No reverso do Viés

No reverso do Viés Amélia Alves

Resenhas - No reverso do Viés

Ani 24/03/2018

Escrito pela poetisa e educadora Amélia Alves, No Reverso do Viés ficou em segundo lugar no prêmio Pizarro Drummond para Livros Inéditos, na categoria Poesia e foi lançado pela Ibis Libris. O livro é dividido em duas partes: “Reverso” e “Viés” e seus poemas são escritos de uma maneira incrivelmente envolvente.

Amélia dedica alguma de suas obras à personagens já conhecidos como Geraldo Vandré, Drummond e Gonzaguinha, mas também pessoas que fizeram parte da vida dela como uma aluna-amiga, Olga Savary entre outras.
Passando por diversos assuntos, a autora brinca com as palavras nos deixando encantados com o poder que a escrita pode ter em nós. Eu sempre acho difícil resenhar um livro de poesia pois normalmente são obras tão profundas que nos deixam sem palavras. É o caso de No Reverso do Viés.

Esse é o quarto livro da autora e eu estou muito feliz e, porque não, honrada em poder conhecer a escrita dela através dessa obra. A leitura é ágil e marcante, impossível não se sentir tocada com os jogos de palavras da autora e da pureza descrita por ela. Leitura mais do que aconselhada.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2017/12/no-reverso-do-vies-amelia-alves.html

RUDY 04/11/2017

RESUMO SINÓPTICO/ANÁLISE TÉCNICA
O livro traz o lado humano da poesia, porque fala do ser humano. É para o homem e sobre o homem, pois o ser humano não vive sem pensamento, tem de repensar o mundo e os poemas transmitem as reflexões da autora sobre a vida e o ser humano.

“Poesia tem de ter carne, sangue, suor e lágrimas, prazer e dor, mais a perplexidade, sendo básico desvelar uma reflexão filosófica.” (Olga Savary)

A autora além de palavras e métricas, traz poemas diversos e algumas homenagens a famosos ou não, mas que demonstram seus sentimentos mais íntimos.

Acredito que ler poesias é algo inerente a cada ser humano, alguns gostam e entendem, outros nem se atrevem, outros ainda leem, porém não percebem o que se transmitir com aquelas palavras e acabam desistindo da leitura, principalmente porque poemas são escritos de formas e maneiras não lineares, são as transmissões de sentimentos, sensações e percepções, por vezes incompreendidas, já que se baseiam nas experiências pessoais do autor.

Particularmente sou leitora voraz de poesias. Aprecio o entendimento e o ponto de vista do autor sobre diversos assuntos, transcritos em palavras com ou sem rimas, entretanto, com grande sensibilidade. E é o que encontrei no livro O reverso do viés: sensibilidade.

A autora brinca com as palavras, faz trocadilhos, rimas ou não, homenagens e se utiliza de vários outros recursos apenas para transbordar todo sentimento interior de amor e generosidade. Intui e tece sentimentos de amor, esse, em todas as suas formas. Então, como não apreciar essa bela e deliciosa leitura? É como se pudéssemos sentir as palavras, metáforas, imagens e transformá-las em nosso coração e em nossa imaginação.

Como diz a própria autora: “Neste livro, construo o universo de minhas falas mais próximo de mim mesma: falar de poesia, afeto e amor, do gosto das palavras e da descoberta de como fazer a vida vibrar e/oi renascer através delas (reverso), sempre de olhos abertos às perspectivas que me abriram diálogos novos com minhas possíveis visões de mundo (viés), sem perder de vista os dados conceituais, de pensar a realidade vivendo nela, que perpassam meu texto.”

O que dizer diante tanta exposição de percepção e sensibilidade? Posso apenas recomendar a leitura para as pessoas que gostam da sensibilidade, da criatividade, do jogo de palavras que transmite a vibração da vida e a sensibilidade dos sentimentos humanos.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/08/resenha-53-no-reverso-do-vies.html
Michelle 05/04/2022minha estante
uma ótima opção para alguém como eu que deseja voltar a ler poesias

Angela Cunha 06/12/2022minha estante
Eu amo poesia, mesmo que não esteja lendo tanto do gênero há tempos. A poesia costuma deixar nosso coração tão em paz...
Beijo

@biaentreleituras 13/09/2017

No Reverso do Viés é uma obra de qualidade incomparável, com poemas fascinantes e um português belíssimo. Amélia Alves escreve com a alma e o livro nos traz uma maravilhosa diversidade cultural, um incrível jogo de palavras e muita sensibilidade.

Uma leitura inspiradora, que nos faz refletir através de cada poema e nos leva a uma encantadora viagem pelo mundo da poesia, onde podemos contemplar a sua essência.

É extremamente gratificante quando nos deparamos com uma obra que consegue nos deixar sem palavras para descrevê-la. Eu li esse livro há algum tempo, tentei fazer essa resenha algumas vezes, mas nada do que eu escrevia conseguia mostrar o quanto essa obra me fascinou.

Sou amante da poesia e ter em mãos uma obra completa é uma honra. Sinto-me grata por ter tido o prazer de realizar essa leitura e por ter conhecido o trabalho de Amélia Alves.

Na obra encontramos uma poesia rara, que pouco vemos nos dias de hoje; a autora possui uma escrita madura e requintada, seus poemas são deslumbrantes, intensos e impecáveis.

Confira alguns poemas na resenha lá no blog > https://goo.gl/vvKot9

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br