidade. Embora as propostas de Limbo e Promessa de Fogo sejam bem distintas é impossível não comparar algumas de suas semelhanças: ambos são complexos, são carregados de referências e mesclam elementos dos mais diversos em suas tramas com extrema habilidade.

Se em Limbo tínhamos uma trama focada no místico e onírico em que o principal personagem parecia ser o lugar e não tanto seu protagonista numa jornada de autodescoberta enquanto cumpria uma missão compulsória, em Promessa de Fogo a trama acontece num mundo de fantasia palpável e sua principal personagem é uma mulher de carne e osso motivada por um intenso desejo de vingança após ser afetada por uma tragédia pessoal sem precedentes. Uma das minhas primeiras impressões foi a de que estava diante de um novo cenário, tão complexo quanto o Limbo e tão diverso e cheio de lugares, lendas, mitos e organizações para serem exploradas e conhecidas juntamente com seus personagens. O clima de aventura prevalece, às vezes sendo carregado de drama e tragédia, com direito a combates que me remeteram ao Japão feudal dos samurais, mas com elementos típicos da fantasia medieval clássica, enriquecidos com a presença de artefatos de pólvora e armas de fogo mais complexas.

Há uma inusitada quebra de expectativa com relação aos demônios. Um dos mitos deste mundo diz que eles foram expulsos do Norte para o Abismo por titãs montados em sáurios, abrindo espaço para a colonização humana. Contudo há humanos que defendem e cultuam religiosamente esses demônios. Segundo eles a Terra é posse deles e eles voltarão para clamar o que lhes é devido por direito. Particularmente não sei qual lado tomar, e acredito que não há mocinhos ou bandidos claramente definidos neste ponto.

Os saurios merecem menção. É incrível o que a presença de dinossauros faz com nossa imaginação numa obra de fantasia. Adorei ler sobre eles, uns possuem penas e são criados em fazendas servindo principalmente de montaria, como os gastornis, outros são treinados de forma um tanto cruel pela Guarda Real para servirem de montaria de combate e há ainda os que vivem em estado selvagem, uma preocupação a mais para os humanos. Contudo a maioria é herbívora e ainda que sejam enormes e assustadores, eles temem a humanidade tal como nós tememos as baratas. As espécies maiores e mais selvagens vivem em áreas distantes e pouco exploradas e não são tão bem conhecidas.

Além dos demônios e sáurios, como contraponto, há ainda a presença de mercenários, guardas corruptos e uma forte tensão política no Reino do Norte. Chamam a atenção também os mecas, golens construídos artificialmente de matéria comum animada com magia de sangue, a necromancia, criados com os mais diversos objetivos, desde cumprir tarefas braçais simples, até servirem de guardas e até os complexos Exterminadores, máquinas hábeis e mortais, munidas de armas de fogo calibre doze para, ironicamente, manter a paz. É curioso que seres animados por magia perambulem livremente por um reino onde a sua prática é proibida...

Isso tudo por mais incrível que pareça fica ofuscado pela originalidade e carisma das protagonistas: Alicia, Matilda e Charlotte. Alicia de cabelos negros, olhos lilás e pele morena, mas de sorriso difícil é uma habilidosa guerreira ambidestra, uma esgrimista notória capaz de cortes mortais com sua lâmina. Matilda é uma hábil arqueira, adora fumar calmamente em cima dos telhados, já foi namorada de Charlotte e está um pouco fora de forma, o que convenhamos não a torna nem um pouco menos letal. Charlotte é tia de Alicia e é comandante da Guarda Real, uma líder nata, alta e robusta que empunha uma enorme e pesada espada como poucos. É pouco comum vermos mulheres protagonizando tramas de fantasia e sendo a maioria em grupos de aventureiros e tal escolha aqui não poderia ser mais positiva! Elas são mulheres fortes por si mesmas e pelas suas atitudes, com personalidades muito distintas e nada convencionais cada uma é trabalhada de modo a percebermos suas qualidades e peculiaridades individuais e a dinâmica entre elas nos conquista por nem sempre ser tão harmônica, há pontos de atrito graves que podem levá-las a conflitos e rompimentos sérios a qualquer instante por mais que torçamos para que elas continuem apoiando-se mutuamente até o fim.

Fiquei particularmente interessado na personalidade da protagonista Alicia. Enquanto lia sobre seu desespero e dor tendo que lidar com a perda e o luto de tudo que tinha e de tudo que amava ela desperta um lado obscuro que nem ela mesma conhecia em si. Sua história carrega consigo uma metáfora sobre lançar-se em abismos pessoais quando nos encontramos por algum motivo fragilizados que cabe bem ao conceito da personagem e dialoga duma maneira perturbadoramente familiar também comigo. Temo que mais do que uma heroína habilidosa no manejo de espadas com as duas mãos, Alicia também seja uma personagem trágica, enredada por uma trama maior de interesses poderosos em que a individualidade dela seja o que menos conta! Mas acho que já estou especulando demais aqui, é a ansiedade por descobrir o que será dela futuramente!

O livro é estruturado em 30 capítulos curtos, com descrições ágeis e precisas que se aprofundam apenas o necessário para que compreendamos o mundo imaginado pelo autor. Há ainda muito o que ser explicado, mas haverá espaço pra isso nas continuações que já espero ansiosamente! Os momentos de virada no enredo parecem seguir a clássica estrutura de três atos e funcionam muito bem, ficamos cada vez mais tensos e apreensivos conforme ele avança, seja por enfrentar as consequências das mudanças na vida dos personagens ou por descobrir que a pouca certeza dos fatos que tínhamos sobre tudo pode não significar nada na página seguinte. Aliás, sempre sou surpreendido pelas tramas do autor e isso é muito positivo num nicho em que o mais do mesmo costuma ser a tônica.

A maestria de Thiago para incluir e trabalhar harmonicamente referências tão destoantes em suas obras merece elogios não só por extrapolar os clichês do gênero de fantasia, mas também por abrir seu mundo para novas, diversas e infinitas possibilidades! Em Promessa de Fogo, ele entrega muito mais do que um cenário fascinante, um grupo de personagens diverso ou um épico sobre busca por vingança. Abismo promete ser uma saga grandiosa, cumprindo uma demanda por mais que Limbo havia deixado ao seu término, mas com uma proposta muito diferente e ainda mais ousada, mantendo as qualidades do texto do autor agora enriquecidas com a experiência adquirida desde o seu primeiro romance. Recomendo o livro para amantes de tramas de fantasia, mas Promessa de Fogo tem um potencial para agradar qualquer tipo de leitor, não é difícil se identificar com o drama vivenciado pela protagonista ao mesmo tempo em que é impossível ficar indiferente ao fascínio exercido pelo seu mundo ou encantado com suas personagens e curioso pelo que nos aguarda na sequência.

site: http://www.multiversox.com.br/2017/10/promessa-de-fogo-abismo-livro-um.html

Mozer 18/10/2017

Uma saga épica
A narração em terceira pessoa da trama caminha até a conclusão de seu primeiro arco e introduz o que será explorado na sequência. Os mistérios criados são suficientes para deixar os leitores ansiosos para ler a continuação, o que releva a habilidade do autor em criar um público fiel com seu talento narrativo. Em outras palavras, Promessa de Fogo dá início a uma trajetória épica dentro da literatura fantástica nacional com todos os ingredientes para formar uma aventura movida pelo sentimento frio e mordaz da vingança.

Resenha completa no site Leituraverso:

Paulo 19/09/2017

Já conheço um pouco do trabalho do Thiago desde o ano passado quando eu li o incrível Limbo. Foi uma das melhores leituras que eu havia feito em 2016. Me pegou de surpresa quando ele anunciou o lançamento de Promessa de Fogo. Corri atrás do título e o autor gentilmente me ofereceu o ebook para resenhar. Simplesmente porque eu já imaginava que vinha algo muito bom. E não me arrependi. Um livro de fantasia que vai te surpreender pelas apostas que o autor fez e algumas inversões de clichês típicos do gênero.

Posso dizer com convicção que a escrita do Thiago melhorou muito. Ela já era muito boa em Limbo e aqui só vi algo acima do que já tinha experimentado. Agora o autor precisa lidar com uma série, ou seja, ele vai precisar escrever de acordo, dosando alguma coisa aqui, trabalhando outra coisa ali. Escrever um livro fechado em si mesmo é um pouco mais simples. Isso porque se torna necessário trabalhar com um todo maior, sem entregar todas as surpresas de cara. Talvez isso até tenha prejudicado mais adiante quando eu falar da narrativa, mas a escrita está impecável. Outra coisa que me deixa muito feliz é que o livro é bem revisado, ou seja, se existem problemas no texto eu não fui capaz de enxergar. Os diálogos estão bem trabalhados, condizendo com as vozes dos personagens.

A narrativa é em terceira pessoa, onisciente. O autor pode ter preferido dessa forma para trabalhar todos os núcleos da história. Isso dá liberdade a ele. Mesmo assim, ele procura focar principalmente no grupo de Alicia e, mais tarde, em Olga. É até bom ele não dividir demais a sua narrativa, caso contrário isso pode lhe criar complicadores em volumes posteriores da história.

Os personagens são bem construídos, com suas individualidades e problemas. Ficamos principalmente com Alicia, Matilda e Charlotte. Thiago conseguiu dar uma boa noção do funcionamento da psiquê das personagens. E o mais legal: ele apostou em um trio de protagonistas mulheres. Palmas para o autor. Se formos pensar a respeito, fora alguns personagens de suporte e mais tarde um que entra para o grupo, são poucos os personagens masculinos presentes. Lógico que o autor não vai poder manter isso em todos os volumes, caso contrário seria privilegiar apenas um gênero. Mas, só o fato de ele ter feito esse uso em uma série de fantasia épica (que é tão masculinizada sempre) é elogiável. Não só isso como colocou um casal homoafetivo não forçado e cuja relação é muito doce. Para mim, Matilda e Charlotte roubam a cena no livro por conta de seus mistérios, tristezas e segredos. O leitor acaba torcendo pela dupla, que mesmo sendo duas mulheres fortes e poderosas, possuem suas fragilidades e medos. Nesse sentido, Thiago deu muita profundidade a ambas e quando as cartas são jogadas à mesa, vemos o quanto isso afeta tanto uma como a outra.

Já de Alicia eu não gostei tanto. Não por conta de seu protagonismo ou do direcionamento da história em relação à sua condição e sua angústia. A fúria e o ódio da personagem acabam desfocando-a demais em relação ao que o autor deseja apresentar. Percebi o que estava acontecendo e entendi aonde o autor queria chegar, mas eu acho que ele errou a mão nesse sentido. Ficou exagerado demais. Seria possível trabalhar a ira de outras maneiras.Alguns diálogos chegavam até a incomodar e me lembrou um pouco o Jorg, de Prince of Thorns. Um personagem que no primeiro volume era mal construído pelo Lawrence e eu defini na época como um "malvadinho chato". Aqui a Alicia me parece mais nervosinha do que com ódio de seu oponente. No final de Promessa de Fogo sim, eu achei que o autor encontrou o ponto certo quando acontece uma discussão importante para os rumos da série no próximo volume.

Impossível eu não comentar sobre os sáurios e os demônios. Finalmente algum autor conseguiu me entregar um trabalho legal com dinossauros em um universo fantástico. E nada mais feliz do que ser um trabalho de um autor nacional. Que Senhores dos Dinossauros, que nada!!! Sou mais Promessa de Fogo. Alguns vão dizer que o autor não entregou muito nesse sentido neste volume, mas pelo que eu conheço do autor, ele dá indícios de que a presença dos sáurios vai ser importante mais à frente. Em nenhum momento o autor ficou de fanboy mostrando os seus lindos dinossauros como foi feito no livro citado. Nada disso. Eles foram apresentados como criaturas que impactam a maneira como os humanos sobrevivem no mundo. Alguns deles são domesticados, mas a maioria é selvagem. Tem uma passagem insana com um quetzalcoatl.

E, como assim???? Culto dos demônios? Os demônios irão voltar e salvar a humanidade? Salvar???? Ótima inversão de clichês. Claro, a gente percebe indícios de que as coisas não são como parecem, mas só isso já me agradou muito. E os demônios acabam fazendo parte importante desse primeiro volume. Além disso, temos também um mundo onde existe a pólvora e até seres mecânicos, apesar de um pouco raros. Nada muito exagerado, tudo de forma a equilibrar bastante a condução da narrativa. São muitas questões a serem resolvidas futuramente.

Minha crítica no aspecto narrativo é a construção de mundo. Achei que muito não foi dito e isso pode prejudicar o autor em futuros volumes. Geralmente, autores de fantasia deixam para fazer esse infodump no primeiro volume. Dessa forma em histórias subsequentes, tudo o que eles precisam fazer é subir um pouco mais a história. O grosso acaba ficando para trás e não há uma necessidade urgente de explicar muita coisa. Não à toa, no final deste livro, o autor precisou escrever um capítulo bem pesado com explicações. É algo que pode ser solucionado até de formas indiretas. O ritmo da história é muito bom. Ia ser muito chato se o autor precisasse mudá-lo por conta de um excesso de explicações. Como eu ia mencionando, esse trabalho de infodump pode ser feito em pequenos contos ou novellas que antecedem um possível segundo volume. Um autor que faz muito isso é o McClellan que aprofunda o seu mundo em pequenos contos e novellas.

Promessa de Fogo é o começo de uma grande série. Temos muitas ideias apresentadas no romance que podem vir a gerar muitos bons desenvolvimentos. Com uma escrita em seu melhor, Thiago nos apresenta uma história contendo demônios, dinossauros, espingardas e mais coisas que existe entre o mundo terreno e o Abismo. Com uma protagonista que ainda precisa ser melhor trabalhada, mas um casal homoafetivo que rouba a cena, o romance nos apresenta uma história de amor e o quanto a perda daquilo que amamos pode nos causar uma dor que pode levar a uma fúria infinita. Estou ansioso por mais!!

site: www.ficcoeshumanas.com

Isabella 14/09/2017

Adorei!
Promessa de Fogo conta a história de Alicia, uma menina forte e destemida que vê sua vida mudar ao passar por grandes perdas. Em um mundo de dinossauros, ninjas e criaturas sombrias, ela tem que enfrentar muitos obstáculos pra ir atras de um objetivo maior... encontrar paz.
O livro é muito cativante por conta das mudanças comportamentais dos persongens. Você começa o livro amando alguns e depois sua opinião muda totalmente. O noivo de Alicia, Bento, é o cara mais legal do mundo e Matilda (que é tipo uma tia postiça) é a melhor personagem, cheia de tiradas cômicas. O livro, que não é muito grande, consegue prender o leitor, especialmente ao mostrar como os personagens reagem diante das diversas situações. O enredo é bastante cativante e marcado por cenas de lutas épicas, tiradas sarcásticas e uma travessia que mostra um pouco desse novo mundo. Ele deixa um gostinho de quero mais, pois ficam alguns mistérios no ar. Praticamente tudo pode acontecer e é uma tarefa muito divertida tentar adivinhar o que vem por aí. Ansiosa pela continuação da história!

Lucas 31/08/2017

No Aguardo do Próximo Livro
| Produto recebido gratuitamente |

Em sua mais recente obra, Thiago consegue reunir elementos de fantasia, aventura e combate de maneira estonteante, prendendo o leitor em uma história simples, porém eficaz. Ficam claras quais foram as referências e inspirações que o autor tomou para criar o enredo. Se você conhece um pouco da cultura nerd, certamente às compreenderá. No livro, acompanhamos a história de Alicia, uma habilidosa e jovem guerreira sedenta por vingança, que não mede esforços ou consequências desde que consiga atingir o seu objetivo. A história em si possui momentos descontraídos e algumas sacadas humorísticas que eu destacaria como o ponto forte do autor. Mas, em paralelo ao desvio cômico, há ainda uma certa violência durante os confrontos que demonstra claramente que nenhum dos personagens está ali para brincadeira. Este é nada mais do que o Livro 1 de uma saga que me deixou ávido para acompanhar o desenvolvimento do mundo de Abismo em maior detalhe. Aguardo ansiosamente o lançamento do segundo livro para saber os desdobramentos das escolhas da protagonista, bem como o desenrolar dos demais eventos transcorridos ao longo da história.