Eu e Chico. Sete Anos na Mais Fina Companhia

Eu e Chico. Sete Anos na Mais Fina Companhia Dirce Mello

Resenhas -

Suka - Pensamentos & Opiniões 26/10/2017

Eu e Chico é um livro de crônicas em forma de diário (a autora datou cada texto), onde conheceremos um pouco sobre a autora (apesar de ser uma ficção, acredito que tem muito ou quase tudo dela ali), ela trás memórias e acontecimentos de sua vida num diálogo com o Chico, mas não é qualquer Chico, é o Chico Buarque, sim! Aquele cantor, compositor, intérprete e escritor famosíssimo.
Os textos são recheados de humor, reflexões e música, muita música, tem trecho de música do título ao decorrer dos textos, muitas músicas que eu nem lembrava mais e foi muito bom recordar, além de possui uma escrita poética, a autora consegui brincar com as palavras em seus diálogos com seu grande amigo na maior intimidade.
Achei bastante interessante a ideia da autora e fiquei me perguntando será que o Chico leu esse livro?
Não sou da época dele, mas cresci ouvindo suas músicas e de vários artistas da MPB citados no livro e ADORO.
Já fazia um bom tempo em que eu não escutava música e ler esse livro ao som do Chico Buarque foi uma experiência enriquecedora.
Se gosta de crônica, recomendo a leitura.

site: www.suka-p.blogspot.com

Morgana Brunner 29/11/2017

Eu & Chico - Dirce Mello
Oiii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro que recebi em parceria com a Autografia, fiquei lisonjeada de poder algo relacionado ao Chico Buarque, no qual todos sabem que o admiro e sempre quando posso estou a escutar suas músicas.

Dirce nos leva a conhecer seu mundo, sua rotina, seu jeito de pensar e vivenciar a vida. Nos leva ao seu ambiente onde sua maior paixão é Chico Buarque, aquele cantor tão queridinho e com os olhos verdes que encanta qualquer fã de suas canções e com aquele seu jeito único no palco.

"O amadurecimento faz com que já não percamos tempo fazendo de conta que somos o que achamos que os outros querem que sejamos." Pág. 64

A autora conversa com Chico durante toda a sua trama, como se fosse um verdadeiro diário, mas sem as respostas do mesmo. Aquele tipo de escrita de indecisão, desabafo e até mesmo desespero de não saber o que fazer em certas situações, Dirce está sempre perguntando e se perguntando sobre as atitudes que vem tendo, mas que remetem em sua paixão de Chico.

São tantos meios de conhecer melhor a autora e ao Chico que ficamos fascinados em ver como a simplicidade das palavras se interligam, sem esquecer que durante todas as conversas há letras de músicas, não apenas de Chico, mas de Gal Costa, Caetano Veloso e outros queridos da nossa música.

"Meus eus se relacionam bem dentro de mim, minha parte desejante está viva, pulsante, permitindo que a força vital não deixe brecha nem recanto vazio, venha para fora, se esparrame, tome conta..." Pág. 161

Uma xícara de chá aqui e outro acolá, assim que nos conhecemos a vida de cada um, e a paixão que Dirce tem pelo Chico, de admirar seu trabalho e suas letras tão encantadoras e único desse compositor, cheio de amor, comoção e respeito, nos leva também a conhecer a realidade em que estamos vivenciando, como as pessoas estão se comportando e agindo.

Foi uma leitura um tanto prazerosa, em alguns momentos fiquei a pensar se Chico realmente leu esse livro ou sabia de sua existência, seria ótimo se ele tiver dado o devido valor, não é sempre que alguém escreve um livro desses, adorei ler e conhecer melhor a vida de Dirce junto com Chico, suas conversações sempre à procura de uma resposta do mesmo. Cada novo capítulo é como se fosse um diário, crônicas que devidamente são datados.

Como podem ver a edição está muito bonita e caprichada, a capa ficou encantadora como duas pessoas conversando e isso me atraiu. Por felicidade não encontrei nenhum erro na ortografia e isso eu sempre prezo na editora, pois é um detalhe que cuidam e muito.

Recomendo esse livro para quem gosta de um drama, romance e de Chico Buarque.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/10/eu-chico-dirce-mello.html