Octopusgarden

Octopusgarden Gerson Lodi-Ribeiro

Resenhas - Octopusgarden

pehlma 20/12/2018

Bom mas com problemas
Esse foi um livro que me causou sentimentos conflitantes, porém interessantes. Finalizei sua leitura em apenas três dias. Pra mim é algo incomum que sou bem lento no ritmo de leitura.
Gostei da obra, principalmente da sua complexidade e originalidade. O autor, um premiado escritor de ficção cientifica nacional, executa mais um bom trabalho, tratando questões como preconceitos, privacidade, guerras e mais.
Octopusgarden acredito que possa ser considerada uma space-opera, mas não só isso já que o livro se passa menos no espaço e mais no planeta dos Dolfinos (descendentes dos golfinhos, promovidos a espécie racional pelos humanos).
O livro gira em torno desses e da nave humana que faz inspeções periódicas ao planeta Bluegarden, cedido a seus pupilos. As coisas se complicam quando uma raça desconhecida é encontrada no planeta dos Dolfinos e isso abala toda a vida no planeta.
Porém, não posso negar que alguns problemas me afastaram da leitura perfeita. Cito os abaixo.
• A capa e a sinopse do livro são desleais com seu conteúdo. Desde a psicodelia das cores até a sinopse e a citação de ser um romance erótico, não fazem jus a história, já que nada disso é entregue dessa forma. O livro conta com umas 3 cenas de sexo e as mesmas são bem curtas e sucintas. Apesar de achar que elas simplesmente não são necessárias, pois não alteram nem enriquecem a história, ainda assim são tão curtas que sua existência em nada prejudica o livro e são cenas interessantes valorizando o prazer feminino.
• O autor falha um pouco nas discrições físicas de seus personagens. Tirando um ou outro humano, o que facilita por já termos o formato na mente, a maioria eu não consegui imaginar. Queria ter entendido melhor como eram as espécies alienígenas. Não que isso seja um problema absurdo, mas vale salientar.
• O livro é mal dividido, talvez seja erro editorial ou de diagramação, mas ele podia ser melhor separado; faltam indicações de que terminou uma parte ou um arco e se iniciou outro. Como o ritmo é muito ágil, é comum você estar lendo sobre uma coisa e na página seguinte já serem outros personagens em outro lugar e outro espaço-tempo. Essas quebras bruscas na narrativa não eram representadas nas páginas, e acabam incomodando, pois te deixa perdido na leitura. Isso foi algo que me incomodou bastante.
• Falta um PUNCH no enredo. Falta plot mesmo. A história promete muita coisa, mas não entrega, e quando entrega é feito de forma desleixada. As explicações são muito diretas e muito simples, sem CLÍMAX. Criam-se os suspenses e as curiosidades, mas não as soluções. Muitas pontas ficam abertas e são simplesmente abandonadas. A história do romance é quase como que um acompanhamento da vida de alguns personagens, só que sem acontecimentos muito pertinentes.
• O final do livro também deixou a desejar, justamente pelas faltas de marcações. O livro simplesmente termina sem responder nada e na página seguinte já se inicia o material extra, que é um conto do autor (nesse mesmo universo). Isso me frustrou demais. Eu estava esperando a conclusão do livro e ela simplesmente não chega. Ele não entrega as coisas que promete dentro da história. Fala-se sobre um mega combustível, mas não se explica nada. Inicia-se uma guerra, mas ela é resolvida de uma página pra outra. Personagem A tem um ataque de fúria, mas de um parágrafo pra outro já se passaram décadas. É algo bem frustrante!
• O pecado maior do livro talvez seja esse. Por se tratar de uma prequel, talvez respostas sejam dadas no outro volume, porém muita coisa fica aberta e acredito que não faça parte do universo do próximo volume (publicado anterior a este). Uma pena!

Apesar das falhas e duras críticas, o livro me ganhou. A escrita do autor é muito boa, muito sagaz. O ritmo do livro é bem intenso e cheio de coisas novas o tempo todo. A originalidade também é ponto muito positivo, principalmente por um gênero não muito comum de se ver autoria nacional. O livro conta também com personagens interessantes e muito bem trabalhados. A PennyLane é simplesmente incrível!
Não espete plottwists, respostas ou discussões mega filosóficas. É uma spaceopera mas é também uma história simples sobre a vida dos protagonistas, sem muitos acontecimentos fora do comum. Dê uma chance e conheça novas espécies desse mundo novo e veja humanos de uma forma nada convencional.
E o conto A filha do Predador é genial, um ótimo conto de Ficção Cientifica!

Octopusgarden - Gerson Lodi-Ribeiro
Nota: 8/10