José Bonifácio

José Bonifácio Pedro Pereira da Silva Costa

Resenhas - José Bonifacio

Rike 22/05/2021

O Patriarca da Independência
Pouquíssimo conhecido, talvez por ser brasileiro, teve um importante papel na fundação da Pátria.(?Amei a liberdade, e a independência Da doce cara pátria, a quem o luso Oprimia sem dó, com riso e mofa ? Eis o meu crime todo.?)
Além disso, tinha sabedoria e conhecimento além do comum(?Sou obrigado a conduzir-me entre os homens como homem vulgar, quando não penso como eles; é a coisa mais pesada a que me devo submeter?).
Com grandes valores morais, foi um sábio abolicionista(?...mas que justiça tem um homem para roubar a liberdade de outro homem, e o que é pior, dos filhos deste homem, e dos filhos destes filhos? Mas dirão talvez que se favorecer diz a liberdade dos escravos será atacar a propriedade. Não vos iludais, senhores, a propriedade foi sancionada para bem de todos e qual é o bem que tira o escravo de perder todos os seus direitos naturais, e se tornar de 'pessoa a coisa', na frase dos jurisconsultos? Não é pois o direito da força, pois que o homem não podendo ser coisa, não pode ser objeto de propriedade?) e defensor da natureza brasileira. E tentou convencer pelo exemplo.(?Trabalho de dia e de noite e tudo isso com gente livre e alugada, sem precisar de escravatura que detesto e querendo dar a esta gente o exemplo do que devem fazer, para se poupar em, para o futuro, as grandes infelicidades que ameaçam aos vindouros do Brassil?).
Defensor da razão, fez sempre apologia da liberdade.(?sem Liberdade individual não pode haver civilização nem sólida riqueza; não pode haver moralidade, e justiça; e sem estas filhas do céu, não há nem pode haver brio, força, e poder entre as nações?)
Lutou pelo desenvolvimento(em todos os aspectos principalmente econômicos e intelectuais) do Brasil sem se importar com muitos reconhecimentos individuais.
Embora fosse invejado e perseguido por muitos, conseguiu alertar sobre diversos problemas que poderiam ocorrer no futuro da nação.(?No Brasil, a virtude, quando existe, é heroica, porque tem que lutar com a opinião e o governo.? -José Bonifácio)