Nunca Houve um Homem Como Heleno

Nunca Houve um Homem Como Heleno Marcos Eduardo Neves
Marcos Eduardo Neves

Resenhas - Nunca Houve um Homem Como Heleno

Otávio - @vendavaldelivros 17/07/2021

?Se nunca houve uma mulher como Gilda, como pregava o slogan publicitário do filme, jamais surgira, nem voltaria a aparecer, nos estádios de futebol, jogador tão carismático como Heleno de Freitas.?

O que é a loucura? Onde reside a linha que divide a intensidade da forma de viver da loucura? Amar, se apaixonar, odiar, se enfurecer, se alegrar, dar carinho e cuidado e ser agressivo. Heleno de Freitas talvez fosse um exemplo raro de uma vida que foi vivida sobre a linha divisória da sanidade e da loucura e faz disso uma marca na história.

Independente do que você pensa sobre futebol, é impossível negar a importância dele na cultura e na história do Brasil. Grandes histórias e personalidades do país vieram do esporte que nasceu na Inglaterra, mas encontrou aqui terreno fértil para crescer e mudar o tecido social.

Meu conhecimento sobre Heleno veio desde cedo. Como botafoguense (entregue à uma paixão sem reciprocidade desde cedo), filho e neto de botafoguenses, cresci ouvindo meu pai falar sobre Garrincha e Nilton Santos, mas me lembrando que meu avô gostava mesmo era de Heleno de Freitas. Mineiro de São João Nepomuceno, Heleno é considerado por muitos a primeira grande celebridade do futebol brasileiro.

Muito bonito, vindo de uma família tradicional mineira, extremamente culto e bem educado, bacharel em direito e frequentador assíduo dos principais eventos sociais da cidade do Rio nos anos 40, Heleno era quase uma entidade, uma aparição. Um craque nos campos, um cavalheiro e conquistador inveterado fora deles, em ambos uma mistura de calmaria e tempestade, respeito e violência.

Marcos Eduardo Neves, jornalista de grande talento, narra de forma incrível a saga dessa figura memorável do futebol, sempre contextualizando os cenários sociais e históricos da época, mostrando não só o homem, mas o meio que o cercava, sempre com fidelidade e embasamento histórico e respeito a um ídolo eterno que padeceu da loucura proveniente da sífilis, mas deixou marcas no esporte que hoje move a paixão de muitos, todos os dias. Paixão e loucura sobre uma linha tênue.
Roberta 17/07/2021minha estante
Até para quem não aprecia o futebol, parece uma história interessante

Otávio - @vendavaldelivros 18/07/2021minha estante
E é válido mesmo! Tem um filme sobre ele muito bom também. Ele foi interpretado pelo Rodrigo Santoro (que está sensacional no papel). Mesmo com as mudanças na vida dele para encaixar no roteiro é um ótimo filme.

Roberta 18/07/2021minha estante
Obrigada pela dica!

Henderson 24/08/2010

O título diz tudo
Poucas vezes um título foi tão feliz: realmente, nunca houve um homem como Heleno de Freitas.

O livro é muito bem escrito e conta com riqueza de detalhes a vida de Heleno, desde a infância em Minas Gerais até o estrelato no Botafogo e na Seleção Brasileira.

O lento declínio de Heleno na loucura também é narrado com detalhes e com fontes documentais. No final, não dá para deixar de ter uma sensação de pena de Heleno que foi grande, mas poderia ter sido maior ainda.

Leitura altamente recomendável para amantes do futebol e de biografias.

Bruno Palmeiras 05/08/2021

Titulo perfeito!
Pelo menos no meio futebolístico eu nunca conheci nenhuma pessoa como Heleno, E falo com conhecimento de causa, pois amo futebol.
O livro é interessante até mesmo para quem não gosta de futebol, pois passa não só pela vida do Heleno como descreve a sociedade carioca, os movimentos políticos efervescente no Brasil e no mundo (principalmente a II guerra mundial). O livro também aborda temas culturais (musica, cinema e literatura).
Heleno era uma figura "excêntrica" ao máximo. Dentro de campo se transformava, arrogante ao extremo, humilhava os companheiros de time e árbitros. Fora era (nem sempre) generoso com seus amigos e/ou companheiros. Por vir de uma família de classe média, ele era mais culto que a grande maioria dos jogadores. E aqui percebemos um preconceito dele com os demais e msm o tratamento dos dirigentes com Heleno. Outro ponto de destaque era como Heleno se relacionava com a elite carioca e como era machista.

Pablo1930 08/08/2017

Do esplendor à derrocada.
Quanto maior a ascensão, maior a queda. A vida de Heleno de Freitas, que foi do estrelato à ruína em muito pouco tempo. Sensibilizante todo o drama humano que cerca a vida de um gênio. Intenso, genial, egocêntrico, repugnante e admirável, Heleno, essa convulsão dos mais variados aspectos do caráter humano foi refém de suas escolhas. Viveu e morreu de acordo com suas escolhas. Nada mais justo e digno para um homem que isso. Um ser que despertou admiração, mas também asco, nojo e pena. Um livro que desperta uma miúde de sensações ambíguas como foi a própria personalidade do ex-jogador.

Como botafoguense fiquei encantado em conhecer mais sobre o 4° maior artilheiro da história do meu clube. Heleno viveu e sentiu o Botafogo como poucos. Uma biografia primorosa.

Elaine P. 21/07/2012

Primeiro bad-boy do futebol
Heleno de Freitas inspira ódio, amor, comicidade. A única coisa que não inspira é indiferença.

Minha vídeo-resenha: http://youtu.be/cu7Yt5JwPZ4

Valdirene 08/08/2012

sensacional
todo jogador de futebol deveria ler esse livro. É uma lição em todos aqueles q se acham os lindos maravilhosos, eu sou o maior. Mas esquece q essa maré toda um dia pode acabar. E da forma mais cruel. Aliás todo mundo deveria ler de um modo geral. Narrativa muito facil também, nao posso esquecer de elogiar o autor, rica em informações da época q te deixa sentir o q estava acontecendo ao redor enquanto Heleno dava suas cabeçadas. Recomendo a todos a leitura.

Manfredo 19/08/2012

Livro superficial sobre a vida do Heleno. Não da pra entender como foi todo este drama. Da pra entender cronologicamente a vida dele e o que aconteceu , mas sem profundidade.

Fabio Martins 07/08/2015

Nunca houve um homem como Heleno
Estava em meu último ano do colégio, quando um professor que sempre falava de futebol comigo e que sabia do meu gosto por livros me disse: “Fábio, você já leu a biografia do Heleno de Freitas? É um ótimo livro”. Naquela época eu nem sabia quem era esse jogador. Isso pode parecer um crime para os amantes da história do futebol, mas eu realmente nunca tinha ouvido falar dele. Respondi que não havia lido ainda, mas prometi que iria procurá-lo.

E assim o fiz. Fui à livraria e comprei o livro Nunca houve um homem como Heleno, de Marcos Eduardo Neves, sem ao menos saber muito bem quem era o personagem central. Para a minha grata surpresa, a história me prendeu logo nas primeiras páginas. Heleno era um jovem garoto mineiro de família abastada e temperamento forte. Desde pequeno, era craque de bola. O menino cresceu e foi para o grande Botafogo com a missão de substituir Carvalho Leite, ídolo da época.

Hoje em dia, na era dos flashes e cifras milionárias, é comum vermos jogadores tratados como estrelas, algumas vezes acima do bem e do mal. Nos anos 1940, época das formalidades, longas roupas e com o futebol engatinhando no profissionalismo, Heleno despontava como craque pop-star, diferentemente de todos os outros jogadores humildes que jogavam na época.

Fora dos gramados, o craque sempre se apresentava bem vestido e muito bem acompanhado, frequentava a alta-sociedade carioca e se esbaldava com seus frascos de lança-perfume. Mas o maior destaque era o que fazia dentro das quatro linhas. Atacante rápido, arisco e matador, Heleno jogou por oito anos no Botafogo, tornando-se o maior ídolo do clube na era pré-Garrincha. Foi contratado pelo Boca Juniors, em 1948, pela maior quantia registrada até então no Brasil. Jogou ainda pelo Vasco da Gama, Junior de Barranquilla e América.

Com o passar dos anos, seu temperamento que já era forte, se tornou quase insustentável nos jogos. Heleno se tornava cada vez mais irascível e descontrolado com seus companheiros e adversários. Assim como o futebol, a vida também é uma caixinha de surpresas, e ele descobre que seu destempero é resultado de uma sífilis em estágio avançado – e que já atacava seu sistema nervoso – adquirida em uma de suas farras de bon vivant. O gênio genioso tentou lutar contra a doença, mas já era tarde demais. Morreu praticamente esquecido em um sanatório, aos 39 anos.

Nunca houve um homem como Heleno remonta a trajetória desse grande nome do futebol brasileiro. A obra é muito bem escrita e detalhada, fruto de grande pesquisa de Marcos Eduardo Neves. A narrativa é descontraída e direta, e relata, sem censuras, os mais variados tipos de situações que Heleno viveu.

Do anonimato à fama. Da fama ao auge. Do auge ao drama. Em todas as fases de sua vida, Heleno de Freitas sempre foi uma pessoa com pensamentos diferentes e peculiares. Uma verdadeira estrela entre os peões da bola. Depois de terminada a leitura do livro, tive a mesma certeza do autor... Nunca houve um homem como Heleno.

Seis anos depois de descobrir esse fascinante personagem, é lançado no Brasil o filme Heleno, baseado no livro de Marcos Eduardo Neves. Ainda não tive a oportunidade de assisti-lo, mas farei o quanto antes. Ao que parece, o ator Rodrigo Santoro conseguiu incorporar muito bem as características do craque.

site: lisobreisso.wordpress.com

Larissa.Miranda 04/09/2015

Excelente
Definitivamente Heleno de Freitas foi único.

Homem temperamental e de charme incontestável. Certamente esse livro consegue se aprofundar na vida de um dos maiores ícones dos anos 40 no Rio de Janeiro.

Além de mostrar seus grandes amores, sua paixão pelo Botafogo e seu vício na jogatina, esse livro consegue perfeitamente adentrar na história do Rio de Janeiro com grandes referências ao bairro de Copacabana e Botafogo, relembrando os grandes cassinos da época e dos tradicionais clubes cariocas de futebol.

Certamente é uma leitura interessante para amantes do clássico Estado da Guanabara e, principalmente, do futebol do Rio de Janeiro. Demonstra perfeitamente o auge e a decadência da carreira futebolística do grande Heleno de Freitas.

Recomendo fortemente a leitura.

Antonio Maluco 02/08/2017

Futebol
oi,foi legal ler o livro vim do filme heleno e vou ver o filme de novo 1 dia pra ver o que tem no filme e livro e fiquei curioso em ler os outros livros de atletas que o autor escreveu e você que gosta de futebol lendo o livro seria legal uma biografia do jogador edmundo

David.Soares 24/10/2023

O gênio esquecido
Heleno de freitas um dos maiores jogadores da história do BFR, mas esquecido pela imprensa e pelos fãs em geral. Uma das minhas alegrias como botafoguense é o não esquecimento do Heleno em sua história gloriosa, um homem q deu tanto pelo clube hoje em dia é homenageado estando no muro dos ídolos e no mural de idolos no estádio Nilton Santos.
Quanto ao livro, um espetáculo de narrativa para se tentar decifrar o enigma q era Heleno de Freitas.