My Plain Jane

Jodi Meadows

Resenhas - My Plain Jane

@renatavarelaescreve 24/10/2021

...
Eu nem li Jane Eyre, mas mesmo assim queria ler essa história, não queria deixar pra depois. E que bom que li, porque adorei o clima do livro e os personagens. O humor das autoras também é TUDO. Não vejo a hora de ler os outros da trilogia/saga(?)

Maria @booksofmary 10/09/2020

Muito divertido
Estava com medo de não gostar tanto desse livro como gostei do primeiro, mas amei demais e ri muito! Esse segundo volume da série das Janes (cada livro tem uma história independente da outra) é uma releitura do clássico "Jane Eyre" da autora Charlotte Brontë, onde ambas coexistem como personagens do livro, que pende pro lado da fantasia, pois alguns personagens podem ver fantasmas!
A trama vai misturando a linha narrativa de "Jane Eyre" e fatos reais com acontecimentos fantasiosos e engraçados de uma maneira muito bem feita e cabível com a história original, devido ao próprio "Jane Eyre" ser um romance com elementos de literatura gótica.
Me apaixonei novamente pela escrita em conjunto dessas três autoras que deram muito certo juntas, pela maneira como elas satirizam alguns pontos e conversam com o leitor durante o livro. Adorei todos os personagens, mas principalmente a Charlotte, o Alexander e a Helen.
Esse é um livro leve, com aventura, fantasia e romance, muito divertido e que me deixou muito feliz, com um calorzinho no coração.
(Espero que todos pesquem referências muito bem colocadas nesse livro, muitooo boas!)
Deborah 18/07/2022minha estante
Oi! Esse livro é continuação do primeiro ou dá pra ser lido separado?

Layla l @bookdipity 28/05/2020

Eu gostei tanto de my lady jane e vim ler esse com as expectativas lá em cima e eu achei bem chatinho pra falar a verdade... decepcionada

Lauraa Machado 27/10/2018

Não tão bom quanto o primeiro
Sei que três estrelas não é das maiores notas e que significa que esse livro foi só okay, então, antes de mais nada, quero deixar claro que eu tenho um carinho enorme por ele e, apesar de ter dado cinco estrelas para o primeiro da série e ele ter entrado na minha lista de favoritos (duas coisas que esse segundo nem chegou perto de fazer), de nenhum modo eu detestei este daqui ou cheguei a ficar decepcionada. Simplesmente sei que ele não merece mais do que três estrelas e tenho vários motivos para isso.

A ideia de juntar a história de Jane Eyre com fantasmas me pareceu brilhante quando li a sinopse desse livro. Para quem leu Jane Eyre, sabe que eles super encaixariam, tanto na ambientação, quanto em vários momentos da vida de Jane. Infelizmente, fazer uma releitura de um livro tão conceituado nunca é fácil e, apesar das três autoras aqui terem encaixado vários detalhes direitinho (como o incêndio do parlamento), muita coisa que veio do livro original deixou a narrativa deslocada. As autoras não conseguiram fazer certas coisas acontecerem naturalmente de um jeito que ficassem paralelas aos acontecimentos do livro original. Muita coisa foi aos tropeços, outras foram apressadas ou só mencionadas (desnecessário, aliás). Elas não pareceram dominar tão bem a estrutura do livro da Charlotte Brontë, pelo menos, não o suficiente para parecer que a história era delas.

Outra coisa que me incomodou foi a Jane Eyre. A verdadeira Jane Eyre é simplesmente maravilhosa, complexa e forte, que se recusa a aceitar migalhas de atenção só por ser simples, "feia", pobre e órfã (sim, merece aspas ali). Ela é simplesmente incrível, e as autoras aqui definitivamente não conseguiram passar nem um semblante dessa personalidade. A Jane aqui, aliás, é mera coadjuvante. A Charlotte é claramente a melhor personagem - e a principal. Fiquei triste com isso, e aqui está a única razão a qual posso atribuir um certo sentimento de decepção.

Além dela, o outro personagem com narrativa, Alexander, deixou bastante a desejar. Ele foi muito bobo em vários momentos, bem superficial em outros, também parecendo que as autoras não tinham tanto controle ou dominância sobre ele. Como muitos aspectos da narrativa, ele foi construído rápido e desajeitado. O romance do livro poderia também ter sido mais bacana também, admito. Quase preferiria o livro sem qualquer romance.

My Plain Jane não é ruim, até que é fofo, e eu sorri em várias partes, mas nenhuma me fez realmente rir, como o primeiro da trilogia. Como eu disse, ainda guardo muito carinho por ele e pela série, e foi uma leitura mais do que agradável. Uma das coisas que me impediram de me decepcionar, talvez, tenha sido o fato de que eu já esperava que ele não fosse tão bom. Então, tente não ler com muitas expectativas. E se prepare para adorar a Charlotte, a verdadeira estrela da história.
Andréa Araújo 27/10/2018minha estante
Poxa, tô triste agora haha

Nati 22/09/2020

"Words were good. But sometimes they were simply inadequate."
Já vou começar dizendo que não curti tanto esse segundo livro quanto "My Lady Jane" - por mais que ambos os livros sejam satíricos e engraçados, com vários momentos absurdos de propósito, esse aqui se apoiou até demais na parte do absurdo. Foram muitas coisas resolvida muito convenientemente e momentos tão ridículos que deixaram de ser engraçados. Em vários momentos, me lembrou aqueles desenhos do Cartoon Network, aqueles em que alguém é salvo por que o vilão escorrega na casca de banana (no caso, aqui foi um óculos...sim, isso rolou). Isso, mais do que tudo, me irritou bastante.

Porém, em vários momentos eu me diverti mesmo, e o que eu mais gosto nesses livros são as reimaginações de histórias clássicas/momentos históricos, misturadas com um toque de humor e fantasia. Parece que as autoras pegaram todos os problemas que eu tinha com Jane Eyre e os resolveram de forma inteligente e satisfatória, dando à Jane o final que ela merecia sem perder a essência da história e dos personagens. Mas pra mim, a estrela do livro foi a Charlotte (sim, essa mesmo) - misturar a história da criadora com sua criatura foi muito sagaz e trouxe o destaque para a família Brontë de uma forma divertida e interessante. A personagem da Charlotte é simplesmente a melhor do livro - curiosa, esperta, observadora e leal, foi por ela que torci o livro inteiro (ainda mais quando a Jane estava sendo irritante) e foi com o romance dela que me derreti (enemies to lovers, como não amar?). Destaque também para a personagem da Helen, que era literalmente a voz da razão da Jane.

O final do livro pra mim foi bom e me deixou com uma sensação geral mais positiva (até por que os eventos finais foram um pouco mais sérios e sem tantos absurdos e piadinhas sem graça). A experiência geral do livro foi boa, eu consegui sim me divertir, ainda mais ouvindo o audiobook, que tem uma narração maravilhosa. Não é o meu favorito das Lady Janes até agora, mas tem seu espacinho sim. Estou ansiosa para o próximo volume, que promete muita ação e tem tudo pra ser um dos meus favoritos.

Mari 05/06/2020

Podia ser melhor...
Minhas expectativas estavam muito altas por esse livro (dado que minha lady jane é uma obra de arte), mas ele deixou bastante à desejar. Não sei se é porque é em inglês e é mais difícil de ler ou algo assim, mas parece que até a comédia de minha lady jane, um fato bem marcante, sumiu nesse livro! Espero que o próximo seja melhor.

Cami 17/05/2020

Infelizmente, o segundo não chegou aos pés do primeiro, principalmente no quesito comédia. O fato de eu já não gostar muito da obra original também pode ter afetado muito na minha leitura, que, embora não tenha sido nem de longe uma das minhas favoritas do ano, fluiu bem.

Jenni Pradera 04/05/2021

Adorei minha lady Jane, mas esse daqui foi muito mais ou menos. Quase desisti umas 10 vezes, mas eu pensava, ?Não, vai melhorar....? não, continuou mais ou menos.

Nathani 14/05/2021

Jane Eyre as fantasia
Reconto de Jane Eyre, um dos meus livros preferidos, em que a própria autora Charlotte Brontë é protagonista e amiga de Jane. Além de personagens já conhecidos da obra original como Mr Rochester e Helen Burns, temos novos personagens incríveis como Alexander Blackwood e a participação dos irmãos de Charlotte: Branwell, Emily e Anne.

Quem leu Jane Eyre, lembra de Helen como a amiga de Jane na escola de Lowood que morreu de tuberculose ainda jovem e marcou para sempre a vida de Jane. Mas aqui, elas continuam amigas, mesmo depois de sua morte. Sim. Jane pode ver fantasmas e sua melhor amiga é um deles.

Alexander também consegue vê-los e é um agente da Society for the Relocation of Wayward Spirits, uma Sociedade que caça fantasmas que estejam perturbando a ordem e os aprisiona em objetos. Ao conhecer Jane, ele faz de tudo para recrutá-la para a Sociedade mas é Charlotte que se interessa e tenta desesperadamente ser contratada por eles.

A personagem de Charlotte aqui é incrível, uma grande homenagem a uma das minhas autoras preferidas. Ela está sempre escrevendo e trabalhando no manuscrito de sua história mais famosa baseada em um romance entre Mr Rochester e sua amiga Jane Eyre.

Eu li esse livro sem saber nada da história e foi uma surpresa maravilhosa. É muito divertido, uma leitura leve e engraçada que acredito que os fãs de Jane Eyre e das irmãs Brontë assim como eu vão adorar.

Infelizmente, ainda não foi traduzido mas acredito que será em breve pois faz parte da série “The lady Janies” e o primeiro volume “Minha Lady Jane” já foi publicado por aqui pela Editora Gutenberg.

site: instagram.com/livrosparaviver