O Esperanto Além da Língua

O Esperanto Além da Língua Fernando Pita...

Resenhas - O Esperanto Além da Língua

Kelli 01/05/2018

Enriquecedor
Ontem terminei a leitura do livro O Esperanto Além da Língua . Tinha recebido o livro em agosto do ano passado, mas como estava (e ainda estou) muito atrasada nas minhas leituras, só agora li.

Sabia ser esta uma obra importante. Importante - me atrevo a dizer - para ( os ainda) não esperantistas e, principalmente para esperantistas. Mas fiquei surpresa com a quantidade de informações. Escrito em Português e organizado por Fernando Pita e Guilherme Fians o livro é composto por cinco capítulos que se subdividem em vários textos dos organizadores e de esperantistas como Rafael Henrique Zerbetto, Vinko Markov, Perla Martinelli, James Rezende Piton, Renato Corsetti e etc. Aliás, como o livro foi editado em 2017, as informações são bastante atualizadas. Fala-se de tudo em que o Esperanto atue ou esteja presente, desde a história do Esperanto, gramática, literatura em Esperanto, teatro, cinema até sites, blogs e aplicativos. Destaco as "Considerações Finais", pois achei o texto muito bonito.

Durante a leitura fui mentalmente "ligando os pontos" de muitas coisas que ouvia dizer e outras que apenas que achava que sabia. Fui tomando conhecimento de muitas informações das quais nem tinha ideia, e menos ainda aonde obtê-las. Talvez o fato de eu ser uma esperantista de internet dificulte um pouco meu acesso a determinado tipo de informações, apesar do hábito de pesquisar sobre as informações que chegam a mim. Estou feliz por ter o livro e poder consultá-lo sempre que quiser. Não lembro o quanto paguei pelo livro - livro em Esperanto, e sobre o Esperanto não costuma ser caro, pois não visa lucro - mas tenho certeza de que o que paguei foi muito pouco para a riqueza de informações que recebi.

Se me permitem uma sugestão, não é preciso dizer que super recomendo a leitura.

site: Esperanto,