Capitão Feio: Identidade

Resenhas - Capitão Feio: Identidade

1 | 2 | 3 | 4

Adriana Naves 05/03/2023

Arte linda...
Curti muito a arte do quadrinho, quanto ao roteiro, achei bom, mas não me conquistou como ocorreu com "Chico Bento: Arvorada". Gostei de como aqui temos a perspectiva do Feio, e como uma série de mal entendidos e julgamentos enviesados moldam como a sociedade, e ele próprio, passa a vê -lo. Acho q se essa história fosse maior, seria possível se aprofundar mais nas questões q ela apenas inicia.

Ana Elisa 25/09/2023

53ª leitura de 2023
Nunca fui fã do capitão feio, achava as histórias dele meio sem sentido (acho), não era algo com que me conectava ou me atraia quando se falava de Maurício de Souza.

Mas essa HQ foi incrível, um início forte para um vilão como ele, como o seu nome foi criado, como ele se tornou do "mal" quando tudo o que ele queria era ficar quieto na dele e um pouco mais.
Jão 25/09/2023minha estante
N é possível que alguém já leu 53 livros em 9 meses

Ana Elisa 25/09/2023minha estante
Eu li kkkkk e já vi gente que leu mais que isso

Guilherme.Oliveira 07/01/2024

Os traços são ótimos e a história é boa.
Personagem "lado B" das histórias da turma da Mônica com retratação de protagonismo nesta obra.

jujamaia 18/05/2021

Eu sabia que ia gostar dessa Graphic mas ela é muito mais perfeita do que eu pensava. Ela captura bem as hqs de heróis (coisa que tem super a ver com o Capitão Feio, que é um fã de quadrinhos). É muito bom ver o desenvolvimento do personagem e como ele se tornou esse vilão que é hoje, tudo culpa da sociedade que tratou o coitado como monstro até quando as intenções dele eram boas. Outra coisa que eu sempre gosto de ver nas Graphics são os easter eggs, eles conectam mais o universo da MSP e são bem legais de perceber.

oariellucas 12/07/2023

Quem ama o Feio...
Cara, essa aqui entregou TUDO, absolutamente TUDO. Eu estava com muito receio de ler pois não acompanhei muita coisa do capitão feio (só duas edições da turminha jovem) então conheço menos que pouco sobre o personagem. Enfim, os gêmeos Costa construíram uma narrativa ÓTIMA, banhada a uma crítica social extremamente bem ilustrada. Eu amei!

Plumalume89 23/05/2021

Uma história de origem perfeita pra um personagem super bem construído. A graphic novel apresenta o Capitão Feio mais humano e menos cômico que nos gibis.

Bruno Olpor 30/04/2022

"Quem ama o Feio"
Que história incrível, além de lindas ilustrações e a apresentação do Mauricio certeira.
Indico muito essa obra que me dá um gostinho danado de mais e mais histórias desse personagem.

Nota mil!

Emerz 11/04/2023

Que surpresa grata!

Que álbum lindo, um personagem um pouco esquecido do Maurício em comparação aos outros que já foram adaptados. Mas mesmo assim os autores mostram compreender muito bem o personagem. Com um trabalho de pesquisa bem desenvolvido para reprodução do álbum.

Um traço que salta aos olhos, uma trama bem envolvente e cores de impressionar qualquer um, tem tudo isso nesse álbum. Tudo que uma ótima história precisa ter. Com certeza uma das graphic mais surpreendentes do selo.

Cris 20/01/2021

Todo o cuidado de uma msp
Os desenhos são realmente muito bonitos e a forma como os quadrinhos são organizados deixam o livro um pouco interessante. Mas achei meio sem "sal e açúcar".

Davi.Paiva 19/03/2023

Fascinante!
Link Amazon: https://amzn.to/3yNAvbZ

Mais uma HQ que resolvi reler para postar resenha no Skoob e na minha página de escritor. No entanto, diferente do que fiz com "Penadinho - Vida", nem cogitei a venda do meu exemplar.

Qualquer pessoa, em algum momento, vai se sentir marginalizada, diferente das demais ou deslocada. E esta graphic novel é muito boa em retratar Feio como uma pessoa perdida no mundo e, portanto, fora dele mesmo estando rodeado de civis ou gente com quem ele deveria se identificar, como os moradores de rua que encontra em um dado momento.

Feio é um homem ruim? Não. Ele mal sabe quem ele é, as limitações de seu poder e a sua própria identidade. Por isso procura passar o seu tempo a fazer o que considera certo e sem prejudicar terceiros: arruma calçados no lixão, tenta criar um homúnculo com sucata e salva um garoto de ser atropelado mesmo que isso lhe renda uns xingamentos de uma mãe irresponsável.

Em um episódio do podcast "Confins do Universo" com entrevista do editor da Graphic MSP, Sidney Gusman, foi revelado que algumas edições do projeto são voltados para ação e outros poderão somente para diversão, fora os que toquem em temas sensíveis, como foram as duas HQs do Jeremias já lançadas e a da Tina. E no caso de "Capitão Feio - Identidade", temos uma obra na primeira categoria listada e que ainda flerta com a segunda pela construção da identidade de um homem sem nome aceitando a alcunha que a sociedade lhe dá, mas com o toque de "Capitão" por gosto pessoal.

Em suma, "Capitão Feio - Identidade" é a Jornada do Herói para a construção de um vilão relativamente questionável. E por isso, fascinante

Recomendo!

lendo_e.viajando 26/12/2022

muito tocante e forte. gostei da mensagem que passa e dos traços, é como o Maurício disse no início, ao mesmo tempo que você quer devorar a graphic vc também quer reapar em cada detalhe, e os easter eggs foram muito fofos.

Thiago de Oliveira 08/08/2020

Décimo sexto título do selo Graphic MSP, a HQ tem roteiro e arte dos irmãos Magno Costa e Marcelo Costa respectivamente.

Contando as origens do principal vilão da Turma da Mônica, os irmãos giram o caleidoscópio e nos colocam na perspectiva de Feio, o que por sua vez garante que os autores se aprofundem nas motivações e caminhos que o levaram a se tornar a maior ameaça ao bairro do Limoeiro.

Mas o que vemos na leitura da HQ é que Feio não é um vilão como nos conhecemos. Diferente dos vilões que estamos acostumados e que justificam seus atos por uma escalada de poder, fama, dinheiro ou que só querem ver o circo pegar fogo, Feio está em busca de paz. Paz para pensar e entender a real extensão de seus poderes, buscando dar vida aos objetos até então inutilizados e descartados pela sociedade. Algo como um um Diógenes de Sinope, antigo filósofo da Grécia antiga, que tinha como princípio a autossuficiência e total desprezo pelas instituições e opiniões públicas.

Com um roteiro ágil e uma bela arte estilizada, Capitão Feio - Identidade é uma daquelas histórias rápidas, salpicada por easter eggs e com um excelente gancho no final.

Para saber mais, acesse o blog.

site: https://www.desegunda.com.br/capitao-feio-identidade/

Gabriel Farias Martins 27/04/2020

Foi lindo
Nunca tive tanta intimidade com a turma da Mônica, suas histórias marcaram mais a infância da minha irmã do que a minha.
Mas reconheço seu valor e o peso que esses quadrinhos trazem tanto historicamente quanto culturalmente.
Conhecer um pouco sobre a origem do Capitão Feio (que me era totalmente desconhecido) foi uma experiência bastante agradável.

Alan 29/09/2021

Misterioso e surpreendente
Peguei esse volume da série MSP sem muita expectativa, e confesso que ela ficou por um bom tempo na estante até que desse uma chance. E valeu a pena demais. A arte da incrível, os traços do protagonista ficarmos demais, trazem referências ao clássico personagem dos gibis, mas uma maturidade.

Quando a história o leitor se sente na pele do personagem que não sabe os mistérios por trás do seu poder. E aqui temos um outros olhar do vilão e de como é lidar com o fardo de seu poder.

Empolgado para ver essa continuação.

1 | 2 | 3 | 4