O Livre-Arbítrio

O Livre-Arbítrio Arthur Schopenhauer

Resenhas -

Karisma 23/09/2021

Desnecessariamente complexo.
Particularmente achei a leitura enrolada e vagarosa. Quando lemos textos clássicos geralmente temos essa sensação, mas nessa foi demasiado. Admiro as ideias do Schopenhauer e acredito que até um ponto ele desenvolveu bem o tema, até com uma certa acidez. Mas no entanto em alguns momentos, parece que mais do que o tema do livro ele busca exercer a sua autoridade no tema nos leitores, de um boa que fica fatigante.

De qualquer modo, uma leitura ok. Sem grandes transcendências, mas uma visão bem diferente da economia psicológica.

Att.

livrodebolso 14/10/2019

No meu braço, bem no bíceps, eu tatuei a frase: "Yes, I can", e quando me perguntam o significado, e em seguida, "pode o que?", meu orgulho maior sempre foi responder "o que eu quiser!". Entretanto, após a leitura de devastadora obra, acredito que terei de acrescentar algo como: "quando pensamos que podemos decidir entre duas coisas distintas, na verdade, o simples fato de estarmos escolhendo uma e excluindo outra, já determina que não temos o arbítrio tão livre quanto pensamos, veja bem: você nunca poderá escolher as duas opções ao mesmo tempo.
Além da falta de liberdade física da qual dispomos, que é facilmente identificável, sofremos a falta de liberdade moral, visto que tudo que decidimos e tudo que pensamos, depende de quem somos enquanto indivíduos, de nosso ser primordial.
A obra foi escrita em 1838 e enviada por Schopenhauer à Academia Real da Noruega; o impacto dela na filosofia no geral é conhecido, mas nunca um ensaio será tão perfeitamente encaixado ao século XXI quanto este: quando fala sobre volição (de volo no Latim), o desejo que sentimos, o autor deixa claro que a reação de desejo necessita de uma ação que é a motivação. Este motivo é bastante claro hoje, com a exposição aos estímulos de consumo e sensações que sofremos minuto a minuto ao longo do dia, e a necessidade de obter, seja lá o que for, que é o objetivo máximo da vida de todo mundo. Mas não é você quem quis querer, você foi condicionado externamente e suas escolhas serão determinadas por suas características internas, mas de maneira limitada, pois profundamente, ninguém é de fato livre.
A literatura do filósofo do pessimismo é dolorida e bastante clara, e parece-se bastante com a do Sidarta, o Buda histórico, se pararmos para pensar que o ato da volição, uma vez não suprido, surtirá em sofrimento, e uma vez suprido, será substituído por outro logo em seguida.
Portanto, a pergunta que lhes faço é: estamos vivendo ou apenas tampando esse buraco cada vez maior que é o consumismo e a falta de autossatisfação?". Não será tão legal, mas ao menos será verdadeiro.
Rickson.Ramos 18/03/2021minha estante
Ótimo comentário

Ingrid.Pardinho 16/03/2021

É enfático em diversos pontos como a liberdade moral não se resumir em poder fazer o que quer. Não achei tão pessimista como a introdução sugeriu que fosse.

Ramon98 19/07/2021

Uma reflexão provocadora sobre a responsabilidade moral
O Livre arbítrio de Arthur Schopenhauer é um livro provocador que desafia as nossas crenças sobre o livre arbítrio. Schopenhauer argumenta que o livre arbítrio é uma ilusão e que, em vez disso, somos governados por fatores externos e internos que determinam as nossas ações e escolhas. Ele também defende que a nossa escolha é influenciada pela nossa predileção pelo desejo e pelo nosso corpo, que é governado pelo instinto e pelos nossos impulsos emocionais. O Livre arbítrio é um livro que certamente fará você refletir sobre as suas próprias crenças e valores, independentemente de você concordar ou não com a perspectiva de Schopenhauer.

No entanto, é importante lembrar que O Livre arbítrio pode ser um tanto desconcertante para aqueles que acreditam na liberdade individual e na responsabilidade pessoal pelas nossas ações. Se você estiver procurando por um livro que confirme as suas crenças existentes, talvez não seja o livro certo para você.

No geral, recomendo O Livre arbítrio para aqueles que estão interessados em filosofia ou em questões éticas e que estão dispostos a se desafiarem e a considerarem perspectivas diferentes. Se você está disposto a refletir sobre o mundo e sobre as questões éticas, então com certeza vai se beneficiar com a leitura deste livro.