Seis propostas para o próximo milênio

Seis propostas para o próximo milênio Italo Calvino

Resenhas - Seis Propostas para o Próximo Milênio

Vania.Cristina 21/02/2023

Livro denso, de não ficção
A leitura foi difícil pra mim, faltou maior bagagem. Não é o ideal como porta de entrada para a obra do autor. Mas valeu muito. A premissa é incrível! Trata-se de cinco palestras/aulas que Calvino daria nos Estados Unidos. Eram pra ser seis, mas ele faleceu precocemente antes de redigir a última. O tema é o legado que os escritores deixam para a literatura do século XXI, e esse legado é baseado nas seguintes características (cada qual corresponde a um capítulo do livro): leveza, rapidez, exatidão, visibilidade e multiplicidade. Calvino cita autores, aponta trechos de livros (que estão transcritos de forma bilíngue) e baseado neles vai desenhando seu pensamento. O que mais me chama a atenção é a forma como ele revela a literatura de ficção dialogando diretamente com as ciências naturais, mostrando que tudo faz parte de uma mesma trama. O livro tem muito a dizer e é para ser lido e relido.

Bielzin 16/12/2022

E se fosse 7?
Foram boas propostas, acatarei a todas nós próximos escritos. Um aprendizado de um grande escritor, Calvino é uma voz que reverbera. E em 6 simples palavras propõem mudanças ótimas para frente.

Sugiro uma sétima palavra: Poética.
Deixo para quem ler entender o que digo.

tinhooo 21/04/2022

estou gostando bastante da escrita do italo calvino, ela é leve e bem fluída. gostei desse livro, por mais que seja um livro "teórico", eu achei bem interessante. entretanto, tem muita referência e citação que eu não conheço, talvez mais pra frente a leitura seja mais proveitosa

Nazrat 31/08/2021

Um legado
Interessante ver as cinco das seis características aqui descritas (o escritor partiu antes de terminar o último seminário). Paradoxalmente, o que parece valer é o equilíbrio entre o oposto de cada uma delas, essa uma verdadeira e contínua busca. Um livro para reler e aprender mais sobre a produção literária e sua importância.

Gab 30/01/2021

Mestre Calvino
Nessa série de palestras ministradas pelo Grande Ítalo Calvino nos EUA na década de 80, se propõe a falar sobre cinco temas: Leveza; Rapidez; Exatidão; visibilidade; e Multiplicidade.
O autor passa por diversas épocas e autores para nos trazer uma leve noção da importância que esses cinco temas tem no mundo literário e extrapolando no mundo real!!! Uma aventura através dos personagens dos maiores autores da literatura mundial de forma profundamente rasa.

Sílvia 30/11/2020

Último trabalho
Segunda leitura de palestras de Harvard do mês. Depois de Orhan Pamuk resolvi ler as palestras que foram o resultado do último trabalho do italiano Italo Calvino. Infelizmente das seis palestras só existem cinco, já que ele faleceu antes de proferir as palestras e antes de terminar a sexta e última. Da cinco propostas para a literatura do séc 21, o autor destaca a necessidade de Leveza, Rapidez, Exatidão, Visibilidade e Multiplicidade. Cada palestra tem início com citação de algum autor ou texto apreciado pelo italiano. Acredita-se que a sexta e última teria como tema a Consistência, sendo usado o Bartleby como ponto de partida.

Locimar 23/07/2020

Lendo "Seis propostas pela segunda vez e agora deu certo"!
Comecei ler no ano passado, depois parei. Terminei agora em fins de julho de 2020. Li com o impresso e na tela em pdf. Estas duas formas de leitura me possibilitaram uma maior atenção pois o texto é denso. Maravilhoso quando Calvino cita outros autores em sua língua original e, logo em seguida, vem a tradução para o português. Seu amor pela palavra escrita neste excerto é fabuloso! "as visões polimorfas obtidas através dos olhos e da alma encontram-se contidas nas linhas uniformes de caracteres minúsculos ou maiúsculos, de pontos, vírgulas, de parênteses; páginas inteiras de sinais alinhados, encostados uns aos outros como grãos de areia, representando o espetáculo variegado do mundo numa superfície sempre igual e sempre diversa, como as dunas impelidas pelo vento do deserto. (p.84)

Charlene.Ximenes 16/06/2019

Quinze anos antes do tão esperado século XXI, o grande escritor Ítalo Calvino se preparou para organizar na Universidade de Havard seis conferências, estando à frente das legendárias Norton Lectures. Desse modo, articulou questões que considerava essenciais para a melhor literatura. Calvino morreu antes de emitir a sexta conferência, que seria intitulada de Consistência.

As cinco conferências proferidas foram: "Leveza", "Rapidez", "Visibilidade", "Exatidão", "Visibilidade" e "Multiplicidade". Os exemplos produzidos em cada conferência são ligados à literatura universal. Entretanto, em cada discussão é possível observar um diálogo forte, apaixonado e inteligente acerca da construção de sentido através da arte, sendo ela produzida por meio da linguagem.

Calvino se utiliza de exemplos mitológicos e literários, elaborando discursos acerca do modo de viver, criar e ser. É impossível não se atentar para o tempo presente e para nossas práticas enquanto pesquisador. Os temas que abordam a condição humana encontram-se envoltos em sua narrativa, de modo a entendermos a poesia como inimiga do acaso, sendo também possuidora dele.

"Nos tempos cada vez mais congestionados que nos esperam, a necessidade de literatura deverá focalizar-se na máxima concentração da poesia e do pensamento." p.64

Pires 22/06/2014

O calvinismo literário
Em 1984 Italo Calvino foi convidado a proferir um ciclo de conferências na Universidade de Harvard (as prestigiosas Charles Eliot Norton Poetry Lectures). Terminava de prepará-las quando faleceu. Assim, apesar do título, o livro traz apenas cinco ensaios, como a presentear o autor com um epitáfio não escrito: ficou faltando a conferência que se intitularia "Consistência".
Consistência, Leveza, Rapidez, Exatidão, Visibilidade e Multiplicidade são, para Calvino, valores literários que devem ser preservados pela literatura, por ele considerada perene: "Minha confiança na literatura consiste em saber que há coisas que só a literatura com seus meios específicos pode nos dar" (p. 11), diz ele.
As cinco conferências são, cada uma, um mergulho profundo nos temas a que se propõem, revelando não só as preferências de Calvino por assuntos, abordagens e autores, mas também, por somatório (ou exponenciação), o seu projeto literário em movimento interminável e interminado.
Seis propostas para o próximo milênio é um livro fundamental para se entender o que, afinal de contas, é a literatura, porque é imprescindível e como pode atingir elevada qualidade. É um livro importante também para ajudar a descobrir quem somos nós: "...quem somos nós, quem é cada um de nós senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações? Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis." (p. 138).

Potterish 30/11/2012

Seis modos de mudar o mundo
//Por Sheila Vieira - 31 de outubro de 2010

Já se passaram dez anos desse novo milênio e a humanidade avança em ritmo cada vez mais rápido, principalmente após a criação da internet. No meio dessa revolução, ainda existe espaço para o grande objeto do segundo milênio, o livro?

Antes de falecer, Italo Calvino preparava uma série de palestras a serem apresentadas em Harvard, que discutiam o futuro da Literatura. Eram seis propostas para o próximo milênio, mas apenas cinco foram terminadas pelo autor. Quer saber quais são? Leia a resenha e descubra. Se você pudesse dar uma sugestão à humanidade, qual seria?

“Seis propostas para o próximo milênio”, de Italo Calvino

A morte impediu que Italo Calvino completasse a série de conferências que o autor havia preparado para apresentar na Universidade de Harvard. Sua longa reflexão sobre os rumos da Literatura e da humanidade foi condensada em seis palavras: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência, a única que não chegou a ser escrita.

Calvino acreditava que o fim do segundo milênio trazia uma grande incerteza a respeito dos rumos da escrita. Se a era de 1000 a 2000 foi marcada pelos livros, como eles sobreviveriam à era da tecnologia pós-industrial? A razão, para ele, é simples: há coisas que apenas a Literatura pode oferecer.

Em defesa da Leveza, Calvino explica que a busca de compreender o espetáculo do mundo, a aventura, os problemas, a História, acaba nos levando muitas vezes a não dar conta de tudo isso. O escritor também deve buscar o “pesadume, a inércia, a opacidade do mundo”. Colocar peso na linguagem e deixá-la cada vez mais espessa não garante intensidade naquilo que é dito.

A Rapidez é, na verdade, um “segredo de ritmo”. Calvino pode explicar melhor: “a narrativa é um cavalo: um meio de transporte cujo tipo de andadura, trote ou galope, depende do percurso a ser executado, embora a velocidade de que se fala aqui seja uma velocidade mental”.

A Exatidão é objetivamente (como não poderia deixar de ser) definida por Calvino. Um projeto de obra bem definido, invocar imagens visuais do que será contado e uma linguagem que seja capaz de traduzir abstrações. Claro que o pensador reconhece que a língua não é capaz de absorver toda a substância do mundo, mas é dever (e o prazer) do escritor buscar essa missão.

Em um universo dominado pela mídia, a Visibilidade torna-se ainda mais relevante. O escritor deve obrigatoriamente trabalhar com imagens. Relacioná-las com as palavras, reconhecer seu poder de significado. “Ela é que irá guiar a narrativa na direção em que a expressão verbal flui com mais facilidade, não restando à imaginação senão seguir atrás”.

Também fruto do mundo moderno, a Multiplicidade é a capacidade de estabelecer redes de conexão entre os fatos. Mesmo que a incapacidade de chegar a conclusões seja um impedimento, é possível tecer uma linguagem em conjunto, interagir, fazer referências.

“No momento em que a ciência desconfia das explicações gerais e das soluções que não sejam setoriais e especialísticas, o grande desafio para a literatura é o de saber tecer em conjunto os diversos saberes e os diversos códigos numa visão pluralista e multifacetada do mundo”, explica Calvino.

Por mais que o final não tenha sido concluído, a busca pela Consistência fica a cargo de todos que pretendem viver traduzindo o mundo em palavras. Uma busca que parece sempre ser incompleta, mas que move muitas pessoas. Gente que lê e escreve.

Resenhado por Sheila Vieira

141 páginas, Editora Companhia das Letras, primeira edição em 2008.
*Título original: Lezioni americane – Sei proposte per il prossimo millennio. Publicado originalmente em 1988.

ACESSE: WWW.POTTERISH.COM/RESENHAS

Hélio Rosa 28/01/2010

Legado de cultura
Mais do que um legado às futuras gerações dos valores que pretende ver transmitidos através da Literatura, o livro trata de um humanismo que já não se vê nem nos livros, ou seja, de aspectos da atividade humana profundamente vinculados ao ato de ler e de escrever como forma de romper o círculo deletério do tempo e do espaço - limite da finitude do ser ante o abismo da eternidade - perpetuando-se na memória.
Denise333 28/10/2013minha estante
Gostei muito do que você escreveu. Aumentou ainda mais a minha curiosidade a respeito do livro.