Roverandom

Roverandom J. R. R. Tolkien

Resenhas - Roverandom

Maria 06/04/2024

Roverandom
Não sabia desse livro do Tolkien, que criou essa história a partir de um acontecimento com seu filho.
É a narrativa de um cachorro chamado Rover que acaba mordendo a barra da calça de um mago, que o transforma em um cachorro de brinquedo e a partir daí várias aventuras acontecem.
Achei o livro bom, é curto, bem intenso no começo, depois perdi um pouco o ritmo.

Léo 27/03/2024

Tolkien em sua essência
Roverando segue a essência de Tolkien, aqui no seu tom mais Hobbitesco. Um livro infantil, mas que carrega verdades que emocionam e divertem em todas as idades.
O livro narra a história de Rover, um cachorrinho que ao enfurecer um mago é transformado em brinquedo. O que se segue é uma série de aventuras para que ele volte ao normal, o levando à lua e aos mares. Roverando carrega muito do legendarium de Tolkien, suas opiniões e referências a suas obras. É por si só um excelente livro, e para os fãs de Tolkien é essencial. Leiam as aventuras de Rover ??

Pe. Jeferson 11/03/2024

Tolkien para baixinhos
A obra de Tolkien não se resume às aventuras vividas por hobbits e elfos na Terra-Média. Entre muitas outras coisas ele também escreveu literatura infantil. Mais do que para “crianças”, podemos dizer que este livro foi escrito para “uma criança” em especial. A história do cãozinho Rover foi inventada por Tolkien para consolar seu filho Michael, que na época tinha apenas quatro anos e havia perdido seu cachorrinho de brinquedo na praia. Na história o filhotinho é enfeitiçado por um mago que o transforma num brinquedo, e é tentando se livrar do encantamento que ele acaba se perdendo.
O pequeno Rover passa por várias aventuras: viaja até a Lua, desce ao fundo do mar, conhece outros magos poderosos, enfrenta perigos como dragões e serpentes marinhas, faz amizade com outros cãezinhos...
Tolkien não escreve de maneira banal ao focar no público infantil, muito pelo contrário. A bonita história de Rover quer transmitir valores os pequenos. Como exemplo, podemos dizer que ele jamais seria enfeitiçado se não houvesse se comportado mal. Mesmo sendo um filhotinho, Rover vai amadurecendo virtudes ao longo de suas peripécias, virtudes estas que o autor tenta infundir também nos “filhotinhos” humanos.
Mas não pensemos que tais virtudes se resumem a “ser bonzinho”. O livro nos fala de conseqüências das atitudes, reconciliação, amizades verdadeiras, humildade, respeito aos pobres, importância do casamento... Tolkien inclusive insinua coisas como a esperança de retribuição eterna e a vaidade dos cultos pagãos, claro que tudo muito bem adaptado à experiência infantil.

@admiravel_leitura 08/03/2024

Uma incrível aventura espacial e marítima com a companhia de um cachorrinho muito fofo!
Essa é uma daquelas leituras capazes de aquecer o nosso coração por completo e ainda nos tirar de uma ressaca literária.

Se alguém me perguntasse por qual obra deveria adentrar no universo criado por Tolkien, eu certamente indicaria essa fábula. Afinal, não é todo mundo que consegue encarar “O Senhor dos Anéis” de primeira.

Eu não sei se vocês sabem, mas J.R.R.Tolkien era um exímio contador de histórias infantis, criando as mais diversas aventuras para divertir e distrair seus filhos quando eles eram crianças. E “Roverandon” foi um conto de fadas escrito para aplacar a tristeza de seu caçula, Michael, quando nas férias da família, o garoto perdeu uma miniatura de chumbo no formato de um cachorro na praia.

Pois é, essa aventura foi imaginada como uma forma de mostrar ao garotinho que o brinquedo estava bem e vivendo altas aventuras no espaço e no mar.
Fofo, não?!

Mas vamos ao livro. Essa é uma aventura simples, bobinha e encantadora, pois além de nos apresentar um protagonista cativante, também serve como precursora de todo o universo fantástico e lúdico presente na obra-prima do escritor: “O Senhor dos Anéis”.

E as referências contidas nessa trama são excelentes. Além de termos diversas alusões responsáveis por remeter a mitologia nórdica e a lendas folclóricas existentes nos países europeus, também existem nas entrelinhas do enredo menções a obras fantásticas de autores consagrados e clássicos que serviram como inspiração para o criador da famosa Terra Média.

E não podemos deixar de mencionar que esse é um conto de fadas com uma mensagem grandiosa para os pequenos, afinal o autor insere em diversos trechos a importância de cuidar e respeitar o meio ambiente evidenciando como o mundo estava mudando e as pessoas deixavam de se importar com os detalhes que lhes rodeavam.

Pois é, além de ter revolucionado um gênero da literatura e se tornado um clássico, ele também era engajado em pautas ambientais.

Um livro que todo fã de Tolkien deve ler e todo não fã também.
Afinal se as aventuras de Rover não te conquistar, você está falecido por dentro!

Gabriel Dummer 03/03/2024

Rover andou e voou e nadou...
Um belo conto infantojuvenil que nos traz memórias de nossos primeiros amigos peludos, reais ou de brinquedo. Uma aventura fantástica em que o pequeno cãozinho Rover atravessa céus e mares, literalmente, para se ver livre do feitiço de um velho e complicado mago.

Aninha Mortean 26/02/2024

O livro Roverando retrata uma história baseada na perda do cachorro de brinquedo do seu filho na praia.
Assim Tolkien com sagacidade cria uma história de um cachorro real que é almadiçoado e transformado num cachorro de brinquedo e esse livro ilustra suas aventuras, e uma curiosidade é o titulo que depois se torna o novo nome do cachorro, Roverando significa andarilho sem rumo. É uma leitura muito fofa.

@Mihleituras 12/02/2024

Gostei bastante dessa leitura. O livro é bem curtinho mas muito rico em detalhes e a escrita é incrível. Indicaria esse livro para uma criança.

Dayse.Ariane 29/01/2024

E vamos "Roverar" ??
Este livro conta a história de Rover, um cachorro real que foi transformado em brinquedo depois de ter sido enfeitiçado por um mago. Aqui vemos as aventuras de Rover à procura do mago que o enfeitiçou para desfazer o feitiço e voltar a ser um cachorro de verdade. Me diverti demais com esta leitura, amei e recomendo! ???

Dai Solyom 20/01/2024

Quem nunca se perdeu Roverando por aí?
Uma história simples, mas cheia de magia.

Tolkien definitivamente tinha o dom de dar vida a qualquer enredo que esse escolhesse, e em apenas 160 páginas criou um universo único.

Um privilégio acompanhar as desventuras de um canino que só quer voltar para casa.

Morgana.Argenta 20/01/2024

Para todos
Enquanto acompanhamos Roverando em suas aventuras somos lembrados que todas as nossas escolhas tem consequências para nós e para os que amamos e aprendemos também que às vezes, mas somente às vezes, nossos sonhos se realizam.

Todos, principalmente os jovens, deveriam ler, assim vamos através do conhecimento nos livrando de nossas fragilidades e nos tornando adultos. A magia dos contos de fadas, porém, nos acompanha para não endurecermos nossos corações.

"Não acredito que metade dessa gente saiba para onde está indo, nem porque está indo para lá e nem saberiam se chegassem lá - resmungou Rover."

Ingrids.arts 17/01/2024

História de ninar perfeita
É um livro simples, com aventuras leves a algumas situações engraçadas, enquanto retrata a evolução do Rover.

Fernando.Araujo 03/01/2024

Os sentimentos que um pequeno cão nos faz ter
Decidi começar o ano com um dos contos de Tolkien, e não poderia ter começado melhor. O que me chama a atenção nessa criação é que, assim como O senhor dos anéis, ele surgiu de uma necessidade humana, a capacidade de lidar com a perda. A partir disso, o autor vai escrevendo as aventuras de um simples cachorrinho amaldiçoado. Talvez possa parecer ilusório, dar vida a um pequeno objeto, dar-lhe uma história, mas talvez isso é o que nos torna humanos. Não é de surpreender que toda a magia das histórias de Tolkien também esteja aqui, os magos, as sereias, os espaços mágicos, mas para além disso o desenvolvimento da história é bem construído. Para mim, o destaque vai para as relações que um pequeno cão consegue fazer e o que essas relações provocam em nós quando lemos. Enfim, uma ótima leitura para todas as idades.

LisboaPB 02/01/2024

Nâo achei a história grande coisa. Apesar disso, é tão fofo saber o que o Tolkien fez para seu filho. É tão único e especial.

Débora Cona 31/12/2023

Roverando
Um livro lindo e de uma maravilhosa sensibilidade. Criar uma história para confortar seu filho de uma perda, é a cara do Tolkien!! Uma história leve e que flui muito bem!!

Jbaclg 31/12/2023

Que história fofa ! Demorei MUITO para ler pois sempre colocava outros livros como prioridade.  Mas isso não tirou o brilho e a magia desse pequeno livro. Vi em uma resenha no skoob dizendo que era um conto de fadas feito pelo Tolkien e realmente é.