Verdades Invisíveis

Verdades Invisíveis Franklin Teixeira

Resenhas - Verdades Invisíveis

victor lopes 05/03/2018

Primeiro: LEIAM AUTORES NACIONAIS!!!
Segundo: Eu gostei bastante desse livro. De verdade. E isso se deve, principalmente, pela narrativa do Franklin. Ele escreve muuuito bem. Juntando uma boa escrita com um universo de fantasia que se mistura com a nossa realidade, surgiu uma ótima receita para uma boa história. O livro é empolgante nos mistérios, mesmo que não tenha tanta ação em grande parte, tudo é bastante curioso e me fazia querer saber o que aconteceria à seguir.
É uma ótima história para fãs do Eric Novello e me lembrou, em alguns momentos, de "Os Magos" do Lev Grossman. Os cenários do Rio de Janeiro também não poderiam ser melhor descritos, apesar decerto exagero algumas vezes, mas isso deu o tom certo entre realidade e a fantasia, criando uma fantasia urbana do jeito que eu acho que tem que ser: surreal, mas crível.
Pra não dizer que há só elogios, preciso destacar que o livro poderia ser menor, tem muita coisa que poderia ser cortada, enxugada, de um jeito que desse mais cadência em certos momentos. O final deixou um pouco a desejar, fiquei esperando algo que não veio e tudo acaba se resolvendo muito rápido. A mitologia em si é bem interessante, mas falta um pouco de explicações (essa falta de explicações na verdade faz sentido dentro da história, mas talvez alguns outros detalhes precisavam ser acrescentados). Os personagens são bons, mas nada demais. O melhor é o Angelo, que tem mais nuances, enquanto os secundários são só secundários mesmo, apesar de importantes, não acrescentam muita coisa.
Ah o romance é bem legal, adorei como aconteceu e como foi rolando (mesmo que os sentimentos do Enzo não tenham feito sentido em certos momentos).
Enfim! Gostei, tem defeitos, mas muito mais qualidades. Eu me diverti lendo e isso é o que importa. Já quero o Franklin em uma grande editora! Bjs!

Franklin 19/08/2017

Sou suspeito pra falar!

site: franklinteixeira.com.br

Andy 18/03/2022

Desde 2020, com a pandemia caindo forte e tirando a sanidade mental, eu não conseguia ler com vontade e gás 1 livro que fosse... até esse.
Curti o enredo e achei a escrita é envolvente, embora a troca de personagens às vezes tivesse me deixado meio perdido, já que as diferentes narrativas se assemelham bastante às vezes. Um bônus maravilhoso foi que a história se passando em tantos lugares conhecidos por mim foi uma delícia de ler!
Tô contando com uma continuação, pra saber onde tudo vai dar.

Leo 29/02/2020

Vai ter livro 2?
Meu primeiro pensamento ao acabar o livro foi pensar se vai ter segundo. Adorei a história, adorei esse universo. Me surpreendi positivamente

Senti falta de maiores explicações desse universo, mas não fez falta na história.

Vale muito a leitura.

Danilo 02/06/2020

Sensacional
Adorei o livro! Quero a continuação na minha mesa já!
A história muito legal, bem contada, tudo flui e se encaixa!
Angelo e Enzo são muito fofos, nossa amei.
Super indico, leiam!

Lorena Miyuki 27/03/2018

Aplaudi de pé.
[resenha completa no marcadocomletras.com]

Sabe aquela história que a gente sabe, como leitor, que vai dar errado? Então. "Verdades Invisíveis" tem essa atmosfera o tempo todo. Durante a leitura você sempre se pega tentando fazer o Angelo seguir sua parte racional. Ele é um personagem consciente das próprias burradas, por assim dizer, e tem um monólogo com seu subconsciente sempre muito interessante e real, do tipo que nos faz identificar com ele... Porque por mais que ele saiba que fazer tal coisa pode ser perigoso, ele vai lá e faz porque seus sentimentos lhe traem de forma muito justificada: curiosidade mesclada com o que ele sente por Enzo.

E não é assim na vida real?

Os personagens são muito verossímeis e bem construídos. Temos Yasmin, a "bruxa" que aluga um quarto para Enzo. Carla e Ricardo, duas peças chave no desenvolvimento da trama, e Nívea, a que infelizmente se configura como uma "pedra no meio do caminho" da vida de Angelo num todo, não só em relação a Enzo.

Aliás, esse também é um livro sobre relacionamentos de forma bem ampla e madura, respeitosa até.
[...]
Quero destacar sem medo a escrita do Franklin e a revisão e copidesque feita no livro todo (ou que eu pelo menos acho que foram feitas): que trabalho maravilhoso! É MUITO difícil encontrar algo tão fluido, tão bem articulado e ao mesmo tempo tão polido quanto esse texto, ainda mais de forma INDEPENDENTE.
Outro detalhe para elogiar: a ambientação. A história inteira se passa no Rio de Janeiro e arredores. Eu nunca coloquei os pés no Rio (só no aeroporto, o que não vale, né), mas consegui enxergar todos os lugares narrados. Claro que a experiência vai ser muito mais vívida para quem conhece o Rio de fato, e acredito que isso seja um charme a mais, e normalmente sou meio "contra" histórias muito presas ao local em que se passam, mas nesse caso é impossível não falar da cidade sendo uma fantasia urbana, né. O modo de falar de cada canto dessa cidade, porém, é o que fez a diferença. Mais palmas.

[...]
Resumindo: é uma história maravilhosa! Recomendo muito porque foge bastante de clichês, não apresenta estereótipos (ponto mais que positivo!), trabalha diversidade de uma forma saudável e clara, e é muitíssimo bem escrita.

site: http://www.marcadocomletras.com/2018/03/review-verdades-invisiveis.html

Erica 18/05/2023

Mto bom
Gostei da história e do universo criado, achei o ritmo da história bom, primeiro explicando o universo e depois trazendo o conflito. Mas acho q caberia alguma continuação, eu queria saber mais do q aconteceu depois. Amei o Ângelo e o Enzo, mto fofos.

Lali 28/02/2024

Uma história super interessante com personagens cativantes. Quando termina fica um gostinho amargo de quero mais. O que eles vão fazer agora? Como vai seguir essa dinâmica? Vale demais a leitura.