B de Busca

B de Busca Sue Grafton

Resenhas - "B" de Busca

Pedro2361 24/11/2021

Bom.
Bem, na minha concepção o livro peca em prender o leitor, em fazer você querer continuar lendo, e isso faz falta em livro que envolve investigação. Em questão de personagens nada a reclamar, tem alguns personagens bem divertidos e não-esteriotipados o que torna a leitura bem legal, a própria protagonista é bem carismática. Em questão de enredo o livro demorou bastante pra avançar, bem no estilo de várias construções de detalhes até resultar em algo no final. O mistério em si é bem interessante, mas senti falta de algo mais marcante, de mais ação, de mais suspense.

Enfim, uma boa leitura, nada demais, nada de menos.

Lili Machado 13/09/2011

Com sua reputação e carreira, na corda bamba, Kinsey arrisca tudo para encontrar a mulher desaparecida e o assassino que espera, nas sombras, para atacar de novo.
Kinsey Millhone é uma detetive particular, trintona, 2 vezes divorciada, que não bebe demais, não fuma demais, não usa drogas – na verdade, alguém muito comum, com todos os altos e baixos que os meros mortais tem de passar na vida e um extraordinário senso de humor.
Kinsey montou sua agência, num bairro calmo da cidade de Santa Teresa, na Califórnia.
Com pouquíssimos móveis e objetos menos ainda, um número bem restrito de amigos fiéis e aparente falta de sensibilidade, tem uma tendência a se apegar a causas perdidas e animais abandonados. E essa simplicidade toda é a sua força – excepcionalmente, uma tarde/noite com um namorado novo, e logo volta ao foco de seu trabalho.
Apesar de uma maré fraca de trabalho, a detetive particular Kinsey Millhome fica relutante em pegar o caso da irmã desaparecida de Beverly Danziger, Elaine Boldt. O problema parece muito simples – por que será de requisitaram seus serviços?
Beverly precisa da assinatura de Elaine num documento relacionado a uma herança, mas alguma coisa não cheira bem para Kinsey, que está acostumada a seguir seus instintos. Alguma coisa muito sinistra começa a aparecer, por baixo da superfície aparentemente calma.
Os instintos de Kinsey parecem estar certos quando ela começa a conversar com os vizinhos de Elaine (uma viúva atraente) e descobre que ela foi vista pela última vez, saindo de seu condomínio em Santa Teresa, usando um elegante casaco de peles, embarcando para Boca Raton, na Florida, para ficar com amigos.
Mas quanto mais Kinsey investiga, mais perguntas ela se faz.
No centro da confusão está uma mulher, Pat Usher, vivendo ilegalmente no apartamento de Elaine, na Florida.
Será que o desaparecimento de Elaine tem algo a ver com seu desentendimento com a irmã?
Ou com o assassinato brutal de Marty Brice, um de seus parceiros de bridge, acontecido vários meses atrás?
E o que terá acontecido com o gato persa de Elaine, que parece ter sumido, também?
As coisas parecem ficar cada vez piores, quando um estranho arromba a casa de um dos vizinhos de Elaine e outro vizinho aparece morto.
O casaco de peles aparece novamente, sem sua dona.
Durante muitos anos, apesar de grande fã de thrillers, adiei a leitura dos crimes do alfabeto, de Sue Grafton, porque nem todos (aliás, a maioria deles) estão publicados no Brasil. Mas, finalmente, comecei com a letra A (A de Álibi), e continuei com B de Busca – e os estou amando. Porém, você não precisa ler a coleção na ordem – cada livro tem um bom pano de fundo para esclarecer suas dúvidas.
A trama é bem complexa – ela usa, inclusive, várias tramas secundárias e paralelas que, ao final, acabam dando luz à trama principal.
O livro é divertido e faz com que você queira ler mais – Kinsey Millhome vicia!
Mas tenho de avisar aos amigos leitores: o alfabeto está quase terminando, na verdade – já foi lançado até a letra U (no Brasil: A, B, C, D, E e... R – estranho... cadê as outras letras?).

Lili 05/11/2014

B de Busca
Esse livro ainda supera o primeiro desta autora, mas ainda assim achei muito água com açúcar. Não recomendo e não vou seguir a série.