Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

ju 06/11/2022

primeiro livro de poesia que não me dá vontade de morrer, gostei bastante na verdade! só não sei como estudar isso pro vestibular
Yasmin 06/11/2022minha estante
Kkkkkkk gostei tbm

Iaraz1nha 26/01/2024

Confesso que, desde pequena, nunca gostei muito das escritas de Carlos Drummond de Andrade, mas, atualmente, tenho dado uma 2° chance para suas poesias e contos. Foi uma atitude ótima. Poesias tão profundas que tocam o coração de qualquer um que obtenha um dentro de si. Pretendo ler muitos outros dele, daqui em diante!
MarcosK 30/01/2024minha estante
Sim, eu amo.

@mirmcastro 17/10/2022

Drummond sendo Drummond
Fazia um tempo que eu não lia nada do poeta mineiro, mas desde que li pela primeira vez, a poesia dele sempre me acompanhou.
Esse é o primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade e essa edição está incrível, faz jus ao tamanho da obra. Fiz 100000 de marcações e anotações durante a leitura, para mim isso é um sinal claro de que o livro foi bom!
Além disso, adorei o posfácio de Ronaldo Fraga. Ele explica a influência e amizade de Mário de Andrade e Drummond.

Já quero todos os outros dessas novas edições! Que trabalho impecável!

O meu favorito ainda continua sendo Sentimento do mundo, mas esse livro também é muito bom! Drummond era muito inteligente e sabia usar bem as palavras.
Tatynobre.Almeida 17/10/2022minha estante
Amooo

marcelopa 06/04/2022

Sem legenda!
Emília 15/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

zRafaxy 13/12/2023

O modernismo, né?
Essa obra me parece tão presente e de tão puro conhecimento meu, talvez seja derivado das aulas que tive com a Vitória.
Me parece que, não sei, de alguma forma, eu conheço Drummond. E diante desse fato, de certo não entendo algumas de suas passagens.
Drummond pode ter certeza que clareou a ideia de uma obra essencialmente brasileira, me soa tão diferente as obras de Fernando Pessoa quando (agora) comparadas a do autor, apesar de ambos fazerem parte do modernismo. Mario estaria e ficou (tenho certeza) completamente orgulhoso de seu ?aprendiz?.

Destaca os poemas: ?Poema de sete faces?, ?Nota social?, ?Poesia? e ?Anedota búlgara? como meus favoritos.
VitAria1313 14/12/2023minha estante
Drummond é barra pesada, mas é o meu preferido! São poemas a se desvendar pela vida inteira.

amabile.taylors 08/05/2022

Alguma Poesia - Carlos Drummond de Andrade
eu gostei muito desse livro e dos poemas, e com certeza quero reler daqui um tempo sem essa pressão do vestibular. Meus poemas favoritos foram: Também já fui brasileiro; Europa França e Bahia; Quadrilha; O sobrevivente e Anedota búlgara :) Obrigada fuvest kkk
Ana Filippo 09/05/2022minha estante
Usp vem aqui, essa é a melhor candidata

Alice @leituras_da_alice 16/08/2020

-Eu me lembro de começar a gostar de poemas e ver a poesia através desse autor incrível que é o Carlos Drummond de Andrade. Comecei lendo A rosa do povo e me apaixonei e um tempo depois já fui atrás de ler Sentimento de mundo e não foi diferente! Amei demais e sempre pensei que qualquer livro dele iria acontecer o mesmo, mas por não ser um gênero que não leio tanto, eu até que demorei a ler outro do autor.
Estava eu semana passada lendo um livro que não estava funcionando pra mim, quando me lembrei que uma boa é alternar esse tipo de livro com um mais leve e na hora me lembrei de Drummond.
A verdade é que assim que li o primeiro poema eu já queria ler tudo de uma vez! Porém, fui lendo aos poucos e agora venho dizer que se você quer ter uma experiência boa com o gênero, leia Drummond!

Amanhã esse post sai lá no meu insta literário, se puderem me seguem lá @leituras_da_alice

Brianna 18/12/2020

Meu poeta favorito
Como todos os livros que não são do tempo "atual", tem que ter uma paciência para se adaptar ao estilo. Recomendo que assistam ou leiam uma análise sobre o livro para conseguir compreender melhor como lê-lo.
Acho que esse livro compete com o "Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente:onde dorme o amor" com relação ao tanto de poemas que marquei como favoritos.
No começo não estava conseguindo me entender com os poemas mas depois me apaixonei de novo pela escrita do autor.
Essa edição da Companhia das letras é belíssima, tem imagens muito legais do autor. Além disso, tem uma análise muito interessante no fim, sobre os poemas. Muito útil para quem vai prestar vestibular (como eu).
Uma coisa que notei foi na mini biografia, que a mulher dele só foi citada quando disse que eles se casaram e nem foi mencionada mais. Mencionaram os pais, os irmãos, a filha e a esposa dele nada. Fiquei incomodada com isso.( Talvez seja engano da minha parte por ter lido rápido demais)
Contem-me o que acharam sobre essa obra?

paloma519 14/11/2020

meu primeiro Drummond
esse foi o primeiro contato que tive com a escrita de Drummond, sempre tive receio de ler algo dele, pois pensava que seria difícil de entender. mas devo dizer que isso era um equívoco! eu adorei a experiência, e como são poemas curtos, foi uma ótima porta de entrada para mim!

pam.ggs 03/11/2020

Complicado de ler, mas muito bom
Uma das grandes críticas sofridas pelo Modernismo pelos mais conservadores é justamente a questão dessa nova formulação das poesias, o que é encontrado em Alguma Poesia, visto que o Drummond é um grande representante da Segunda Geração do Modernismo.

As rimas metrificadas, sonetos, ainda são os modelos de poesias que imaginamos ao pensar em 'poesia', sendo assim, ao nos depararmos com essa nova estrutura, a leitura torna-se sim muito complicada, mas nem por isso devemos abandonar a leitura.

Em Alguma Poesia, no caso, algumas das poesias e micro-poesias são críticas a questões da sociedade, ou até mesmo, apenas representações do cotidiano, porém, o uso de novos métodos para formar os versos torna difícil essa interpretação.

O leitor que não tenha entendido determinados poemas desse livro pode tentar reler até entender, mas, a quem não tem o ânimo de buscar essa interpretação, por favor, não feche o livro e prossiga pois várias outras poesias são bem mais fáceis de entender, ainda que esteja seguindo os "modelos" Modernistas.

Recomendo demais!!

Bárbara | @barbaraeoslivros 28/09/2020

Carlos Drummond de Andrade é um dos maiores autores da literatura brasileira, sendo considerado o maior poeta nacional do Séc. XX.

A poesia dele, pelo menos nesse seu primeiro livro, é marcada pela adoção da forma livre do verso, sem sujeição às métricas, à regularidade silábica e à necessidade de rima.
Outro aspecto relevante que percebi na leitura é o uso da linguagem corrente, a utilização de temas do cotidiano e as reflexões sociais. Nesse ponto, é importante frisar que o livro foi publicado no período entreguerras (1930), o que certamente influenciou algumas poesias.

Drummond parece fotografar uma imagem do cotidiano e traduzi-la em versos. Seus poemas versam sobre temas ainda atuais que vão do amor e do nacionalismo à rotina das grandes cidades e à vida em sociedade.
Dentre as poesias desse livro, destacam-se algumas muito famosas com as quais todo aluno do ensino médio já se deparou pelo menos 1 vez!

Algumas vezes eu lia um poema e ele fazia sentido pra mim, outras vezes, li e fiquei sem saber se fui alfabetizada.. Confesso que tinha medo de ler poesia e duvidar da minha capacidade de interpretar textos, mas a experiência foi boa e posso dizer que gosto de ler poesia.
Pretendo me aventurar mais.

nalaura 18/04/2024

Li só por causa da escola? sim. mas eu gostei bastante até, achei q fosse ser super chato pq eu não costumo gostar de poesia mas as do Drummond eu achei bem interessantes

Valnikson 16/01/2016

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Alguma Poesia
O mineiro Carlos Drummond de Andrade figura na história da literatura nacional como um de seus mais emblemáticos poetas. A vocação para as letras o permitiu a participação em diversos periódicos, nos quais publicou, além dos versos, crônicas e contos que mais tarde foram reunidos em diversas coletâneas. Editado em uma pequena tiragem não comercial, o livro que deu início à extensa e vasta produção escrita do autor, 'Alguma Poesia', já demonstra o tamanho de seu talento, oferecendo alguns de seus poemas mais celebrados e estudados. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2016/01/16/51-alguma-poesia/

Nena 13/02/2016

Uma coletânea de poesias de Drummond
"A mão que escreve
este poema
não sabe que está escrevendo
mas é possível que se soubesse
nem ligasse."

MatthewsVianna 22/03/2019

Coletânea de poemas e prosas de Drummond que discorre sobre sua vivência no interior através de versos, ora melancólicos, ora cômicos. Um ótimo passatempo.