Alguma Poesia

Alguma Poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Rebeca.Laila 22/02/2021

Bem fluido.
Não curto muito poesia. Não tenho o dom de interpretar essa arte. Porém, achei a leitura bem fluida e gostosinha? Se eu apreciasse esse tipo de texto com certeza seria 5 estrelas.

juliajunq 22/02/2021

poesias muito boas, fácil de ler
Drummond expressa as características principais da primeira geração moderna, como o humor, a iconoclastia e o desejo de fazer uma análise mais crítica dos valores europeus importados para o Brasil

Sol 19/02/2021

Drummond mostrando a que veio
Drummond nos surpreende em sua primeira obra, trazendo diversos temas de um jeito que só ele sabe fazer. O sujeito deslocado que aparece em vários poemas, além da "quebra" de expectativa em diversos versos-versos ou poemas-poemas nos mostram a que veio esse grande poeta.

Pietra 16/02/2021

Alguma Poesia
Alguma Poesia é um livro que contém poesias escritas por Carlos Drummond de Andrade entre 1925 e 1930. Entre seus poemas, temos poemas falando sobre ele, sua visão do mundo e pensamentos irônicos e pessimistas sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor. Há também poemas que falam sobre sua família e sua infância no interior de Minas Gerais. O conhecimento amoroso é citado satiricamente em poemas como "Quadrilha" e "Quero me casar", em Alguma Poesia, este tema é tratado com muito humor e ironia. O autor também fala sobre a sociedade européia de forma satírica e irônica no poema "Explicação": "Para mim, de todas as burrices a maior é suspirar pela Europa.
A Europa é uma cidade muito velha onde só fazem caso de dinheiro"
O livro é composto por poemas irônicos acerca do mundo ao seu redor, de sua própria vida e de sentimentos como o amor.

Esther 18/01/2021

Gostei muito dos poemas! Modernismo é uma das escolas literárias mais interessantes! Mas me questiono se consegui pegar a essência da coisa...

Brianna 18/12/2020

Meu poeta favorito
Como todos os livros que não são do tempo "atual", tem que ter uma paciência para se adaptar ao estilo. Recomendo que assistam ou leiam uma análise sobre o livro para conseguir compreender melhor como lê-lo.
Acho que esse livro compete com o "Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente:onde dorme o amor" com relação ao tanto de poemas que marquei como favoritos.
No começo não estava conseguindo me entender com os poemas mas depois me apaixonei de novo pela escrita do autor.
Essa edição da Companhia das letras é belíssima, tem imagens muito legais do autor. Além disso, tem uma análise muito interessante no fim, sobre os poemas. Muito útil para quem vai prestar vestibular (como eu).
Uma coisa que notei foi na mini biografia, que a mulher dele só foi citada quando disse que eles se casaram e nem foi mencionada mais. Mencionaram os pais, os irmãos, a filha e a esposa dele nada. Fiquei incomodada com isso.( Talvez seja engano da minha parte por ter lido rápido demais)
Contem-me o que acharam sobre essa obra?

PSarmento 14/11/2020

meu primeiro Drummond
esse foi o primeiro contato que tive com a escrita de Drummond, sempre tive receio de ler algo dele, pois pensava que seria difícil de entender. mas devo dizer que isso era um equívoco! eu adorei a experiência, e como são poemas curtos, foi uma ótima porta de entrada para mim!

Pam 03/11/2020

Complicado de ler, mas muito bom
Uma das grandes críticas sofridas pelo Modernismo pelos mais conservadores é justamente a questão dessa nova formulação das poesias, o que é encontrado em Alguma Poesia, visto que o Drummond é um grande representante da Segunda Geração do Modernismo.

As rimas metrificadas, sonetos, ainda são os modelos de poesias que imaginamos ao pensar em 'poesia', sendo assim, ao nos depararmos com essa nova estrutura, a leitura torna-se sim muito complicada, mas nem por isso devemos abandonar a leitura.

Em Alguma Poesia, no caso, algumas das poesias e micro-poesias são críticas a questões da sociedade, ou até mesmo, apenas representações do cotidiano, porém, o uso de novos métodos para formar os versos torna difícil essa interpretação.

O leitor que não tenha entendido determinados poemas desse livro pode tentar reler até entender, mas, a quem não tem o ânimo de buscar essa interpretação, por favor, não feche o livro e prossiga pois várias outras poesias são bem mais fáceis de entender, ainda que esteja seguindo os "modelos" Modernistas.

Recomendo demais!!

Bárbara | @barbaraeoslivros 28/09/2020

Carlos Drummond de Andrade é um dos maiores autores da literatura brasileira, sendo considerado o maior poeta nacional do Séc. XX.

A poesia dele, pelo menos nesse seu primeiro livro, é marcada pela adoção da forma livre do verso, sem sujeição às métricas, à regularidade silábica e à necessidade de rima.
Outro aspecto relevante que percebi na leitura é o uso da linguagem corrente, a utilização de temas do cotidiano e as reflexões sociais. Nesse ponto, é importante frisar que o livro foi publicado no período entreguerras (1930), o que certamente influenciou algumas poesias.

Drummond parece fotografar uma imagem do cotidiano e traduzi-la em versos. Seus poemas versam sobre temas ainda atuais que vão do amor e do nacionalismo à rotina das grandes cidades e à vida em sociedade.
Dentre as poesias desse livro, destacam-se algumas muito famosas com as quais todo aluno do ensino médio já se deparou pelo menos 1 vez!

Algumas vezes eu lia um poema e ele fazia sentido pra mim, outras vezes, li e fiquei sem saber se fui alfabetizada.. Confesso que tinha medo de ler poesia e duvidar da minha capacidade de interpretar textos, mas a experiência foi boa e posso dizer que gosto de ler poesia.
Pretendo me aventurar mais.

Helissa 23/09/2020

Uma boa estreia de um grande poeta
"Alguma poesia" é livro de estreia de Drummond. Ali já se percebe a ironia e a inquietude, fieis presenças nessa poética.
"Poema de sete faces" e "No meio do caminho" não desmentem esse evento poético.

Ana Clara Machado 23/08/2020

Nunca esquecerei que no meio do caminho havia uma pedra. Obrigada, Drummond.

Alice @leituras_da_alice 16/08/2020

-Eu me lembro de começar a gostar de poemas e ver a poesia através desse autor incrível que é o Carlos Drummond de Andrade. Comecei lendo A rosa do povo e me apaixonei e um tempo depois já fui atrás de ler Sentimento de mundo e não foi diferente! Amei demais e sempre pensei que qualquer livro dele iria acontecer o mesmo, mas por não ser um gênero que não leio tanto, eu até que demorei a ler outro do autor.
Estava eu semana passada lendo um livro que não estava funcionando pra mim, quando me lembrei que uma boa é alternar esse tipo de livro com um mais leve e na hora me lembrei de Drummond.
A verdade é que assim que li o primeiro poema eu já queria ler tudo de uma vez! Porém, fui lendo aos poucos e agora venho dizer que se você quer ter uma experiência boa com o gênero, leia Drummond!

Amanhã esse post sai lá no meu insta literário, se puderem me seguem lá @leituras_da_alice

Gabrielli 13/08/2020

Bela poesia modernista
Confesso que sou entusiasta é do romantismo, mas muitos poemas deste livro que inaugurou Carlos Drummond me fizeram rir da ironia que o autor tão bem utiliza. Meu preferido foi Balada do Amor Através das Idades.
Drizzle 13/08/2020minha estante
Amo mais que chocolate

Alê | @alexandrejjr 26/07/2020

Prazer, Drummond

Certas coisas me deixam perplexo na vida. Uma dessas perplexidades aconteceu nos últimos anos ao ler este "Alguma poesia", primeiro livro publicado pelo gigante Calos Drummond de Andrade.

Sempre tive curiosidade de ler o poeta mineiro de verdade, fugir das armadilhas proporcionadas pela internet. Despretensiosamente comprei esse livro. Entretanto, vocês não podem imaginar a minha surpresa ao descobrir que essa obra foi a carta de apresentação do poeta ao mundo. Nela estão, simplesmente, três dos principais poemas da língua portuguesa.

Conversando com uma amiga minha que estimo muito, apontei que havia poucas resenhas ou comentários para esse livro, o que chamou a minha atenção. Em resposta, ela me disse: "poesia mexe com os sentimentos, talvez seja por isso". E é a mais pura verdade. Algo tão simples e eu nem tinha percebido...

Em "Alguma poesia" os sentimentos são despertados em cada um de nós, mesmo que a conexão entre o poeta e o leitor seja fraca ou, pior, ainda não exista. A questão é que você vai ler algo que não há igual por aí. Aliás, esse é um livro incrível para apresentar o que foi o movimento modernista do Brasil em todos os seus campos artísticos e, de quebra, mostrar a beleza que só a nossa poesia possui.

Eu tenho problemas com versos livres, confesso. Entretanto, a maneira como Drummond dispõe seus versos no papel, a sua quebra brusca com os formalistas em alguns dos textos, é cativante. Além dos conhecidíssimos "Poema de sete faces", "No meio do caminho" e "Quadrilha", destacaria a ironia fina do eu lírico em "Também já fui brasileiro", "Política literária", "Cidadezinha qualquer" e "Explicação"; a melancolia presente em "Sentimental", "Nota social", "Poesia" e "Música"; e, por fim, não posso deixar de citar a precisão sobrenatural na escolha das palavras em "Cota zero" e "Quero me casar".

Drummond lançou esse livro em 1930 e, 90 anos depois, época em que escrevo minhas humildes impressões, é quase ensurdecedor perceber como ele estava à frente de seu tempo. Uma das leituras mais prazerosas que já tive.
Gabriela 26/07/2020minha estante
Amo Drummond e "Poema de sete faces" é um dos meus poemas preferidos da vida

Alê | @alexandrejjr 26/07/2020minha estante
E é muito massa saber que ele escreveu antes dos 30 anos, né?

Gabriela 27/07/2020minha estante
Talento!

Alice @leituras_da_alice 27/07/2020minha estante
Quando li ?Sentimento do mundo? dele não acreditei que poderia gostar tanto desse gênero, se tornou meu favorito e logo depois fui atrás de ler ?A rosa do povo? e do mesmo jeito fiquei impressionada com seus poemas e sentimentos colocados ali.
Adorei a resenha e já vou colocar esse na lista para uma próxima leitura..

Alê | @alexandrejjr 27/07/2020minha estante
Verdade, Gabriela, só talento explica! E Alice, confiro "Sentimento do mundo" esse ano, esperando para ser surpreendido mais uma vez.

Alexia 27/07/2020minha estante
Alê, você já leu o poema "A máquina do mundo"? É, provavelmente, o meu favorito, está no livro "Claro Enigma" (mas a primeira vez em que o li foi no livro "Os cem melhores poemas brasileiros do século"). Amo Drummond

Alê | @alexandrejjr 27/07/2020minha estante
Ainda não, Alexia, mas esse é outro livro que quero ler dele. Ele é incrível, dispensa apresentações.

TCN 12/07/2020

Escrever com sentimento
Uma coletânea de algumas das poesias de Drumond.
Em muitas me senti representada. Sentimentos tão universais postos de uma forma tão simples.