Polícia Federal. A Lei É Para Todos

Polícia Federal. A Lei É Para Todos Carlos Graieb...

Resenhas -

de andrade 24/11/2020

Pra quem curte um clima policial, investigação, ainda mais brasileiro, é um bom livro. Achei a proposta interessante e me ajudou a entender coisas que não estavam muito claras pela mídia. Muito melhor que o filme, pois conta os detalhes da operação, quem estava envolvido, mergulha também na rotina dos policiais e o contexto dos réus. Tem umas imagens no meio do livro muito legais também.

A capa me atraiu muito também e sem contar o título que diz tudo, mas, infelizmente, apesar de todo esse rebu se virando contra a elite, a lei não é aplicada da mesma forma para o pobre, cidadão comum, trabalhador etc. A lei é para todos, de fato, mas nem tanto.
Não dei cinco estrelas porque teve umas horas que fiquei meio perdida na linha do tempo, fora isso, ok.
Foi uma boa experiência e não vejo a hora de vir o próximo, porque essa história de corrupção no Brasil ainda tá rendendo.

Livroseliteratura 24/01/2018

Resenha do blog Livros & Literatura
Particularmente, amo livros policiais, sejam eles romances fictícios ou documentários e afins.

Durante 08 anos, 05 dos quais em atividade, fui Policial Civil, profissão que trago marcada em mim com suas alegrias e dissabores.

Sob a ótica daquela profissional que fui, da jurista e cidadã que sou, venho esquadrinhando a trajetória de um grupo de Policiais que lideraram as equipes que fizeram, ainda que anonimamente, História em nosso país.

A lei é para todos é uma de minhas leituras atuais. A narrativa é fluida. Porém, como eu não acompanhei minuciosamente todas as etapas investigativas que se tornaram públicas à época, às vezes me perco um pouco em meio a tantos nomes e datas (enquanto vários me são familiares, lógico).

No entanto, tenho plena convicção de que a presente obra não é destinada apenas àqueles que possuem um avançado conhecimento político.

Aliás, muito pelo contrário: eis um livro que fala, de forma politicamente imparcial, sobre as questões jurídicas que nos trouxeram ao atual cenário político. Não é um livro para quem já entende de política, mas um livro para quem quer entender o que há por trás da política.

Recomendo a leitura a todos que desejam desnudar os bastidores da operação de forma acessível e que podem e querem desbravar os 'fatos que investigaram fatos', sem o condão da perseguição ou manipulação de dados em prol de benefício próprio.

Ainda, deixo aqui uma verdade para que vocês reflitam: a Polícia não julga (ou não deveria), ela apenas investiga os fatos, cumprindo as determinações legais.

site: www.instagram.com/livroseliteratura

Deda 07/05/2018

Espetacular
Muito bom!! tipo do livro que deveria ser obrigatório nas escolas ... pq as pessoas precisam saber com que tipo de gente estamos lidando na política. Gostei muito de ver os fatos pela ótica da Policia Federal. Normalmente temos a ótica do acusado e da vítima mas raramente a da polícia. Super recomendo

Luh Rocha 29/01/2020

Muito bom!
Incrível como pode ser suja a política no Brasil e pra piorar, bem debaixo do nosso nariz!
O livro demonstra os bastidores da operação Lava Jato pelos olhos dos delegados e integrantes da PF que deflagraram a maior operação anti corrupção do país!
O filme e o livro são excelentes, mas o livro é ainda nelhor, pois demonstra com mais detalhes como foi e está sendo a Operação Lava Jato.

@literaturaemfoco84 16/05/2021

Polícia Federal A lei é para todos
Diferente de tudo que eu já tinha visto, Polícia Federal - A lei é para todos conta a história de todas as operações realizadas pela PF, segundo a visão daqueles que trabalharam na realização das mesmas, delegados, analistas e todos que fizeram parte das ações trazendo seu olhar, relatando fatos, situações estressantes desta que viria ser a maior operação de combate a corrupção no país, envolvendo doleiros, empreiteiras, e políticos. A Lava Jato com certeza, lançou um novo olhar para tudo isso, e a Polícia Federal é parte importante de tudo isso.

Aninha 28/11/2017

Pobre Brasil!
Carlos Graieb e Ana Maria Santos
Ed Record - 280 páginas

"Até ali (março de 2016), os números da Lava Jato realmente impressionavam: vinte e oito fases deflagradas; 2,9 bilhões de reais devolvidos aos cofres públicos; 2,4 bilhões de reais ainda bloqueados; 179 réus, 93 condenações criminais; 990 anos de penas somadas." (página 265)

Desde março de 2014 não há um dia sequer nesse país, que não apareça alguma reportagem na TV sobre a Lava Jato. O que começou numa investigação de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, se tornou algo surpreendente. Os 4 doleiros suspeitos eram peixe pequeno. O fio foi puxado - imagine um doleiro presentear um executivo da Petrobras com um Land Rover avaliado em 250 mil reais - e uma rede bem articulada de propinas surgiu. Não só na Petrobras, mas na Odebrecht, Camargo Correa, Andrade Gutierrez, OAS, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, UTC, entre outras. Daí para se chegar à esfera política foi rápido. Planilhas e programas de gerenciamento de propinas foram descobertos e os desvios não foram poucos, nem pequenos. Todo mundo queria levar seus milhõezinhos na engrenagem montada.

A obra conta tudo isso que já ouvimos, de uma forma leve, sob a ótica dos policiais federais envolvidos. Como eram as investigações? E as abordagens? Como conseguiram localizar tanta gente em diversas partes do país e do mundo a partir de Curitiba? Quais foram os contratempos, as dificuldades?

A leitura desse "romance político-policial" nos traz algumas respostas, mas também nos faz refletir sobre outras coisas. Hoje já estamos na 47ª fase da Lava Jato e muita coisa ainda está por vir. Será que um dia acabaremos com a corrupção em nosso país? Conseguiremos criar um mecanismo tão eficaz anti-corrupção como a que existiu/existe para promovê-la? Há esperança nas eleições de 2018 ou são todas cartas marcadas?

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2017/11/policia-federal-lei-e-para-todos.html

Antonio Maluco 28/07/2018

Literatura Mundial
o livro mostra o que vimos no filme e quero ver o que tem no filme e vice versa

Juliana2623 10/03/2024

Isso não é um livro! É um tapa na cara.
Que leitura ??????.
Livro OBRIGATÓRIO!
Parabéns a todos os envolvidos nessa investigação. Parabéns aos autores por todo o trabalho investigativo e por trazer a tona de forma bem didática todo o processo por qual a operação Lava Jato teve que percorrer até chegar ao seu fim.