Alguma Poesia

Alguma Poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Belle Piai 15/04/2021

Carlos que amava poesia, poesia que amava o coração de Belle e Belle que chorava :)
Fiquei dias pensando no que escrever sobre Carlos, ao contrário de Poemas Escolhidos de Gregório de Matos, Alguma Poesia fluiu como uma luva para mim.
O modo como Drummond trata a poesia é um conforto, um zelo para o coração, ele conseguiu me emocionar de maneira boa e ruim inúmeras vezes!!!
"Neste país é proibido sonhar"
Zé vendeiro 15/04/2021minha estante
Olá belle. Fiquei curioso para ler. Sou novo nas letras e ainda não tive contato com Carlos Drumond de Andrade.

Belle Piai 15/04/2021minha estante
Recomendo demaisss!!! Tente começar a leitura de Drummond por Alguma Poesia, foi publicado na década de 30, a escrita do poeta só melhora a partir daí

Zé vendeiro 15/04/2021minha estante
É conforto ao coração e a alma, saber, que, há ainda, pessoas que amam e cultivam a POESIA nesta vida tão desprovida de arte.

hmbelino 13/04/2021

Li depressa por conta do vestibular, mas o título que demonstra certa indiferença, não condiz nada com a grandiosidade do livro. Não seria alguma poesia, seria A poesia

Juliana Amaro 02/04/2021

Ótimo livro
O livro foi publicado em 1930. Numa pequena distribuição não comercial, foram lançados apenas quinhentos exemplares - sob os auspícios de uma determinada versão de Pindorama, um romance puramente humorístico - alguns poemas marcaram a estreia do autor, aos 28, vai mudar completamente a poesia em língua portuguesa do século XX. Isso não é para menos. O livro comprovou a grande maturidade do jovem Drummond com muitas palavras decisivas como "Poema de Sete Caras", "Infância", "No Meio do Caminho", "Sobrevivente" e etc. Ainda em Belo Horizonte.

Bia (mais_uma_leitura) 28/03/2021

Alguma poesia
Gostei bastante desse livro, me surpreendi com o jeito que Drummond escreve. Tinha pesquisado sobre o livro e estilo do autor antes, e isso deixou a experiência ainda mais interessante. Teve algumas poesias que eu realmente amei demais, e outras que fazem mais sentido no contexto do autor.

"O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede. Nada espera,
mas do sentido vão nega a presença.

O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.

Se em toda parte o tempo desmorona,
aquilo que foi grande e deslumbrante,
o antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.

Mais ardente, mais pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor."

"Vamos, não chores.
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.

O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.

Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis carro, navio ou terra.
Mas tens um cão.

Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.
Mas, e o humour?

A injustiça não se resolve.
À sombra do mundo errado
murmuraste um protesto tímido.
Mas virão outros.

Tudo somado, devias
precipitar-te, de vez, mas águas.
Estás nu na areia, no vento...
Dorme, meu filho."
Idolatria aos livros 29/03/2021minha estante
Acho surreal que lê poesia.

Idolatria aos livros 29/03/2021minha estante
Admiro muito. Mas eu não consigo?

Carlos.Jose 26/03/2021

Alguma poesia
As poesias de Drummond são bem diversificadas. Neste livro, as que mais gostei foram "Cantiga de um viúvo", "Sentimental", "Poesia", "Balada de um amor através das idades", "Quero me casar" e "Sociedade".

João Lagden 26/03/2021

Alguns poemas realmente me chamaram a atenção, outros não, mas gostei da leitura no geral.

Isabela 26/03/2021

Lendo por conta do vestibular
Por mais que eu tenha lido esse livro meio que por obrigação, por conta do vestibular, eu gostei bastante, não sou muito acostumada a ler poesia mas achei uma leitura bem tranquila, fácil de entender e divertida

Fla :) 19/03/2021

Alguma poesia
Carlos Drummond tem uma escrita que encanta, toca na alma.

A obra traz diversos poemas incríveis, ainda que eu não tenha gostado de todos.

Meus favoritos é o "Quadrilha" e "balada do amor através das idades".

E óbvio que a pedra que havia no caminho!!!!

João 15/03/2021

Alguma poesia
O livro é muito bom, Carlos Drummond de Andrade escreve poemas profundos de forma simples e por vezes humorística. Um excelente livro.

Laryavilla 13/03/2021

Meu amor maior
Toda poesia que leio de Drummond me sinto mais poeta. Eu fico maravilhada com todo o jogo de palavras e fluxo de pensamentos que esse homem consegue transformar em poesias

Thaís 11/03/2021

Segundo livro que leio do Drummond, e cada vez me encanto mais com seus poemas! Dá vontade de ler todos! "O homem que, com apenas duas mãos e o sentimento do mundo, soube transformar o tempo e a vida na mais pura e luminosa poesia." ? Definição perfeita para Drummond!
Katia 17/03/2021minha estante
Drummond é maravilhoso ? . Recomendo o livro "Corpo".

Thaís 18/03/2021minha estante
Obrigada pela dica, Katia! Irei ler futuramente.

Arterial 09/03/2021

Drummond
Bom, de início, não entendi alguns dos poemas dele. Achava desconexo, meio sem sentido.
Mas, além de eu ser uma pirralha que sabe quase nada sobre poesia, eu também não conhecia a história e as inspirações de Carlos Drummond para escrever e essas coisas são grandes influências para a escrita.

Depois de ler um pouco sobre a vida dele, comecei a entender os poemas que achava desconexo e me corrijo dizendo que são incríveis !

A poesia de Drummond mostra ele por inteiro, você consegue perceber em ?Alguma poesia? que em alguns poemas ele está seguro e ousado, em outros ele está muito incerto e hesitante.

O livro é bom, com poemas que criticam a sociedade e recomendo com certeza.

Laís 07/03/2021

Normalmente não sou muito fã de poesia, mas algumas desse livro me encantaram bastante!

Rebeca.Laila 22/02/2021

Bem fluido.
Não curto muito poesia. Não tenho o dom de interpretar essa arte. Porém, achei a leitura bem fluida e gostosinha? Se eu apreciasse esse tipo de texto com certeza seria 5 estrelas.

juliajunq 22/02/2021

poesias muito boas, fácil de ler
Drummond expressa as características principais da primeira geração moderna, como o humor, a iconoclastia e o desejo de fazer uma análise mais crítica dos valores europeus importados para o Brasil