Roverandom

Roverandom J. R. R. Tolkien

Resenhas - Roverandom

Pam 13/03/2021

Um conto de fadas por J.R.R. Tolkien.
Como todo livro que o Tolkien escreveu para seus filhos, o sentimento de aconchego e carinho segue por toda a história.
O Roverando é um protagonista incrível de acompanhar: um cachorro teimoso e genioso, que com esse jeitinho acabou sendo transformado em um cachorro de brinquedo por um mago. O livro é uma jornada muito divertida ver em quais aventuras ele vai se envolver sendo desse jeito, e o que ele vai fazer pra conseguir o que almeja.
Se tratando de um livro do Tolkien, diversas criaturas mitológicas de contos de fadas aleatoriamente aparecem na obra, não vou citar quais aqui porque acho que é algo que é legal o leitor ver e se surpreender.
As aventuras do Roverando começam num jardim, mas vão desde a Lua até o fundo do mar. Além dessa riqueza de cenários, o livro tem vários momentos engraçados e outros emocionantes. É uma ótima leitura para passar o tempo, descansar a mente ou apenas se divertir.
SophFearless 13/03/2024minha estante
abandonei pq a história não tava me prendendo, meio q me deixou de ressaca literária

Cinara... 23/02/2021

"Não acredito que a metade dessa gente saiba para onde está indo, nem porque está indo para lá, nem saberiam se chegassem lá..."

A criatividade de um pai para consolar um filho que perdeu um brinquedo ?
Tolkien escreveu esse conto para seu filho que perdeu um brinquedo! UM BRINQUEDO! Imagine quantos pais fariam dessa perda algo tão importante a ponto de dedicar algo tão carinhoso e lúdico igual Roverando para consolar a falta do brinquedo.
Eu não tenho nem palavras!
Em um mundo onde ninguém tem mais tempo para nada, nem mesmo para os filhos fica aí o exemplo de um PAI!
Tá pra nascer mais pais igual ao Tolkien!

Michela Wakami 06/10/2023

Gostei muito do personagem principal que é o cachorrinho Roverando, ele é uma fofura.

Após rasgar a calça de um mago, ele passará por muitas aventuras.

Mas em alguns momentos achei a história arrastada, e muito simples.
Rogéria Martins 06/10/2023minha estante
Gostei muito da resenha, amiga! ???

Michela Wakami 06/10/2023minha estante
Obrigada, minha querida amiga.??????

????????

Vanessa.Castilhos 06/10/2023minha estante
??

Helô 06/10/2023minha estante
Amiga, salvei um livro hj, chamado Miados e Mistérios, lembrei de vc! Autora brasileira. Só não sei se é bom kk

Helô 06/10/2023minha estante
Aproveitando seu post sobre animais hahah ?

Michela Wakami 06/10/2023minha estante
Você esperar você ler, se for bom, eu compro.
Amoooooo!
Obrigada por lembrar de mim.
Os animais sempre estão presentes aqui, principalmente os gatinhos.???

Helô 06/10/2023minha estante
Está de graça na Amazon amg! ? é ebook. Tô ansiosa pra ler. A capa é lindinha. Não tem como não lembrar de vc hahaha, TB amo gatos ?

Michela Wakami 06/10/2023minha estante
De graça ? Uau! Vou pegar agora.??
Obrigada por me avisar.
Que maravilha!???

?????

Helô 06/10/2023minha estante
Estava tendo um evento a dois dias, de ebooks grátis. Ainda tem alguns! Se você se interessar, procura por @divulganacional no Instagram. Não são livros tão aclamados, mas garimpei uns bons! No link da bio dela, tem o link da Amazon, com ebooks grátis hj. Aí peguei esse dos gatos TB kkkk

Ogaiht 03/06/2021

Um Tolkien Mais Infantil Mas Ainda Uma Delícia de Se Ler
Bem antes de escrever sua obra máxima, Tolkien escreveu esta estória para consolar um de seus filhos por ter perdido um cachorro de brinquedo na praia. Na estória um cachorrinho chamado Rover é transformado em brinquedo por um mago rabugento e depois é mandado para a lua, onde viverá várias aventuras. Apesar de não ter conexão com o universo de O Senhor dos Anéis, pode-se ver alguns elementos que depois seriam desenvolvidos nesse universo. O único porém é o formato minúsculo do livro em que a Harper Collins decidiu publicar. O livro merecia uma edição melhor.

Daniel-Ef2:8 08/08/2022

Boa história
A história é muito boa, bem fácil de se ler, escrita agradável e cheia de aventuras. Com certeza é uma excelente história para crianças e para incentivar nelas o hábito da leitura pois a linguagem é bastante acessível.

Rogéria Martins 14/09/2023

Aventuras do pequeno Rover
Muito se ouve dizer sobre Tolkien professor, escritor... Contudo, Roverando nos apresenta o Tolkien pai. Sabemos também que este pequeno livro foi escrito para consolar seu filho Michael, de apenas 4 aninhos, depois de ter perdido seu cachorro de brinquedo na praia.

Apesar de não ser este o foco da resenha, decidi apontar este fator, o qual deve ser considerado ao se analisar a obra, escrita com tanto carinho e cuidado.

Rover é um cachorrinho agitado e de um gênio bem difícil, motivo pelo qual foi transformado em um cachorro de brinquedo por um mago que ficou irritado com sua "insolência".

Após ser transformado, Rover divaga aleatoriamente (vale notar o trocadilho do nome em inglês: "rover" = viajante, "random" = aleatório. Logo, "Roverandom" = viajante aleatório) por vários lugares (a graça é descobrir durante a leitura!). Neles, ele interage com seres fantásticos, cada interação ensinando uma lição que o muda de alguma forma. Com as experiências e aprendizados, ele se torna um novo cachorrinho.

Apesar de ser um livro infantil, a experiência de leitura pode ser excelente para todas as idades! Recomendo a leitura em voz alta para os pequenos.
Vanessa.Castilhos 14/09/2023minha estante
Que amor ? Adorei, Rô!

Núbia Cortinhas 14/09/2023minha estante
Deve ser muito fofo esse livro! ?

Rogéria Martins 14/09/2023minha estante
Amigas, é um livro tão fofo, cheinho de amor. Estou apaixonada! ???

Dayse.Ariane 29/01/2024

E vamos "Roverar" ??
Este livro conta a história de Rover, um cachorro real que foi transformado em brinquedo depois de ter sido enfeitiçado por um mago. Aqui vemos as aventuras de Rover à procura do mago que o enfeitiçou para desfazer o feitiço e voltar a ser um cachorro de verdade. Me diverti demais com esta leitura, amei e recomendo! ???

nanahxis 17/09/2022

É um bom livro?
Mas não é dos melhores. Ainda assim, a mente fértil e criativa do Tolkien sempre surpreende.

O cãozinho Rover se envolve em muitas aventuras, conhece uma infinidade de seres místicos e encantados que vão de magos a dragões, de fadas a serpentes marinhas e sereias. E ele próprio é vítima de um encantamento!

É, em si, um bom livro.

Augusto 13/11/2021

O fato de Tolkien ter escrito este livro como uma tentativa de consolar seu filho Michael (então com 4 anos) que havia perdido um cachorrinho de brinquedo na praia foi o que despertou meu interesse.
Eu mesmo já passei por isso. Minha filha mais velha, Júlia, também perdeu uma minúscula gatinha de brinquedo quando tinha cerca de 3 aninhos. Só que, como eu não tenho o talento de Tolkien, escrever um livro não era uma opção.
Restou-me gastar uma hora rodando o estacionamento do condomínio feito um louco procurando embaixo de cada carro pela bendita gata (que foi encontrada, pode respirar aliviado).
Roverando começa muito bem: Divertido, curioso e doce. A mente imaginativa e brilhante de Tolkien me arrancou alguns sorrisos, certamente. O autor retorna no tempo pouco antes do momento em que seu filho ganha o cachorrinho. Conta-nos, quero dizer... conta ao Michael, que seu brinquedo nem sempre fora um brinquedo. Sim, Rover já havia sido um cachorro de verdade até ter a infelicidade de que cruzasse seu caminho um velho mago rabugento que decidiu puni-lo lançando-lhe um feitiço.
Fiquei realmente curioso para descobrir que fim teria o protagonista, mas... o problema é que, ao menos para mim, o livro se alonga mais do que deveria.
Bem... é possível que para aquele a quem a obra foi destinada inicialmente, tenha parecido até curto.
Mas como não sou o Michael, tampouco era meu o cachorro perdido, nem minha a tristeza, o livro ficou lento depois de certo ponto e eu me vi torcendo pelo fim enquanto virava penosamente uma página após a outra.
Confesso que o que me manteve lendo até o final foi minha dificuldade em lidar com coisas inacabadas e a premissa inicial. Muito mais do que a história em si.
Talvez pareça mais interessante a vocês.
Tenho certeza de que o garotinho que recebeu o livro como presente o amou. Quem sabe crianças que tenham mais fresca na memória a tristeza que é perder um brinquedo muito querido gostem de Roverando mais do que eu.

Bernardo 05/10/2023

História doce e leve, foi ótimo ler esse livro após "Sociedade do Anel", que possuí um tom bem mais sombrio. Enfim o livro é um verdadeiro conto de fadas, e Tolkien leva isso muito bem. É incrível como ele cria universos bem, até nessa história que não é vasta como "O Senhor dos Anéis" ou qualquer outro livro correspondente a terra-média. Enfim super recomendo a leitura, inclusive para instruir crianças ao mundo da leitura.

Davi Teixeira 13/04/2023

Ótimo livro!
Historinha muito cativante e leve. Ótimo livro para ler para as crianças e fazê-las soltar a imaginação.

Daniel.Lourencin 01/12/2023

Divertido
Expresso minha admiração por Tolkien, e mais uma vez, ele não me desapontou. Este livro, de leitura rápida apesar de sua brevidade, revela-se notavelmente agradável. Recomendo vivamente a leitura para aqueles que almejam aprofundar-se no imaginário singular do autor.

Marcelo Martins 08/04/2021

Leia para uma criança
Tolkien realmente foi fantástico. Roverando é uma história fantástica, escrita para uma criança e que nos mostra muito da imaginação da criança.

A história é linda e mostra o quão amoroso Tolkien aparentava ser com seus filhos. O autor com toda sua criatividade, inventou essa história para consolar seu filho, que havia perdido um brinquedo.

É emocionante. Principalmente para quem é pai. Um livro pequeno, leve, gostoso de ler e que conta a história de Roverando, ou Rover, como era chamado inicialmente, um cachorrinho que vive experiências incríveis que mudam sua vida e sua forma de ver o mundo.

Um poço de sabedoria e aprendizados que estão nas entrelinhas e que podem ajudar as crianças a, assim como Roverando, começar a ver o mundo de uma forma diferente.

Uma excelente história para ler para uma criança.

Cassianohammer 05/07/2021

Simples demais para um adulto, complexo demais para um conto infantil.
Em tão poucas páginas surgem personagens demais.
A aventura em si é interessante, mas é muita descrição de locais, de animais do cenário, de personagens.
Achei que seria um livro bom para quebrar ressaca literária, mas me enganei.