Magos – Histórias de feiticeiros e mestres do oculto

Magos – Histórias de feiticeiros e mestres do oculto Ana Lúcia Merege...

Resenhas - Magos – Histórias de feiticeiros e mestres do oculto

Monique 07/01/2023

Esqueci de Marcar Como Lido
E confesso que esqueci o enredo de boa parte dos contos, mas lembro que quando li gostei muito, esse livro me fez perceber que curto muito mais baixa fantasia do que alta.

Apesar de amar todo o imaginário de guerras entre reinos, elfos, fadas, adivinhação bruxas, quase não li nada de alta fantasia, na verdade acho que nunca li nada, nem os Tolkiens da vida.

Mas quem sabe nesse ano de 2023 eu consiga ler mais disso e inclusive voltar a ler um gênero que eu tinha esquecido o quanto amo.

Sobre os contos dos quais me lembro: teve um em que o cara era um tipo de detetive mágico que lia vestígios de magia para resolver crimes o caso que ele está resolvendo? Um caso SANGRENTO de ursinhos assassinos possuídos, pode não parecer (sou igual a Netflix resumindo os filmes) mas é muito bom.

Em outro, o poder de uma espada lendária possui um monge escriba (olha que eu nem li Senhor dos Anéis) eu gostei porque temos uma mulher foda nesse. Além desse temos um em que uma menina sonha com o jogo de fantasia que ela joga e acaba acordando na realidade do jogo em que está acontecendo uma guerra.

Mais um de que me lembro pra fechar: se passa no Brasil e envolve uma vidente, um livro mágico, um tiroteio na estrada, relacionamentos problemáticos de mãe e filha e já ia esquecendo, um apocalipse. Esse foi um dos meus favoritos.

Enfim, tem alguns contos melhores do que outros, como sempre acontece em livros de contos. Mas é uma leitura em geral muito prazerosa.

Davi.Paiva 02/11/2022

Não é perfeito, mas ler não gera arrependimento.
Link Amazon: https://amzn.to/3DS9eZp

Comprei este livro há muito tempo em uma feira de desconto da editora. Se eu tivesse ponderado, teria comprado o e-book na Amazon. Paciência. Coloquei o exemplar à venda e fiz a leitura enquanto ainda tinha um exemplar.

Sobre os aspectos editoriais: papel e fonte legais. O problema, a meu ver, ficou no espaçamento que poderia ser um pouco maior e deixar as linhas mais soltas. A capa, pelo menos, aliviou o defeito anterior citado.

Sobre os aspectos organizacionais: achei regular. O texto introdutório não é muito longo (só 3 páginas) e se foca em falar de magos e não de bajular a editora ou ficar impondo regras, como já vi em outras antologias. Não empolga, mas também não avacalha.

Sobre os contos: identifiquei aberturas "in media res" na maioria dos textos, com excesso de personagens em uns e quantidade necessária em outros. O conceito de magia ficou um pouco "X-Men" em alguns textos, onde basta um personagem apontar a palma da mão que sai uma bola de fogo, um raio ou uma rajada energética. Sem nenhum preparo, palavra mágica ou custo. E alguns finais ficaram tão bons que seguraram a má qualidade de outros.

Em suma, as minhas notas entre os 12 contos foram:
Nota 3,5: 1 conto.
Nota 4,0: 3 contos
Nota 4,5: 1 conto.
Nota 5,0: nenhum.

Média 3, mediana 3 (arredondada), moda 3. O que apenas ratifica que "Magos" não é um livro magnífico, mas ainda é uma boa leitura da qual é difícil se arrepender.

Para finalizar, meu conto preferido foi "O Último Desejo", de Charles Krüger. Foi para tal texto que dei a nota 4,5.

Recomendo!

Rafael.Lois 31/10/2018

Maravilhoso
Magia, em suas variadas formas. Os contos trazidos nessa antologia trabalham as várias facetas que as forças mágicas podem tomar de forma sensacional e impecável, e chama à atenção autores nacionais que devemos acompanhar e ficar de olho
Eduardo Kasse 30/11/2018minha estante
Fico muito feliz que você curtiu essa coletânea, Rafael! Obrigado pelo review!

Marcelo Augusto 24/01/2019minha estante
Muito obrigado pelos comentários, Rafael!

Rox 01/01/2018

Mais uma antologia de ótima qualidade!
Quem ama fantasia, certamente se encanta pela figura dos magos, praticamente personagens indispensáveis quando adentramos nessa temática. Apesar de imaginarmos imediatamente a figura de um senhor de cabelos e barbas brancas, nessa coletânea deparamos com as mais variadas definições de magos, algumas vezes de forma tão sutil que é impossível não se surpreender.
Encontramos histórias para todo tipo de gosto, desde aquelas que puxam para o clássico da fantasia, até aquelas que possuem um enredo ou desfecho inusitado. Difícil é classificar o melhor dos contos, pois como cada um foca numa vertente diferente da esfera fantástica, os atrativos são bem diversos e as sensações que surgem ao decorrer da leitura proporcionam momentos únicos.
Se você curte mergulhar em mundos mágicos e está procurando algo que encante e saia do padrão, não deixe de adquirir este título, a experiência vai valer a pena!

site: http://www.docesonhoalado.com
Marcelo Augusto 03/01/2018minha estante
Obrigado pela resenha, Sheila!

Eduardo Kasse 07/01/2018minha estante
Valeu pela resenha, Sheila! Obrigadão!

Kira 17/10/2017

Surpreendente!
Fiquei muito surpresa, antes de ler já sabia que o livro tinha 12 contos diferentes, mas não imaginei que iria ver formas de magia tão distintas também! Como cada conto tem um autor diferente até a narrativa muda bastante, cada um tem um clima e um ritmo diferente e mesmo sendo 12 contos em um livro não ficam com final mal feito(não fica corrido ou sem fechar direito o conto), todos foram muito bem elaborados.

A edição dele ficou ótima, a capa é linda, a ordem dos contos permitiu uma leitura muito agradável onde em cada momento encontrei um cenário diferente, fiquei muito feliz em ler contos de autores que não conhecia e também de ler contos dos autores que eu já conhecia e admirava. No final do livro tem falando sobre cada um dos autores, gostei muito da forma em que colocaram essa parte também, é muito importante (pelo menos na minha opinião) conhecer mais sobre os autores dos livros que gosto.

Magos entrou para a minha lista de livros favoritos, gostei muito de cada um dos 12 contos,para cada um tive um carinho diferente, é um livro completo e logo que terminei já queria reler os contos, recomendo ele para todos que gostam de livros de magia e aventura.

Lista de contos:

Crônicas de Libertá: Fogo de Artifício - Eric Novello
Kyrie Eleison - Liège Báccaro Toledo
O último Desejo - Charles Krüger
De Carona - Melissa de Sá
E então Eu Não Estava Mais Lá - Cirilo S. Lemos.
De Poder e de Sombras - Ana Lúcia Merege

site: https://goo.gl/QuHn6P
Eduardo Kasse 20/10/2017minha estante
Muito obrigado pela resenha!!!!!

Marcelo Augusto 03/01/2018minha estante
Muito legal que tenha gostado do meu conto! Obrigado pela resenha :)