Pep Guardiola: A Evolução

Pep Guardiola: A Evolução Martí Perarnau

Resenhas - Pep Guardiola:

Martony.Demes 09/03/2022

Imagina um treinador que ganhou tudo pelo Barcelona. Esse mesmo resolve ir para o Bayern e para ganhar tudo novamente, o que ele deve fazer?
Evoluir.

Mas como e de que forma? Eis a fantástica trajetória do grande Pep Guardiola pelo Bayern e logo a seguir pelo City e como ele se tornou um treinador ao mesmo tempo de princípios mas não é preso aos dogmas! Isso é apresentado no livro Pep Guardiola: A evolução, de Marti Perarnau.

Muitos consideram Pep como o maior técnico de todos os tempos! Eu prefiro dividir esse pódio com o Alex Ferguson (próximo que lerei). Mas afinal, o que de diferenciado tem Guardiola. Muita, muita coisa! Uma variação tática impressionante, cuidados com a alimentação dos atletas, exploração do máximo dos jogadores, entre outras peculiaridades que vale a pena você conhecer! E isso serve não só para o amante do futebol, como eu! para a vida!

Vou tentar lembrar e citar alguns pontos elencados no livro:

1. Exímio estudioso do futebol, ele explora bastante as diversas variações táticas e técnicas! Entre os diversos aspectos explorados, elenco: estudo do adversário, uso jogo posicional, eficiência energética do jogador (correr só o necessário), estudo de seus jogadores no momento, em históricos recentes de jogos entre outros aspectos;

2.Pep gosta de explorar outros esportes e trazer o conhecimento desses para suas táticas: xadrez, rugby, vôlei, basquete etc!

3. A relação de confiança e a percepção do potencial de sua comissão técnica era essencial! Domenec Torrent é bastante citado em relação a isso no livro

4. Pep era obcecado por análise técnica e tática de seus adversários. Sempre estava (está) em busca de soluções: seja lesões, seja alimentação pós jogos, históricos dos adversários etc

5. Por incrível que pareça, Pep sempre ensinou todos os aprendizes que se interessaram pela Escola Guardiola de futebol!

6. Contribuiu para evolução e excelente aproveitamento de diversos jogadores! Como falei, ele tinha o ímpeto de explorar o máximo dos atletas! E como? Trabalho individual, mudança tática do mesmo entre outros pontos.

Não dá para citar os diversos casos de esquemas, de jogos épicos e titulos. Só mesmo mergulhando na obra!
Emilia.Reis 09/03/2022minha estante
interessante!!!

Romulo Gabriel 27/03/2024minha estante
??O guardiolismo não deu certo no bayern?

André 24/01/2018

Pep Guardiola - Amor e Labuta
Obra que acompanha os dois últimos anos de Guardiola como técnico do Bayern de Munique, mostra as influências do futebol alemão sobre Pep e as contribuições dele para o estilo de jogo bávaro.

Um livro para se conhecer mais a fundo quem é Pep Guardiola. E nessa tentativa o autor Marti Perarnau impõe alto grau de didatismo, que por vezes pode ser considerado excessivo, mas é essencial para entender quem é e para onde quer ir Guardiola.

Duas palavras que podem resumir o treinador são a paixão e o trabalho. Paixão pelo bom futebol e infatigável vontade de trabalhar.

Ótima leitura para os amantes do futebol e também aos que gostam de acompanhar como um gênio do futebol executa sua arte.

Rafael Cormack 05/10/2018

6,0/10
MUITO inferior ao primeiro. Apesar de possuir passagens excelentes é cansativo demais. Por vezes parece um livro de auto ajuda. A estória narrada deixa de lado todos os problemas de relacionamento que o Guardiola teve com diversos jogadores e praticamente canoniza o catalão, chega a ser irritante em alguns momentos.

Sem contar que dá a impressão que vai seguir os moldes do primeiro e falar bastante do dia a dia de um clube, no caso o City e é o que menos acontece.

A falta de ordem cronológica também não ajuda em nada.

Leia só o primeiro, esqueça este.

Juan 04/07/2019

Ótimo
O livro é excelente e até inspirador. Acho muito interessante como o Guardiola busca referencias em vários lados: Basquete, Xadrez, Polo Aquático, Volei... Enfim, livro essencial pra quem gosta de futebol.

Minha única critica, fica ao fato do autor ser repetitivo as vezes.

Antonio Maluco 13/01/2020

Esporte
O livro conta histórias do treinador e seu método de trabalho no Bayern de Munique

Fabio 01/03/2021

GUARDIOLA
Gostei, tem umas passagens legais, mais achei que o autor deu umas enroladas, parece que não tinha muito mais o que falar e ficou puxando o saco do Guardiola.Recomendo muito mais o primeiro livro.

Vitorugo 16/11/2021

Pep não abre mão de princípios, mas não se amarra em dogmas.
Linhas valorosas, mais um capítulo da história do maior técnico de todos os tempos?

Sai deste livro mais apaixonado pelo futebol, como é lindo testemunhar a relação de amor entre um homem e sua profissão.

Ainda, Pep me ensinou sobre a competitividade. Querer vencer, tomar a iniciativa, sempre!

Obrigado, Pep!

Victor Oliveira 08/09/2022

O livro é ótimo, mas não era o que eu esperava.
O livro retrata a sequência de trabalho de Guardiola no Bayern. É como se o autor quisesse aproveitar todo o material que não coube no livro anterior e colocasse nesse.

Isso é ruim, de forma alguma. Mas não era o que eu esperava.

Esperava que tivéssemos uma análise da primeira temporada de Guardiola no Manchester City. Seus desafios, dúvidas, dificuldades e impressões de como se adaptar e evoluir na Premier League.

Uma pena que não tenha sido assim. Mas o livro é ótimo de qualquer forma. Destaque para os capítulos 12, 13 e 14, onde Pep coloca de maneira mais clara e detalhada seus pensamentos sobre montagem, funcionamento e evolução de uma equipe de futebol.

Gilcimar 05/07/2023

Um livro que transcende o futebol
Impossivel não imaginar e tentar transportar o aprendizado adquirido nestes capítulos para sua vida pessoal e profissional.
Incrível!!!!

Gabriel1994 04/11/2023

Muito bom para quem quer saber mais sobre o que acontece nos bastidores do sucesso de um clube de futebol. Guardiola a Evolução fala não só do que é necessário para que uma equipe vença, mas também o que é necessário para emocionar o torcedor e deixar um legado para as próximas gerações.

xavierrr 20/12/2023

A evolução de um gênio.
Impressionante estar em contato e ter maior acesso ao intelecto desse monstro (no melhor sentido da palavra) que é Josep Guardiola. Um técnico que já havia ganhado tudo pelo Barcelona, foi para o Bayern e teve que ensinar e aprender nesse novo ciclo de vida profissional e pessoal.

O livro mostra muito bem a evolução de Pep ao longo de sua trajetória na Alemanha (um país diferente futebolisticamente da Espanha) até sua saída para o Manchester City, da Inglaterra.

Retrata bem as relações pessoas do técnico, motivações, seus aprendizados, vitórias e derrotas (mesmo que poucas) e o que pensa acerca desse esporte tão maravilhoso que é o futebol.

Mais do que tudo, Martí Perarnau representa o Pep em sua essência, o competidor voraz que é.

Ig: pedro_couts. Médium:pedro-Parke 09/01/2024

Guardiola é um cara incrível.
Já tinha lido "Guardiola Confidencial" e nele, consegui acompanhar como pensa o Guardiola treinador, afinal, somos levados a ficar junto com ele dentro da rotina do Bayern. Aqui em "Pepe Guardiola: A evolução", vamos entender melhor o Guardiola, mas também o Pep. O livro está além do futebol, embora carregue consigo muita coisa ligada esse esporte que eu (e o mundo todo, ou quase) ama.

Vamos ficar por dentro de histórias de como Guardiola gosta de outros esportes e se inspira neles para levar conceitos para o futebol, posteriormente, desenvolvendo táticas ou maneiras de montar uma equipe, ou quando ele sofreu alguns revezes, ou de quando citou que o que mais preza por um jogador não necessariamente está na parte técnica, sobre sua inspiração em Johan Cruyff, sendo este quase um pai para o espanhol, das relações com seus auxiliares, bastidores dele com sua família. Ou de como o treinador é medroso ao extremo (não parece, né?). Enfim, um outro olhar frente ao Guardiola que conhecemos, ou só conhecemos na parte futebolisitca. É um livro para ler novamente, com certeza, afinal, não tem data de validade. Espero que tenhamos mais livrosa a respeito deste cara incrível.

Edson.Fully 08/03/2024

Quem gosta de futebol TEM QUE LER ESSE LIVRO. Impressionante a evolução desse cara, que na minha opinião é o melhor treinador do mundo. Suas referências como Johan Cruyff, Ferguson, o fizeram muito bem. Complementou suas idéias, aprendeu bastante. O livro mostra a evolução de Josep Guardiola. A conexão com seus jogadores, as suas preocupações com seus adversários, o jeito que ele se prepara... Dá pra tirar vários proveitos desse livro. Um cara que ganhou tudo no Barcelona, no Bayern de Munique, e foi ensinar tudo isso no Manchester City. E hoje, vemos que deu resultado. O cara é fera, um vencedor, nunca se renderá!

Emanuel261 14/04/2024

Aula de futebol
Lendo esse livro você está constantemente em uma palestra, uma aula sobre um assunto que provavelmente você gosta muito (futebol).
Você aprende sobre absolutamente toda área do futebol nesse livro.
É massante, denso, difícil. Mas é maravilhoso.

daniel.vasco.716 19/04/2024

Na Alemanha, Guardiola viveu uma metamorfose que o transformou em numerosos aspectos. Enquanto conservou suas características fundamentais (o jogo de posição como modelo e a competitividade insaciável como motor),