Rosa Vermelha

Rosa Vermelha Kate Evans

Resenhas - Rosa Vermelha

Mari 23/02/2024

Bonita e necessária
A biografia em quadrinhos faz um panorama muito interessante sobre a vida de Rosa Luxemburgo, abordando os acontecimentos de maneira poética e política.

Pizza Fernandes 05/05/2023

Excelente biografia de uma figura importantissima que foi extremamente injustiçada em vida. Vale muito a pena conhecer

Marcelo 05/06/2022

Está biografia em HQ de Rosa Luxemburgo é uma excelente dica para quem quer ter um contato inicial com esta que foi uma das figuras mais importantes do socialismo. Vale também como registro de um período bastante conturbado e cheio de mudanças (início do século XX na Europa). No final do livro tem um material ótimo que ajuda a contextualizar melhor alguns acontecimentos e ideias expostos no texto.
Elaine 05/06/2022minha estante
Dica mais que anotada! Me interessei muito por esta leitura.

Marcelo 06/06/2022minha estante
Pode ler que vale a pena. Chega a ser surpreendente a quantidade (e qualidade) das informações que tem nessa HQ.

Maria Faria 01/03/2022

Biografia de Rosa Luxemburgo
Rosa Luxemburgo foi muito importante para o estudo e divulgação do pensamento socialista. A HQ deu voz e imagem a uma intelectual que não é tão conhecida pelo grande público. Rosa Vermelha, com um traço totalmente capaz de nos apresentar as expressões de Luxemburgo, mostrou sua história de vida e as discussões teóricas estudadas e divulgadas por ela. Entretanto, a grandeza e complexidade da personagem não couberam em 180 páginas e, não fossem as mais de 20 páginas de notas com trechos de cartas e explicações históricas, o entendimento da biografia não alcançaria tanto êxito.

Mama 11/02/2022

História linda de lutas por grandes ideais
O livro biográfico de Rosa Luxemburgo é uma obra extremamente impactante, não só pela bela história de vida da personagem como por suas ideias, que até hoje inspiram a muitos. Vale muito a pena ler!

Jedi Literário 16/05/2021

Uma Rosa mais Forte que o chumbo.
O livro pinta um quadro da vida de Rosa Luxemburgo. Através dele, é possível também perceber o desenrolar de eventos cruciais da história do século XX, bem como a tentativa de construção de um caminho revolucionário que se distanciou dos rumos que o SPD tomou, sobretudo a partir da eclosão da Primeira Guerra Mundial e que o distanciaram completamente de sua origem.
Rosa dedicou a sua vida a construção deste caminho contra hegemônico e pagou caro por isso. Mas também estabeleceu um exemplo de resiliência e esperança que é muito mais forte do que a violência que a tentou silenciar.

kamile 25/04/2021

Rosa vermelha, biografia em quadrinhos de Rosa Luxemburgo
Narrativa ótima, ilustrações realmente muito bem feitas e uma biografia e tanto.
Mostrou de uma forma muito resumida, porém real a vida da revolucionária, e todos os obstáculos que fizeram parte de sua trajetória, e também ao mesmo tempo de uma forma poética (sem romantizar a luta, claro!).
Me trouxe uma grande vontade de ler outros livros sobre ela.
Não sou muito fã de quadrinhos, confesso. Mas não tive preguiça em seguir minha leitura nesse! Bom para jovens leitores e qualquer tipo de leitor

Laranfm 02/03/2021

Que história linda, que pessoa fantástica foi a Rosa!!! Uma história forte, contada de forma leve, poética e crítica... Uma mulher inspiradora.... Um dos melhores livros/HQ que eu já li!!! Viva a Rosa!!!!

Matheus 27/01/2021

Rosa vermelha ?
O que dizer de uma biografia em quadrinhos que transforma a vida inteira de uma mulher incrível em algo tão singelo porém com um toque histórico perfeito? A única palavra que encontro para descrever séria ?inefável?.
A minha recomenda a respeito da leitura dele é que seja lenta e com a mente aberta, pois as teorias ali mostradas, as histórias, e a vida de Luxemburgo (na íntegra, com até o toque dos seus intercursos ?) vão surpreender a todes.
- Eu era, sou e serei!

Pandora 13/10/2020

Um gênero que aprecio num formato pouco familiar para mim. E foi uma experiência muito boa. Primeiro porque eu não sabia quase nada sobre Rosa Luxemburgo; segundo que provavelmente eu não leria sua biografia, não porque ela não seja uma figura interessante, mas porque há uma lista enorme de biografados que me esperam na estante.

Kate Evans (britânica nascida no Canadá) conseguiu fazer um trabalho muito bacana neste livro, uma biografia resumida porém abrangente, apesar da complexidade da vida de Luxemburgo: filósofa e economista marxista polaco-alemã de origem judaica, combatente, feminista, revolucionária, antimilitarista, defensora de uma sociedade livre e cooperativa.

Apesar das várias tentativas de desacreditar sua luta e menosprezar o seu trabalho nos anos que se seguiram à sua morte, o legado de Rosa Luxemburgo não se perdeu.

Gostei muito do traço de Evans e a parte mais emocionante, para mim, foi a representação da morte de Rosa: uma retrospectiva de sua vida, sem texto, em fundo escuro, envolta em nuvens, enquanto no rodapé da página ela é levada por membros das freikorps (unidades paramilitares alemães) até o Landwehr, onde é baleada e jogada no canal.

Em 1990 foi fundada, em Berlim, a Rosa Luxemburgo Stiftung, uma instituição sem fins lucrativos vinculada ao partido A Esquerda (Die Linke, em alemão). Desde 2000, suas iniciativas de cooperação internacional e solidariedade contam com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento e do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. (Fonte: rosalux.org.br)

Hoje a Fundação tem escritórios em várias partes do mundo, incluindo o Brasil (São Paulo).

“Estou permanentemente a postos e na primeira oportunidade voltarei a martelar as teclas do piano da História Universal com os dez dedos, fazendo bastante barulho. Mas como por ora, entretanto, estou “de licença“ da História Universal - não por culpa minha, bem entendido, mas por compulsão externa -, simplesmente rio sozinha e me alegro pelo fato de as coisas estarem progredindo sem mim.”
(escrevendo do presídio de Wronke)

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Biografia resumidinha de Rosa Luxemburgo, ativista judia contra os excessos da Alemanha antes e durante a Primeira Guerra Mundial. Eu não a conhecia, tanto que comprei esse quadrinho meio às cegas. É muito importante não se esquecer dessas pessoas e, principalmente, dos acontecimentos relativos à sua época. Conhecer história é muito importante para não repeti-la.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Xulio Mackfly 01/02/2019

A história é grande, bem detalhada e a gente sente na pele a luta da Rosa!!

@dropsdeleitura 20/01/2019

Força e resiliência
Confesso que conhecia pouquíssima coisa (quase nada) sobre a vida de Rosa Luxemburgo. Quando vi esse quadrinho na @estantedatah, nem pensei duas vezes: precisei pegar emprestado.

Achei a ideia da biografia em quadrinhos algo genial, principalmente pra quem é um tanto arredia com biografias.. tipo eu. ? .

A história de vida dessa mulher tão complexa e tão interessante, foi apresentada de maneira singela e lúdica pela cartunista britânica Kate Evans. Ela teve a sensibilidade de retratar Rosa como uma mulher forte, mas falível; uma mulher guerreira, mas com suas fragilidades e pontos fracos. Uma mulher que nos lembra que todas nós carregamos o potencial de lutar pelo que acreditamos e fazer a diferença na nossa realidade.

DaniM 30/12/2018

Rosa Luxemburgo, Rosa Vermelha, vermelha pra caralho. Biografia em HQ dessa revolucionária, pensadora e filósofa apaixonada e apaixonate, injustiçada pela história, injustiçada por seus pares ideológicos. Uma mulher livre e libertária.
Um exemplo de luta contra qualquer imposiçao social, cultural ou política. Um exemplo de resistência, sob quaisquer circunstâncias. E tudo isso contado através de ilustrações que são pura poesia.

Adriana Scarpin 10/06/2018

Excelente biografia em quadrinhos de uma das mais bem sucedidas mentes do comunismo no século XX, a forma que concatena as ideias e passagens da vida de Rosa Luxemburgo é interessantíssima e embora o traço muitas vezes não se equipare à construção geral das ideias alimentadas pelo quadrinho, quando o faz como nessa belíssima imagem da capa, o faz certeiramente.
Para além da vida da pensadora, temos um posfácio que delimita as injustiças e influências que sofreu e promoveu, como o fato de Luxemburgo ter sido relegada ao ostracismo na Rússia Stalinista tanto quanto o fora Trótsky, por representar um socialismo libertário que divergia do terror implantado por Stálin. Só a partir das últimas décadas do século XX que Rosa voltou a ser um objeto de pesquisa próprio da esquerda libertária.