O livro das listas

O livro das listas Renato Russo

Resenhas - O Livro das Listas

Carla.Parreira 01/04/2024

O livro das listas: Referências musicais, culturais e sentimentais (Renato Russo). Melhor trecho: "...Há metafísica bastante em não pensar em nada. O que penso eu do mundo? Sei lá o que penso do mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso. Que ideia tenho eu das cousas? Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos? Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma E sobre a criação do Mundo? Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos E não pensar. É correr as cortinas Da minha janela (mas ela não tem cortinas). O mistério das cousas? Sei lá o que é mistério! O único mistério é haver quem pense no mistério. Quem está ao sol e fecha os olhos, Começa a não saber o que é o sol E a pensar muitas cousas cheias de calor. Mas abre os olhos e vê o sol, E já não pode pensar em nada, Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos De todos os filósofos e de todos os poetas. A luz do sol não sabe o que faz E por isso não erra e é comum e boa. Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores? A de serem verdes e copadas e de terem ramos E a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar, A nós, que não sabemos dar por elas. Mas que melhor metafísica que a delas, Que é a de não saber para que vivem Nem saber que o não sabem? 'Constituição íntima das cousas', 'Sentido íntimo do Universo' Tudo isto é falso, tudo isto não quer dizer nada. É incrível que se possa pensar em cousas dessas. É como pensar em razões e fins Quando o começo da manhã está raiando, e pelos lados das árvores Um vago ouro lustroso vai perdendo a escuridão. Pensar no sentido íntimo das cousas É acrescentado, como pensar na saúde Ou levar um copo à água das fontes. O único sentido íntimo das cousas É elas não terem sentido íntimo nenhum. Não acredito em Deus porque nunca o vi. Se ele quisesse que eu acreditasse nele, Sem dúvida que viria falar comigo E entraria pela minha porta dentro Dizendo-me, Aqui estou! (Isto é talvez ridículo aos ouvidos De quem, por não saber o que é olhar para as cousas, Não compreende quem fala delas Com o modo de falar que reparar para elas ensina.) Mas se Deus é as flores e as árvores E os montes e sol e o luar, Então acredito nele, Então acredito nele a toda a hora, E a minha vida é toda uma oração e uma missa, E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos. Mas se Deus é as árvores e as flores E os montes e o luar e o sol, Para que lhe chamo eu Deus? Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar; Porque, se ele se fez, para eu o ver, Sol e luar e flores e árvores e montes, Se ele me aparece como sendo árvores e montes E luar e sol e flores, É que ele quer que eu o conheça Como árvores e montes e flores e luar e sol. E por isso eu obedeço-lhe, (Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?), Obedeço-lhe a viver, espontaneamente, Como quem abre os olhos e vê, E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes, E amo-o sem pensar nele, E penso-o vendo e ouvindo, E ando com ele a toda a hora..."

Buell 26/01/2024

HORROROSO!
Achei que ia me identificar pois faço várias listas também. Mas o livro de quase 200 páginas se bobear não tem nem 50 com listas. Nada de tão significante, pra piorar os autores querem explicar as pessoas e fatos das listas mas exagerando demais, as vezes com uma riqueza de detalhes desnecessário. Parece mais um livro de história do entreternimento.
Totalmente descartável.
Lembro também de listas que Renato falou em entrevistas que nem vi aqui, como por exemplo as musicas dos Beatles que ele gostaria de regravar em um possível disco cover ou algo assim.
Enfim, livro caça níquel para ganharem dinehiro em cima do falecido.

Paula1735 26/12/2023

Genial
Sempre gostei de fazer listas - esse hábito, na verdade, permite que eu não me perca entre as mil e uma coisas que passam pela minha cabeça. E como as listas sempre são coisas íntimas, me interessei muito em saber mais um pouco do Renato, seus hábitos, costumes, o que consumia e etc.
O livro é todo organizado como se fosse o caderno do próprio Renato, o que considerei impecável! Confesso que só me decepcionei um pouco quanto ao coteúdo em si: os autores que montaram o livro escreveram informações sobre cada artista e obra mencionados, o que daria para se descobrir dando um Google.
Apesar disso, recomendo a qualquer fã.

Madame Marisa 24/08/2023

Li esse livro na marra, pq não gosto de abandonar livros, principalmente por se tratar de Renato Russo, ídolo mor da minha vida. Como uma pessoa que dói adolescente nos anos 90, eu amo listas e tive muitas agendas para anotar e ranquear os livros que li, as melhores músicas, os melhores livros, os melhores filmes, cantores e cantoras favoritas, bandas entre outros assuntos. E Renato Russo o fez da mesma maneira e seria um livro perfeito se fosse somente isso, as listas e anotações que ele fez ao longo da vida, mas não, o responsável por transformar essas raridades em livro, fizeram questão de estragar tudo, colocando suas opiniões e explicação de item por item. Chato demais!

Mikeimei 07/08/2023

Top
Esse moço chamado Renato Russo tinha um gosto incrível ? achei top ele era bem organizado com suas megas listas ?

Wacinom 11/11/2022

Um livro para enteder e apreciar o que influencio renato Russo em suas letras e principalemnte
o que llhe influenciou durante a vida. Musica, filmes e livros, muitas listas de melhores e nem tao bons afazeres diário, uma verdadeira viagem.

JoiceCoutinho 08/09/2022

Livro sobre as diversas listas que o Renato Russo fazia, que contém desde tarefas simples a ideias de músicas e concertos.
Leitura rápida e dinâmica!

Zhouang 21/08/2022

Inspiração para criar minhas próprias Listas.
Me inspirou a criar minhas próprias listas.
Nunca fui fã-nático por L.U, mas sempre admirei o talento de Renato Russo para música, arte, literatura e afins.

Mariana113 27/02/2022

É possível conhecer muito sobre uma pessoa pelos seus gostos musicais, literários e cinematográficos. Amei ver que, assim como eu, Renato gostava do livro O apanhador no campo de centeio. Desde que conheci a música A song for your me apaixonei e não consigo mais parar de ouvir. Coloquei em minhas listas muitas coisas das listas do Renato

Mara 31/12/2021

Listas
Adoro listas, ainda mais as de mentes geniais como a de Renato Russo. Me empolguei em criar um diário de listas, com comentários sobre as diversas áreas artísticas que pretendo consumir daqui pra frente

artvgogh 30/06/2021

Como eu também amo fazer listas para tudo (para tudo mesmo) achei o livro ótimo, e com o Renato sempre temos algo novo a aprender e descobrir. O cara era um gênio.

Antonio Maluco 01/06/2021

Referência
O livro conta as referências das criações do Renato Russo na adolescência e no sucesso da suas bandas Aborto Elétrico e Legião Urbana

Joaquim 25/05/2021

Cheio de Referências
Esse livro, apesar de ser maçante em alguns trechos, é perfeito pra quem adora listas e quer descobrir músicas novas. Sem falar que nos ajuda a conhecer bem as fontes de inspiração do Renato.

Italberto 26/04/2021

O livro das listas
Jorge Luís Borges já dizia sobre o ofício do poeta: "Fazer listas é uma das atividades mais antigas do poeta."

E o que não foi Renato Manfredini senão um poeta, que por influência de sua época, quis usar o poder dos auto-falantes e da guitarra elétrica pra propagar suas paixões a todos os cantos de seu país? Pátria que em uma de suas mais famosas letras foi contestada: "Que país é esse?". Como alguém nascido em tempos sombrios, ele contestava, contestava tudo, inclusive sua própria posição no mundo, na sociedade em que vivia.

Esse livro, é uma obra singela, compilação cuidadosa de manuscritos produzidos pelo artista, organizados de forma cronológica para dar a ideia exata para o leitor, do caminho artístico/literário percorrido por Renato durante duas décadas de sua vida. Somos conduzidos pelo labirinto intricado que foi sua mente, usando como fio condutor, apenas as listas que ele escrevia no decorrer da vida. Listas das mais diversas. Algumas elencavam bandas favoritas, outras listavam músicas favoritas. A variedade era de coisas que chamavam sua atenção era muita.

Como complemento às listas, os organizadores e co-autores do livro, Sofia Mariutti e Tarso de Melo, teceram comentários sobre cada uma delas, enfatizando aquelas que julgavam ser mais relevantes, pela carreira de Renato Russo.

Como exercício pessoal, usei algumas listas pra montar playlists. Ele tinha bom gosto, até mesmo quando mais jovem, quando temos gostos bastante duvidosos.