O centauro guardião

O centauro guardião Christian David

Resenhas - O centauro guardião

Viih Betricia 15/04/2024

Bonitinho...
Peguei o livro somente pela capa e acredito que a história não seja lá grande coisa, com roteiro não muito criativo e uma história bem previsível. Recomendo apenas para pessoas que queiram um livro rápido para se livrar de uma ressaca literária.

Amanda 14/01/2024

Enfim... O Centauro Guardião
Acho que o livro foi perfeito pelo propósito que eu mesma instalei pra ele, uma leitura rápida e tranquila; mas ao mesmo tempo intrigante e diferente. Fiquei muito feliz por ser uma literatura brasileira e impressionada pelas várias citações de pontos turísticos de Porto Alegre (até me gerando um interesse de conhecer essa falada cidade).
Por ser um livro pequeno e mais do tipo infantojuvenil, foi perfeito a quantidade de páginas e capítulos, tendo uma escrita super leve e enredo que o faz querer saber mais em cada página.
Incrível e super recomendado!

Samíli 03/12/2023

Muito bom!
Li este livro por ser um projeto da escola, a professora de literatura passou para todos lerem, e o autor deste livro foi na nossa escola. Muito bom o livro.

telecuteco 03/06/2023

Xoxo
Fiquei animado (muito aliás) por conta de saber que era um livro nacional de um autor gaúcho. Um livro de fantasia que se passa em Porto Alegre! Inspirador. Mas uma inspiração que acaba no meio do livro.
Os personagens principais não tem nenhum tipo de desenvolvimento, nós somos simplesmente jogados no universo dos "centauros", e por conta do leitor não conhecer esse mundo novo, o narrador tem que ficar explicando, e explicando. A leitura é broxa, pois parece que o real protagonista é o próprio narrador!

vulgofael 12/04/2023

Love point
ESSE LIVRO É MAGNÍFICO! com certeza, é meu segundo livro favorito. eu adoro ele, de verdade. em nome de merlin, eu fiquei TÃO viciado nesse livro. eu lia ele em todo canto, e gostei muito do final. não me decepcionou! amo muito esse livro

fredteamo 09/04/2023

Um dos meus livros favoritos, sem sombra de dúvidas
Simplesmente fantástico! eu me senti alucinado DEMAIS lendo esse livro. literalmente um dos melhores que já li, inclusive leria de novo.

Bia 08/04/2023

Livrinho fantasioso e muito atraente! Lá pro meio do livro ficou um pouco cansativa a leitura, mas confesso que gostei. Além disso gosto de ler livros nacionais, principalmente mitológicos, esse em específico me agradou de muitas formas.

Isabelle 18/03/2023

O Centauro Guardião
Gustavo e Clarice se mudaram para Porto Alegre afim de acabarem o ensino médio e começar o cursinho para o vestibular. Certa noite eles escutam um estrondo vindo da sala e vão ver do que se trata. Neste momento, suas vidas mudaram completamente.

Tive uma experiência boa. Foi o primeiro livro de fantasia nacional que li e acho que fiz uma ótima escolha começar com este. Única coisa é que foi previsível.
Eu adorei a personalidade forte e decidida da Clarice, principalmente depois de tudo de bizarro que os dois irmãos tiveram de enfrentar.

Barb. 23/02/2023

Legal pra passar o tempo, mas esquecível
(eu acabando o livro dps de 8 meses vindo fazer resenha ???)

Bom, não foi uma leitura pra mim
Os personagens são chatos, a história é previsível, e o final eu nem me lembro
Tive q ler umas três vezes só pra engatar de vez na leitura
Tbm n vou passar pano só pq é BR, pq poderia ser melhor
Foi só mais um livro q li, não esperei nada dele e ele tbm no começo não me deixou com muitas expectativas

Sarah 09/12/2022

Leitura rápida, uma história que começa com dois irmãos que moram em a Porto Alegre, que acabam entrando em uma jornada para conseguir recuperar artefatos mágicos e evitar uma tragédia entre Ordens mitológica.

Marcelinho :) 04/09/2022

Leitura leve, pena que esquecível
Um livro de fantasia mitológica, e o melhor, brasileiro! A ideia é interessante, então eu li.
Com 200 e poucas páginas que passam super rápido, O Centauro Guardião passa uma aventurinha leve de dois irmãos, morando em Porto Alegre, que acabam entrando em uma jornada para conseguir recuperar artefatos mágicos e evitar uma tragédia entre Ordens mitológica.
A proposta é ótima, porém, não achei bem executada durante o livro, a introdução é ok, você fica interessado, só que dps disso, é tudo muito apressado. A explicação do universo, a origem dos artefatos, a rivalidade das Ordens, tudo é explicado assim só por cima e de uma vez só.
Beleza, seguindo mais adiante na história, busca dos artefatos interrompida por ataques de traidores na Ordem, envenenamento, sequestro, é muita ação até e isso é bom, o problema é que fica muito confuso, é tanta coisa pra processar ao mesmo tempo, fica complicado de qualquer jeito e talvez você se perca.
Mas pra mim o pior foi o final, é super apressado, e pra piorar, o vilão que tem que explicar os motivos de uma maneira muito aleatória, relevendo tudo por motivo nenhum, então dá aquele desânimo do que era pra ser a melhor parte.
Mas hey, pra não dizer que eu odiei o livro, tem pontos bons, os protagonistas são bem legais, achei que só faltou um mais de personalidade no Gustavo, já que o papel dele é só ser o guardião e pronto, Clarice é mais legal de acompanhar e ela rouba a cena muitas vezes. Os outros personagens como Jethro, Gaspar, Ben Hur, são legais até, mas não muito memoráveis.
Uma coisa boa é a ambientação do livro, cidades, praças e referências brasileiras! E isso é sempre bom de ver.
Mas enfim, os problemas do livro, essa falta de emoção no final, personagens rasos, narrativa apressada, tudo isso é pelo mesmo motivo, falta de tempo, o livro tem 240 páginas, fazer uma aventura inteira, com desenvolvimento aceitável, não cabe nesse espaço de páginas, sinto que essa ideia, esse
universo, daria pelo menos uma duologia, e se fosse pra ser num livro só, tinha que ser de umas 400 páginas, acredito eu.
Mas é uma leitura rápida, pra distrair ali rapidinho, nada muito UAU.

Ãrica 26/07/2022

A história é bem envolvente e divertida de ler. É interessante e de uma nova perspectiva ler um livro gaúcho, pelas gírias, lugares apresentados e modo de falar próprio de nós, gaúchos. Pelo final da leitura, ficou "aberta" a história, dando a entender que haveram mais livros com Gustavo e Clarice.

Amyjuby 10/07/2022

Esse livro é bom,mas poderia ser melhor
Esse é um dos meus primeiros livros de autor brasileiro,(já li outros mas n tenho tanto costume assim,tô tentando mudar isso),achei uma leitura muito rápida e fluida. A estória é bem interessante também,mas acabou que as coisas que acontecem, acontecem muito rápido,eu pelo menos não me apeguei aos personagens,além de ser meio previsível é as coisas serem muito fáceis,talvez se fosse maior e mais desenvolvido poderia ser melhor. Mas acho que vale a pena a leitura caso queria só ler algo rápido e interessante.

ruthrodrigm 08/05/2022

foi uma leitura bem rápida e leve, o livro em si não me prendeu mt. só continuei a ler por querer devolver amanhã p biblioteca mesmo. mas adorei a clarice :)

Leticia.Gomes 04/05/2022

Uma fantasia nacional
Essa foi uma leitura super rápida e divertida, apesar de ser uma história previsível e não muito original é interessante conhecer esse "universo" criado pelo autor dentro do Brasil, consegui me conectar e me apegar à personalidade dos personagens em poucas páginas, e os cenários de Porto Alegre foram muito bem descritos que me deu até curiosidade de visitar. É isso, recomendo o livro pois é uma leitura leve que com certeza dá pra salvar de uma ressaca literária.