Amor para Corajosos

Resenhas - Amor para Corajosos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernanda 09/04/2024

A (deliciosa) doença da alma
Os medievais diziam que o amor era a doença da alma. Um feito terrível que assolava aqueles que se permitiam amar.

Sempre gostei do Pondé, mesmo com todo o seu ceticismo, ele descreve as coisas belas da vida com maestria, possíveis apenas para quem já as sentiu.

Em seu ensaio sobre o amor, ele não traz uma sequer resposta para o tema mais pesquisado e questionado do mundo. Melhor do que isso, ele te deixa com mais dúvidas acerca dessa tema delicioso. Apenas o tempo e a prática trarão elucidações a tantos questionamentos.

?Por isso, contra o que a maioria imagina, quanto maior o nível de maturidade de uma pessoa, maior o efeito dessa paixão sobre ela, porque só se é capaz de reconhecer esse pequeno pedaço de paz quando já se atravessou muitas guerras. O amor não é para iniciantes.?

Vaiabook 19/02/2024

Vaiabook leu "amor para corajosos"
Este livro oferece uma leitura simples mas às vezes cansativa e confusa sobre o amor. Vai da Idade Média às visões de Nietzsche e Kant. Enquanto Nietzsche vê o amor como ardente e apaixonado, Kant o considera baseado em princípios morais, proporcionando estabilidade.
Sendo ensaios, talvez tenha lido de forma errada e devo ler em doses homeopáticas. Uma coisa é certa, não sei se foi intencional, mas muitas vezes o livro me incomodou. Talvez isso seja bom, ou não...

Tatá 02/02/2024

Meu psicólogo indicou esse livro, então minhas expectativas estavam altas, porém me deparei com um livro que parece mais uma tese de mestrado.
É um livro muito que tem uma leitura cansativa, com palavras "dificeis" e escrita truncada.

lxcasbrito0 21/01/2024

Pedro Ticiano, personagem cético, amante da dúvida em País do Carnaval do Jorge Amado, fala sobre escritores. Ele diz que não quer saber se o autor tem ou não boas ideias, tem ou não boas filosofias. O importante é saber se ele escreve bem ou não. Pondé tem boas ideias, boas filosofias mas não escreve tão bem. Ou eu leio muito mal.
O livro é composto por ensaios. Alguns bons, outros nem tanto. Talvez funcionasse melhor senão fosse um livro. Os ensaios soltos lidos em tempos diferentes trazem sentido. Quando juntos, compilados num livro fica cansativo. Tudo é repetido. Parágrafos que podem facilmente ser resumidos em poucas palavras. Valeu a pena? Sim. Aprendi algo? Sim. Leria novamente? Sim e irei. Ler um ensaio, guardar o livro e semanas depois ler outro ensaio. Ele é um ótimo filósofo. Não creio que seja um ótimo escritor.

LucAlio.CAmara 11/09/2023

Amor para corajosos
Esse livro fala sobre em específico do amor romântico e de outras várias forma de amor como o amor filial, o amor de mães e pais e o "amor místico". Em todas esses casos, a chave será sempre em que medida as distintas formas de amor podem ultrapassar os limites das normas que ordenam a vida dos afetos.

Uma citação:
"Quem nunca se perdeu no amor é falso de alguma forma"

Destaco esse trecho que achei interessante e no final vou "traduzir". A diferença de Safe sex para Safe love, eles são bem parecidas, mas safe love achei mais especial. Segue abaixo:

"Num mundo dominado pelo álcool gel como paradigma de vida segura, o amor é uma das maiores forças de rompimento com o medo. E, como toda pessoa que tem menos medo, a chance de morrer mais cedo é maior. Pode existir safe sex, mas não existe safe love."

Safe sex significa praticar sexo de forma segura, utilizando métodos contraceptivos e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Safe love significa amar e se relacionar de forma segura, saudável e consensual, levando em consideração o bem-estar emocional e físico de ambos os parceiros.

Pondé nesse livro nos faz refletir sobre o amor com bastante esclarecimento. Adorei a leitura e as referências de outros autores conhecidos inclusa dentro da escrita.

RECOMENDO!

Dudu    11/05/2023

Amor, amor e amor...
A definição de amor, se somos capazes de amar ou ainda se existe um "amor verdadeiro" varia de pessoa para pessoa, e certamente é um tema deveras intrigante.
Pondé traz em seu livro "Amor para corajosos" um pouco da sua visão pessoal sobre questões que envolvem o sentimento do amor, cita filósofos e compartilha conosco seus pensamentos.
O livro em si apesar de ter poucas páginas, foi um pouco arrastado para ler. Além de que as alfinetadas que o escritor faz, constantemente, às feministas serem desnecessárias, e isso parece ser algo super pessoal...

Enfim, apesar dos muitos apesares, eu gostei do livro por causa da proposta de falar explicitamente sobre o amor, e gostaria de ler outros livros com essa mesma proposta.
(Aceito recomendações)

Kassia Rique 03/05/2023

Ensaio padrão
Ensaio padrão, com ponderações óbvias mas precisas.

Não seria justo classificar o livro como raso, é próprio do estilo literário escolhido pelo autor a escrita de forma falada e sem profundidade.

Gostei. Ler sobre o amor é sempre interessante (gosto dos pontos de vista diferentes).

Milena 01/03/2023

Amor para corajosos
Honestamente, não gostei da abordagem?tanto que a leitura se arrastou mais do que deveria.
Não agregou. Desestimulante encarar os primeiros capítulos?

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Luiz Felipe Pondé é um filósofo brasileiro conhecido por suas opiniões contundentes e polêmicas sobre diversos assuntos, desde religião até política. Em "Amor para Corajosos: Reflexões proibidas para menores", Pondé aborda o tema do amor e dos relacionamentos amorosos de uma perspectiva filosófica, com reflexões profundas e provocativas.

O livro é dividido em 16 capítulos, cada um abordando um aspecto específico do amor. Pondé começa discutindo a ideia romântica de amor, que, segundo ele, é uma construção social que se afasta da realidade e pode levar a decepções e frustrações. Ele defende que o amor verdadeiro é algo mais simples e natural, que surge da atração física e da compatibilidade emocional.

Ao longo do livro, Pondé explora diversos temas relacionados ao amor, como a sexualidade, o ciúme, a fidelidade e o amor-próprio. Ele faz referências a diversos filósofos, como Schopenhauer, Nietzsche e Heidegger, para embasar suas reflexões e apresentar diferentes pontos de vista sobre o amor.

O autor também aborda questões mais práticas, como a importância da comunicação e do diálogo no relacionamento, e dá conselhos para quem quer construir um relacionamento duradouro e feliz. Ele defende a ideia de que o amor exige coragem, pois é preciso enfrentar as dificuldades e os desafios que surgem ao longo do caminho.

No final do livro, Pondé faz uma reflexão sobre a morte e o amor. Ele argumenta que o amor é uma forma de transcendência, pois nos permite sair de nós mesmos e nos conectar com outra pessoa de maneira profunda e significativa. Ele defende que o amor pode nos ajudar a enfrentar a morte com mais coragem e serenidade.

Em "Amor para Corajosos", Pondé apresenta uma visão crítica e provocativa sobre o amor, que pode ajudar o leitor a repensar suas próprias ideias e concepções sobre o assunto. O livro é indicado para quem gosta de filosofia e está em busca de reflexões profundas sobre a vida e os relacionamentos amorosos.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Vitoria293 17/01/2023

doença da alma
O livro retrata conceitos e apresenta argumentos sobre diversas formas do amor (romântico, na maioria das vezes).
Baseado em filosofia e casos que já ocorreram, tendo narrativas em primeira pessoa e deixando claro a opinião do autor sobre a contemporaneidade que vivemos.
O autor trata a contemporaneidade tendo nela seres narcisistas, mimados e ressentidos, o que fez total sentido após ler e ter argumentos válidos.
Além de mergulhar na literatura medieval e contemporânea, enche de perguntas retóricas e respostas concretas.
Ótimo para quem procura se aprofundar em uma leitura mais intelectual, filosófica e sobre amor.

vluiz 08/12/2022

Ponto de vista super curioso de Pondé em relação ao amor
Nunca havia imaginado olhar para o "amor" de modo tão simples e, ao mesmo tempo, profundo.
O autor aborda o tema de uma forma tão técnica, sem sentimento, que deixa a análise fria e direta como, acredito eu, o autor imaginara.
Tratar o amor como um sentimento introduzido à vida pelo próprio humano e analisar como algo que tem como objetivo trazer a felicidade mas trazendo muito mais insatisfação e sofrimento, é uma visão filosófica muito interessante para entender, até mesmo, como lidar melhor com o amor em nossas vidas.
O livro começa um pouco chato, mas rapidinho o autor consegue nos colocar no eixo e seguimos os ensaios até entender um ponto de vista completamente diferente do que temos em nossas mentes sobre o amor.
Recomendo a leitura.

gabriel.a.brumatto 01/12/2022

O amor de Pondé para com o século XX
Bem, vamos falar um pouco sobre o livro Amor Para Corajosos, de Luiz Felipe Pondé, filósofo conservador brasileiro.
Para falar a verdade, eu já esperava encontrar a marca de Pondé neste livro, sempre com suas opiniões ácidas e fortes sobre o tema, que nos fazem refletir.
Ele defende avidamente o amor na prática, sem vitimismos, sem encantamento e sem a influência da rotina no amor para com o próximo.
O livro trata de vários temas, inclusive temas polêmicos, que o próprio filósofo faz questão de comentar/dissertar sobre.
O leitor não tem a obrigação de concordar com 100% do que Pondé disse (até porque isso é meio difícil, considerando algumas opiniões bem controversas que o mesmo despeja neste livro), este é um livro que o leitor deve ler como um exercício de reflexão. Mas, não deixa de ser um livro muito interessante.

Ranya.Fernandes 13/11/2022

Será?
Pondé traz pequenos ensaios sobre o amor romântico nesse livro, porém com uma escrita bem simplória pra quem traz autores atemporais em seus exemplos.

Sempre em formato de crítica colocando que o amor romântico é algo para corajosos e não para qualquer um, mas algo que a todo momento é posto em contradição, diz que falará de uma amor romântico, mas em alguns títulos fala de amor maternal, fraternal, religioso, dentre outros.

Uma escrita de leitura rápida, nada densa já que é o que promete, porém muito redundante. Já na introdução ele fala sobre todo o livro muito melhor do que em todo o seu restante. Vale ressaltar que assim como ele fala ?um livro escrito por homem que gosta de mulher? se trata de um livro com misoginia, homofobia, machismo e um patriarcado enraizado, fora outras coisas. E já que critica tanto da sociedade atual me passa a impressão de um autor que não sabe o que quer, e outra que homem é esse que gosta de mulher, mas só da mulher de capa de revista, a descrita em seu livro, novinha, magra, de mini saia e batom vermelho?

Enfim, não indicaria, uma perca de tempo, mas como disse para minha avó ?a leitura serviu de aprendizado para avisar a quem não leu, não indicá-lo ou fazer alguém correr dessa leitura?.

Milena Camargo 09/11/2022

Prometeu nada e entregou nada?
Médio, traz alguns questionamentos mas não se aprofunda no assunto. Bem superficial, machista AND homofóbico em alguns momentos.

Dudinha 28/10/2022

Em amor para corajosos, o filósofo Luiz Felipe Pondé conduz o leitor por um passivo sobre o tema. Não se trata de um manual para amar melhor ou um estudo acadêmico.

Na sua tradicional prosa ao mesmo tempo provocativa e elucidativa, Pondé escreve uma série de ensaios que podem ser lidos aleatoriamente ou na ordem sugerida.

Ela parte de uma diferença filosófica entre o que seria um “amor Kantiano” - que busca aquele da paixão avassaladora.

O foco principal é o amor romântico chamado pelos medievais de “doença da alma”

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6